Manutenção e custos Golf IV (1J - JAneiro/2012)- Manter?

Responder
jlmframos
Rookie
Rookie
Mensagens: 94
Registado: 31 mai 2012, 10:34
Veículos: Golf IV - Variant 1.9 TDI 90 cv
Localização: Porto

Re: Manutenção e custos Golf IV (1J - JAneiro/2012)- Manter?

Mensagem por jlmframos »

Este motor de 90 Cv TDI 1.9, (1J) / JAneiro de 2002 costuma apresentar muitos problemas (neste momento tem 268. Kms) ...? Com cerca de 15.000Kms anuais poderá atingir os 300.000 Kms em 2 anos! ou seja, agora gasto cerca de 700/800 € , eventualmente mais 700/800 para embraiagem dentro de 1 ou 2 anos....
ravager
Amateur
Amateur
Mensagens: 390
Registado: 02 set 2014, 22:02

Re: Manutenção e custos Golf IV (1J - JAneiro/2012)- Manter?

Mensagem por ravager »

A meu ver nem por isso, desde que esteja cuidado e com manutenção a tempo e horas ele dura..
Xinesvsc
Expert
Expert
Mensagens: 910
Registado: 20 set 2015, 00:13
Veículos: Vw golf vi 1.6 tdi 105cv variant highline

Re: Manutenção e custos Golf IV (1J - JAneiro/2012)- Manter?

Mensagem por Xinesvsc »

As tuas dúvidas já foram as minhas a uns tempos. Eative na mesma situação.
É uma escolha que terás de pensar bem.
Se valorizas bastante os gadgets e estética actual sem dúvida que um carro novo é outra coisa (é tudo novo e brilhante).
Eu ainda avancei mais depressa devido a precisar mais de espaço.
Hoje nunca o teria feito. Deixa-me muitas saudades. Era um corsa c 1.2 80cv a gpl. Tinha um carro "velho" é certo. Mas sabia o que tinha. O dinheiro que gastei pelo que tenho dava para muitas mods a meu gosto e punha-o mais impecável que o que estava e podia continuar a desfrutar dele e ainda sobrava dinheiro para desfrutar a vida. O espaço com um bocadinho de arte e engenho resolveria o problema. Os carros novos são muito bonitos e cheios de tecnologia. Alguns gadgets até dão jeito, outros será que são assim tão importantes?
Além disso os carros novos cada vez trazem mais gadgets e sensores para tudo e mais alguma coisa. Tudo muito bem. O problema é quando avariam.
Gosto muito da minha carrinha(golf vi) e estou bastante satisfeito apesar de um ou outro dissabor (quem não os tem). Mas hoje ando a estudar se vendo esta ou não e compro um mais velho para o dia a dia mais barato meto a meu gosto e talvez comprar um mais desportivo para ir passear nas folgas com a Maria 8)
Fica aqui um testemunho de uma besta que nada entende mas tenta ajudar no que pode.
No fundo cada um tem de ver o que é mais importante para si e o que dá mais valor.
Boa sorte
jlmframos
Rookie
Rookie
Mensagens: 94
Registado: 31 mai 2012, 10:34
Veículos: Golf IV - Variant 1.9 TDI 90 cv
Localização: Porto

Re: Manutenção e custos Golf IV (1J - JAneiro/2012)- Manter?

Mensagem por jlmframos »

Xinesvsc Escreveu: 12 jul 2018, 00:53 As tuas dúvidas já foram as minhas a uns tempos. Eative na mesma situação.
É uma escolha que terás de pensar bem.
Se valorizas bastante os gadgets e estética actual sem dúvida que um carro novo é outra coisa (é tudo novo e brilhante).
Eu ainda avancei mais depressa devido a precisar mais de espaço.
Hoje nunca o teria feito. Deixa-me muitas saudades. Era um corsa c 1.2 80cv a gpl. Tinha um carro "velho" é certo. Mas sabia o que tinha. O dinheiro que gastei pelo que tenho dava para muitas mods a meu gosto e punha-o mais impecável que o que estava e podia continuar a desfrutar dele e ainda sobrava dinheiro para desfrutar a vida. O espaço com um bocadinho de arte e engenho resolveria o problema. Os carros novos são muito bonitos e cheios de tecnologia. Alguns gadgets até dão jeito, outros será que são assim tão importantes?
Além disso os carros novos cada vez trazem mais gadgets e sensores para tudo e mais alguma coisa. Tudo muito bem. O problema é quando avariam.
Gosto muito da minha carrinha(golf vi) e estou bastante satisfeito apesar de um ou outro dissabor (quem não os tem). Mas hoje ando a estudar se vendo esta ou não e compro um mais velho para o dia a dia mais barato meto a meu gosto e talvez comprar um mais desportivo para ir passear nas folgas com a Maria 8)
Fica aqui um testemunho de uma besta que nada entende mas tenta ajudar no que pode.
No fundo cada um tem de ver o que é mais importante para si e o que dá mais valor.
Boa sorte
Obrigado pelo testemunho. PAtualmente, os 2 carros que tenho ( seat ibiza gasolina e vw golf tdi premiere variant), embora com 16 anos cada (ver página/post anteriores) , têm necessitado apenas das manutenções habituais. Além de não querer meter um "barrete" nao queria entregar parte das poupancas por um carro.... Por outro lado, pretendia mais segurança e conforto, uma vez que, caso não compre o carro nos próximos tempos, futuramente e com os miudos :D a crescer as despesas irão aumentar e será mais complicado. De resto, neste momento, os cartos estão estimado e servem para o que pretendemos.... No entanto, a idade não perdoa.....

Comprar usado mais baratos apenas em stands da marca com garantia. A particular pode ser arriscado.
jlmframos
Rookie
Rookie
Mensagens: 94
Registado: 31 mai 2012, 10:34
Veículos: Golf IV - Variant 1.9 TDI 90 cv
Localização: Porto

Re: Manutenção e custos Golf IV (1J - JAneiro/2012)- Manter?

Mensagem por jlmframos »

ravager Escreveu: 11 jul 2018, 21:56 A meu ver nem por isso, desde que esteja cuidado e com manutenção a tempo e horas ele dura..
Sim, a manutenção tem sido feita regularmente. Evidentemente que já sao 16 anos e 268000 kms. Na pior das hipóteses conto com 400-500 € ano para manter o carro em condições.

O AC é que tem de estar a funcionar. Considero um elemento essencial num carro. De resto, não sou muito esquisito com as atuais modernices existentes nos carro ( apesar de as considerar bastante úteis)
jlmframos
Rookie
Rookie
Mensagens: 94
Registado: 31 mai 2012, 10:34
Veículos: Golf IV - Variant 1.9 TDI 90 cv
Localização: Porto

Re: Manutenção e custos Golf IV (1J - JAneiro/2012)- Manter?

Mensagem por jlmframos »

Pensado bem, eventualmente mais vale manter este carro a diesel (sem FP diesel e sem problemas associados a este componente que ouço tanto falar ) e custeando a manutenção e eventualmente comprar um carro a gasolina - atualmente são mais eficientes que o que tenho com 16 anos - que, face à utilização aos dias da semana ( cerca de 20 kms dias em cidade, repartido por 2 viagens de 9/10 Kms cada / ida e volta) ....
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Manutenção e custos Golf IV (1J - JAneiro/2012)- Manter?

Mensagem por Mario_Marques »

jlmframos Escreveu: 12 jul 2018, 09:24
Sim, a manutenção tem sido feita regularmente. Evidentemente que já sao 16 anos e 268000 kms. Na pior das hipóteses conto com 400-500 € ano para manter o carro em condições.
400/500e ano é muita massa, nem que fizesses as revisões todas na vw gastavas isso :lol:
A distribuição muda-se de 5 em 5 anos ou 90 em 90, o que acontecer primeiro, uma distribuição completa mesmo original fica á volta de 450euros em média(no caso dos pd é mais barato), depois oleo e filtros uma vez por ano, na loucura 150euros(isto nem contabilizava pois todos os carros vão ter este custo, seja novo ou usado assim como pneus e travões),depois tens a durabilidade média util de um turbo anda nos 250mil km's, depois amortecedores, casquilharia e rotulas(se for tudo mudado ao mesmo tempo e material bom dura na boa uns 10 anos ou uns 150mil km's a ser péssimista).
Coisas que podem ficar muito caras devido a "ser um carro velho":
-Dobradiças de portas
-borrachas diversas do carro
-bancos
-tapetes
-pintura
-fiarada electrica e esp, abs cansados
-Bomba injectora e injectores(no caso dos pd só injectores)
-Embraiagem(peça de desgaste, num golf mk4 faz na boa por norma uns 250mil km's se não andar a levar tratos maus ou puxar peso tipo atrelados)

Fazendo bem as contas não é nenhuma fortuna, mas no geral e como já disse antes, um carro é um péssimo investimento, é deitar dinheiro á rua basicamente :D
Eu só não vendo o meu porque me custou muito a ganhar e se o vender, a juntar a tudo que já gastei em uso ao longo dos anos, ainda ia levar o maior empeno de todos que é o empeno da desvalorização, ou seja, comprar no meu caso cerca de +22mil euros mais caro que aquilo que ele vale nos dias de hoje. :twisted:
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
jlmframos
Rookie
Rookie
Mensagens: 94
Registado: 31 mai 2012, 10:34
Veículos: Golf IV - Variant 1.9 TDI 90 cv
Localização: Porto

Re: Manutenção e custos Golf IV (1J - JAneiro/2012)- Manter?

Mensagem por jlmframos »

Eventualmente não me expressei bem.... A média para mudar oleos e filtros anda nos 140€ @ano. Os restante já inclui a manutenção extra. Exagerei provavelmente o valor uma vez que incluo os extras da manutenção paea alem do óleo e filtros. Neste momento, "apenas " tenho manutencao (263000 kms):

- correias distribuição- mudadas HÁ 6 anos 80.000 kms.
- alternador e correias;
- óleo e filtros
Total: 700 a 800 €

Mas lá para a frente:

- embraiagem; (+- 500 euros)


Os estofos são de pele, bege ( carrinha preta). Embora com alguns anos, não estão rasgados, apenas mais gastos na frente.
Mario_Marques Escreveu: 12 jul 2018, 17:58
jlmframos Escreveu: 12 jul 2018, 09:24
Sim, a manutenção tem sido feita regularmente. Evidentemente que já sao 16 anos e 268000 kms. Na pior das hipóteses conto com 400-500 € ano para manter o carro em condições.
400/500e ano é muita massa, nem que fizesses as revisões todas na vw gastavas isso :lol:
A distribuição muda-se de 5 em 5 anos ou 90 em 90, o que acontecer primeiro, uma distribuição completa mesmo original fica á volta de 450euros em média(no caso dos pd é mais barato), depois oleo e filtros uma vez por ano, na loucura 150euros(isto nem contabilizava pois todos os carros vão ter este custo, seja novo ou usado assim como pneus e travões),depois tens a durabilidade média util de um turbo anda nos 250mil km's, depois amortecedores, casquilharia e rotulas(se for tudo mudado ao mesmo tempo e material bom dura na boa uns 10 anos ou uns 150mil km's a ser péssimista).
Coisas que podem ficar muito caras devido a "ser um carro velho":
-Dobradiças de portas
-borrachas diversas do carro
-bancos
-tapetes
-pintura
-fiarada electrica e esp, abs cansados
-Bomba injectora e injectores(no caso dos pd só injectores)
-Embraiagem(peça de desgaste, num golf mk4 faz na boa por norma uns 250mil km's se não andar a levar tratos maus ou puxar peso tipo atrelados)

Fazendo bem as contas não é nenhuma fortuna, mas no geral e como já disse antes, um carro é um péssimo investimento, é deitar dinheiro á rua basicamente :D
Eu só não vendo o meu porque me custou muito a ganhar e se o vender, a juntar a tudo que já gastei em uso ao longo dos anos, ainda ia levar o maior empeno de todos que é o empeno da desvalorização, ou seja, comprar no meu caso cerca de +22mil euros mais caro que aquilo que ele vale nos dias de hoje. :twisted:
jlmframos
Rookie
Rookie
Mensagens: 94
Registado: 31 mai 2012, 10:34
Veículos: Golf IV - Variant 1.9 TDI 90 cv
Localização: Porto

Re: Manutenção e custos Golf IV (1J - JAneiro/2012)- Manter?

Mensagem por jlmframos »

Eventualmente não me expressei bem.... A média para mudar oleos e filtros anda nos 140€ @ano. Os restante já inclui a manutenção extra. Exagerei provavelmente o valor uma vez que incluo os extras da manutenção paea alem do óleo e filtros. Neste momento, "apenas " tenho manutencao (263000 kms):

- correias distribuição- mudadas HÁ 6 anos 80.000 kms.
- alternador e correias;
- óleo e filtros
Total: 700 a 800 €

Mas lá para a frente:

- embraiagem; (+- 500 euros)

Já nem falo do compressor do ac nem do turbo!!!!

Claro que num carro novo a segurança é muito superior, principalmente para quem tem crianças !!!! Evrntualmente estarei apenss a adiar o inevitável..... :roll:


Os estofos são de pele, bege ( carrinha preta). Embora com alguns anos, não estão rasgados, apenas mais gastos na frente.
Mario_Marques Escreveu: 12 jul 2018, 17:58
jlmframos Escreveu: 12 jul 2018, 09:24
Sim, a manutenção tem sido feita regularmente. Evidentemente que já sao 16 anos e 268000 kms. Na pior das hipóteses conto com 400-500 € ano para manter o carro em condições.
400/500e ano é muita massa, nem que fizesses as revisões todas na vw gastavas isso :lol:
A distribuição muda-se de 5 em 5 anos ou 90 em 90, o que acontecer primeiro, uma distribuição completa mesmo original fica á volta de 450euros em média(no caso dos pd é mais barato), depois oleo e filtros uma vez por ano, na loucura 150euros(isto nem contabilizava pois todos os carros vão ter este custo, seja novo ou usado assim como pneus e travões),depois tens a durabilidade média util de um turbo anda nos 250mil km's, depois amortecedores, casquilharia e rotulas(se for tudo mudado ao mesmo tempo e material bom dura na boa uns 10 anos ou uns 150mil km's a ser péssimista).
Coisas que podem ficar muito caras devido a "ser um carro velho":
-Dobradiças de portas
-borrachas diversas do carro
-bancos
-tapetes
-pintura
-fiarada electrica e esp, abs cansados
-Bomba injectora e injectores(no caso dos pd só injectores)
-Embraiagem(peça de desgaste, num golf mk4 faz na boa por norma uns 250mil km's se não andar a levar tratos maus ou puxar peso tipo atrelados)

Fazendo bem as contas não é nenhuma fortuna, mas no geral e como já disse antes, um carro é um péssimo investimento, é deitar dinheiro á rua basicamente :D
Eu só não vendo o meu porque me custou muito a ganhar e se o vender, a juntar a tudo que já gastei em uso ao longo dos anos, ainda ia levar o maior empeno de todos que é o empeno da desvalorização, ou seja, comprar no meu caso cerca de +22mil euros mais caro que aquilo que ele vale nos dias de hoje. :twisted:
ravager
Amateur
Amateur
Mensagens: 390
Registado: 02 set 2014, 22:02

Re: Manutenção e custos Golf IV (1J - JAneiro/2012)- Manter?

Mensagem por ravager »

O meu também tem essa brincadeira do compressor do AC para resolver.. vi umas unidades recondicionadas a bom preço no ebay alemão, tenho de investigar melhor. Mandei por curiosidade msg a um alemão e ele diz que são sanden (que é a marca de origem)
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9352
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: Manutenção e custos Golf IV (1J - JAneiro/2012)- Manter?

Mensagem por SuperGolf »

So na embraiagem no ano passado foram mil euros...

O turbo já assobia e ando a esticar....
Cablagem da mala a mostra.....tecido do tecto a cair....dobradiça da porta do pendura....já nem digo nada....e outras cenas que nem quero descobrir...

Sinceramente já me começa a incomodar. Na volta compro um W123.......
ravager
Amateur
Amateur
Mensagens: 390
Registado: 02 set 2014, 22:02

Re: Manutenção e custos Golf IV (1J - JAneiro/2012)- Manter?

Mensagem por ravager »

No que toca à cablagem não consegues comprar o fole de borracha OEM ou então arranjar uma solução para o isolar?

O tecido do tecto resolve-se fácil em qualquer estofador.. especialmente se tu o entregares já desmanchado (assim consegues andar na mesma com o carro)

O turbo sim é que já inspira cuidados.. mas há assobiar e assobiar..
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9352
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: Manutenção e custos Golf IV (1J - JAneiro/2012)- Manter?

Mensagem por SuperGolf »

O fole posso comprar, mas tenho de pagar para o montar e os cabos já estão com cortes, isto sim é preocupante....

PDI é F****
ravager
Amateur
Amateur
Mensagens: 390
Registado: 02 set 2014, 22:02

Re: Manutenção e custos Golf IV (1J - JAneiro/2012)- Manter?

Mensagem por ravager »

Se os cabos estão com cortes então convém mesmo dar um pingo de solda nisso e isolar com manga.
Senão de hoje para amanhã vais ter coisas que vão deixar de dar.. ou pior, cabos a encostar à chapa.

Não me fales em PDI, no ano passado foi distribuição e embraiagem, este ano radiador de sofagem e ainda falta o AC.. fora aquelas pequenas coisas como a falange do sensor de temperatura, fechos de porta, vedantes, óleos e filtros etc..

Eu é que gosto do carro, senão há muito que já me tinha desfeito dele.. mas faço exactamente o contrário, é sempre a dar mimos.. :lol:
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9823
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Manutenção e custos Golf IV (1J - JAneiro/2012)- Manter?

Mensagem por Silver_Ajm »

SuperGolf Escreveu: 13 jul 2018, 13:28 O fole posso comprar, mas tenho de pagar para o montar e os cabos já estão com cortes, isto sim é preocupante....

PDI é F****
Super quando mandares arranjar o teto, aproveita que tens o carro desforrado e trata disso, a ficha fica fixa no pilar, o que dá mais trabalho é tirar os terminais da ficha, mas com ferramenta adequada também é rápido. O fole é barato na VW, não esquecer é de marcar a posição dos terminais na ficha.
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
Responder