Manutenção e custos Golf IV (1J - JAneiro/2012)- Manter?

Responder
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Manutenção e custos Golf IV (1J - JAneiro/2012)- Manter?

Mensagem por Mario_Marques »

A brincar a brincar, isto foi aproximadamente o que gastei nos ultimos 90000km registados em gasóleo, fora manutenção, seguro, impostos, pneus, custo da compra do carro, etc, agora é multiplicar por 3(aprox 300 000).
Imagem
upload image
Um carro é o pior investimento que se pode fazer :D
O dinheiro do carro compra(já o tenho á 13 anos), mais custos de gota, manutenção, modificações dava bem para comprar uma casa.
Tenho a sorte de o carro em quase 300 000 nunca ter tido uma única avaria e ser poupadinho, se não fosse ai ai, é o motivo de nunca ter vendido este carro pois sei bem os custos que outros carros dão e este é dos mais economicos e fáceis de manter em óptimas condições, melhor só mesmo um skoda octavia mk1 pd 100(modificado claro! :D ).
Quem vender um carro destes porque acha que é caro de manter está muito bem enganado.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
jlmframos
Rookie
Rookie
Mensagens: 94
Registado: 31 mai 2012, 10:34
Veículos: Golf IV - Variant 1.9 TDI 90 cv
Localização: Porto

Re: Manutenção e custos Golf IV (1J - JAneiro/2012)- Manter?

Mensagem por jlmframos »

Jackyl Escreveu:
jlmframos Escreveu:Bom dia. Fui s uma oficina Alves mudar óleo e filtros (AR,óleo SHELL Hellix Ultra, combustível, AC). Tudo 126€ já com via.

Entretanto chego a casa para ver se está tudo ok debaixo do capot e reparo que ao retirar a vareta do óleo o tubo laranja vem junto!!!! Ligo imediatamente para a oficina para ir lá e dizem -me que o tubo está um pouco solto!!! Não era para dizer antes de sair de lá com o carro?! Em 5 minutos estou outra vez na oficina e indicar-me que é normal está peça ficar solta ( em 10 anos foi a 1° vez!) e que neste momento estava esgotada mas para passar lá amanhã que substituem a mesma e que é barato ! Que falta de profissionalismo . Preferia que me tivessem dito antes de sair da oficina e não deixar andar a ver se passava!!!Devo estar preocupado?? :(

Foi a primeira vez que fui a está oficina, mas por estas "idiotice" de quem de quem fez o serviço nunca mais lá volto! Por vezes, por estas pequenas coisas perdem novos clientes .....

Obrigado.
"é normal" acontecer.
O tubo da vareta é daquelas peças que mais cedo ou mais tarde é preciso trocar.
Obrigado. Estou com receio que alguma peça estivesse partida no tubo e, junto com o óleo, fosse para ao motor... Isto é possível?

O óleo SHELL Hellix Ultra 5w40 é indicado para este motor (TDI 90 cv / PD 90 /VW 502 00/ 505 00)??

Acham caro os 126 € (iva incluído) para mudar óleo e filtros (AR,óleo SHELL Hellix Ultra, combustível, AC)?
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Manutenção e custos Golf IV (1J - JAneiro/2012)- Manter?

Mensagem por Mario_Marques »

jlmframos Escreveu:
Jackyl Escreveu:
jlmframos Escreveu:Bom dia. Fui s uma oficina Alves mudar óleo e filtros (AR,óleo SHELL Hellix Ultra, combustível, AC). Tudo 126€ já com via.

Entretanto chego a casa para ver se está tudo ok debaixo do capot e reparo que ao retirar a vareta do óleo o tubo laranja vem junto!!!! Ligo imediatamente para a oficina para ir lá e dizem -me que o tubo está um pouco solto!!! Não era para dizer antes de sair de lá com o carro?! Em 5 minutos estou outra vez na oficina e indicar-me que é normal está peça ficar solta ( em 10 anos foi a 1° vez!) e que neste momento estava esgotada mas para passar lá amanhã que substituem a mesma e que é barato ! Que falta de profissionalismo . Preferia que me tivessem dito antes de sair da oficina e não deixar andar a ver se passava!!!Devo estar preocupado?? :(

Foi a primeira vez que fui a está oficina, mas por estas "idiotice" de quem de quem fez o serviço nunca mais lá volto! Por vezes, por estas pequenas coisas perdem novos clientes .....

Obrigado.
"é normal" acontecer.
O tubo da vareta é daquelas peças que mais cedo ou mais tarde é preciso trocar.
Obrigado. Estou com receio que alguma peça estivesse partida no tubo e, junto com o óleo, fosse para ao motor... Isto é possível?

Acham caro os 126 € (iva incluído) para mudar óleo e filtros (AR,óleo SHELL Hellix Ultra, combustível, AC)?
Sim, é possivel e bastante provável que aconteça se estiver estilhaçada, é preciso remover a velha com cuidado.
O preço está bom, filtros de qualidade tipo mahle andam na casa dos 8e óleo, 14e ar, 30e gasóleo, 30e climatização, óleo andará na casa dos 40euros um oleo em condições 5L, se somares tudo vais ver com toda a certeza que não vai levar material muito xpto nem vão perder muito tempo nem ver muita coisa no carro.
Maioria das oficinas usa hengst, fiamm, winx(deve ser o pior dos piores filtros lol), purflux e oleos petronas pelo menos na zona norte que andam ai uns comerciais dessas marcas a atacar forte e feio, o oleo petronas sai quase ao preço da água do luso, o primeiro bidão é de oferta.lol
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
jlmframos
Rookie
Rookie
Mensagens: 94
Registado: 31 mai 2012, 10:34
Veículos: Golf IV - Variant 1.9 TDI 90 cv
Localização: Porto

Re: Manutenção e custos Golf IV (1J - JAneiro/2012)- Manter?

Mensagem por jlmframos »

Mario_Marques Escreveu:
jlmframos Escreveu:
Jackyl Escreveu:
jlmframos Escreveu:Bom dia. Fui s uma oficina JAlves mudar óleo e filtros (AR,óleo SHELL Hellix Ultra, combustível, AC). Tudo 126€ já com via.

Entretanto chego a casa para ver se está tudo ok debaixo do capot e reparo que ao retirar a vareta do óleo o tubo laranja vem junto!!!! Ligo imediatamente para a oficina para ir lá e dizem -me que o tubo está um pouco solto!!! Não era para dizer antes de sair de lá com o carro?! Em 5 minutos estou outra vez na oficina e indicar-me que é normal está peça ficar solta ( em 10 anos foi a 1° vez!) e que neste momento estava esgotada mas para passar lá amanhã que substituem a mesma e que é barato ! Que falta de profissionalismo . Preferia que me tivessem dito antes de sair da oficina e não deixar andar a ver se passava!!!Devo estar preocupado?? :(

Foi a primeira vez que fui a está oficina, mas por estas "idiotice" de quem de quem fez o serviço nunca mais lá volto! Por vezes, por estas pequenas coisas perdem novos clientes .....

Obrigado.
"é normal" acontecer.
O tubo da vareta é daquelas peças que mais cedo ou mais tarde é preciso trocar.
Obrigado. Estou com receio que alguma peça estivesse partida no tubo e, junto com o óleo, fosse para ao motor... Isto é possível?

Acham caro os 126 € (iva incluído) para mudar óleo e filtros (AR,óleo SHELL Hellix Ultra, combustível, AC)?
Sim, é possivel e bastante provável que aconteça se estiver estilhaçada, é preciso remover a velha com cuidado.
O preço está bom, filtros de qualidade tipo mahle andam na casa dos 8e óleo, 14e ar, 30e gasóleo, 30e climatização, óleo andará na casa dos 40euros um oleo em condições 5L, se somares tudo vais ver com toda a certeza que não vai levar material muito xpto nem vão perder muito tempo nem ver muita coisa no carro.
Maioria das oficinas usa hengst, fiamm, winx(deve ser o pior dos piores filtros lol), purflux e oleos petronas pelo menos na zona norte que andam ai uns comerciais dessas marcas a atacar forte e feio, o oleo petronas sai quase ao preço da água do luso, o primeiro bidão é de oferta.lol
Obrigado. Amanhã vou estar presente quando mudarem o tubo da vareta do óleo. Se sair estilhaçada, o que sugere que eu exija à oficina que faça ao carro? Se for para o motor, irei detetar facilmente a avaria ou será uma coisa que só dará "sinais" daqui a algum tempo?

Relativamente ao óleo que indicaram que colocaram, pode ser usado neste modelo (PD 90)?.

Obrigado pela ajuda.
É fácil confirma que filtro colocaram no para o AC? O do AR já verifiquei e foi mudado.Não vi foi a marca....
jlmframos
Rookie
Rookie
Mensagens: 94
Registado: 31 mai 2012, 10:34
Veículos: Golf IV - Variant 1.9 TDI 90 cv
Localização: Porto

Re: Manutenção e custos Golf IV (1J - JAneiro/2012)- Manter?

Mensagem por jlmframos »

Viva,

No seguimento de mensagens anteriores, apesar da carrinha (260.000 Kms)não apresentar problemas (terá eventualmente de mudar a embraiagem ; qualo custo aproximado para este modelo ??? ) , estou a ponderar vender/retoma (?) por uma viatura nova. Eu sei que qualquer viatura requer manutenção, no entanto um carro com 16 anos além da manutenção não tem as "modernices" :) que já são comuns num utilitário de 10.000 €, quanto mais numa carrinha de 20 K € / 30 K€.

Tenho igualmente um SEAT IBIZA 1.2 12 V GAsolina (Signo) de Abril 2002 que apenas tem 110.000 KMs (anda todos os dias mas mensos de 10 Kms).

Ou seja, 2 carros com 16 anos cada :) que apesar de não terem problemas de motor nem nada de especial, já têm alguma idade . Retoma por retoma, preferia "perder" o Seat qual a Golf Variant.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Manutenção e custos Golf IV (1J - JAneiro/2012)- Manter?

Mensagem por Mario_Marques »

Hoje em dia deves meter um kit dmf completo no caso mais caro, cx de 6 por cerca de 650e à volta disso já no sitio e mais alguns serviços necessários , meter só embraiagem fica bem mais barato mas com esses kms é uma asneira não meter tudo.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
jlmframos
Rookie
Rookie
Mensagens: 94
Registado: 31 mai 2012, 10:34
Veículos: Golf IV - Variant 1.9 TDI 90 cv
Localização: Porto

Re: Manutenção e custos Golf IV (1J - JAneiro/2012)- Manter?

Mensagem por jlmframos »

Mario_Marques Escreveu: 05 abr 2018, 20:48 Hoje em dia deves meter um kit dmf completo no caso mais caro, cx de 6 por cerca de 650e à volta disso já no sitio e mais alguns serviços necessários , meter só embraiagem fica bem mais barato mas com esses kms é uma asneira não meter tudo.
Obrigado. Pois, a "asneira" foi provavelmente ter mudado (manutenção várias peças, considerando a antiguidade do "bicho" :) . Até à data nunca teve qualquer avaria ou problema (VW e o SEAT), apenas manutenção. No entanto, ao trocar um dos carros - o SEAT ou VW que tenho , eventualmente retoma, considerando que o valor actual dos mesmos não permitira obter um valor superior ao da retoma em muitos caso. É dos piores despesa que se pode fazer comprar carro, apesar do conforto e utilidade dos mesmos.... :roll:
jlmframos
Rookie
Rookie
Mensagens: 94
Registado: 31 mai 2012, 10:34
Veículos: Golf IV - Variant 1.9 TDI 90 cv
Localização: Porto

Re: Manutenção e custos Golf IV (1J - JAneiro/2012)- Manter?

Mensagem por jlmframos »

Precisava de trocar de carro (familiar, SUV ou carrinha) , mas estou indeciso sobre qual das viaturas entregar para retoma (estava inclinado mais para o Seat Ibiza a gasolina 1.2 12 de 2002, embora em perfeitas condições, não deverá ter um valor superior a 1500 € - 2000 € como valor comercial, se tanto) . Em princípio a carrinha golf poderá "valer cerca de 2500 € - 3000 € " . Eventualmente nem tanto... :(

Preciso de 2 viaturas pelo menos, sendo que o Seat (117.000 Kms( faz uma média de 3000 Kms anuais e a carrinha TDi Golf ( 257.000 Kms) cerca de 16.000Kms-20.000 Kms anuais..

Na vossa opinião, qual destes deverei vender / para abate/retoma ?

Obrigado.
jlmframos
Rookie
Rookie
Mensagens: 94
Registado: 31 mai 2012, 10:34
Veículos: Golf IV - Variant 1.9 TDI 90 cv
Localização: Porto

Re: Manutenção e custos Golf IV (1J - JAneiro/2012)- Manter?

Mensagem por jlmframos »

jlmframos Escreveu: 06 abr 2018, 12:15
Mario_Marques Escreveu: 05 abr 2018, 20:48 Hoje em dia deves meter um kit dmf completo no caso mais caro, cx de 6 por cerca de 650e à volta disso já no sitio e mais alguns serviços necessários , meter só embraiagem fica bem mais barato mas com esses kms é uma asneira não meter tudo.
Obrigado. Pois, a "asneira" foi provavelmente ter mudado (manutenção várias peças, considerando a antiguidade do "bicho" :) . Até à data nunca teve qualquer avaria ou problema (VW e o SEAT), apenas manutenção. No entanto, ao trocar um dos carros - o SEAT ou VW que tenho , eventualmente retoma, considerando que o valor actual dos mesmos não permitira obter um valor superior ao da retoma em muitos caso. É dos piores despesa que se pode fazer comprar carro, apesar do conforto e utilidade dos mesmos.... :roll:
A VW começa a fazer algum barulho (chilrear) , que poderá deverá estar relacionada com a embraiagem, bimassa (??).... :( Eventualmente nunca menos de 1000 € provavelmente. Terei agora de pesquisar um novo "bicho".... :roll:
ravager
Amateur
Amateur
Mensagens: 390
Registado: 02 set 2014, 22:02

Re: Manutenção e custos Golf IV (1J - JAneiro/2012)- Manter?

Mensagem por ravager »

Mario_Marques Escreveu: 11 jul 2017, 12:14
jlmframos Escreveu:
Jackyl Escreveu:
jlmframos Escreveu:Bom dia. Fui s uma oficina Alves mudar óleo e filtros (AR,óleo SHELL Hellix Ultra, combustível, AC). Tudo 126€ já com via.

Entretanto chego a casa para ver se está tudo ok debaixo do capot e reparo que ao retirar a vareta do óleo o tubo laranja vem junto!!!! Ligo imediatamente para a oficina para ir lá e dizem -me que o tubo está um pouco solto!!! Não era para dizer antes de sair de lá com o carro?! Em 5 minutos estou outra vez na oficina e indicar-me que é normal está peça ficar solta ( em 10 anos foi a 1° vez!) e que neste momento estava esgotada mas para passar lá amanhã que substituem a mesma e que é barato ! Que falta de profissionalismo . Preferia que me tivessem dito antes de sair da oficina e não deixar andar a ver se passava!!!Devo estar preocupado?? :(

Foi a primeira vez que fui a está oficina, mas por estas "idiotice" de quem de quem fez o serviço nunca mais lá volto! Por vezes, por estas pequenas coisas perdem novos clientes .....

Obrigado.
"é normal" acontecer.
O tubo da vareta é daquelas peças que mais cedo ou mais tarde é preciso trocar.
Obrigado. Estou com receio que alguma peça estivesse partida no tubo e, junto com o óleo, fosse para ao motor... Isto é possível?

Acham caro os 126 € (iva incluído) para mudar óleo e filtros (AR,óleo SHELL Hellix Ultra, combustível, AC)?
Sim, é possivel e bastante provável que aconteça se estiver estilhaçada, é preciso remover a velha com cuidado.
O preço está bom, filtros de qualidade tipo mahle andam na casa dos 8e óleo, 14e ar, 30e gasóleo, 30e climatização, óleo andará na casa dos 40euros um oleo em condições 5L, se somares tudo vais ver com toda a certeza que não vai levar material muito xpto nem vão perder muito tempo nem ver muita coisa no carro.
Maioria das oficinas usa hengst, fiamm, winx(deve ser o pior dos piores filtros lol), purflux e oleos petronas pelo menos na zona norte que andam ai uns comerciais dessas marcas a atacar forte e feio, o oleo petronas sai quase ao preço da água do luso, o primeiro bidão é de oferta.lol
Já vi aí muita gente a usar filtros Wix e diz que é bom para o preço.. porque dizes que não presta?
Só por curiosidade mesmo, não tenho experiência própria com eles.

Outra coisa, num VP com 300k km's e que esteja "habituado" a 10w40, não é aconselhado meter 5w40 pois não?
É preferível manter o 10w40 e trocar o óleo sempre a tempo e horas, correcto?
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Manutenção e custos Golf IV (1J - JAneiro/2012)- Manter?

Mensagem por Mario_Marques »

ravager Escreveu: 15 jun 2018, 17:45

Já vi aí muita gente a usar filtros Wix e diz que é bom para o preço.. porque dizes que não presta?
Só por curiosidade mesmo, não tenho experiência própria com eles.

Outra coisa, num VP com 300k km's e que esteja "habituado" a 10w40, não é aconselhado meter 5w40 pois não?
É preferível manter o 10w40 e trocar o óleo sempre a tempo e horas, correcto?
O que te sei dizer é que quando aparecerem no mercado á uns anos atrás eram maus em alguns modelos, especial os que necessitam de vedação, a wix tem para o mesmo motor várias gamas, uns mais baratos que outros o que é digamos estranho, é tipo um modelo rasca e um premium, o rasca custa uns tostões, o premium custa mais que um mahle por exemplo e o mahle é bom.
A juntar a isso há relatos de vários casos em que houve problemas com eles, eu pessoalmente conheço uma pessoa que deu cabo de um motor de um fiat punto gt as custas de um filtro desses, não fazia retenção de pressão de óleo e deu cabo da cambota, nessas coisas eu pessoalmente prefiro não inventar, é usar material europeu de uma marca conceituada ou usar original que custa 8-9 euros...
Entretanto já vi dizer bem deles e mal, eu pessoalmente nessas coisas não arrisco nem vou estar a fazer experiencias, arriscar lixar um motor por menos de 10 euros é ser estúpido.
Se tu estás satisfeito com o 10w40 deixa estar, mudar para 5w50 pode não dar muito certo, se o motor apresentar ja algum desgaste podes ter consumo mais elevado de oleo.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9352
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: Manutenção e custos Golf IV (1J - JAneiro/2012)- Manter?

Mensagem por SuperGolf »

Correcto. Começando pelo fim. Esse 10-40 deve ter a norma 505.00.

O Mário deve-se referir a porosidade a nivel microscópico...bem como outros factores

P.S Já vim tarde...
ravager
Amateur
Amateur
Mensagens: 390
Registado: 02 set 2014, 22:02

Re: Manutenção e custos Golf IV (1J - JAneiro/2012)- Manter?

Mensagem por ravager »

Isso é o que eu faço.. óleo (Mobil) com a norma 505 a cada 10k km's mais filtro de óleo novo e siga. Os outros três filtros troco revisão sim, revisão não. E a verdade é que a nível de motor, pouco ou nada me posso queixar.. vão cedendo uns retentores ou umas falanges aqui e ali com o tempo e os anos, mas nada de muito grave ou oneroso.

Como também partilhava dessa opinião, óleo mais fino poder ficar a gastar, e acho que em equipa que ganha não se mexe, mantenho-me com o mesmo óleo, mas queria confirmar com quem realmente mexe nesses motores com regularidade, e não "artistas de facebook" que são bons a fazer diagnósticos atrás de um teclado de um problema que pode ter várias causas diferentes e só vendo o carro é que se sabe.. :lol:
jlmframos
Rookie
Rookie
Mensagens: 94
Registado: 31 mai 2012, 10:34
Veículos: Golf IV - Variant 1.9 TDI 90 cv
Localização: Porto

Re: Manutenção e custos Golf IV (1J - JAneiro/2012)- Manter?

Mensagem por jlmframos »

Viva,

O alternador e a correia foram à vida... Tem ainda de mudar amortecedores , correias distribuição, kit e embraiagem ( e eventualmente a bateria e ), Cerca de 2000€ !!! :shock: Vou entregar para retoma de novo. Não compensa a reparação

jlmframos Escreveu: 12 abr 2018, 12:56 Precisava de trocar de carro (familiar, SUV ou carrinha) , mas estou indeciso sobre qual das viaturas entregar para retoma (estava inclinado mais para o Seat Ibiza a gasolina 1.2 12 de 2002, embora em perfeitas condições, não deverá ter um valor superior a 1500 € - 2000 € como valor comercial, se tanto) . Em princípio a carrinha golf poderá "valer cerca de 2500 € - 3000 € " . Eventualmente nem tanto... :(

Preciso de 2 viaturas pelo menos, sendo que o Seat (117.000 Kms( faz uma média de 3000 Kms anuais e a carrinha TDi Golf ( 257.000 Kms) cerca de 16.000Kms-20.000 Kms anuais..

Na vossa opinião, qual destes deverei vender / para abate/retoma ?

Obrigado.
vwg3gt96
Pro
Pro
Mensagens: 1099
Registado: 30 jul 2015, 08:45
Veículos: '96 VW Golf GT
Localização: Lisboa

Re: Manutenção e custos Golf IV (1J - JAneiro/2012)- Manter?

Mensagem por vwg3gt96 »

2000€? Isso é orçamento na marca não?
Vale a pena ver isso bem, a última vez que perguntei para uma pessoa amiga, um orçamento de 3500€ para reparação de um toque ficou resolvido (tudo material novo, muito dele original) por 300 e pouco e algumas horas na garagem...
Claro que como era um carro com um valor comercial de uns 3000€ apontaram logo alguns semi usados por 5,7,8 mil euros. "Pela diferença, mais vale levar um carro mais novo. Depois destas reparações os carros nunca ficam como antes" :evil:
Responder