Manutenção e custos Golf IV (1J - JAneiro/2012)- Manter?

Responder
jlmframos
Rookie
Rookie
Mensagens: 94
Registado: 31 mai 2012, 10:34
Veículos: Golf IV - Variant 1.9 TDI 90 cv
Localização: Porto

Re: Manutenção e custos Golf IV (1J - JAneiro/2012)- Manter?

Mensagem por jlmframos »

Silver_Ajm Escreveu:
Silver_Ajm Escreveu:
jlmframos Escreveu: P.S: Já agora , alguém me pode confirmar se o comando na porta do condutor (símbolo de uma criança) para bloquear os vidros de trás, deveria também bloquear a abertura das portas de trás por dentro (e com as portas fechadas por dentro)?
Obrigado.
Esse botão serve somente para bloquear a abertura de vidros, para bloquear a abertura das portas por dentro PENSO que é uma patilha que está ali próxima da fechadura da porta quando esta se encontra aberta.
Quanto ao carro, se tens estima por ele, duvido que te vá dar anualmente uma despesa de 1000€. Peças de desgaste é natural que te peça, mas isso são todos, incluindo os novos ou semi novos. Esses motores são muito fiáveis. :wink:
EDIT não é uma patilha, é mesmo uma ranhura onde se coloca a ponta da chave e se roda essa ranhura, deixando assim a fechadura de abrir por dentro. no local tem até um simbolo de uma criança.
Obrigado pela ajuda. Já localizei a ranhura ! Obrigado pela ajuda.
jlmframos
Rookie
Rookie
Mensagens: 94
Registado: 31 mai 2012, 10:34
Veículos: Golf IV - Variant 1.9 TDI 90 cv
Localização: Porto

Re: Manutenção e custos Golf IV (1J - JAneiro/2012)- Manter?

Mensagem por jlmframos »

Cidades Escreveu:Parece-me bem, se eu fosse a ti mantinha.

Sim é possível programar para trancar as portas aos ~20km/h com o Vag-com.

O climatronic tem que ser mesmo especifico para golf 4 e ainda dá uma bela trabalheira para meter. E só compensa se conseguires montar tu ou tiveres um amigo que monte por um bom preço.

Eu meti no meu, podes ver aqui->
viewtopic.php?f=20&t=63901&start=90#p1452160
viewtopic.php?f=20&t=63901&start=135#p1455240
Obrigado pela dica. Caso decida avançar com a reparação, vou pedir para programarem o fecho das porta. Conseguem indicar-me quais são as principais avarias (comuns) neste modelo, considerando os dados acima indicados (antiguidade, quilometragem, etc...)?.

P.S. Relativamente aos bancos de pele, uma vez que os da frente estão um pouco gastos, é possível efectuar um ligeiro restauro nos mesmo?

Obrigado.
novogolf
Beginner
Beginner
Mensagens: 5
Registado: 03 jun 2013, 19:58

Re: Manutenção e custos Golf IV (1J - JAneiro/2012)- Manter?

Mensagem por novogolf »

Bom dia,

Os preços enunciados parecem um pouco elevados.
Já tentou a Precision ou a roady?

Cumprimentos
__________
Boa tarde,

Agradecia a Vossa ajuda no sentido de obter alguma opiniões relativas à manutenção da minha carrinha Golf IV de JAneiro de 2002 (MK4; 1.9 TDI; 90 CV; High Line; com AC manual e estofos de pele; 200.000 KMS; custo: cerca de 13.500 €)).

Adquiri esta carrinha (usada )há 6 anos e na ltura tinha 140.000 Kms ( o antigo dono "rolava" bastante :)). Até À data não tive qualquer avaria nesta carrinha, apenas tive de efectuar os serviços anuais de manutenção .

No entanto, no ano passado (190.000 kms) , mudei o sistema da correia de distribuição (incluindo bomba de água). Incluindo o serviço de manutenção (e uma ou outra peça substituída), em 2012 gastei cerca de 900 € .

Este ano, o compressor do AC tem de ser substuído (cerca de 600 € já c/ IVA na VW, com garantia de 2 anos), os discos de trás e da frente e respetivos calços (tudo cerca de 250 €) , assim como terei de efetuar o serviço de manutenção anual (óleo, filtro, etc) que ficará por 150 € na VW.


Ou seja, no ano passado em manutenção (normal, sem avarias) gastei cerca de 900 €.

Este ano, o serviço de manutenção (normal em todos os carros... :) a substituição destas componentes do sistema de travões e a substituição do compressor do AC, ficará em cerca de 1000 € .

Ou seja, embora a carrinha não apresente qualquer problema (a não ser o compressor do AC avariado/gasto do uso normal) e esteja satisfeito com a mesma, sendo que as componentes a substituir são derivadas do degaste normal, começo a pensar se vale a pena manter a carrinha ou não. Mesmo que gaste mais 1000 € este ano, estou com receio que todos os anos surja algum problema adicional. Mesmo que quisesse vender agora a carrinha, penso que apenas conseguiria não mais que 5500 €.

Face a este cenário, considerando que tenho felizmente tenho condições de comprar um novo veículo, valerá a pena "despachar" a carrinha atual e comprar uma outra usada com menos kms e mais atual (ou mesmo nova, face às campanhas promocionais promovidas pelas várias marcas no mercado)?

Desde já agradeço os Vossos comentários.

Obrigado.[/quote]
jlmframos
Rookie
Rookie
Mensagens: 94
Registado: 31 mai 2012, 10:34
Veículos: Golf IV - Variant 1.9 TDI 90 cv
Localização: Porto

Re: Manutenção e custos Golf IV (1J - JAneiro/2012)- Manter?

Mensagem por jlmframos »

Silver_Ajm Escreveu:
jlmframos Escreveu: P.S: Já agora , alguém me pode confirmar se o comando na porta do condutor (símbolo de uma criança) para bloquear os vidros de trás, deveria também bloquear a abertura das portas de trás por dentro (e com as portas fechadas por dentro)?
Obrigado.
Esse botão serve somente para bloquear a abertura de vidros, para bloquear a abertura das portas por dentro PENSO que é uma patilha que está ali próxima da fechadura da porta quando esta se encontra aberta.
Quanto ao carro, se tens estima por ele, duvido que te vá dar anualmente uma despesa de 1000€. Peças de desgaste é natural que te peça, mas isso são todos, incluindo os novos ou semi novos. Esses motores são muito fiáveis. :wink:

Bom dia. Obrigado pela informação. O meu "dilema" está igualmente relacionado com o facto de atualmente existirem campanhas bastante "agressivas" para quem quer (e pode) trocar de carro, oferecendo inúmeras vantagens relativamente ao que se vendia há algum tempo atrás. Ou seja, comprar já (retomando ou vendendo a minha carrinha atual) poderá ser mais vantajoso agora que daqui a 3/5 anos... :roll:

É dificil! :roll:
goncalo_roque
Rookie
Rookie
Mensagens: 71
Registado: 11 mar 2010, 15:16

Re: Manutenção e custos Golf IV (1J - JAneiro/2012)- Manter?

Mensagem por goncalo_roque »

Na minha opinião nem tiveste muitos gastos com manutenção,
mudaste a correia e assessórios que terias de mudar em praticamente qualquer carro.
Pastilhas e discos pelos km que fazes duram anos.
O compressor foi azar.
Vai sempre aparecer qualquer coisa, mas acontece em qualquer carro, e no golf ao menos sempre tens um leque infindável de peças da concorrência e usadas que te permitem poupar dinheiro se for o caso :D
bora01
Amateur
Amateur
Mensagens: 560
Registado: 04 dez 2010, 00:01
Veículos: Vw Bora TDI AJM >> 180cv

Re: Manutenção e custos Golf IV (1J - JAneiro/2012)- Manter?

Mensagem por bora01 »

Na minha opinião acho que está na altura de trocar de carro, e falo por experiencia propria que já passei por isso e mais ainda. Tenho os mesmo problemas que o seu carro. Compressor do AC avariado, e já tive bem mais, chego a pensar que não há mais nada para trocar no carro.
Se o carro não deu problemas até agora de maior, é sinal que dentro de algum tempo os vais ter.
Posso ser criticado por esta afirmação que vou dar, mas acho que a fiabilidade dos VW ficou nos anos 90, quando era quase "tudo" mecanico, por daqui para a frente será só problemas, desde switch da portas que vão avariar, alternadores que vão à vida, portas que iram deixar de abrir, problemas em tudo o que é fechaduras entre muitas outras coisas, só vejo fiabilidade numa coisa, o motor.
Desculpa o meu desabafo, mas eu que sempre tive carros velhos e acho que nunca tive tanta avaria como estou a ter com o meu VW, e não pensem que comprei o meu carro "axanatado" porque era de um unico dono com dinheiro, que sempre assistiu o carro na marca até aos 110 mil KM e sempre foi de um unico dono, e estava impecavel, mas o antigo dono partilhava da mesma opinião, por isso é que o vendeu.

Doa a quem doer, está é a minha opinião que deveria a guardar para mim, pq estou num forum de VW, mas achei por bem partilha-la com o user que jlmframos, porque se têm a possibilidade de trocar de carro, acho que está é altura certa, no seu lugar fario o mesmo.

Cumprimentos,
jlmframos
Rookie
Rookie
Mensagens: 94
Registado: 31 mai 2012, 10:34
Veículos: Golf IV - Variant 1.9 TDI 90 cv
Localização: Porto

Re: Manutenção e custos Golf IV (1J - JAneiro/2012)- Manter?

Mensagem por jlmframos »

bora01 Escreveu:Na minha opinião acho que está na altura de trocar de carro, e falo por experiencia propria que já passei por isso e mais ainda. Tenho os mesmo problemas que o seu carro. Compressor do AC avariado, e já tive bem mais, chego a pensar que não há mais nada para trocar no carro.
Se o carro não deu problemas até agora de maior, é sinal que dentro de algum tempo os vais ter.
Posso ser criticado por esta afirmação que vou dar, mas acho que a fiabilidade dos VW ficou nos anos 90, quando era quase "tudo" mecanico, por daqui para a frente será só problemas, desde switch da portas que vão avariar, alternadores que vão à vida, portas que iram deixar de abrir, problemas em tudo o que é fechaduras entre muitas outras coisas, só vejo fiabilidade numa coisa, o motor.
Desculpa o meu desabafo, mas eu que sempre tive carros velhos e acho que nunca tive tanta avaria como estou a ter com o meu VW, e não pensem que comprei o meu carro "axanatado" porque era de um unico dono com dinheiro, que sempre assistiu o carro na marca até aos 110 mil KM e sempre foi de um unico dono, e estava impecavel, mas o antigo dono partilhava da mesma opinião, por isso é que o vendeu.

Doa a quem doer, está é a minha opinião que deveria a guardar para mim, pq estou num forum de VW, mas achei por bem partilha-la com o user que jlmframos, porque se têm a possibilidade de trocar de carro, acho que está é altura certa, no seu lugar fario o mesmo.

Cumprimentos,
Muito Obrigado pela opinião.

Nota Prévia: Entretanto, o meu mecânico habitual (também vizinho) das minhas 2 viaturas, consegue-me arranjar um compressor usado por cerca de 250 € (instalação incluída), com cerca de 6 meses de garantia. É cerca de metade do valor apresentado na VW. No entanto, não é novo e não inclui 2 anos de garantia como na VW. Mesmo que venda a carrinha, valerá a penas substitui o compressor?

A minha situação é quase igual à que descreveu no seu caso (aliás uma porta de trás às vezes já não abre :roll: ). O antigo dono fazia a manutenção do carro normal, e pertenceu a um único dono que não tinha dificuldades económicas e tratava bem do carro ( no entanto, percorreu cerca de 140.000 KMS em 5 anos ; eu em 6 anos percorri 60.000 Kms :lol: ).Como não viajo muito (para já) e tenho 2 filhos, penso que ainda que futuramente irei viajar mais de carro, pelo que receio que os problemas comecem a aparecer, assim como as despesas. Não é que eu esteja a dizer mal da viatura atual (ou da VW) ,, antes pelo contrário, que em termos de motor não teve ainda qualquer problema até ao momento. No entanto, receio que todos anos apareçam problemas comuns nesta viatura (alguém me consegue enunciar quais são ?)

O meu "dilema" está relacionado com possibilidade de aproveitar as campanhas atuais oferecidas por diversas marca (BMW/Mercedes/AUDI...) que há vários anos atrás seriam impensáveis!! No entanto, caso trocasse de viatura, nunca escolheria um modelo inferior ao que tenho atualmente, qua penso nunca seria inferior a 30.000!! :(


P.S: Tenho igualmente um Seat Ibiza 1,2 12 V , de 2002 (Abril; com 100.000 KMS atualmente) que comprei novo na altura , e que vou manter (ainda parece que saiui do Stand há poucos meses :D ).

Cumprimentos e obrigado.
Avatar do Utilizador
gongasfrs
Moderador
Moderador
Mensagens: 14965
Registado: 30 mar 2010, 21:36
Veículos: vw golf IV, vw polo 6N2 e KTM 450
Localização: região centro, Coimbra

Re: Manutenção e custos Golf IV (1J - JAneiro/2012)- Manter?

Mensagem por gongasfrs »

bora01 Escreveu:Na minha opinião acho que está na altura de trocar de carro, e falo por experiencia propria que já passei por isso e mais ainda. Tenho os mesmo problemas que o seu carro. Compressor do AC avariado, e já tive bem mais, chego a pensar que não há mais nada para trocar no carro.
Se o carro não deu problemas até agora de maior, é sinal que dentro de algum tempo os vais ter.
Posso ser criticado por esta afirmação que vou dar, mas acho que a fiabilidade dos VW ficou nos anos 90, quando era quase "tudo" mecanico, por daqui para a frente será só problemas, desde switch da portas que vão avariar, alternadores que vão à vida, portas que iram deixar de abrir, problemas em tudo o que é fechaduras entre muitas outras coisas, só vejo fiabilidade numa coisa, o motor.
Desculpa o meu desabafo, mas eu que sempre tive carros velhos e acho que nunca tive tanta avaria como estou a ter com o meu VW, e não pensem que comprei o meu carro "axanatado" porque era de um unico dono com dinheiro, que sempre assistiu o carro na marca até aos 110 mil KM e sempre foi de um unico dono, e estava impecavel, mas o antigo dono partilhava da mesma opinião, por isso é que o vendeu.

Doa a quem doer, está é a minha opinião que deveria a guardar para mim, pq estou num forum de VW, mas achei por bem partilha-la com o user que jlmframos, porque se têm a possibilidade de trocar de carro, acho que está é altura certa, no seu lugar fario o mesmo.

Cumprimentos,
os componentes não duram toda a vida por isso que as vezes precisam de ser substituídos, e se cada vez que precisas de fazer manutenção mais séria trocas de carro, quem te garante que o que compras bem igual ao ou pior que o que vendes?
isso de ser assistido na marca não quer dizer nada, alias as vezes é pior, conheço 2 pessoas com dinheiro que trocam de carro de 5 em 5 anos e vão sempre ha marca e não é por isso que os motores estão estimados, sei bem o que eles passam..

eu infelizmente já passei por isso, comprei um carro que trazia um problema de motor, ao fim de gastar um dinheirão com o carro acabei por vende lo pelo mesmo motivo "farto de chatices" a verdade é que ainda hoje falo com o actual dono as vezes pelo msn e vejo o carro pessoalmente algumas vezes e rola com 0 problemas, diz que foi o melhor negocio que ele fez...

as vezes é um erro vender um carro só porque precisa de mais alguma manutenção que aparece com o tempo, mas se formos arranjando conforme se vai podendo sabemos sempre o que temos nas mãos, nunca se sabe como virá o próximo e hoje em dia nem os novos são de confiança..

está é a minha opinião e respeito a tua mas não concordo com ela :wink:
jlmframos
Rookie
Rookie
Mensagens: 94
Registado: 31 mai 2012, 10:34
Veículos: Golf IV - Variant 1.9 TDI 90 cv
Localização: Porto

Re: Manutenção e custos Golf IV (1J - JAneiro/2012)- Manter?

Mensagem por jlmframos »

gongasfrs Escreveu:
bora01 Escreveu:Na minha opinião acho que está na altura de trocar de carro, e falo por experiencia propria que já passei por isso e mais ainda. Tenho os mesmo problemas que o seu carro. Compressor do AC avariado, e já tive bem mais, chego a pensar que não há mais nada para trocar no carro.
Se o carro não deu problemas até agora de maior, é sinal que dentro de algum tempo os vais ter.
Posso ser criticado por esta afirmação que vou dar, mas acho que a fiabilidade dos VW ficou nos anos 90, quando era quase "tudo" mecanico, por daqui para a frente será só problemas, desde switch da portas que vão avariar, alternadores que vão à vida, portas que iram deixar de abrir, problemas em tudo o que é fechaduras entre muitas outras coisas, só vejo fiabilidade numa coisa, o motor.
Desculpa o meu desabafo, mas eu que sempre tive carros velhos e acho que nunca tive tanta avaria como estou a ter com o meu VW, e não pensem que comprei o meu carro "axanatado" porque era de um unico dono com dinheiro, que sempre assistiu o carro na marca até aos 110 mil KM e sempre foi de um unico dono, e estava impecavel, mas o antigo dono partilhava da mesma opinião, por isso é que o vendeu.

Doa a quem doer, está é a minha opinião que deveria a guardar para mim, pq estou num forum de VW, mas achei por bem partilha-la com o user que jlmframos, porque se têm a possibilidade de trocar de carro, acho que está é altura certa, no seu lugar fario o mesmo.

Cumprimentos,
os componentes não duram toda a vida por isso que as vezes precisam de ser substituídos, e se cada vez que precisas de fazer manutenção mais séria trocas de carro, quem te garante que o que compras bem igual ao ou pior que o que vendes?
isso de ser assistido na marca não quer dizer nada, alias as vezes é pior, conheço 2 pessoas com dinheiro que trocam de carro de 5 em 5 anos e vão sempre ha marca e não é por isso que os motores estão estimados, sei bem o que eles passam..

eu infelizmente já passei por isso, comprei um carro que trazia um problema de motor, ao fim de gastar um dinheirão com o carro acabei por vende lo pelo mesmo motivo "farto de chatices" a verdade é que ainda hoje falo com o actual dono as vezes pelo msn e vejo o carro pessoalmente algumas vezes e rola com 0 problemas, diz que foi o melhor negocio que ele fez...

as vezes é um erro vender um carro só porque precisa de mais alguma manutenção que aparece com o tempo, mas se formos arranjando conforme se vai podendo sabemos sempre o que temos nas mãos, nunca se sabe como virá o próximo e hoje em dia nem os novos são de confiança..

está é a minha opinião e respeito a tua mas não concordo com ela :wink:
Agradeço a tua opinião. A minha ideia não é trocar de carro de 5 em 5 anos, antes pelo contrário. Para mim um carro é preciso, mas tem muita despesa (direta e indireta). No entanto, como o carrinha VW só foi minha em 2007, já com 140.000 Kms, fico sempre de pé atr´s (claro está que deveria ter pensado nisso quando a comprei com essa quilometragem).

A minha ideia é manter um carro nas melhores condições durante o maior espaço de tempo. Aliás tenho igualmente um Seat Ibiza De Abril de 2002 (1.2) que compre 0 KMs (100.000 kms atualmente) que ainda hoje parece saído do Stand (já dei uns ligeiros toques, mas como fui sempre mantendo
o carro ao longo do tempo)!!
jlmframos
Rookie
Rookie
Mensagens: 94
Registado: 31 mai 2012, 10:34
Veículos: Golf IV - Variant 1.9 TDI 90 cv
Localização: Porto

Re: Manutenção e custos Golf IV (1J - JAneiro/2012)- Manter?

Mensagem por jlmframos »

Boa tarde,

Obrigado a todos pela ajuda.

Entretanto notei que em recta, o guidor (carro) vira vira ligeiramente para a esquerda? Será apenas um problema de alinhamento direcção /calibragem pneus?

Obrigado.
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9823
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Manutenção e custos Golf IV (1J - JAneiro/2012)- Manter?

Mensagem por Silver_Ajm »

jlmframos Escreveu:Boa tarde,

Obrigado a todos pela ajuda.

Entretanto notei que em recta, o guidor (carro) vira vira ligeiramente para a esquerda? Será apenas um problema de alinhamento direcção /calibragem pneus?

Obrigado.
Possivelmente aminhamento de direção. :wink:
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Manutenção e custos Golf IV (1J - JAneiro/2012)- Manter?

Mensagem por Mario_Marques »

jlmframos Escreveu:Boa tarde,

Obrigado a todos pela ajuda.

Entretanto notei que em recta, o guidor (carro) vira vira ligeiramente para a esquerda? Será apenas um problema de alinhamento direcção /calibragem pneus?

Obrigado.
O melhor é ires a um mecanico e dar um check-up completo.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
jlmframos
Rookie
Rookie
Mensagens: 94
Registado: 31 mai 2012, 10:34
Veículos: Golf IV - Variant 1.9 TDI 90 cv
Localização: Porto

Re: Manutenção e custos Golf IV (1J - JAneiro/2012)- Manter?

Mensagem por jlmframos »

O check up já foi feito. Estas pequenas situações são coisas que me vou apercebendo de anomalias enquanto conduzo. Relatevamente aos discos de trás e frente e resletivos calços, vou ter de os mudar pois já estão nas ultimas. Cerca de 330 euros com iva factura e garantia 2 anos. Provavelmente, tombem o sensor da temperatura, uma vez que o carro raramente ultrapassa os 60/70 graus.

Ou seja, isto tudo mais um compressor do Ac ( "usado") ficou por menos de 600 euros. ... Espero que nos proximos isto estabilize um pouco. :roll:
Jackyl
Amateur
Amateur
Mensagens: 489
Registado: 24 jan 2006, 13:43
Veículos: Golf Mk4 AHF / Polo Cross 9n3 BMN
Localização: VFX

Re: Manutenção e custos Golf IV (1J - JAneiro/2012)- Manter?

Mensagem por Jackyl »

330€ com factura e garantia dos discos???
xiça, caro para burro, partindo do principio que são discos normais.
muito por alto.
30€ cada disco brembo - 4 discos 120€
40€ cada jogo de pastilhas brembro - 2 jogos - 80€

isto dá 200€.

Garantia do que?
do material? onde comprares também te dão.

negocios de carros é o seguinte.
é o comprador a tentar enganar o vendedor com a retoma, e vice-versa.

normalmente as retomas são carros problemáticos (grande parte das vezes), e consequentemente, o carro problematico que estão a tentar dar à retoma, vai ser para um futuro comprador.
salvo raras excepções.

agora trocar por um carro novo ou seminovo com poucos kms e garantia de fabrica, ai é outra conversa.
podes comprar por exemplo um kia ou um renault com 2 anos, que ainda tens mais 3 de garantia de fabrica.

atenção também às garantias...

eu comprei um skoda roomster com garantia da soauto.
o carro veio com um ruido na embraiagem... era o rolamento de encosto.
após ler mais atentamente a garantia, peças de embraiagem não são cobertas... peça de desgaste.
só para te alertar que o facto de ter garantia por vezes não quer dizer isento de problemas/despesas.

não te sei consigo aconselhar a manter ou a trocar.
só tu saberás o estado real do carro.
se estás farto e queres mudar só porque sim.
por vezes o mecanico onde vais também pode não ajudar (devido ao custo). mas se ele é de confiança.

no meu arranjo as peças e levo-as e eles troca.
assim, podes procurar o sitio mais barato para poupares dinheiro. podes não estar para ter trabalho, mas isso já vai de cada um, e paga-se.
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9823
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Manutenção e custos Golf IV (1J - JAneiro/2012)- Manter?

Mensagem por Silver_Ajm »

jlmframos Escreveu: Provavelmente, tombem o sensor da temperatura, uma vez que o carro raramente ultrapassa os 60/70 graus.
Atenção que este problema pode não dever-se ao sensor de temperatura, mas sim ao termostato. Quando é o sensor, além de normalmente ficar memorizado um erro na centralina, além de por vezes ao relantim o carro se acelerar um pouco, o ponteiro tanto está a marcar 90º, como de repente marca 0º. Quando é termostato o carro pode chegar aos 90º, mas basta que apanhes uma zona em que possas acelerar um pouco para que a temperatura desça para os valores que descreveste...
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
Responder