Quero comprar umas pastilhas! Quai as melhores????=|

Responder
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Quero comprar umas pastilhas! Quai as melhores????=|

Mensagem por Mario_Marques »

Para fazeres isso é muito mais basta tudo original em bom estado
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
dani_tdi
Pro
Pro
Mensagens: 1043
Registado: 13 set 2009, 01:58
Veículos: Golf 4

Re: Quero comprar umas pastilhas! Quai as melhores????=

Mensagem por dani_tdi »

Sim como o Mário já referiu com a potência que tens umas pastilhas normais ferodo servem e fazem muito bem o seu serviço.

Mas como perguntas te a minha opinião sobre as yellow stuff. Sim a mordida e melhor a frio que as red stuff. Se fores para as green ainda é melhor.

As ferodo normais são muito fixes, tem e um problema largam pó que nunca mais acaba. Com as yellow, o pó e muito reduzido.

Tens outra opção que nunca testei que é Ate ceramic. Epah falam bem delas mas nunca testei. Aconselhava te a colocar até power disc. São brutais e tem um excelente desempenho. Vê os vídeos no YouTube. As ranhuras neles são especiais para remover sujidade dos discos. Muito fixe. Já os tive e eram brutais. Só troquei para ebc porque eles não fazem para o Leon cupra.

Atenção a minha opinião é com base no comportamento que tive no decorrer destes anos todos de condução em cidade com diferentes setups.
Especialista em eletrónica Golf 4
Golf 4 TDI AHF - 4.0l aos 100klm de médias
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Quero comprar umas pastilhas! Quai as melhores????=

Mensagem por Mario_Marques »

dani_tdi Escreveu: 05 mai 2018, 14:57 As ranhuras neles são especiais para remover sujidade dos discos.
As ranhuras não têm nada a ver com isso, as ranhuras são para libertar gás, coisa que umas pastilhas em condições nãoou um carro "normal" não libertam e sendo ranhurados, perfurados, etc tens menos superficie de contacto logo pior atrito :wink:
O que interessa como já disse, e só em casos extremos é ter um disco com alto teor de carbono quando se vai usar em condições extremas senão nem isso é preciso.



Onde tu vais ter sempre os ganhos mais dramáticos é onde se gera o atrito, ou seja, as pastilhas, o sistema hidráulico e claro, um bom conjunto de direcção, uma boa suspensão e devidamente equilibrada para não teres muita transferência de massa na travagem, umas boas jantes e pneus.

Eu não quero estar armado em bom, mas eu trabalho com competição á anos, quase sempre sem limite de recursos monetários para atingir um fim, ao longo dos anos deu para perceber o que funciona e não e os compromissos que há quando se quer manter certos atributos, coisa que quem tem o seu carro normal de dia-dia nunca vai perceber pois não vai ter disponíveis 20 ou 30 jogos de travagem zero km's só para testes, uma pista para tirar medições, um carro de corrida, etc.
Um carro de estrada porém nada tem a ver com um carro de corrida, os compromissos são muito diferentes, um carro de estrada tem de ser funcional devagar e depressa, tem de ser confortável, tem de ser económico e preferencialmente necessitar de pouca manutenção, pelo que ir para material "race" as vezes é um grande erro não só porque se gasta muito dinheiro mas porque depois não se tira proveito das coisas.
Da minha experiencia posso dizer-te, em toda a minha vida fiquei uma vez com o óleo de travões "frito", isto porque tinha acabado de comprar o carro usado com 3 anos e fiz Gerês até Espanha sempre a dar o máximo que conseguia na estrada(para quem conhece), depois de trocar o óleo e tubagens nunca mais tive stresses, pastilhas a fumegar? várias vezes, é coisa normal, não é defeito, é feitio! quer dizer, uns travões super quentes era suposto sair o quê? ar frio? o próprio ar em contacto com o disco evapora a água que tem e as resinas das pastilhas também queimam, desde que trave é o que importa, agora se fumegar por tudo e por nada e não travar ai temos sim um problema.
Torno a frizar, podes ter os travões mais caros do mundo e mais xpto, se não tiveres um bom equilíbrio geral e não tiveres aquilo que realmente precisas não vais nunca estar satisfeito e vais passar a vida a trocar peças.
-Portanto, compra algo com consciência, sem exageros, de uma marca conceituada e algo indicado para dia-dia preferencialmente não vás para marcas que oferecem resultados milagrosos pois isso é tanga, milagres não existem, não há conjuntos perfeitos, monta nos 2 eixos o mesmo material e revê tudo o resto.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
EdPires
Beginner
Beginner
Mensagens: 15
Registado: 30 jan 2016, 10:48
Veículos: Golf IV
Localização: Lisboa

Re: Quero comprar umas pastilhas! Quai as melhores????=|

Mensagem por EdPires »

Em termos gerais o carro acompanha aquilo que o Mário diz que é necessário para uma travagem otimizada, suspensão completa nova em 2017 (amortecedores Koni STR.T + molas Eibach Prokit), 4 pneus novos Continental Premium Contact 6 e jantes Santa Monica 17' renovadas e equilibradas (imagens). Já aqui está também 1L Castrol React Performance DOT 4 para depois aplicar. Contudo, não trava bem depois de quente, esporadicamente consigo por aquilo a fumegar e os discos continuam a empenar, por isso o dito "normal" não me deixa satisfeito. Desta vez tem que ser diferente, e para melhor.
Vou trocar os 4 discos e as pastilhas nos 2 eixos, yellow ou DS Performance, ainda vou decidir. Estamos a falar de discos ATE normais, preço em conta. As pastilhas serão o componente mais caro, mas também dos que tem mais impacto, não são as melhores, por isso penso que se enquadram na rotina do dia a dia e permitem algum divertimento esporadicamente, por isso creio não estar a exagerar, estou?!

Pelo que li as yellow deixam algum pó, por isso fico mais contente com o que me diz dani_tdi, também porque conduzo maioritariamente na cidade e periferia. Green já descartei, e a diferença de preço para umas yellow é pouca (). Gostava só de ter algum feedback de alguém que tivesse ou já tenha tido as Ferodo DS Performance.

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Quero comprar umas pastilhas! Quai as melhores????=|

Mensagem por Mario_Marques »

Ds nunca tive, só ds 2500 e ds 3000
Pelo material que tens se depois tiveres casquilhos todos ok, hidráulico ok isso não tem porque não travar bem, ficas bem servido sem gastar uma fortuna
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
EdPires
Beginner
Beginner
Mensagens: 15
Registado: 30 jan 2016, 10:48
Veículos: Golf IV
Localização: Lisboa

Re: Quero comprar umas pastilhas! Quai as melhores????=|

Mensagem por EdPires »

Mario_Marques Escreveu: 05 mai 2018, 20:39 Pelo material que tens se depois tiveres casquilhos todos ok, hidráulico ok isso não tem porque não travar bem, ficas bem servido sem gastar uma fortuna
Vou verificar isso então, agora aquando da montagem deste novo material.
dani_tdi
Pro
Pro
Mensagens: 1043
Registado: 13 set 2009, 01:58
Veículos: Golf 4

Re: Quero comprar umas pastilhas! Quai as melhores????=|

Mensagem por dani_tdi »

O efeito das ranhuras a partir dos segundos 30 do vídeo

[youtube] https://m.youtube.com/watch?v=qgofB-_nHTE [/youtube]
Especialista em eletrónica Golf 4
Golf 4 TDI AHF - 4.0l aos 100klm de médias
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Quero comprar umas pastilhas! Quai as melhores????=|

Mensagem por Mario_Marques »

Esse vídeo deve ter a minha idade quase, hoje em dia isso tem utilidade quase zero dani pois as pastilhas de hoje nada têm a ver com à 20 ou 40 anos atrás, além de que isso não prova rigorosamente nada, tens um vídeo com um teste em estrada com discos bem melhores e nada faz.
Usava-se muito antigamente esses ATE em alguns troféus monomarca em torno do ano 2000 em pt(Honda logo, troféu Toyota starlet, mg zr, Citroën saxo cup, troféu Ford novis, etc ), com a tecnologia de hoje quase a nível de pastilhas, discos e aerodinâmica, nada fazem, esses discos já remontam os anos 70, o tempo dos golf mk1, na altura eram uma boa ajuda, hoje em dia é cosmética.
Nós troféus monomarca o que se podia fazer a nível de melhorias era tudo muito limitado e o pouco que se ganhava justificava pois naquela altura os carros traziam pastilhas ranhosas e tudo ajudava(imaginem um rover/mg zr 1.4 que tem discos maciços!!!!! de fabrica a fazer em Braga no Sameiro 24horas sem parar! )
Se fores ver hoje em dia no grupo a ou grupo n já ninguém isso, naquela altura se aqueciam os travões estava a tenda armada hoje em dia tem de se dar volta de aquecimento de pneus e travões
Mas cada um sabe de si, querem gastar dinheiro, a ATE agradece, não digo que são maus mas são desnecessários, era bem melhor gastar antes numas ferodo melhores do que nuns discos caros que pouco ou nada vão fazer.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
EdPires
Beginner
Beginner
Mensagens: 15
Registado: 30 jan 2016, 10:48
Veículos: Golf IV
Localização: Lisboa

Re: Quero comprar umas pastilhas! Quai as melhores????=|

Mensagem por EdPires »

Por falar em discos ATE e pastilhas Ferodo, quais são os melhores locais para compra dos mesmos (preferencialmente na zona de Lisboa)?
dani_tdi
Pro
Pro
Mensagens: 1043
Registado: 13 set 2009, 01:58
Veículos: Golf 4

Re: Quero comprar umas pastilhas! Quai as melhores????=|

Mensagem por dani_tdi »

Compra no ebay que arranjas muito melhores precos. Ebay.de
Especialista em eletrónica Golf 4
Golf 4 TDI AHF - 4.0l aos 100klm de médias
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Quero comprar umas pastilhas! Quai as melhores????=|

Mensagem por Mario_Marques »

O pneu beato em Lisboa costuma ter preços muito bons em material ATE e EBC, dificilmente encontrarás mais barato, ferodo em Lisboa não faço ideia quem é especialista nisso.
Vê bem em vários sítios antes de comprar, em casas especializadas por norma é onde se arranja melhores preços.
Se tiveres interesse numas redstuff eu tenho umas que despacho barato.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
EdPires
Beginner
Beginner
Mensagens: 15
Registado: 30 jan 2016, 10:48
Veículos: Golf IV
Localização: Lisboa

Re: Quero comprar umas pastilhas! Quai as melhores????=|

Mensagem por EdPires »

Pois bem, está montado, esta quinta feira. 4 Discos ATE normais novos e as Ferodo DS Performance à frente e atrás com umas yellowstuff (não há DS Performance para trás). Tubos de travão novos também, óleo novo e sistema sangrado.
Com o material ainda a acamar e depois de quase 600km posso dizer que trava, e muito, bastante melhor.
Ainda assim, não estou satisfeito, algo não está certo, falta um bite inicial melhor e o meu pedal continua a parecer uma esponja, mesmo depois de sangrado o sistema, dias depois volta ao mesmo, quando carrego rapidamente no pedal ouve-se o som de ar a sair. Outro aspeto estranho é, se carregar 4 ou 5x seguidamente no pedal e depois pisar a fundo ele quase não trava. Não percebo. Era já um problema antigo, que não consegui resolver ainda infelizmente. Sei que todos os outros componentes estão bem, o que pode ser? a bomba de travão central?
vwg3gt96
Pro
Pro
Mensagens: 1099
Registado: 30 jul 2015, 08:45
Veículos: '96 VW Golf GT
Localização: Lisboa

Re: Quero comprar umas pastilhas! Quai as melhores????=|

Mensagem por vwg3gt96 »

Isso, é bem possível de ser a bomba central. Até pode ser só por uma fuga de vácuo no servo freio. Quando chegas ao carro depois de umas boas horas parado, antes de o ligar, o pedal do travão está rijo ou consegues carregar umas duas, três vezes?
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Quero comprar umas pastilhas! Quai as melhores????=|

Mensagem por Mario_Marques »

Se o carro tiver 288mm ou 312mm não é defeito totalmente, é feitio desde novos, os 280mm têm uma mordida muito superior, os 288/312 precisam de muito mais esforço no pedal para travar bem e mesmo assim nunca dão a mesma mordida, no entanto, com o passar dos anos há coisas que vão perdendo capacidades, bomba tandém, deixa de criar o vácuo que devia criar, sendo que depois o servofreio não ajuda tanto o pedal e é preciso mais força no pedal para travar, a própria bomba principal com os anos, se não for muito bem cuidada(mudar óleo 2 em 2 anos) também começa a perder potencia.
Se usaste tubos de malha de aço de prateleira, ou seja, daqueles que se vendem por ai, também não ajuda as vezes pois muitos tubos as vezes são mais largos que os originais e faz perder power inicial.
Outra coisa que ninguém se preocupa na travagem mas que é muito importante é a suspensão, se houver muita transferência de massa em travagem o carro trava bastante pior.
Para veres se está tudo ok devias de primeiro, testar a potencia da bomba tandem(deve fazer facilmente e rápido -0,7bar), podes testar se há fugas no servofreio com uma pistola e manómetro, podes testar a válvula anti-retorno de vácuo, se tiveres fugas no sistema de vacuo, por exemplo a tipica fuga da egr, isso também não ajuda nada na travagem.
Uma coisa importante, o pedal nunca pode encostar no fundo, se encostar é porque algo se passa no circuito, ou ar ou a bomba, as vezes é bastante dificil remover todo o ar da unidade abs/esp.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
EdPires
Beginner
Beginner
Mensagens: 15
Registado: 30 jan 2016, 10:48
Veículos: Golf IV
Localização: Lisboa

Re: Quero comprar umas pastilhas! Quai as melhores????=|

Mensagem por EdPires »

vwg3gt96 Escreveu: 15 jul 2018, 10:36 Quando chegas ao carro depois de umas boas horas parado, antes de o ligar, o pedal do travão está rijo ou consegues carregar umas duas, três vezes?
Sim, consigo carregar 2 ou 3x ficando mais rígido progressivamente.

É por aí, ele trava mas é preciso um calcar progressivo (e não agressivo), e sim, é preciso algum esforço e só trava mesmo bem lá em baixo. Ah, também coloquei tubos novos, originais e normais, nada de malha de aço. De resto está tudo em condições, pneus e suspensão estão em ótimas condições, tal como agora discos, pastilhas, óleo, tubos...

Percebo tudo o que me dizem, a questão é onde posso dar esse passo e conseguir alguém com know how para me fazer um diagnóstico do problema aqui em Lisboa ou arredores? É que ando nisto a algum tempo e nada se resolve.
Responder