O habitáculo do meu carro aquece muito.

Responder
papi
Rookie
Rookie
Mensagens: 100
Registado: 23 jul 2011, 15:33
Veículos: Golf IV/VI gasolina/Gpl
Localização: Porto

O habitáculo do meu carro aquece muito.

Mensagem por papi »

Boa tarde.
Tenho um golf 4 1.6 e já há muito tempo que tenho vinda a dar conta que o habitáculo aquece muito o calor vem da zona dos pedais isso é normal?
Fui a um mecânico que me disse que nunca tinha visto um golf aquecer tanto e para eu ir a uma oficina de escapes porque é o escape que aquece e esta a fazer com que o habitáculo do carro aqueça e muito. No inverno sabe bem agora no verão incomoda e também pode estar a prejudicar o funcionamento do carro???
O QUE ME DIZEM A ISTO???
Obrigada.
GPL sempre :wink:
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9352
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: O habitáculo do meu carro aquece muito.

Mensagem por SuperGolf »

Provavelmente deve haver algum avaria so sistema de aquecimento interior do carro, e faz passagem do radiador da soufagem para o interior....

O calor é por debaixo dos pés, ou pelo orifícios de aquecimento próprios?

O aquecimento interno funciona bem?
papi
Rookie
Rookie
Mensagens: 100
Registado: 23 jul 2011, 15:33
Veículos: Golf IV/VI gasolina/Gpl
Localização: Porto

Re: O habitáculo do meu carro aquece muito.

Mensagem por papi »

SuperGolf Escreveu:Provavelmente deve haver algum avaria so sistema de aquecimento interior do carro, e faz passagem do radiador da soufagem para o interior....

O calor é por debaixo dos pés, ou pelo orifícios de aquecimento próprios?

O aquecimento interno funciona bem?
Sim o aquecimento funciona bem, tanto a frio como a quente.
O que por vezes alivia um pouco o calor quando a viagem é maior é quando ligo o ar frio.
E o calor vem mesmo na zona dos pedais no lado do condutor e do pendura.
GPL sempre :wink:
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9352
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: O habitáculo do meu carro aquece muito.

Mensagem por SuperGolf »

Estranho....

Então poderá mesmo ser a falta de alguma proteção do lado do motor, entre o mesmo e a chapa do habitaculo/pés...normalmente tem umas chapas tipo papel prateado que servem para isolar o calor do motor e não passar para o interior...

Talvez abrindo o capot, e vendo se está tudo no lugar, nomeadamente a volta do tubo do escape que sai do motor.

Na duvida, comparando com outro carro com a mesma motorização :wink:
papi
Rookie
Rookie
Mensagens: 100
Registado: 23 jul 2011, 15:33
Veículos: Golf IV/VI gasolina/Gpl
Localização: Porto

Re: O habitáculo do meu carro aquece muito.

Mensagem por papi »

Obrigada.
Vou ter mesmo de levar o carro a ver o escape.
GPL sempre :wink:
Silki
Rookie
Rookie
Mensagens: 108
Registado: 01 mai 2005, 17:21

Re: O habitáculo do meu carro aquece muito.

Mensagem por Silki »

O motivo para esse aquecimento deve estar relacionado com o facto de a válvula de circulação
de água quente se encontrar aberta.
Para fechar basta ligar o ac e seleccionar uma temperatura baixa, para fechar a válvula. De
seguida o ac já pode ser desligado. Em principio já não circulará água quente e a temperatura
interior não subirá.
papi
Rookie
Rookie
Mensagens: 100
Registado: 23 jul 2011, 15:33
Veículos: Golf IV/VI gasolina/Gpl
Localização: Porto

Re: O habitáculo do meu carro aquece muito.

Mensagem por papi »

Ok amanha vou tentar.
E o mecânico dizer que o escape aquece a todo o seu comprimento isso é normal?
E dai é que aquece o carro!
Obrigada pela ajuda amanha vou ligar o a/c e colocar para frio depois digo se resultou.
GPL sempre :wink:
papi
Rookie
Rookie
Mensagens: 100
Registado: 23 jul 2011, 15:33
Veículos: Golf IV/VI gasolina/Gpl
Localização: Porto

Re: O habitáculo do meu carro aquece muito.

Mensagem por papi »

Silki Escreveu:O motivo para esse aquecimento deve estar relacionado com o facto de a válvula de circulação
de água quente se encontrar aberta.
Para fechar basta ligar o ac e seleccionar uma temperatura baixa, para fechar a válvula. De
seguida o ac já pode ser desligado. Em principio já não circulará água quente e a temperatura
interior não subirá.
Obrigada! Era mesmo isso já esta a circular ar bem mais fresco no carro mesmo com o a/c desligado.
Muito obrigada.
GPL sempre :wink:
DiogoMoreira
Beginner
Beginner
Mensagens: 59
Registado: 08 jan 2018, 15:27
Veículos: Golf Mk4 2001 115hp
Localização: Santarém (Cartaxo)

Re: O habitáculo do meu carro aquece muito.

Mensagem por DiogoMoreira »

Boas venho desenterrar este topico so para nao estar a criar outro ultimamente tenho me deparado com esse problema mas isso so começou a acontecer depois do meu ac ficar descarregado agora tenho de ter o ac ligado com a temperatura no minimo possivel para me dar algum fresco nos pes se estiver desligado e tudo fechado é um calor que nao se pode tambem no vag tenho este erro 01274 - Air Flow Flap Positioning Motor (V71)
VW Liebhaber
Pro
Pro
Mensagens: 3107
Registado: 16 abr 2005, 12:11
Veículos: Golf MK4 1.8 TURBO 20V - 1998
Localização: Cambridge

Re: O habitáculo do meu carro aquece muito.

Mensagem por VW Liebhaber »

Silki Escreveu: 07 jul 2012, 22:08 O motivo para esse aquecimento deve estar relacionado com o facto de a válvula de circulação
de água quente se encontrar aberta.
Para fechar basta ligar o ac e seleccionar uma temperatura baixa, para fechar a válvula. De
seguida o ac já pode ser desligado. Em principio já não circulará água quente e a temperatura
interior não subirá.
Confirmo.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: O habitáculo do meu carro aquece muito.

Mensagem por Mario_Marques »

VW Liebhaber Escreveu: 24 set 2018, 17:55
Silki Escreveu: 07 jul 2012, 22:08 O motivo para esse aquecimento deve estar relacionado com o facto de a válvula de circulação
de água quente se encontrar aberta.
Para fechar basta ligar o ac e seleccionar uma temperatura baixa, para fechar a válvula. De
seguida o ac já pode ser desligado. Em principio já não circulará água quente e a temperatura
interior não subirá.
Confirmo.
O golf mk4 não tem nenhuma válvula dessas, o circuito é direto, o que pode estar a acontecer é a porta das condutas estar presa ou ter alguma falta de vedação, isto apenas no caso do calor vir realmente daí.
O golf mk4 faz o controlo da temperatura por condutas de ar e não por válvula no circuito.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
VW Liebhaber
Pro
Pro
Mensagens: 3107
Registado: 16 abr 2005, 12:11
Veículos: Golf MK4 1.8 TURBO 20V - 1998
Localização: Cambridge

Re: O habitáculo do meu carro aquece muito.

Mensagem por VW Liebhaber »

Mario_Marques Escreveu: 24 set 2018, 23:29
VW Liebhaber Escreveu: 24 set 2018, 17:55
Silki Escreveu: 07 jul 2012, 22:08 O motivo para esse aquecimento deve estar relacionado com o facto de a válvula de circulação
de água quente se encontrar aberta.
Para fechar basta ligar o ac e seleccionar uma temperatura baixa, para fechar a válvula. De
seguida o ac já pode ser desligado. Em principio já não circulará água quente e a temperatura
interior não subirá.
Confirmo.
O golf mk4 não tem nenhuma válvula dessas, o circuito é direto, o que pode estar a acontecer é a porta das condutas estar presa ou ter alguma falta de vedação, isto apenas no caso do calor vir realmente daí.
O golf mk4 faz o controlo da temperatura por condutas de ar e não por válvula no circuito.
O que eu confirmo é que alterando a temperatura do Climatronic e desligando de seguida, altera a temperatura que sai das condutas. Pelo menos eu já senti isso, mas depende da temperatura exterior.

Se for de Inverno, se ligares nos 22 graus e desligares, e estão 10 graus lá fora, sai quente. Mas se for de Verão, e estiverem 30 graus, não sai quente. Ainda ontem estavam mais de 30 graus lá fora e tinha o Climatronic desligado mas memorizado em 24 graus, coloquei o carro a trabalhar e o ar que saia era quente. Mudei para 20 graus e desliguei, e o ar começou a sair com menos temperatura.

A não ser que tenho algum problema e não saiba!
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: O habitáculo do meu carro aquece muito.

Mensagem por Mario_Marques »

Se estiveres atento, quando desligas, deves ouvir um som de um motor a fechar a(s) conduta(s), o que acontece é que com o passar dos anos, as esponjas que fazem de junta de vedação vão-se á vida, os servomotores ficam presos ou perdem curso/descalibram e por vezes alguns canais desencaixam também, porém, a pá de regulação de temperatura mantém-se na posição em que se estava depois de desligar, por exemplo, seleccionas os 20 graus e depois desligas, a pá desse canal de mistura de ar(que ajusta a mistura de ar quente/frio) mantém-se na posição, mas depois ao desligar as condutas que fazem o ar chegar ao interior deveriam-se fechar.
O Golf mk4 não tem valvula de corte de circulação de água no radiador, o radiador está sempre a circular água quente.
As vezes fazer um reset das funções básicas via obd faz maravilhas :wink:
Imagem
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
DiogoMoreira
Beginner
Beginner
Mensagens: 59
Registado: 08 jan 2018, 15:27
Veículos: Golf Mk4 2001 115hp
Localização: Santarém (Cartaxo)

Re: O habitáculo do meu carro aquece muito.

Mensagem por DiogoMoreira »

Boas eu fiz o dito reset atravez de um site que encontrei por ai e ainda nao testei se está bom ou nao visto que o motor quando trabalha para mudar de posiçao ainda faz o tal tick tick no fim nao queria nada substituir o motor pois já vi que dá uma bao trabalheira para troca-lo tenho de ver agora num fiz de semana vou fazer uma viagem com o carro em AE ai da para ver bem pois foi exatamente em AE que começei a notar que o interior aquecia sem razao nas voltinhas nao noto tanto porque vou sempre de vidro aberto a ver vamos se resolveu ou nao

site: https://www.briskoda.net/forums/topic/1 ... n-vag-com/
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: O habitáculo do meu carro aquece muito.

Mensagem por Mario_Marques »

Barulhos não é bom sinal pois isso a trabalhar bem não faz barulhos sou se ouve um som suave da comporta a fechar/abrir.
A peça que te deve estar a dar problemas é o 17 assinalado na imagem, eu não recomendo deixar andar pois o motor tem força para te partir as rodas dentadas que leva lá dentro na boa.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Responder