Falhas de motor?

Responder
dconfusion
Pro
Pro
Mensagens: 1289
Registado: 23 ago 2009, 13:01
Localização: Lisboa

Falhas de motor?

Mensagem por dconfusion »

Motor 1.8T AUQ

Boas pessoal, há uns tempos que ando numa luta para tentar resolver um problema que surgiu no meu carro que é o seguinte, vou mt bem a andar a baixas rotações e o carro começa a falhar (o sintoma é parecido ao de quando se tem falta de gasolina, parece que comeca a soluçar).. foi para a oficina, mudaram-lhe velas e bobines (levou tudo original vw), borboleta limpa e calibrada.. e os sintomas continuam iguais..não melhorou em nada..pedi para verificarem os injectores e também disseram que estava td bem..

Entretanto julgando ser problema na MAF andei com ela desligada e de facto o carro nunca mais fez o mesmo, até a voltar a ligar..contudo antes de largar 150€ ao ar pedi a um user e amigo ca do forum que tem um carro igualzinho ao meu e experimentei por a MAF dele no meu carro e a minha no dele e não alterou nada (no meu continuei com o carro na mesma) e no dele não se notou diferenças nenhumas também... agora pergunto quando se desliga a MAF para além dela ficar desligada o sistema eléctrico do carro desactiva mais alguma coisa que possa estar a influenciar estes sintomas?

Toda a ajuda é bem vinda, senão estou a ver que tenho que meter o carro na VW pois nem na oficina onde vou conseguiram dar com o problema (grande pagode..)

Cumpts.
hugo pinto
Amateur
Amateur
Mensagens: 550
Registado: 06 dez 2008, 23:09
Veículos: mk4 GTI e mk2 1.9tdi
Localização: paredes-porto

Re: Falhas de motor?

Mensagem por hugo pinto »

Já o ligas-te ao VAG-COM para ver se dá erros?
Imagem
Meu progeto clicar na imagem
Meu Feedback
mk4 gti
mk2 1.9tdi
dconfusion
Pro
Pro
Mensagens: 1289
Registado: 23 ago 2009, 13:01
Localização: Lisboa

Re: Falhas de motor?

Mensagem por dconfusion »

Erros:

17705/P1297/004759 - Pressure Drop between Turbo and Throttle Valve (check D.V.!)

17545/P1137/004407 - Fuel Trim: Bank 1 (Add): System too Rich

O primeiro erro, deverá estar relacionado com a perda de potencia que noto no carro, mas eu mm estou a tentar resolver, já troquei a DV por uma nova e agr vou trocar a suction pump que é uma peça que vai muito à vida.. a nível de tubagens não consegui detectar nada de anormal até agora pelo menos das que estão à vista..hoje quando chegarem umas peças que preciso já me vou agarrar aquilo a fundo..lol

Segundo erro já me parece mais complicado pois as resoluções para ele implicam peças muito caras pois vi no site da rosstech e as soluções são:

Possible Solutions:
Check Mass Air Flow (MAF) Sensor
Check Fuel Pressure Regulator
Check Fuel Injector(s)
Check Oxygen Sensor Control
Check Oxygen Sensor(s)
Check Evaporative Emission (EVAP) System

Daqui o que já foi verificado foi a MAF e injectores.. tentei medir com o vagcom os valores do O2 sensor e apontam para os 0.4, pelo que li num site quando estes apresentam valores a 0 é sinal que as sondas não tão boas, agora 0.4% também não me parece um valor mt plausivel não sei..

Umas dicas caso alguem dos 1.8T já tenha tido estes sintomas ;)
hugo pinto
Amateur
Amateur
Mensagens: 550
Registado: 06 dez 2008, 23:09
Veículos: mk4 GTI e mk2 1.9tdi
Localização: paredes-porto

Re: Falhas de motor?

Mensagem por hugo pinto »

Há quanto tempo é que trocas-te de velas ou tambem pode ser uma das bobines.
O teu turbo está de stok ou tens perção?
Imagem
Meu progeto clicar na imagem
Meu Feedback
mk4 gti
mk2 1.9tdi
dconfusion
Pro
Pro
Mensagens: 1289
Registado: 23 ago 2009, 13:01
Localização: Lisboa

Re: Falhas de motor?

Mensagem por dconfusion »

Hugo, não sei se leste bem mas mudei de velas e bobines mt recentemente (nem dois meses deve ter) o carro está stock e também tem turbo novo.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Falhas de motor?

Mensagem por Mario_Marques »

dconfusion Escreveu:Motor 1.8T AUQagora pergunto quando se desliga a MAF para além dela ficar desligada o sistema eléctrico do carro desactiva mais alguma coisa que possa estar a influenciar estes sintomas?
Boas! Obviamente!
a maf lê a entrada de ar na admissão para acertar a mistura(uma das coisas), se a mesma estiver desligada a ecu assume um valor padrão e trabalha por mapa fixo sem variações de sensores.
Se fosse de velas o carro acusava-te detonação e pelos vistos não, o teu problema esta entre dois sensores, o que te esta a acontecer, a maf le o ar entrar, depois o ar das duas uma, ou não vai realmente para o motor ou algum sensor ai ta marado e dá informação de que necessita de muita gasolina pois andas com mistura rica que é o erro que te está a dar, o que pode querer dizer que podes ter a sonda lambda marada ou catalítico, etc, tens de testar sensor a sensor e ver se esta tudo ok até darem com o guilho, isto para fazeres tu sem custos.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
dconfusion
Pro
Pro
Mensagens: 1289
Registado: 23 ago 2009, 13:01
Localização: Lisboa

Re: Falhas de motor?

Mensagem por dconfusion »

Mário tenho alguma forma de verificar se realmente é a sonda que está a entregar a alma ao criador? os valores que fiz foi pelo vcds no modulo engine > measure block 032
Aí obtive o tal valor de 0.4%.
O que é certo é que o carro como dizes e bem está a mamar gasolina a parva.. 17/18 litros dao para pouco mais de 100km a andar a 50 a hora e sem puxar..
entretanto amanha tiro uns print screens para postar aqui, se puderes diz-me o que posso testar no vag que meto ca os ps.
Obrigado pela ajuda.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Falhas de motor?

Mensagem por Mario_Marques »

A sonda tens de testar os valores dela com o multímetro, precisas assim como os outros sensores, assim não tens de andar a gastar dinheiro em sensores.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
dconfusion
Pro
Pro
Mensagens: 1289
Registado: 23 ago 2009, 13:01
Localização: Lisboa

Re: Falhas de motor?

Mensagem por dconfusion »

Grande Mário mas não é mais viável testar com vagcom e ver os valores que a mesma está a fazer?
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Falhas de motor?

Mensagem por Mario_Marques »

O problema é que tu com o vag-com nada vais ver se os sensores estiverem marados, o vag-com só lê o que os sensores dizem, dá-te informação errada.
Mas podes sempre tentar ver o valor lamba, o duty cycle dos injectores, etc, mas é mais difícil...
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
hobbes
Beginner
Beginner
Mensagens: 56
Registado: 22 abr 2009, 23:45
Veículos: Polo 1.4 TDI
Localização: Lx

Re: Falhas de motor?

Mensagem por hobbes »

Boas,
Estou com os mesmos sintomas no meu Golf 1.8T.

Quando fiz o primeiro teste com o Vag-Com acusou o seguinte:

Address 01: Engine Labels: 06A-906-032-AUM.lbl
Part No: 06A 906 032 DR
Component: 1.8L R4/5VT 0003
Coding: 11500
Shop #: WSC 00046
VCID: 71E3A4603BB2056

2 Faults Found:
17608 - Boost Pressure Control Valve (N249)
P1200 - 35-00 - Mechanical Malfunction
17705 - Pressure Drop between Turbo and Throttle Valve (check D.V.!)
P1297 - 35-10 - - Intermittent
Readiness: 0000 1001

Depois troquei a diverter valve antiga (06A 145 710) por uma nova (06A 145 710N) e fiz novo teste que acusou:


2 Faults Found:
17705 - Pressure Drop between Turbo and Throttle Valve (check D.V.!)
P1297 - 35-10 - - Intermittent
17535 - Fuel Trim; Bank 1 (Mult)
P1127 - 35-10 - System too Rich - Intermittent
Readiness: 0000 1001


Agora estou sem saber o que fazer.
Chegaste a alguma conclusão? Como resolveste o problema?
Obrigado
mendas
Beginner
Beginner
Mensagens: 36
Registado: 25 jan 2013, 21:41
Veículos: Volkswagen Golf mk4 Gti

Re: Falhas de motor?

Mensagem por mendas »

Pessoal, desde já peço desculpa pelo Topic Digger mas estou com um problema muito semelhante a este no meu carro e aqui não foi dito como ficou resolvido. Queria pedir ao pessoal que resolveu o problema que me possa ilucidar como ficou resolvido. Eu já mudei a N75j por uma nova de origem, mudei velas, os tubos foram revistos e não tem fugas.

Os sintomas passam por exemplo em rotação baixa, e calcar prego a subir por exemplo, o carro engasga-se todo, em alta rotação e a subir a IC22 por exemplo, ora soluça ora não soluça, nota-se claramente falhas na potência. Por vezes tenho rateres no escape, e o carro perdeu imensa velocidade de ponta.

Alguém que me ilumine por favor, ou que tenha o VAG COM que seja de perto pra poder-mos desvendar esta mistério, sem custos acrescidos para mim, já estou a entrar na fase do desespero.

:roll:
hobbes
Beginner
Beginner
Mensagens: 56
Registado: 22 abr 2009, 23:45
Veículos: Polo 1.4 TDI
Localização: Lx

Re: Falhas de motor?

Mensagem por hobbes »

mendas Escreveu:Pessoal, desde já peço desculpa pelo Topic Digger mas estou com um problema muito semelhante a este no meu carro e aqui não foi dito como ficou resolvido. Queria pedir ao pessoal que resolveu o problema que me possa ilucidar como ficou resolvido. Eu já mudei a N75j por uma nova de origem, mudei velas, os tubos foram revistos e não tem fugas.

Os sintomas passam por exemplo em rotação baixa, e calcar prego a subir por exemplo, o carro engasga-se todo, em alta rotação e a subir a IC22 por exemplo, ora soluça ora não soluça, nota-se claramente falhas na potência. Por vezes tenho rateres no escape, e o carro perdeu imensa velocidade de ponta.

Alguém que me ilumine por favor, ou que tenha o VAG COM que seja de perto pra poder-mos desvendar esta mistério, sem custos acrescidos para mim, já estou a entrar na fase do desespero.

:roll:

Eu ainda não consegui resolver o problema.
A única coisa que sei neste momento é que não tenho fugas no sistema e se desligar a MAF o carro fica a a puxar muito e sem soluços.
Agora a dúvida é saber se uma MAF nova resolve, ou se é outro componente que fica inactivo quando se desliga a maf.
Quanto ao VAG-COM pouco tem ajudado neste caso pois os erros remetem para tantas situações que é difícil decifrar qual ou quais as correctas sem ser substituindo as peças que podem estar envolvidas. :x
mendas
Beginner
Beginner
Mensagens: 36
Registado: 25 jan 2013, 21:41
Veículos: Volkswagen Golf mk4 Gti

Re: Falhas de motor?

Mensagem por mendas »

Boas amigo hobbes, o meu problema segundo um mecânico e eletricista é uma bobine nas lonas (comum aos 180.000km nos 1.8T). Tenho de arranjar uma bobine e experimentar. Alguma alma que tenha uma que me possa safar só para testar? Assim excuso de gastar dinheiro à toa caso não seja da bobine.
mastertaichi
Amateur
Amateur
Mensagens: 288
Registado: 15 nov 2010, 13:35
Veículos: GOLF IV 1.9TDI 130cv
Localização: Gondomar

Re: Falhas de motor?

Mensagem por mastertaichi »

Estou com este problema também, como resolveram o vosso problema?
Responder