Garantia de enbraiagem!

Responder
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Garantia de enbraiagem!

Mensagem por Mario_Marques »

Se o rapaz pedir ao stand a factura da embraiagem a marca da embraiagem pode-lhe dar garantia dela sem problemas, já fiz isso com travões da brembo e não tive problemas, é uma coisa chata mas resolve-se(obviamente que nunca mais na vida comprei discos brembo max.lol).
Mas mesmo assim, eu tentava insistir com o stand, para o stand insistir com o mecânico, não tem jeito nenhum fazerem uma reparação que dura 7meses a meter material novo(supostamente), isso não cabe na cabeça de ninguém.
Abraço
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
golf cmb 33
Expert
Expert
Mensagens: 766
Registado: 13 nov 2009, 17:57

Re: Garantia de enbraiagem!

Mensagem por golf cmb 33 »

Mario_Marques Escreveu:Se o rapaz pedir ao stand a factura da embraiagem a marca da embraiagem pode-lhe dar garantia dela sem problemas, já fiz isso com travões da brembo e não tive problemas, é uma coisa chata mas resolve-se(obviamente que nunca mais na vida comprei discos brembo max.lol).
Mas mesmo assim, eu tentava insistir com o stand, para o stand insistir com o mecânico, não tem jeito nenhum fazerem uma reparação que dura 7meses a meter material novo(supostamente), isso não cabe na cabeça de ninguém.
Abraço
mas como sabes se a embraiagem foi reparada á 7 meses? penso q ja tem varios anos.
Imagem
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Garantia de enbraiagem!

Mensagem por Mario_Marques »

Sorry, pensava que tinha sido colocada á 7 meses, se não foi então nesse caso não têm de lhe pagar absolutamente nada.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
golf cmb 33
Expert
Expert
Mensagens: 766
Registado: 13 nov 2009, 17:57

Re: Garantia de enbraiagem!

Mensagem por golf cmb 33 »

Mario_Marques Escreveu:Sorry, pensava que tinha sido colocada á 7 meses, se não foi então nesse caso não têm de lhe pagar absolutamente nada.
o carro é que foi comprado á 7 meses, a embraiagem é que ja deve ser mais antiga, por isso nao tem garantia.
abraço
Imagem
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Garantia de enbraiagem!

Mensagem por Mario_Marques »

golf cmb 33 Escreveu:
Mario_Marques Escreveu:Sorry, pensava que tinha sido colocada á 7 meses, se não foi então nesse caso não têm de lhe pagar absolutamente nada.
o carro é que foi comprado á 7 meses, a embraiagem é que ja deve ser mais antiga, por isso nao tem garantia.
abraço
Exacto, isso garanto que a garantia não cobre, tinha percebi que o carro tinha sido comprado á 7 meses e tinha levado uma embraiagem, mas sendo assim nada feito pois não é defeito nem estragado, é desgaste natural e o carro é usado, a garantia não é obrigada a cobrir nada disso, se fosse uma avaria realmente deveriam cobrir mas isso é desgaste, faz parte da manutenção, não é uma avaria.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
golf cmb 33
Expert
Expert
Mensagens: 766
Registado: 13 nov 2009, 17:57

Re: Garantia de enbraiagem!

Mensagem por golf cmb 33 »

exacto, nem mais
Imagem
Blasar
Expert
Expert
Mensagens: 706
Registado: 09 mar 2009, 12:02
Veículos: Golf IV 1.9TDI (PD100)
Localização: Braga

Re: Garantia de enbraiagem!

Mensagem por Blasar »

Boas!!

Já vi que não nos vamos entender... :lol:

Eu, na minha pouco modesta opinião de leigo, não considero uma embreagem um consumível. Pelo menos, mais consumível do que um turbo, motor, válvulas, etc., com excepção de filtros; pastilhas de travão; escovas; lâmpadas; etc. E estou certo de que um Juiz será sensível a esta argumentação.

Dei a minha opinião, pois tive uma situação semelhante com um STAND e, na altura, informei-me junto de advogados amigos e da DECO e a impressão que retive foi de que a garantia é sobre a totalidade do carro (viram-se obrigados a substituir-me a válvula EGR e a bomba tandem). O facto de os STANDS dizerem outra coisa, e até mesmo o cliente assinar um qualquer tipo de documento, não se sobrepõem ao que o Decreto-Lei n.º 67/2003, de 8 de Abril, com a redacção que lhe foi dada pelo Decreto-Lei n.º 84/2008, de 21 de Maio, determina.

Disseram-me mais, se o STAND se recusar a resolver o problema, e estivermos com vontade e capacidad€ para entrar numa batalha jurídica, o melhor mesmo é levar o carro à VW, pedir um relatório diagnóstico oficial de todas as inconformidades detectadas no veículo, e apresentar uma reclamação (chamada denúncia, legalmente) ao STAND. Se eles não não estiverem dispostos a resolver os problemas detectados, é seguir os procedimentos legais disponíveis.

Como este fórum, por mim muito estimado, tem-me ensinado muito, partilho convosco a resposta que obtive da DECO, a qual foi reiterada por um advogado amigo, para tentar esclarecer melhor esta situação:

"...
Em conformidade com o Decreto-Lei n.º 67/2003, de 8 de Abril, com a redacção que lhe foi dada pelo Decreto-Lei n.º 84/2008, de 21 de Maio, nos contratos de compra e venda de viaturas a garantia mínima é de 2 anos. Porém, para as viaturas usadas, a lei admite que seja acordada uma garantia contratual mínima de um ano.

E, a garantia, obrigatória, é imperativamente dada para todas as peças da viatura, à excepção dos consumíveis.

Assim sendo, não se tratando de componentes consumíveis, a reparação ou substituição dos mesmos deverão ser executadas de forma tecnicamente devida e eficaz sem quaisquer encargos para o consumidor.

Os direitos do consumidor previstos no decreto-lei supra referido não podem ser afectados pela garantia prestada pelo vendedor, sendo nulo o acordo ou cláusula contratual pelo qual antes da denúncia da falta de conformidade ao vendedor se excluam ou limitem os direitos do consumidor previstos no referido diploma.

Os defeitos que sejam detetados na viatura presumem-se já existentes aquando do contrato de compra e venda e desconhecidos do comprador. Para que não estejam abrangidos pela garantia legal o vendedor terá de fazer prova de que são devidos a mau uso por parte do consumidor.

A reparação deve ser realizada, sem quaisquer encargos para o consumidor, nomeadamente, de materiais, mão-de-obra e de transportes, dentro de um prazo razoável, tendo em conta a natureza do defeito e o fim a que o consumidor destina o bem, num prazo máximo de 30 dias.


Relativamente ao conflito, salientamos alguns aspectos:
1. A cláusula de que a garantia abrange apenas a Caixa, o motor e outros componentes é ilegal e nula, ainda que o consumidor dela tenha tomado conhecimento e assinado os termos da garantia contratual.

2. Detetado um defeito, o consumidor deve, em primeiro lugar, denunciá-lo ao vendedor. Caso este não proceda à sua reparação, deve o consumidor proceder à reclamação por escrito, usando o Livro de Reclamações oficial ou através de carta RAR, denunciando o defeito e exigindo a sua reparação, de acordo com o disposto no Decreto-Lei n.º 67/2003, de 8 de Abril, com a redação que lhe foi dada pelo Decreto-Lei n.º 84/2008, de 21 de Maio, solicitando-lhe resposta escrita e dando-lhe um prazo para o efeito.
..."



Cumprimentos.

P.S. - Não sou advogado, nem para lá caminho, mas até agradecia que quem tiver essa facilidade, confrontasse algum advogado amigo com esta situação.
Orgulhoso proprietário de:
VW Carocha (12/1960)
VW Golf IV 1.9 TDI PD100 (09/2002)

Imagem

FEEDBACK
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Garantia de enbraiagem!

Mensagem por Mario_Marques »

Blasar, embraiagem gasta não é um defeito, é desgaste e indendependentemente de considerares ou não é um consumível, exactamente como travões ou filtros.
Por exemplo, o teu caso eram peças que não são de manutenção estragadas.
Não sei até que ponto o stand tem de cobrir mas duvido muito, especialmente uma embraiagem.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Blasar
Expert
Expert
Mensagens: 706
Registado: 09 mar 2009, 12:02
Veículos: Golf IV 1.9TDI (PD100)
Localização: Braga

Re: Garantia de enbraiagem!

Mensagem por Blasar »

Compreendo o que dizes e a lógica que empregas, Mário, mas desta feita concordamos em discordar. :wink:

Se fosse comigo, eu apertava com o STAND e ia até às últimas consequências, mas não somos todos iguais, e ainda bem. :D


Cumprimentos.
Orgulhoso proprietário de:
VW Carocha (12/1960)
VW Golf IV 1.9 TDI PD100 (09/2002)

Imagem

FEEDBACK
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Garantia de enbraiagem!

Mensagem por Mario_Marques »

Pronto...se tu achas que a embraiagem não é uma peça de desgaste é mesmo contigo, mas garanto-te no entanto que é :wink:
Agora o resto, nao sei a 100% se o stand nao é obrigado, mas conheço casos de carros novos que nao cobriu, logo usado entao é que nao deve cobrir mesmo, mas acho que o melhor mesmo é falar com advogado, mas pelo custo da embraiagem deve ficar mais caro o advogado, se fosse cmg também ia apertar com o stand.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Blasar
Expert
Expert
Mensagens: 706
Registado: 09 mar 2009, 12:02
Veículos: Golf IV 1.9TDI (PD100)
Localização: Braga

Re: Garantia de enbraiagem!

Mensagem por Blasar »

Mario_Marques Escreveu:Pronto...se tu achas que a embraiagem não é uma peça de desgaste é mesmo contigo, mas garanto-te no entanto que é :wink:
Agora o resto, nao sei a 100% se o stand nao é obrigado, mas conheço casos de carros novos que nao cobriu, logo usado entao é que nao deve cobrir mesmo, mas acho que o melhor mesmo é falar com advogado, mas pelo custo da embraiagem deve ficar mais caro o advogado, se fosse cmg também ia apertar com o stand.
Mário, se reparares eu nunca disse que a embreagem não é uma peça de desgaste, pois eu sei que é. :wink:

A minha questão é que não é um consumível equiparável a filtros; óleo; escovas; lâmpadas; etc., só isso.

A definição de consumível dá pano para mangas, e como disse antes, não sou advogado, mas acho que nós, de uma forma geral, abdicamos dos nossos direitos, muitas das vezes sem os conhecermos realmente. E este conformismo, geralmente, só nos prejudica, pois se tivéssemos feito algo para inverter a situação, talvez a coisa melhorasse, mas isto já são outros quinhentos. :lol:


Cumprimentos.
Orgulhoso proprietário de:
VW Carocha (12/1960)
VW Golf IV 1.9 TDI PD100 (09/2002)

Imagem

FEEDBACK
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Garantia de enbraiagem!

Mensagem por Mario_Marques »

blasar, mecanicamente é consumivel, alias, ate de catalogo vem apresentada como tal, nao sou advogado mas vendo peças e trabalho com carros faz algum tempo.
oleo, filtros, pneus, kit distribuiçao, discos, amortecedores, calços, embraigens, casquilhos, tudo peças de desgaste.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Blasar
Expert
Expert
Mensagens: 706
Registado: 09 mar 2009, 12:02
Veículos: Golf IV 1.9TDI (PD100)
Localização: Braga

Re: Garantia de enbraiagem!

Mensagem por Blasar »

Tudo bem.

Vou então inverter a questão, perguntando quais são as partes que não são consumíveis? Qual o(s) critério(s) que está(ão) por detrás da definição de consumível e de que forma é que se aplica? Um turbo também se desgasta, e no entanto porque é que não é um consumível, ou um motor? Qual a diferença inegável entre os diferentes componentes que constituem um carro que os distingue entre consumível ou não consumível?

Eu sei que sou chato, mas há determinadas coisas que quando não percebo na totalidade, fazem-me confusão, e como tal, agradeço a vossa, neste caso particular a tua, paciência e disponibilidade para me esclarecer. :wink:

Outra coisa que gostaria de sublinhar, embora seja auto-evidente, é que não ponho, nunca, em causa a tua sabedoria, experiência e know-how no que a mecânica e tudo o que esteja relacionado com carros diz respeito. Estou a anos-luz de ti, e de muitos outros membros deste fórum, mas, e também graças a vós, cada vez mais perto. :D


Cumprimentos.
Orgulhoso proprietário de:
VW Carocha (12/1960)
VW Golf IV 1.9 TDI PD100 (09/2002)

Imagem

FEEDBACK
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Garantia de enbraiagem!

Mensagem por Mario_Marques »

Os consumíveis são peças "sem" manutenção e reparação e que sofrem elevado desgaste, mais que tudo o resto.
Um turbo ou um motor são peças com manutenção
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Psyko1
Beginner
Beginner
Mensagens: 21
Registado: 07 fev 2011, 22:24
Veículos: Golf IV tdI

Re: Garantia de enbraiagem!

Mensagem por Psyko1 »

ja vi que abri asas a um grande debate:o LOl..isto das garantias trás mesmo muito pano para mangas, e sim é verdade q fechamos os olhos a muita coisa..em relaçao a minha enbraiagem!...fuii até ao stand e apertei com eles..apesar de haver essas discurdancias em termos de desgaste ou nao desgaste...(visto tnbem nao ter dinheiro para advocacias e tribunais) mas consegui com que me ponham enbraiagem e façam a revisao ao automovel e para alem disso vao ter q me arranjas a touch's ( não sei se é assim que se escreve) pois ja fazem barulho desde q tenho o carro..mas isso eles sempree assumiram...apesar de tudo...vou ter q pagar só a revisao..o que é obvio..e cerca de 40% da embraiagem com mao de obra..felizmente nao precisarei de bimassa ..(diagnostico de varios mecanicos)

contudo...este debate foi e ainda é muito bom para a nossa cultura geral ou para a minha visto q têem me ajudado imenso!


muito obrigadO pessoal=D e espero poder continuar sempre com a vossa ajudA!
Responder