Golf 1.4 GPL ou não?

Responder
Gusty87
Rookie
Rookie
Mensagens: 80
Registado: 30 ago 2009, 00:59

Golf 1.4 GPL ou não?

Mensagem por Gusty87 »

Boa Noite, tenho um Golf IV de 2001 com 112 000kms e derivado estar satisfeito com o carro e não me ter dado problemas, e como dificilmente irei trocar de carro nos próximos anos estou a pensar colocar o carro a GPL. Tenho orçamento de 1600£ numa casa especializada e referenciada, com um kit de ultima geração (não faço a minima qual é) o depósito no compartimento do pneu , e muito mais coisas que agora não me lembro, a minha pergunta é : só traz vantagens o GPL ? Poderá afectar alguma coisa no carro, ou o própio comportamento ou a fiabilidade? É tudo tão cor de rosa como nos dizem os fóruns da especialidade? É que o carro porta-se bem e não queria perder a confiança que tenho no carro...

Aproveito para dizer que faço cerca de 15 000kms anuais ou um pouco mais...

Quem tiver GPL agradeço que comente e conte a sua experiência e quem não tiver que dê a sua opinião.

Cumprimentos
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Golf 1.4 GPL ou não?

Mensagem por Mario_Marques »

Não tenho gpl mas tenho ligação directa com muitos carros equipados com gpl alguns deles turbinados e modificados mecanicamente, o que te tenho a dizer é muitos simples, o gpl é bom e os kits actuais são muito bons, apenas tem um inconveniente, é uma adaptação, como qualquer adaptação pode não ficar 100% bem á primeira, logo se fores em frente faz numa casa que te dê uma boa garantia e que tenha experiência já á alguns anos.
Pela experiência que tenho dizia-te para ires em frente, apenas há o inconveniente que mencionei, é sempre uma adaptação, nem sempre fica perfeita á primeira.
Abraço
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Gusty87
Rookie
Rookie
Mensagens: 80
Registado: 30 ago 2009, 00:59

Re: Golf 1.4 GPL ou não?

Mensagem por Gusty87 »

Obrigado Mário pela rapidez da resposta :wink: só mais uma dúvida: Há perda de potência passando o carro para GPL? E o consumo só aumenta mesmo 10% ?

Cumprimentos
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Golf 1.4 GPL ou não?

Mensagem por Mario_Marques »

Com os sistemas actuais a perca já praticamente não existe, em alguns casos até pode ter ganhos porque em alguns casos o gpl vai ter mais poder de injecção.
Os sistemas gpl actuais já são multi-ponto, têm elevada pressão de injecção e uma gestão electrónica como deve ser.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Bulldozer
Beginner
Beginner
Mensagens: 61
Registado: 02 set 2009, 22:16

Re: Golf 1.4 GPL ou não?

Mensagem por Bulldozer »

Só para acrescentar ao que o Mário já disse (e muito bem), convém ter atenção se esse motor necessita de flashlube (lubrificação adicional às sedes das válvulas) devido ao problema das "válvulas macias".

Fora isso, recomendo-te fazer um bom diagnóstico ao motor e se possível fazer um teste de compressão antes de instalares o sistema.

GPL é efectivamente muito bom, mas é essencial ter 100% de certezas em relação ao bom estado de saúde do motor antes de instalar o sistema. Caso contrário, o GPL pode muito bem vir a "descobrir" os problemas por ti :lol:
E creio que isto é particularmente válido para esse motor 1.4 que tem alguma fama de ceder de segmentos prematuramente.
sergio Silva
Rookie
Rookie
Mensagens: 100
Registado: 24 fev 2009, 06:26

Re: Golf 1.4 GPL ou não?

Mensagem por sergio Silva »

:D Ola malta

Aqui vai a minha experiencia.
quando comprei o meu carro + / - a ano e meio na segunda semana intalei logo o sistema GPL 1650euros marca tartarini centrlina multi ponto ultima geraçao, o mais eficaz agora e o BRC ta mais a eveluido.
Consumos muito bons 30 euros 600 Km andar com calma e 5 euros por mes de gasolina, ja fiz com GPl 38.000KM sem nada apontar, ate pelo contrario fica muito em conta.
Como o mario falou estes sistemas de GPL novos nao se nota perdas de rendimento ate pelo contrario.
eu na altura meti o reserbatorio no peneu sepelente 65L + / - aijo pouco se fosse hoje tinha posto uma botija gande mas isto som ideias.
a o meu 1.6 16V.

Boa sorte
Sergio Silva 8)
Omaha
Amateur
Amateur
Mensagens: 267
Registado: 19 out 2007, 02:09

Re: Golf 1.4 GPL ou não?

Mensagem por Omaha »

Em média levas 45.000 kms a recuperar o investimento.
E passas a gastar, em euros, metade do que gastas agora.
:wink:
Golf III 1.6 AFT Special
Imagem
Imagem
sergio Silva
Rookie
Rookie
Mensagens: 100
Registado: 24 fev 2009, 06:26

Re: Golf 1.4 GPL ou não?

Mensagem por sergio Silva »

ola

omanha tas redondamente enganado eu ao fim de 25.000Km ja tinha o dinheiro recuperado :mrgreen:
faz as contas eu meto GPL a 0,61 a gasolina 1,42 por isso ve. :lol:
GOLFANADO
Beginner
Beginner
Mensagens: 3
Registado: 05 mai 2010, 22:28
Veículos: GOLF MK4 1.4 16v 75hp GPL
Localização: Camarate - Loures

Re: Golf 1.4 GPL ou não?

Mensagem por GOLFANADO »

Boas! olha eu tenhu kit gpl da BRC no 1.4 de 2003...ate agora,melhor impossivel....30€ 465kms....!!!foi montando em vale figueira...na altura o carro era do meu cota...e ofereceram um gps da ndrive...n sei se ainda oferecem....!O preço do sistema GPL foi 1600€ ja com montagem!!!so tem uma unica desvantagem...n podes estacionar em parques subterrâneos,e para mim é péssimo pois comprei casa com box e n o posso lá por!
Sem sombra de dúvida que é um excelente investimento...!! Polui menos, o motor tem maior durabilidade, e a perda de potência comparando com o sistema gasolina deve ser 1%, n se nota visto que o motor é um 1.4 16v 75cv (por si só um motor alentejano)...se precisares de tirar dúvidas ou assim, pvt me!!!

Abraço!!!

GOLFANADO
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Golf 1.4 GPL ou não?

Mensagem por Mario_Marques »

GOLFANADO Escreveu:so tem uma unica desvantagem...n podes estacionar em parques subterrâneos,e para mim é péssimo pois comprei casa com box e n o posso lá por!
Esses autocolantes a dizer gpl descolam e muitos nem chegam a ser colados :mrgreen:
Essa lei de não se poder estacionar em parques é uma treta do caraças, é uma lei que data do tempo dos carburadores em que realmente o gaz poderia sair, hoje em dia o gpl está mesmo muito seguro, é um disparate as leis de gpl cá em pt, não se verificam em nenhum pais da UE.
Vejam isto:

"Also known as “autogas”, it is a by-product of the oil and gas industries, but is a cleaner, greener and cheaper fuel. Furthermore, Dutch scientists have published research and testing results showing that LPG vehicles score better in terms of safety than petrol vehicles."

Algumas cidades até oferecem parque gratuito a viaturas gpl.lol

"Free resident parking is offered by Westminster City Council, London, while LPG parking discounts are offered from Councils including the London Boroughs of Hammersmith & Fulham, Richmond and Islington."

http://www.lpgconversionservices.co.uk/lpg-facts.html
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Gusty87
Rookie
Rookie
Mensagens: 80
Registado: 30 ago 2009, 00:59

Re: Golf 1.4 GPL ou não?

Mensagem por Gusty87 »

De facto , este país é mesmo muito pequeno...ter que andar com um distico atrás a catalogar as pessoas como se fossem criminosos por o uso de GPL é terceiro mundista, faz lembrar a Nigéria...

Agradeço as opiniões, estou hesitante em pôr este sistema porque tenho medo que o motor venha a dar problemas graves , pois a fama do 1.4 já é grande, se bem que ainda não tenho que me queixar, mas nunca se sabe e lá vai o investimento por água abaixo...reparei agora no fim de semana que fiz uma viagem de 500kms quase sempre a 160/ 170km/h que o nível do óleo baixou um bocado, já fiz 6000kms com este óleo e depois da viagem o nível da vareta estava em baixo, se bem que não apitou a pedir mais óleo no painel, já repus com mais um litro por precaução...o que me deixou um bocado apreensivo e renitente, pois 1600£ ainda é muita fruta....
lux
Amateur
Amateur
Mensagens: 547
Registado: 10 jan 2008, 11:14
Localização: Tondela/Viseu - Sta Joana/Aveiro

Re: Golf 1.4 GPL ou não?

Mensagem por lux »

para ires a 160 170 ja vai o carro perto da redline e ai sim gasta um pouco de óleo, mas não quer dizer que tem os segmentos lixados... também já andei com ideias de meter o GPL no meu, mas depois de repensar desisti.. e o que fez mais desistir foi as restrições de não poder ir para parques subterrâneos.. estacionar em garagens.. e o "tócolante" e o "preconceito que as pessoas têm desses carros.. pensam que são bombas atómicas
RBessa
Beginner
Beginner
Mensagens: 65
Registado: 23 nov 2010, 12:47

Re: Golf 1.4 GPL ou não?

Mensagem por RBessa »

Olá Boa Tarde,

Surgiu a Oportunidade de comprar um GOLF 4 1.4 75 cv Highline com GPL, o carro tem 100000 km e usa o sistema tartarini. Está novo, andei com ele e gostei muito.
Além de que para mim tem umas linhas impecáveis. Estéticamente é um dos golfs que mais gosto.

É carro para fazer que consumos?

Podem-me dizer se a manutenção para este carro é muito cara e problemas mais usuais?

Obrigado
Golf 1.4 16v @ GPL
sergioluzpinto
Beginner
Beginner
Mensagens: 19
Registado: 20 ago 2010, 07:57
Veículos: Golf MK4 1.4 16V - GPl
Localização: Sintra - Lisboa

Re: Golf 1.4 GPL ou não?

Mensagem por sergioluzpinto »

Boas este tópico esta meio antigo mas digo de todo coração, tenho um Golf de 98 1.4 16V com kit da Tartarini e uso o carro todos os dias (carro de trabalho), consumos optimos, meu carro esta agora com 304.354 Km... e nada a dar de problemas com o GPL, infelizmente existe o agravante de não poder estacionar em determinados sitios, porem, muitos centros comerciais estao a mudar suas politicas e dando conta que isso é parvoice das brabas!!!
Não tenho que reclamar deste facto do carro ser a GPL, com 33€ +/- 550Km
Golf IV 1.4 GPL
RBessa
Beginner
Beginner
Mensagens: 65
Registado: 23 nov 2010, 12:47

Re: Golf 1.4 GPL ou não?

Mensagem por RBessa »

Gusty87 Escreveu:Boa Noite, tenho um Golf IV de 2001 com 112 000kms e derivado estar satisfeito com o carro e não me ter dado problemas, e como dificilmente irei trocar de carro nos próximos anos estou a pensar colocar o carro a GPL. Tenho orçamento de 1600£ numa casa especializada e referenciada, com um kit de ultima geração (não faço a minima qual é) o depósito no compartimento do pneu , e muito mais coisas que agora não me lembro, a minha pergunta é : só traz vantagens o GPL ? Poderá afectar alguma coisa no carro, ou o própio comportamento ou a fiabilidade? É tudo tão cor de rosa como nos dizem os fóruns da especialidade? É que o carro porta-se bem e não queria perder a confiança que tenho no carro...

Aproveito para dizer que faço cerca de 15 000kms anuais ou um pouco mais...

Quem tiver GPL agradeço que comente e conte a sua experiência e quem não tiver que dê a sua opinião.

Cumprimentos
Que Shoppings dizes que andam a mudar as políticas? Grandes consumos mesmo. Consegues por GPL a quanto?

Bem-Vindo ao forum.

Passa nas apresentações! :)
Golf 1.4 16v @ GPL
Responder