Duvida na 5ª Longa!

Responder
raimens
Rookie
Rookie
Mensagens: 111
Registado: 13 dez 2008, 23:47

Re: Duvida na 5ª Longa!

Mensagem por raimens »

isto é apenas a minha opnião mas axo k mais valia gastar uns trocos e ir buscar a caixa do ibiza eu pessoalmente n gosto da caixa de 6 alem k é basttante mais pesada gostava de meter a do ibiza pork gosto de caixa de 5 e é mais comprida menos esfoço e menos consumo n se esqueçam k ao mudarem a 5 mais longa têm de puxar mais a sexta e no caso de ser a subir mt mais no caso de serem 5 pessoas dentro ainda mais axo k võa ter ali uma paixa a 4 vai andar sempre a puxar mais altas rotações lá vai aumetar consumos, a relação entre elas vai ter uma quebra

abraços
KainTDi
Amateur
Amateur
Mensagens: 473
Registado: 20 mai 2009, 11:56
Localização: Águeda, Aveiro, Nenhures

Re: Duvida na 5ª Longa!

Mensagem por KainTDi »

rato_bqg Escreveu:é linear sim joao.. enquanto nao trocas de mudanca e smp assim..

se em 1ª as 1000rpm vais a 20 na msm mudanca as 5000rpm vais necessariamente aos 100km/h é claro que uma primeira nao faz tanto mas isto e so um exemplo..

em 5ª se as 3000rpm vais a 200 as 6000rpm vais necessariamente a 400.. e msm assim joao
Boas... eu sou mesmo um tonhó em mecânica portanto perdoem-me se disser uma barbaridade...
se o meu AJM com a caixa super mega hiper duper ri-fixe de longa em 5ª ás 2000 vai ± 100
então ás 4000 vai ± 200
e ás 5000 vai a 250? :roll:
e a 6ª??

Num MAHA o carro então vira os rolos até aos 300. alguém pode comprovar isso?
Só pergunto por mera curiosidade porque ao olhar para para as rotações vs velocidade em 5ª(os ponteiros andam +/- paralelos)
sempre fiquei com a dúvida da velocidade máx da caixa.
Vw Golf TDi '99 AJM UF
Vw Golf TDi '98 ALH OC
rato_bqg
Pro
Pro
Mensagens: 2026
Registado: 18 jul 2008, 17:51
Localização: Planeta Terra

Re: Duvida na 5ª Longa!

Mensagem por rato_bqg »

uma coisa e a velcoidade que a caixa podera fazer.. outra coisa e o teu motor ter forca para levar o carro ate a essas rotacoes .. mas num banco de ensaio nunca conseguiras levar o teu pd115 a 300km/h porque o teste faz se em 4ª ou em 5ª e depois para fazeres essa velocidade precisas d investir mt mt mt nesse motor

a tua 6ª deve fazer 120 as 2000 e as 4000 240.... acho eu nao cunheco tao bem a caixa dos 115..
Imagem

MEU PROJECTO!! --> Aqui!!

Utilizador nº 5261
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Duvida na 5ª Longa!

Mensagem por Mario_Marques »

Não é assim que se calcula a relação, obviamente as 4000 não vai a 240 apesar de na mesma relação de caixa as 2000 ir a 120.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
rato_bqg
Pro
Pro
Mensagens: 2026
Registado: 18 jul 2008, 17:51
Localização: Planeta Terra

Re: Duvida na 5ª Longa!

Mensagem por rato_bqg »

Mario_Marques Escreveu:Não é assim que se calcula a relação, obviamente as 4000 não vai a 240 apesar de na mesma relação de caixa as 2000 ir a 120.

entao com é mario?? eu smp pensei que fosse linear ate ao fim.. do inicio ao fim
Imagem

MEU PROJECTO!! --> Aqui!!

Utilizador nº 5261
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Duvida na 5ª Longa!

Mensagem por Mario_Marques »

rato_bqg Escreveu:
Mario_Marques Escreveu:Não é assim que se calcula a relação, obviamente as 4000 não vai a 240 apesar de na mesma relação de caixa as 2000 ir a 120.

entao com é mario?? eu smp pensei que fosse linear ate ao fim.. do inicio ao fim
Não é linear, deixo aqui um link para quem quiser calcular a velocidade real em cada marcha.
http://www.sapinhocambios.com.br/calculos.html
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Capitão Iglo
Beginner
Beginner
Mensagens: 8
Registado: 13 ago 2010, 21:43
Veículos: Golf MK4 110cv
Localização: Matosinhos

Re: Duvida na 5ª Longa!

Mensagem por Capitão Iglo »

Boas ! Alguem me consegue arranjar a referencia do carreto de quinta do pd100 ? Abc
Golf IV GTI TDI
paull
Expert
Expert
Mensagens: 771
Registado: 15 dez 2010, 17:48
Veículos: Golf IV, Chevrolet Matiz
Localização: lisboa,sintra

Re: Duvida na 5ª Longa!

Mensagem por paull »

Boas... Tenho uma caixa euh vale apena meter o carreto de uma asv?
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Duvida na 5ª Longa!

Mensagem por Mario_Marques »

paull o ideal é sempre obviamente calcular os rapports da caixa completos para depois não haver decepções, depois é também o facto de que tudo tem as suas vantagens e as suas desvantagens, o que se ganha num lado perde-se no lado oposto.

Está resposta serve para qualquer caixa de qualquer carro, o que é bom para mim pode não ser bom para outra pessoa, bem como o inverso, eu pessoalmente prefiro chegar rápido aos 120 do que nunca chegar na vida aos 250...
Para quem quer trocar relações, há muitas empresas até mesmo no eBay a vender kits.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Responder