Swap cx 5 para 6

Responder
pedro.pinho
Amateur
Amateur
Mensagens: 230
Registado: 26 set 2007, 22:40
Localização: s.joão da madeira/aveiro

Swap cx 5 para 6

Mensagem por pedro.pinho »

Boas

Tenho um tdi 110cv motor asv, tenho andado sísmado em trocar a cx de 5 para 6, porque acho que o carro realmente precisa, em auto estradas faz rotações muito altas em 5... a 160/ 170 vai com muita rotação, agora, alguém já fez??? É swap direto? Tira uma mete outra, do 115 ou 130cv. Alguém pode dar umas dicas se é fácil ou é preciso trocar meio carro parador a funcionar..
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9823
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Swap cx 5 para 6

Mensagem por Silver_Ajm »

pedro.pinho Escreveu: 11 out 2018, 22:35 Boas

Tenho um tdi 110cv motor asv, tenho andado sísmado em trocar a cx de 5 para 6, porque acho que o carro realmente precisa, em auto estradas faz rotações muito altas em 5... a 160/ 170 vai com muita rotação, agora, alguém já fez??? É swap direto? Tira uma mete outra, do 115 ou 130cv. Alguém pode dar umas dicas se é fácil ou é preciso trocar meio carro parador a funcionar..
Tem que trocar caixa, transmissões, motor de arranque e eventualmente o seletor se não for dos mais recentes, salvo erro é só isto...
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
pedro.pinho
Amateur
Amateur
Mensagens: 230
Registado: 26 set 2007, 22:40
Localização: s.joão da madeira/aveiro

Re: Swap cx 5 para 6

Mensagem por pedro.pinho »

Motor de arranque??? O carro é de 2003, mas o seletores estava à espera... não estava á espera era do motor de arranque, será que alguém já fez? Deve ficar porreiro o carro o que acham ?
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Swap cx 5 para 6

Mensagem por Mario_Marques »

Se meteres uma caixa 115 és capaz de te arrepender bastante.
Dá para meteres uma quinta mais longa sem necessidade de substituição da caixa
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
pedro.pinho
Amateur
Amateur
Mensagens: 230
Registado: 26 set 2007, 22:40
Localização: s.joão da madeira/aveiro

Re: Swap cx 5 para 6

Mensagem por pedro.pinho »

Olá Mário

E o que sugeres meter a 5 de que carro?
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9823
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Swap cx 5 para 6

Mensagem por Silver_Ajm »

pedro.pinho Escreveu: 12 out 2018, 18:27 Motor de arranque??? O carro é de 2003, mas o seletores estava à espera... não estava á espera era do motor de arranque, será que alguém já fez? Deve ficar porreiro o carro o que acham ?
Sim motor de arranque, é diferente da caixa de 6 para 5.
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Swap cx 5 para 6

Mensagem por Mario_Marques »

pedro.pinho Escreveu: 12 out 2018, 20:34 Olá Mário

E o que sugeres meter a 5 de que carro?


Essa prática já é velhinha, já fiz isso em uns poucos de carros e estou agora a fazer mais uma vez mas desta vez para mim porque tenho um carro que para ir a 120kmh vai prai as 4500rpm...
Imagem
E como já estou velhinho de dizer sempre que perguntam isso, ter uma relação longa não vai necessariamente melhorar tudo no carro, em muitos casos até piora bastante, pois o esforço no motor é maior em determinadas situações, alterar a quinta justifica-se a quem faz mesmo, mesmo muita autoestrada e não se importa de perder um pouco de poder de aceleração e anda normalmente um pouco acima dos limites estipulados pela lei.
Alterar a caixa é sempre um compromisso entre o power do motor, tipo de condução e conforto, e dependendo do quanto se altera o efeito pode melhorar até certo ponto e depois começar a piorar novamente se a relação for muito longa para o motor/tipo de utilização.
O material que utilizava nos golf mk4 para fazer essa conversão de quinta é estas duas peças e pouco mais: part number: Carreto grande 02Z311158A e carreto pequeno 02Z311361A, isso são as relações da vw transporter, são as mais longas que há, isso fica tipo uma caixa asd sem a desvantagem de teres de comprar caixa usadas que não sabes como vem, trocar caixas, etc.
Eu só fiz essa aplicação em carros que andavam muito bem e tinham bom sistema de refrigeração, uma das coisas imediatas que se nota com caixa mais longa a andar em rotação mais baixa é que se fores de gaz a fundo o motor aquece bem mais que com a caixa curta, a caixa curta faz ciclos rápidos e tem pouca pressão dinamica nos cilindros, uma caxa longa os ciclos são longos e tens pressão dinâmica nos cilindros bem superior, estas temperaturas só se vêm com Digamos "um estudo de caso" maiora das pessoas não vai conseguir perceber isso, alguns overdrives não caem tanto.
Essas relações que coloquei em cima baixa-te cerca de 500rpm em quinta, não parece muito mas é muito.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
pedro.pinho
Amateur
Amateur
Mensagens: 230
Registado: 26 set 2007, 22:40
Localização: s.joão da madeira/aveiro

Re: Swap cx 5 para 6

Mensagem por pedro.pinho »

Hum... eu não faço muita muita ae, mas quando faço noto perfeitamente que desde sempre é um carro que precisava ou ficava melhor com 6, precisamente para o motor não fazer tanto esforço... para teres noção, a 140km vai nas 3200+- e se apontares para uma velocidade cruzeiro, na casa dos 160 que o golf aguenta bem essa velocidade, vai com uma rotação alta, na minha ideia a sexta ia poupar o motor e baixar o consumo...
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Swap cx 5 para 6

Mensagem por Mario_Marques »

Esforço e rotação não é a mesma coisa, essas rotaçoes não são nada de especial para um motor saudável.
Eu conheço relativamente bem o que esse carro faz com a caixa de origem e também tenho um e um 115, pessoalmente a um nível geral acho a caixa bem ajustada ao motor, já a do 115 é demasiado longa.
Eu já dei este exemplo em outros tópicos para explicar de uma forma mais compreensível a diferença entre esforço e rotação.
Imagina que vais fazer uma subida numa bicicleta com mudanças e vais dar o tudo por tudo com uma mudança leve/curta, vais fazer muita rotação mas se tiveres alguma preparação física fazes bem, depois tenta fazer o mesmo na mudança mais pesada, não vais fazer rotação mas vais rebentar-te todo com imenso esforço....um motor é igual.
A vantagem da sexta vs quinta longa é que tens melhor forma de explorar o motor ao teres mais mudanças tens os rapports mais divididos em espaços menores, mas esse carro com uma caixa 115 fica a arrastar-se um pouco e em grande esforço se andares sempre a calcar pois vais andar ali sempre a moer entre as 2000 e as 3000 em sexta, com caixa longa em AE se não calcares muito, aí sim, podes realmente reduzir consumos, desgaste e melhorar o conforto, a calcar, dependendo do estilo de condução, pode até piorar pois dependendo do estilo de condução podes aumentar o esforço
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
pedro.pinho
Amateur
Amateur
Mensagens: 230
Registado: 26 set 2007, 22:40
Localização: s.joão da madeira/aveiro

Re: Swap cx 5 para 6

Mensagem por pedro.pinho »

Olá Mário, aos anos que te conheço daqui do fórum e como de custume as tuas explicações e disponibilidade são top 👍👍👍, esta situação de cxs eu não percebo muito e já percebi que cx de 6 do 115 talvez não seja a melhor para o que se pretende, mas eu falei do 115 por falar, eu se avançar com esta situação tento arranjar a cx e o material ou os carretos que neste caso tu, se não te importares me disseres para arranjar, ou se me disseres que realmente o carro está melhor como está, fico quieto...
Sabes que a situação de calcar muito em ae já passou😁 a malta com a idade vai perdendo isso e com 40 anos e um pequenito de 5 😁 sentado atrás... neste momento quero, quando faço alguma viagem é meter (6) e ir em conforto sem nos 140/150/160 dar a sensação que vou a 200 km...
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Swap cx 5 para 6

Mensagem por Mario_Marques »

No eBay encontras com facilidade esses kits de relações, um kit andará nos 60-140€ não original ou original usado, em autoestrada, viagens longas de nacional compensa a relação longa, ficas com maior conforto, economia, etc, já no dia-a-dia perdes um pouco de resposta e se andares sempre a calcar acontece o que descrevi, um esforço adicional.
Um kit desses mesmo a nível de instalação é algo não muito complicado, o serviço faz-se com a caixa no carro, a quinta fica de fora, atrás da tampa, tirando a rampa tem logo acesso á quinta.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
pedro.pinho
Amateur
Amateur
Mensagens: 230
Registado: 26 set 2007, 22:40
Localização: s.joão da madeira/aveiro

Re: Swap cx 5 para 6

Mensagem por pedro.pinho »

Procuro no eBay com aquelas ref que puseste, certo?
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Swap cx 5 para 6

Mensagem por Mario_Marques »

podes procurar pelas referencias, as referencias que coloquei são da relação mais longa possivel, o meu kit da minha foto é mais curto que esse pois não quero matar o motor...
Dá ai uma vista de olhos:
https://www.ebay.co.uk/sch/i.html?_from ... r&_sacat=0

Aconselho-te a contactar os vendedoers e confirmares se o kit é o especifico para o teu tipo de caixa, tipo de caixa e código de caixa são coisas diferentes, a tua caixa á partida é uma tipo 02J, mas estas coisas tem sempre de se confirmar, a caixa tipo 02A e 02C tem peças compatíveis com a tua em alguns casos embora tenha diferenças, mas o correcto é comprares sempre peças indicadas para a tua, inventar é para quem sabe, também existe um kit para adicionares uma sexta á tua caixa mas ai já estamos a falar em valores que no teu caso não vão interessar.
As referencias que cá coloquei, isso novo na vw, na altura compravas as duas por menos de 250euros, peças novas e originais.
Uma coisa importante que quem é nabo em caixas de velocidade vai dizer que está estragado, se reparares na minha foto as engrenagens têm umas marcas, aquelas marcas vêm sempre em vários conjuntos de mudanças, não é um defeito é mesmo assim, mas quem nunca trabalhou com caixas vai achar que aquilo é um defeito, aquelas marcas são feitas de fábrica :o
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
pedro.pinho
Amateur
Amateur
Mensagens: 230
Registado: 26 set 2007, 22:40
Localização: s.joão da madeira/aveiro

Re: Swap cx 5 para 6

Mensagem por pedro.pinho »

Ola Mario

Estive a ver isso no ebay, mas realmente aquilo é chines para mim, lolol.
Vou ver se vejo o tipo de cx do carro ao certo e depois volto a falar ctg para ver se me indicas qual comprar, com um bocado de jeito, depois ainda te ligo para fazer o serviço, se tiveres disponibilidade para me aturar, lololol
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Swap cx 5 para 6

Mensagem por Mario_Marques »

Vê o teu tipo de caixa, está gravado na parte de baixo do carro, á priori e 02j, depois envia mensagem aos vendedores, por norma quem trabalha com esse tipo de material e em especial no eBay são muito prestaveis e sabem dizer-te tudo, acredito que mesmo no Google seja bastante fácil obteres info disso, eu por norma usava essas duas referências, junta original, óleo original e siga.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Responder