Correias distribuição com menos de 2 anos rebentadas

Responder
andreiar
Beginner
Beginner
Mensagens: 4
Registado: 27 jul 2018, 09:49
Veículos: Golf 1.4

Correias distribuição com menos de 2 anos rebentadas

Mensagem por andreiar »

Bom dia a todos!
Costumo seguir o fórum e pesquisar aqui se há alguém com problemas semelhantes, mas não sou grande entendida em mecânica... Estou agora com uma situação em mãos e agradeço todas as opiniões informadas que me possam dar!
Na semana passada rebentou-me a correia de distribuição que coloquei em finais de 2016. Comprei-as num site de peças auto e um mecânico amigo é que as colocou. Creio que esta pessoa amiga é bastante cuidadosa e experiente, por isso mais depressa considerei que poderia haver defeito das peças e contactei o site para activar a garantia. Recebi instruções para enviar as correias por correio e com todas as informações possíveis sobre a montagem e a desmontagem, pois os técnicos deles irão avaliar o estado das correias e determinar a origem do problema.
Há pouco tempo o mecânico onde vou agora também já me tinha chamado a atenção para o facto de a minha embraiagem estar com algum desgaste. A embraiagem foi também colocada nova há cerca de 4 anos, tendo sido comprada no mesmo site e colocada pelo mesmo mecânico.
Aquilo que gostava de saber é: parece-vos mais provável que as peças não sejam de qualidade ou que o problema possa estar no mecânico? Sei que poderá ser uma pergunta difícil de responder, mas a verdade é que me começa a parecer coincidência tudo isto... Há forma de saber se as coisas foram bem montadas?
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9823
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Correias distribuição com menos de 2 anos rebentadas

Mensagem por Silver_Ajm »

Umas fotos devem ajudar, no entanto duvido que aqui haja alguém capaz de identificar a causa desse problemas sem ter a correia e o motor ao pé para fazer algumas despistagens...
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Correias distribuição com menos de 2 anos rebentadas

Mensagem por Mario_Marques »

Há forma de determinar se a correia rebentou por defeito ou má montagem, mas isso teria de se começar a ver com ela ainda no carro, depois de desmontada já não há muito a ver.
Esse motor tem duas correias no comando, uma principal e uma intermediária que faz a ligação entre as duas arvores de cames, desde que utilizem as ferramentas e apertos adequados e tenham trocado tudop o que deve ser trocado ela é raro falhar a não ser claro que o material seja realmente mau.
Imagem

A embraiagem é basicamente a mesma coisa, não há muitas formas de a montar mal, em especial nesse carro que nem sistema de pré tensionamento/ajuste automático tem, em alguns carros modernos há cuidados a ter que muitos mecânicos não sabem nem t~em ferramentas para isso, mas nesse não tem nada disso, é tirar uma e meter outra basicamente.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
andreiar
Beginner
Beginner
Mensagens: 4
Registado: 27 jul 2018, 09:49
Veículos: Golf 1.4

Re: Correias distribuição com menos de 2 anos rebentadas

Mensagem por andreiar »

Bom dia! Agradeço os vossos comentários e explicações! :) Só respondo agora porque entretanto fui de férias, precisava mesmo de desligar desta dor de cabeça....
Entretanto, o mecânico já desmontou as correias e diz que não detectou sinais de terem sido mal instaladas, mas que apenas lhe parecem muito gastas para umas correias com 2 anos tendo em conta os km que faço. Ou seja, já começo a colocar a hipótese de o mecânico me ter ficado com as peças novas que comprei e me ter instalado outras usadas de um sucateiro ou algo do género!!
Em breve ainda coloco fotos das correias
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9823
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Correias distribuição com menos de 2 anos rebentadas

Mensagem por Silver_Ajm »

andreiar Escreveu: 15 out 2018, 10:56 Bom dia! Agradeço os vossos comentários e explicações! :) Só respondo agora porque entretanto fui de férias, precisava mesmo de desligar desta dor de cabeça....
Entretanto, o mecânico já desmontou as correias e diz que não detectou sinais de terem sido mal instaladas, mas que apenas lhe parecem muito gastas para umas correias com 2 anos tendo em conta os km que faço. Ou seja, já começo a colocar a hipótese de o mecânico me ter ficado com as peças novas que comprei e me ter instalado outras usadas de um sucateiro ou algo do género!!
Em breve ainda coloco fotos das correias
Ou se calhar nem sequer a trocou...
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
andreiar
Beginner
Beginner
Mensagens: 4
Registado: 27 jul 2018, 09:49
Veículos: Golf 1.4

Re: Correias distribuição com menos de 2 anos rebentadas

Mensagem por andreiar »

Sim, no caso das correias parece-me até o mais provável... No caso da embraiagem é que teve mesmo de trocar, pois já estava com problemas.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Correias distribuição com menos de 2 anos rebentadas

Mensagem por Mario_Marques »

A correia se já tiver estado muitos anos em armazém também podia não estar ok e depois de montada ceder.

Há um ditado que diz, quando a esmola é muita...eu online compro discos, pastilhas e pouco mais, correias a não ser que o cliente peça especificamente de concorrência só uso original, ao menos tem lá gravada a data de validade.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Ovelheiro
Amateur
Amateur
Mensagens: 672
Registado: 30 dez 2015, 11:01
Veículos: Golf IV 1.4i

Re: Correias distribuição com menos de 2 anos rebentadas

Mensagem por Ovelheiro »

Mario_Marques Escreveu: 15 out 2018, 18:51 A correia se já tiver estado muitos anos em armazém também podia não estar ok e depois de montada ceder.

Há um ditado que diz, quando a esmola é muita...eu online compro discos, pastilhas e pouco mais, correias a não ser que o cliente peça especificamente de concorrência só uso original, ao menos tem lá gravada a data de validade.
Aproveitando o tópico, existem marcas que possam ter a data? Se sim quais? E da concorrência quais as melhores correias em termos de qualidade/durabilidade? Obrigado
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Correias distribuição com menos de 2 anos rebentadas

Mensagem por Mario_Marques »

Se tiveres uma correia com 10, 15 anos mesmo que seja original não há milagres.
Na original vem a validade gravada, nas outras que me recorde não.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
ravager
Amateur
Amateur
Mensagens: 390
Registado: 02 set 2014, 22:02

Re: Correias distribuição com menos de 2 anos rebentadas

Mensagem por ravager »

Mario_Marques Escreveu: 01 out 2018, 17:27 A embraiagem é basicamente a mesma coisa, não há muitas formas de a montar mal, em especial nesse carro que nem sistema de pré tensionamento/ajuste automático tem, em alguns carros modernos há cuidados a ter que muitos mecânicos não sabem nem t~em ferramentas para isso, mas nesse não tem nada disso, é tirar uma e meter outra basicamente.
A embraiagem não tem de levar sempre aperto na prensa de forma cruzada e com chave dinamométrica?
Ou é só no monomassa da Valeo que isso tem de ser feito?
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Correias distribuição com menos de 2 anos rebentadas

Mensagem por Mario_Marques »

Todas têm e apertos binários
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
ravager
Amateur
Amateur
Mensagens: 390
Registado: 02 set 2014, 22:02

Re: Correias distribuição com menos de 2 anos rebentadas

Mensagem por ravager »

Pois.. o problema é que muitos mecânicos é ao bota pra lá.. apertos na prensa sequenciais e de pistola.. depois quem se lixa é o cliente quando vê a embraiagem a começar a vibrar ao fim de poucos km's. Felizmente o meu monomassa ficou bem, mas há muita malta que se queixa de vibrações ao fim de pouco tempo, e apostaria que o problema foi esse.
Ovelheiro
Amateur
Amateur
Mensagens: 672
Registado: 30 dez 2015, 11:01
Veículos: Golf IV 1.4i

Re: Correias distribuição com menos de 2 anos rebentadas

Mensagem por Ovelheiro »

Mario_Marques Escreveu: 15 out 2018, 20:17 Se tiveres uma correia com 10, 15 anos mesmo que seja original não há milagres.
Na original vem a validade gravada, nas outras que me recorde não.
Obrigado, como vou ter que substituir a minha correia, assim sempre tenho informação adicional ;)
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Correias distribuição com menos de 2 anos rebentadas

Mensagem por Mario_Marques »

ravager Escreveu: 16 out 2018, 20:53 Pois.. o problema é que muitos mecânicos é ao bota pra lá.. apertos na prensa sequenciais e de pistola.. depois quem se lixa é o cliente quando vê a embraiagem a começar a vibrar ao fim de poucos km's. Felizmente o meu monomassa ficou bem, mas há muita malta que se queixa de vibrações ao fim de pouco tempo, e apostaria que o problema foi esse.
Numa embraiagem convebncional não é muitoooooo grave desde que fique bem apertada, quando são embraiagems com sistema de ajuste automatico tipo golf mk5, embraiagens com peso modificado e outras que não sejam originais, ai o problema já pode ser maior, mas nas "normais" não é extremamente grave desde que fique bem apertada.
O volante do motor sim, é muito importante em qualquer carro ter o torque certo e não reutilizar parafusos, ai sim, muita gente falha gravemente, as custas desse pessoal já andei de máquina de soldar e muita paciência a tirar restos de parafusos de cambotas.... :o
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
andreiar
Beginner
Beginner
Mensagens: 4
Registado: 27 jul 2018, 09:49
Veículos: Golf 1.4

Re: Correias distribuição com menos de 2 anos rebentadas

Mensagem por andreiar »

Já tenho as correias e anexo fotos. São da Gates e não consigo distinguir data de validade, mas também já nada está muito visível, como podem ver. A correia mais pequena foi a que rebentou, está completamente desgastada, até os dentes faltam...
O mecânico diz que não detecta sinais de terem sido mal montadas, nem as correias nem a embraiagem.
Vou arriscar e tentar enviar as correias para a garantia, os tipos do site têm andado a contactar-me com alguma insistência, por isso parecem estar também interessados em perceber se poderá ou não ter havido falha no material. Vamos ver o que dá!

Imagem
Imagem
Responder