Golf IV Van 1.9 TDI 130 - Dúvida

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Golf IV Van 1.9 TDI 130 - Dúvida

Mensagem por Gmigas »

Boa noite.

Alguém por aqui com um Golf Van com o motor ASZ 1.9 TDI de 130cv?

Sei que são raros estes motores no Golf comercial, mas sei que existem, estou em vias de comprar um carro nesta versão e tenho uma duvida que me anda a tirar o sono.

Já ando nisto dos Golf há muito tempo, mas apareceu-me uma que não estava à espera, como disse, ando em vias de comprar um carro destes, o carro topa-se à distância que é um Golf 1.9 TDI 130 Sport Pacific, bate tudo certo, tudo diz ASZ no carro, inclusive o famoso autocolante, tem caixa de 6, o carro é um Sport Pacific com Climatronic, computador de bordo, cruise control (versão que apenas era vendida com o motor de 130cv), é nacional e é dos últimos de todos.

Curiosamente no livrete vem 81kw, o que corresponde a um carro de 110cv.

Agora a minha questão é: Havendo tão poucos carros destes comercializados em Portugal, existe a possibilidade do carro ter sido homologado com TDI 110 e ser na realidade um 130cv?

É que não seria o primeiro caso que via nos carros comerciais (que são transformados em Portugal) e já vi casos parecidos nos GTC 1.7 versões de 100/110/125.

Precisava de perguntar isto a donos de Golfs Vans para perceber efectivamente esta questão, é que ainda fica tudo mais estranho quando o carro foi sempre da mesma pessoa e comprado num concessionário oficial da Vw na zona de Lísboa..

Obrigado
Cpts
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Re: Golf IV Van 1.9 TDI 130 - Dúvida

Mensagem por Silver_Ajm »

Fotos do compartimento do motor, travagem frontal, se o carro estiver completamente de origem sem alterações, ajudariam a tirar as duvidas… Naturalmente que pode haver um engano...
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Re: Golf IV Van 1.9 TDI 130 - Dúvida

Mensagem por Gmigas »

Boas.

Seguem umas fotos:
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A tampa do motor não tem o DI a vermelho, mas isso num comercial eu nunca vi, o carro já é dos últimos Golf IV... Tem caixa de 6, tem o puxo tipico dum TDI 130, a relação da caixa está certa.

O carro na IPO aparece como ASZ...

Eu já tive um Ibiza PD130 ASZ e um A4 PD130 e conheço bem estes motores.
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Re: Golf IV Van 1.9 TDI 130 - Dúvida

Mensagem por KxT27 »

Boas malta,
A mim cheira-me que o motor de 110 entregou a alma ao criador e para não se desfazerem do carro meteram-lhe um motor de 130 (é a minha opinião)
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Re: Golf IV Van 1.9 TDI 130 - Dúvida

Mensagem por Silver_Ajm »

Tendo em conta as fotos, motor PD, travagem frontal 288, caixa de 6V, se nunca houve qualquer modificação é um pd130 sem dúvida e haverá um erro na documentação. O quadrante marca 260??
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Re: Golf IV Van 1.9 TDI 130 - Dúvida

Mensagem por Gmigas »

KxT27 Escreveu: 29 ago 2018, 10:14 Boas malta,
A mim cheira-me que o motor de 110 entregou a alma ao criador e para não se desfazerem do carro meteram-lhe um motor de 130 (é a minha opinião)
E trocaram motor + caixa (o carro tem caixa de 6) + quadrante com FIS + Climatronic + Cruise Control + ASR + Chave Ponta e Mola. Estes equipamentos apenas estavam disponíveis na versão Sport Pacific (2003), cujo equipamento apenas estava disponível com o motor PD130.

Tanto que não existem VP110/PD100 VAN's com FIS, Climatronic, ASR, Chave Ponta e Mola, etc, etc :roll:

Resumindo, precisava de contactar com outro dono dum Golf IV 1.9 TDI 130cv VAN para perceber se existe homologação deste carro em PT ou não!
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Re: Golf IV Van 1.9 TDI 130 - Dúvida

Mensagem por Gmigas »

Silver_Ajm Escreveu: 29 ago 2018, 10:21 Tendo em conta as fotos, motor PD, travagem frontal 288, caixa de 6V, se nunca houve qualquer modificação é um pd130 sem dúvida e haverá um erro na documentação. O quadrante marca 260??
Um pouco desfocada:
Imagem

O carro tem tudo de PD130, mas qdo digo tudo, é tudo, até tem o DI a vermelho na mala, mas depois chegas ao livrete e tem 81kw :shock:

O carro está todo certinho, tem os tapetes originais da Vw, tem as letras atrás, tem rádio original, o trabalhar super saudável e é um PD (lol ando nisto há tantos anos, não vai ser agora que não sei distinguir um PD dum VP a trabalhar), o manual tem o autocolante com ASZ 96kw lol, epá tudo, não foi carro "da cabra" com 95% de certeza, até pq era duma gaja mãe de filhos e professora (embora isto VALHA 0 nos dias de hoje!). :lol:
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Re: Golf IV Van 1.9 TDI 130 - Dúvida

Mensagem por KxT27 »

Relaxem que isso e erro do imt na emissão dos doc. :mrgreen:
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Re: Golf IV Van 1.9 TDI 130 - Dúvida

Mensagem por Silver_Ajm »

Se até no autocolante do livro de revisões, na mala e na tampa da distribuição tem o motor ASZ e os 96kw terá realmente havido um erro do DU.
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Re: Golf IV Van 1.9 TDI 130 - Dúvida

Mensagem por Gmigas »

O erro do carro está na documentação, em mais lado nenhum há problema.

O estranho é que se meto o número de chassis/matricula em qlq lado tipo AutoParts sai-me ASV 110cv. O carro foi homologado como um ASV 110 (81kw).

A minha questão é: Posso ter problemas com isto no futuro? O carro tá tão nice, tão direitinho e o preço é convincente...
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Re: Golf IV Van 1.9 TDI 130 - Dúvida

Mensagem por Silver_Ajm »

Gmigas Escreveu: 29 ago 2018, 10:40 O erro do carro está na documentação, em mais lado nenhum há problema.

O estranho é que se meto o número de chassis/matricula em qlq lado tipo AutoParts sai-me ASV 110cv. O carro foi homologado como um ASV 110 (81kw).

A minha questão é: Posso ter problemas com isto no futuro? O carro tá tão nice, tão direitinho e o preço é convincente...
Será que num concessionário VW se pedires peças para esse carro pelo número de chassi também te vão dar peças para um ASV 110? É que se assim for, o erro terá vindo já de fábrica, uma vez que o número de chassi não corresponde às caraterísticas do carro.
Última edição por Silver_Ajm em 29 ago 2018, 10:50, editado 1 vez no total.
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Re: Golf IV Van 1.9 TDI 130 - Dúvida

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Silver_Ajm Escreveu: 29 ago 2018, 10:47
Gmigas Escreveu: 29 ago 2018, 10:40 O erro do carro está na documentação, em mais lado nenhum há problema.

O estranho é que se meto o número de chassis/matricula em qlq lado tipo AutoParts sai-me ASV 110cv. O carro foi homologado como um ASV 110 (81kw).

A minha questão é: Posso ter problemas com isto no futuro? O carro tá tão nice, tão direitinho e o preço é convincente...
Será que num concessionário VW se pedires peças para esse carro pelo número de chassi também te vão dar peças para um ASV 110?
Isso depende.

O sistema desses sites (AutoParts, Oscaro) deve fazer o match do número de chassis através de algum WebService do IMT... Daí se a matricula X pertence ao chassis Y, meteres o chassis ou a matricula nos sites vai sempre retornar ASV pq está a ler no IMT.

Agora a minha questão é dentro da própria Vw, pq este carro não tem absolutamente nada, mas qdo digo nada, é nada de ASV. Há mais de 10 anos que lido com Golf IV, e este é o primeiro VAN que vejo no mercado com motor de 130cv, 95% são PD100/VP110.
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Re: Golf IV Van 1.9 TDI 130 - Dúvida

Mensagem por KxT27 »

O unico inconveniente que podes ter e mesmo a nivel de peças ele assumir o vp110, de resto nao vais ter nenhum problema pois qualquer swap é permitido (neste caso nao foi feito swap), desde que o motor novo nao seja de cilindrada diferente do original, independentemente da cavalagem

Ou seja, é permitido trocar um 1.9TDi 110cv por um 1.9TDi 150cv

Porem necessita de legalização
Última edição por KxT27 em 29 ago 2018, 11:52, editado 1 vez no total.
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Re: Golf IV Van 1.9 TDI 130 - Dúvida

Mensagem por Silver_Ajm »

KxT27 Escreveu: 29 ago 2018, 11:01 Ou seja, é permitido trocar um 1.9TDi 110cv por um 1.9TDi 150cv
KxT27, Tudo o que seja alterar as caraterísticas originais da viatura requer "legalização" é obvio que ninguém o faz, mas se os nossos amigos das IPOs e forças de segurança quiserem podem apreender a viatura. http://www.imt-ip.pt/sites/IMTT/Portugu ... acoes.aspx
Última edição por Silver_Ajm em 29 ago 2018, 11:23, editado 1 vez no total.
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Re: Golf IV Van 1.9 TDI 130 - Dúvida

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Bem pessoal, pra acabar com dúvidas liguei pro concessionário onde o carro foi vendido para resolver isto.

O número de chasssis deste carro corresponde a um ASZ 96kw, ou seja, o carro de fábrica é um ASZ e se for pedir peças á Vw, vêm peças para o ASZ 96kw garantidamente.
A cena é que o carro foi homologado como VP 110 pq? Pq das duas uma:
- Ou foi erro na homologação do carro;
- Ou a Vw homologou propositadamente o carro como TDI 110, pq se bem me lembro só existiam Golf Van VP110 e PD100, e houve meia dúzia de PD130 (são rarissimos!), provavelmente para "poupar" a homologação de uma nova versão na lista de modelos, como são apenas meia dúzia de unidades, devem ter feito assim.

Agr eu curtia era apanhar o dono doutro PD130 Van para comparar!
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