Discos 256 ventilados traseiros

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Mario_Marques
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Re: Discos 256 ventilados traseiros

Mensagem por Mario_Marques »

Como em tudo na vida, chega a um ponto em que não consegues superar as leis da física.
A pinça do R32 tem mais poder de mordida que o Cupra, até porque pressão equivale a kg por centímetro quadrado, a pressão hidráulica principal dos dois é igual pois a bomba principal a mesma nos dois carros, no Cupra r tens de dividir essa pressão por 4 pistões os quais n
Dois de 34 e dois de 38, no R32 só tens dois um de 32 e um de 34mm, ou seja vais aplicar esses kg numa área menor, muito mais mordida, porém tem de se aplicar mais forca( na física, o princípio hidráulico de Arquimedes).
A grande vantagem do sistema brembo é a performance ser boa e ser necessário aplicar pouca força no pedal para travar bem pois divide a força numa área maior, por outro lado, no outro sistema tens de aplicar mais força no pedal, mas consegues mais mordida, o que não quer dizer que o carro vá travar mais, apenas significa que os travões são mais potentes, na prática essa potência pode até nem se tornar numa vantagem prática pois depois tens tudo o resto.
As pinças com vários pistões têm a grande vantagem de ao dividir a força por uma área maior(isto não é inteiramente verdade mas vamos fazer de conta que sim), permitindo travar com muito menor esforço fisico e também se tornam mais sensíveis por isso, outra vantagem é que assim sendo se pode também usar pastilhas maiores, o que não quer dizer que não se faça o mesmo só com um ou dois pistões, vai é trazer mais esforço no pedal ou vai ter de usar bombas, pedal, tubos tudo dimensionado para reduzir o esforço fisico ao condutor.
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dani_tdi
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Re: Discos 256 ventilados traseiros

Mensagem por dani_tdi »

Mario_Marques Escreveu: 05 set 2018, 19:52 Como em tudo na vida, chega a um ponto em que não consegues superar as leis da física.
A pinça do R32 tem mais poder de mordida que o Cupra, até porque pressão equivale a kg por centímetro quadrado, a pressão hidráulica principal dos dois é igual pois a bomba principal a mesma nos dois carros, no Cupra r tens de dividir essa pressão por 4 pistões os quais n
Dois de 34 e dois de 38, no R32 só tens dois um de 32 e um de 34mm, ou seja vais aplicar esses kg numa área menor, muito mais mordida, porém tem de se aplicar mais forca( na física, o princípio hidráulico de Arquimedes).
A grande vantagem do sistema brembo é a performance ser boa e ser necessário aplicar pouca força no pedal para travar bem pois divide a força numa área maior, por outro lado, no outro sistema tens de aplicar mais força no pedal, mas consegues mais mordida, o que não quer dizer que o carro vá travar mais, apenas significa que os travões são mais potentes, na prática essa potência pode até nem se tornar numa vantagem prática pois depois tens tudo o resto.
As pinças com vários pistões têm a grande vantagem de ao dividir a força por uma área maior(isto não é inteiramente verdade mas vamos fazer de conta que sim), permitindo travar com muito menor esforço fisico e também se tornam mais sensíveis por isso, outra vantagem é que assim sendo se pode também usar pastilhas maiores, o que não quer dizer que não se faça o mesmo só com um ou dois pistões, vai é trazer mais esforço no pedal ou vai ter de usar bombas, pedal, tubos tudo dimensionado para reduzir o esforço fisico ao condutor.
Concordo contigo. No meu caso e atendendo que o carro e relativamente leve notei uma eficácia superior com os Brembo. No caso do kit do r32 tinha necessidade de fazer muito mais força no pedal de travão.

Refiro que os testes foram efectuados no mesmo período de tempo com equipamento novo, pastilhas, discos, malha de aço, condutas de refrigeração dos discos, suspensão, braços etc etc
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Re: Discos 256 ventilados traseiros

Mensagem por Mario_Marques »

Não é suposto conseguires perceber essa diferença apesar dela existir e estar lá até porque o R32 original tem um pedal super soft, apenas para exerceres a pressão máxima necessitas de mais forca no r32 que no Cupra, a conduzir normal essa diferença deve ser completamente imperceptível se tudo estiver ok, até porque não tens nenhuma forma de medir a distância e pressão hidraulica na maxila(ou melhor até certo ponto tens, no modulo esp dá para ver a pressão do sistema hidraulico) e tens lá o servofreio e o booster do esp a ajudar quando fazes travagem de emergencia, é complicado estar a explicar isto a uma pessoa que não perceba de hidráulica.
Por ex o macaco de um carro, tens a bomba principal e o cilindro, quanto mais pequena a bomba principal em relação ao cilindro menos esforço fazemos mas menos sobe o hidráulico e mais devagar a cada bombada, se aumentar o tamanho da bomba em relação ao hidráulico faz mais forca mas sobe mais e mais rápido, isto aplica-se a todos os sistemas hidráulicos e pneumáticos.
Depois disto ainda tens tudo o "resto", basicamente há formas simples de meter um carro a travar muito bem sem gastar fortunas.
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