Intercooler explodiu

Responder
bora01
Amateur
Amateur
Mensagens: 560
Registado: 04 dez 2010, 00:01
Veículos: Vw Bora TDI AJM >> 180cv

Intercooler explodiu

Mensagem por bora01 »

Boas, à pouco mais de 1 mês mandei reparar o meu turbo 1749vb na HpTurbos, coloquei uma MFS na medida original e levou tudo novo excepto a geometria que estava em bom estado. Após a reparação fiz os 500Km de rodagem como foi pedido pela casa. A pressão e os picos do turbo mantém-se idênticos, faz cerca de 1.5 de pico e mantém um 1.4 (medido pelo torque que não lê mais que 1.5 bar de turbo).
O que aconteceu foi que numa viagem ao norte do país, e depois de 2000Km rodados o IC explodiu literalmente, idêntico a um pneu rebentar.
O carro não faz safe mode. O Intercooler tinha cerca de 8meses, da marca Hella ou Valeo.
O que pode levar o IC a explodir?
Excesso de pressão, ou fuga na tubagem do IC, que foi analisado pelo mecânico e não havia fugas.
Má construção do IC?

Vou retirar o turbo outra vez, vou mandar testa-lo na Hp turbos e montar tudo outra vez.
Perdi a confiança no carro, no mecanico já estou um pouco saturado de tudo, muitos € investidos e só se estraga o que está novo. O mecânico diz que a tubagem do Ic não devia ter vestígios de oleo, logo o turbo não está bom.

Pela vossa experiência e sem ver o carro, qual é o motivo de o Ic puder explodir em andamento? Se fosse pressão a mais não iria ceder primeiro pela tubagem?

Ps.: Só mandei reparar o turbo, pq o tinha comprado usado e já tinha feito 100.000Km e achei por bem repara-lo (arrependido) pq o turbo não tinha folga e ainda estava bastante bom, para os Km que tinha
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Intercooler explodiu

Mensagem por Mario_Marques »

O motivo de um ic explodir "é" choque/vibração/temperatura ou a qualidade do mesmo, o problema nunca é a pressão que se faz mas mais como se faz, se for algo muito brusco mesmo que seja um choque a baixa pressão não há milagres, mas posso dizer-te por experiência própria que o ic de fábrica aguenta muitooooooo mais que isso se estiver tudo em ordem.
Para pores isso em outra perspectiva, imagina pousares um martelo de 0,5Kg numa mão, nada acontece, agora se o deixares cair de meio metro de altura imagina o resultado....o mesmo se passa a um nivel geral em tudo na vida, isto é o efeito de um choque.
Eu não tenho nada contra a casa onde compraste o turbo, mas no geral, nos dias de hoje acho um péssimo investimento inventar em turbos quando os preços já são acessíveis para um novo original que se sabe que não vai dar problemas durante muitos anos e que faz aquilo para que o fabricante que o desenhou, eu em 15 anos não conheci uma única pessoa com turbo reparado, modificado, hibridado, concorrência que não tenha tido problemas ao fim de poucos anos/km's, não quer dizer que seja o teu caso, até pode nem ter rigorosamente nada a ver, mas toda a gente gasta dinheiro duas vezes e para ficar mal servido.
E as mfs que por ai se vende, na maioria dos casos(não quer dizer todos! Há turbos de fábrica com mfs só que não têm é nada a ver com os feitos no "zé dos turbos") é uma boa ........ mas pronto, está na moda.
Podes ter o melhor interooler do mundo, nada que um choque á homem não destrua :D
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
golf4motion172
Beginner
Beginner
Mensagens: 55
Registado: 07 fev 2018, 15:34
Veículos: golf mk4 1.9tdi 4motion asz 130 turbo 1749VB

Re: Intercooler explodiu

Mensagem por golf4motion172 »

Epa que estranho. Eu andei 100000 km a fazer pressões de 1.9-2.0 bar de pico, sempre a fundo, primeiro com um VÁ original e depois com um VB original, com IC lateral original já com 1700000km e o que partiu foram os turbos e depois o motor. O IC estava normal e funcional.
Avatar do Utilizador
smdp23
Pro
Pro
Mensagens: 2983
Registado: 27 set 2017, 09:57
Veículos: VW Golf Variant GTD DSG
Localização: Azeitão / Barreiro
Contacto:

Re: Intercooler explodiu

Mensagem por smdp23 »

Isso aconteceu por 2 vezes nos Mercedes C 220 CDI (W203), realmente não é algo comum mas acontece...
Cumprimentos Sérgio Pinheiro

VW Golf Variant GTD DSG

StandConde Lda
bora01
Amateur
Amateur
Mensagens: 560
Registado: 04 dez 2010, 00:01
Veículos: Vw Bora TDI AJM >> 180cv

Re: Intercooler explodiu

Mensagem por bora01 »

Mário Marques se fosse agora tinha mesmo feito isso, comprava um turbo novo, não reparado era mesmo novo, mas optei mal por ter reparado o turbo, tanto que o turbo nem tinha folga, e o que paguei para reparar o turbo com mfs na medida original, por um pouco mais, arranjava um turbo 1749vb novo, não reparado mas novo...
O mecânico já desmontou o turbo e o intercooler, vou testar o turbo mas à partida estará bom.
O IC apesar de ter sido comprado recentemente e ser da marca Hella foi comprado no site autopeças24 e aparente ter muito menos qualidade que o original, vou voltar a colocar o IC original (apesar de ter uma pequena fuga) e ver como se comporta.
Agradeço a todos a ajuda, apesar de nunca ouvir falar de situações idênticas, vejo que é mais comum do que eu pensava os IC explodirem LOL
Estava um pouco desmoralizado com o carro, por nos ultimos meses gastei bem mais de 2000€ em material de manutenção, turbos, suspensão, molas, distribuição, Ic e tantas outras coisas, não estava a contar com mais este azar. Mas já está a ser resolvido e em breve volta à estrada. Obrigado a todos, Abraço
Avatar do Utilizador
smdp23
Pro
Pro
Mensagens: 2983
Registado: 27 set 2017, 09:57
Veículos: VW Golf Variant GTD DSG
Localização: Azeitão / Barreiro
Contacto:

Re: Intercooler explodiu

Mensagem por smdp23 »

O teu intercooler com esse pequena fuga pode ser reparado, vou deixar um bom reparador caso queiras deixar o trabalho feito a 100%

A Construtora de Radiadores
Cumprimentos Sérgio Pinheiro

VW Golf Variant GTD DSG

StandConde Lda
bora01
Amateur
Amateur
Mensagens: 560
Registado: 04 dez 2010, 00:01
Veículos: Vw Bora TDI AJM >> 180cv

Re: Intercooler explodiu

Mensagem por bora01 »

smdp23 Escreveu: 18 jul 2018, 10:26 O teu intercooler com esse pequena fuga pode ser reparado, vou deixar um bom reparador caso queiras deixar o trabalho feito a 100%

A Construtora de Radiadores
Top muito obrigado, é mesmo isso que vou fazer.

Obrigado pelo o contacto
Avatar do Utilizador
smdp23
Pro
Pro
Mensagens: 2983
Registado: 27 set 2017, 09:57
Veículos: VW Golf Variant GTD DSG
Localização: Azeitão / Barreiro
Contacto:

Re: Intercooler explodiu

Mensagem por smdp23 »

De nada ;)
Cumprimentos Sérgio Pinheiro

VW Golf Variant GTD DSG

StandConde Lda
Responder