Revisão Golf MK4 PD130

Responder
paulo1337
Amateur
Amateur
Mensagens: 686
Registado: 18 jun 2017, 11:21
Veículos: Golf IV

Revisão Golf MK4 PD130

Mensagem por paulo1337 »

Boas golfistas

Encontro-me numa situação em que terei de fazer a revisão ao meu Golf em breve. O carro é um PD130, tem ~226 mil km e veio para a minha mão com ~223 mil km, altura em que foi trocado o óleo, filtro de óleo, filtro de gasóleo, filtro de habitáculo, filtro de ar e correia de distribuição (já não me lembro se foi trocada a bomba de água ou não, mas eu já vou ver e assim que saiba aviso).

:arrow: Gostava saber o que é aconselhável a rever nele com esta quilometragem, caso alguém saiba ou tenha o plano de revisões da VW (ou melhor, de alguém que tenha experiência) diga-me, por favor.

:arrow: Se alguém tiver experiências ou sites de peças fiáveis que me pudesse recomendar agradecia imenso também (vejo tanto site que não consigo saber quais são fiáveis ou não). Já ouvi falar do oscaro.es que faz preços muito bons em óleos. Ouvi falar da autoparts logistic (do youtube) e do autodoc, mas esses não vi feedback nenhum.

:arrow: Esta revisão seria feita por mim e por um primo meu (eu só entendo de eletrónica e assim, mecânica não é muito comigo, porém o meu primo tem um curso e eu confio nele). Visto que em princípio é uma revisão relativamente descomplicada (óleo, filtro de óleo e habitáculo - adivinho eu) podemos fazê-la nós.

:arrow: Que viscosidade de óleo aconselham? Li no manual (que está em francês) que a norma aconselhada é a VW 505.01 para revisões normais e para LongLife é a 506.01, no entanto não diz nada de 5W40 ou algo assim do género.

:arrow: Quais as marcas de peças sem ser originais VW é que devo usar e ter a consciência tranquila que não estou a usar a porcaria mais rasca possível? Li uma vez num tópico de Oficina Golf 2 uma "lista" que o Mario_Marques escreveu e que passo a citar:
behr, hella, valeo, trw, boge, sachs, votex, kolbenschmidt,mahle, bosch, fag, koyo, skf, litens, gkn loebro, zf, pagid, leonische, vdo. Lista retirada daqui
Isto também se aplica a Golf IV?

Desculpem o post enorme, mas assim ficam já as dúvidas todas expostas.
Obrigado, desde já, a todos que ajudarem.
Se algo te é importante, fá-lo, mesmo que as chances não estejam a teu favor!

Imagem
vwg3gt96
Pro
Pro
Mensagens: 1099
Registado: 30 jul 2015, 08:45
Veículos: '96 VW Golf GT
Localização: Lisboa

Re: Revisão Golf MK4 PD130

Mensagem por vwg3gt96 »

Mister-Auto, Autodoc, PeçasAuto24, é quase tudo a mesma coisa. Qualquer um deles é de confiança. Autoparts Logistic também, com a vantagem de ter armazém cá (até é perto de mim ;)), mas é um pouco mais caro que os outros. Entras num site desses, escolhes a versão do teu carro, tens logo os produtos recomendados. Óleo de motor deve ser 5W-40, mas sem certezas(!). Depois pegas nas normas do óleo e comparas com as do fabricante no manual.
Para mim, filtros, é Bosch e Mahle.

Já agora, revisão aos 3 mil Kms? O carro anda pouco e já lá vai uns tempos desde a outra revisão ou é por outra coisa qualquer?
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9823
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Revisão Golf MK4 PD130

Mensagem por Silver_Ajm »

Para esse motor, sendo um motor PD, só deves usar óleo 5w30, ou 5w40 que cumpra a norma VW 505.01. Em relação aos filtros qualquer um de marca conceituada deve fazer o seu trabalho.
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
Avatar do Utilizador
gongasfrs
Moderador
Moderador
Mensagens: 14965
Registado: 30 mar 2010, 21:36
Veículos: vw golf IV, vw polo 6N2 e KTM 450
Localização: região centro, Coimbra

Re: Revisão Golf MK4 PD130

Mensagem por gongasfrs »

óleo usa um em condições ( marcas eu uso castrol, mas a liqui moly também é boa entre muitas outras) que cumpra a norma 505.01 e seja 5w40.
Ref Filtros OEM:
Ar - 1J0 129 620
Gasoleo - 1J0 127 401 A
Habitaculo - 1J0 819 644 A
Oleo - 074 115 562

pesquisa os filtros por referencias de origem, as vezes esses sites se fores pelo modelo do carro tem os filtros trocados.
podes meter tudo bosch que ficas bem servido e não caros.
atenção aos apertos do bujom do carter e do filtro de óleo

correia de distribuição tens de ver se realmente foi ou não trocada e se é de uma boa marca, mas isso eu só meto de origem
paulo1337
Amateur
Amateur
Mensagens: 686
Registado: 18 jun 2017, 11:21
Veículos: Golf IV

Re: Revisão Golf MK4 PD130

Mensagem por paulo1337 »

vwg3gt96 Escreveu: 03 jul 2018, 14:50 Mister-Auto, Autodoc, PeçasAuto24, é quase tudo a mesma coisa. Qualquer um deles é de confiança. Autoparts Logistic também, com a vantagem de ter armazém cá (até é perto de mim ;)), mas é um pouco mais caro que os outros. Entras num site desses, escolhes a versão do teu carro, tens logo os produtos recomendados. Óleo de motor deve ser 5W-40, mas sem certezas(!). Depois pegas nas normas do óleo e comparas com as do fabricante no manual.
Para mim, filtros, é Bosch e Mahle.

Já agora, revisão aos 3 mil Kms? O carro anda pouco e já lá vai uns tempos desde a outra revisão ou é por outra coisa qualquer?
Muito obrigado pelas informações :wink: Em termos de marcas de filtros eu também tinha mais ou menos ideia da Bosch, Mahle e Valeo. A Valeo presta em filtros ou nem por isso?

A revisão vai ser mais ou menos em Novembro, um ano (que os 15.000 km do óleo não chega lá tão cedo xD) Até lá fará os 227 mil e pouco, pelas minhas contas. O carro não anda muitas vezes e quando anda são percursos "curtos", tipo 15 km, 50 km, 100km e nada muito maior que isso.
Se algo te é importante, fá-lo, mesmo que as chances não estejam a teu favor!

Imagem
paulo1337
Amateur
Amateur
Mensagens: 686
Registado: 18 jun 2017, 11:21
Veículos: Golf IV

Re: Revisão Golf MK4 PD130

Mensagem por paulo1337 »

Silver_Ajm Escreveu: 03 jul 2018, 14:54 Para esse motor, sendo um motor PD, só deves usar óleo 5w30, ou 5w40 que cumpra a norma VW 505.01. Em relação aos filtros qualquer um de marca conceituada deve fazer o seu trabalho.
Pois, o que vejo com essa norma (VW 505.01) é quase sempre 5W40. Em relação a filtros, foi o que disse antes, andei a pesquisar Bosch, Mahle e Valeo.
Muito obrigado pela ajuda amigo Silver :D
Se algo te é importante, fá-lo, mesmo que as chances não estejam a teu favor!

Imagem
paulo1337
Amateur
Amateur
Mensagens: 686
Registado: 18 jun 2017, 11:21
Veículos: Golf IV

Re: Revisão Golf MK4 PD130

Mensagem por paulo1337 »

gongasfrs Escreveu: 03 jul 2018, 14:59 óleo usa um em condições ( marcas eu uso castrol, mas a liqui moly também é boa entre muitas outras) que cumpra a norma 505.01 e seja 5w40.
Ref Filtros OEM:
Ar - 1J0 129 620
Gasoleo - 1J0 127 401 A
Habitaculo - 1J0 819 644 A
Oleo - 074 115 562

pesquisa os filtros por referencias de origem, as vezes esses sites se fores pelo modelo do carro tem os filtros trocados.
podes meter tudo bosch que ficas bem servido e não caros.
atenção aos apertos do bujom do carter e do filtro de óleo

correia de distribuição tens de ver se realmente foi ou não trocada e se é de uma boa marca, mas isso eu só meto de origem
Era exatamente a marca e graduação que me estava puxar mais ahahah Castrol 5W40 com a norma 505.01
As referências/part numbers do filtro de óleo e habitáculo já tinha, mas obrigado pelo resto :wink:
Por acaso não acho muito caro os filtros da Bosch, pensei que fossem mais puxados.
Os apertos do bujão do cárter e do filtro de óleo são específicos?

Correia:
- Foi mudada aos 223 mil e muitos (quase nos 224 mil)
- A marca é INA (nunca ouvi falar) e penso que levou tudo novo, inclusive bomba de água.
Achas que deva trocar? Na minha opinião não vale muito a pena trocar, já que está cá esta. Se a correia é de 90 em 90 mil, por volta dos 280 mil ou assim troco, caso seja de má qualidade, não?
Se algo te é importante, fá-lo, mesmo que as chances não estejam a teu favor!

Imagem
paulo1337
Amateur
Amateur
Mensagens: 686
Registado: 18 jun 2017, 11:21
Veículos: Golf IV

Re: Revisão Golf MK4 PD130

Mensagem por paulo1337 »

Uma questão muito importante também: O que devo fazer na próxima revisão? Óleo e filtro de óleo + habitáculo ou mais alguma coisa? Se for necessário ir a um mecânico fazer uma coisa mais complicada digam-me, não tenho problema nenhum com isso :)

Vi também o site oscaro.pt e os preços do óleo são ridiculamente baixos. Aconselham, desaconselham, mais ou menos... O que me dizem?
Se algo te é importante, fá-lo, mesmo que as chances não estejam a teu favor!

Imagem
Avatar do Utilizador
gongasfrs
Moderador
Moderador
Mensagens: 14965
Registado: 30 mar 2010, 21:36
Veículos: vw golf IV, vw polo 6N2 e KTM 450
Localização: região centro, Coimbra

Re: Revisão Golf MK4 PD130

Mensagem por gongasfrs »

a ina é boa marca, mas convém sempre verificar a correia.

isso é tudo simples de fazer essa revisão.
oleo e filtro oleo - 15mil kms ou 1 ano
filtro gasoleo - 30mil kms ou 2 anos
filtro ar e habitaculo- eu troco revisão sim revisão não, mas tento sopra lo quando faço a revisão..
correia distribuição 5 anos ou 90mil kms

oleo mando vir da texoleo, tu vez onde for mais em conta.

filtro gasoleo cuidado ao sangrar isso, esse ja tem bomba de deposito para encher
vwg3gt96
Pro
Pro
Mensagens: 1099
Registado: 30 jul 2015, 08:45
Veículos: '96 VW Golf GT
Localização: Lisboa

Re: Revisão Golf MK4 PD130

Mensagem por vwg3gt96 »

A Texoleo, em Alverca, também é boa opção, sim. Antes destes sites de peças era sempre lá que se compravam os óleos cá para casa.
Acho que chega o óleo e filtro, o carro mal andou e não passou assim tanto tempo desde a última revisão. Se nunca fizeste e não sabes o historial do carro troca o óleo dos travões e caixa. É mais bem gasto que noutro filtro de ar, gasóleo e de habitáculo. Ou troca tudo, é contigo, também pouca diferença faz.
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9823
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Revisão Golf MK4 PD130

Mensagem por Silver_Ajm »

paulo1337 Escreveu: 03 jul 2018, 18:28
Silver_Ajm Escreveu: 03 jul 2018, 14:54 Para esse motor, sendo um motor PD, só deves usar óleo 5w30, ou 5w40 que cumpra a norma VW 505.01. Em relação aos filtros qualquer um de marca conceituada deve fazer o seu trabalho.
Pois, o que vejo com essa norma (VW 505.01) é quase sempre 5W40. Em relação a filtros, foi o que disse antes, andei a pesquisar Bosch, Mahle e Valeo.
Muito obrigado pela ajuda amigo Silver :D
Há algumas marcas de óleo 5w30 que também respeitam essa norma, uma delas é a shell. :wink:
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
Avatar do Utilizador
gongasfrs
Moderador
Moderador
Mensagens: 14965
Registado: 30 mar 2010, 21:36
Veículos: vw golf IV, vw polo 6N2 e KTM 450
Localização: região centro, Coimbra

Re: Revisão Golf MK4 PD130

Mensagem por gongasfrs »

vwg3gt96 Escreveu: 03 jul 2018, 19:38 A Texoleo, em Alverca, também é boa opção, sim. Antes destes sites de peças era sempre lá que se compravam os óleos cá para casa.
Acho que chega o óleo e filtro, o carro mal andou e não passou assim tanto tempo desde a última revisão. Se nunca fizeste e não sabes o historial do carro troca o óleo dos travões e caixa. É mais bem gasto que noutro filtro de ar, gasóleo e de habitáculo. Ou troca tudo, é contigo, também pouca diferença faz.
cuidado com o óleo da caixa. a vw diz ser vitalício, ao trocar apenas pelo de origem ou mais vale estar quieto. o de origem para caixas de 6v ronda os 30€/l .
ao trocar sabe que foi e sabe o material que mete nada mais.
o óleo de travões também pode ser trocado que decerto já teve melhores dias
paulo1337
Amateur
Amateur
Mensagens: 686
Registado: 18 jun 2017, 11:21
Veículos: Golf IV

Re: Revisão Golf MK4 PD130

Mensagem por paulo1337 »

gongasfrs Escreveu: 03 jul 2018, 18:58 a ina é boa marca, mas convém sempre verificar a correia.

isso é tudo simples de fazer essa revisão.
oleo e filtro oleo - 15mil kms ou 1 ano
filtro gasoleo - 30mil kms ou 2 anos
filtro ar e habitaculo- eu troco revisão sim revisão não, mas tento sopra lo quando faço a revisão..
correia distribuição 5 anos ou 90mil kms

oleo mando vir da texoleo, tu vês onde for mais em conta.

filtro gasoleo cuidado ao sangrar isso, esse ja tem bomba de deposito para encher
Muito obrigado pelos intervalos de revisões, a sério :D
Texoleo nunca tinha ouvido falar, mas os preços são muito bons à mesma!
Quanto ao filtro de gasóleo, podes explicar melhor?


vwg3gt96 Escreveu: 03 jul 2018, 19:38 A Texoleo, em Alverca, também é boa opção, sim. Antes destes sites de peças era sempre lá que se compravam os óleos cá para casa.
Acho que chega o óleo e filtro, o carro mal andou e não passou assim tanto tempo desde a última revisão. Se nunca fizeste e não sabes o historial do carro troca o óleo dos travões e caixa. É mais bem gasto que noutro filtro de ar, gasóleo e de habitáculo. Ou troca tudo, é contigo, também pouca diferença faz.
Se calhar para a próxima, como não andou muito, faça apenas o óleo e filtro de óleo. Daqui a 2 anos talvez seja uma total a todos os filtros, óleo de travões e caixa, vamos ver como isto corr€ até lá :lol:


gongasfrs Escreveu: 04 jul 2018, 19:08 cuidado com o óleo da caixa. a vw diz ser vitalício, ao trocar apenas pelo de origem ou mais vale estar quieto. o de origem para caixas de 6v ronda os 30€/l .
ao trocar sabe que foi e sabe o material que mete nada mais.
o óleo de travões também pode ser trocado que decerto já teve melhores dias
Sabes a referência do óleo de caixa por acaso? E ao trocar o óleo da caixa também se deve trocar o bujão e o vedante, ou servem os mesmos?
A 30€/L e aquilo a levar 2 litros e qq coisa ainda vou gastar uns bons 90 paus nisso :| Se bem que também é só uma vez e dura a vida toda, não é?



Perguntei hoje e foi trocado filtro de ar, óleo, gasóleo, habitáculo, óleo foi 5w40 da Shell e o óleo de travões também foi trocado (dá para 2 anos pelo que me disseram). Como foi antes da entrega não me deram a fatura, mas hoje fui à oficina e mostram-ma a comprovar isso.
Se algo te é importante, fá-lo, mesmo que as chances não estejam a teu favor!

Imagem
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9352
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: Revisão Golf MK4 PD130

Mensagem por SuperGolf »

O da caixa, qd chegar a casa posso adiantar....
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9823
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Revisão Golf MK4 PD130

Mensagem por Silver_Ajm »

3l de óleo da caixa custará de momento mais perto dos 150€ que dos 90€ provavelmente. Salvo erro o volume de óleo que a caixa leva é 2.3l, obrigatoriamente tens que comprar 3l a referência do óleo salvo erro é G052171A2, convêm no ato da encomenda pedir o óleo indicado com base no numero de chassi, assim não há enganos.
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
Responder