Golf IV 1.4 - Rotações - Resolvido - Update 22/06/2020

Responder
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Golf IV 1.4 - rotações

Mensagem por Mario_Marques »

Vou tornar a repetir mais uma vez, calibra a borboleta.....!
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Ovelheiro
Amateur
Amateur
Mensagens: 672
Registado: 30 dez 2015, 11:01
Veículos: Golf IV 1.4i

Re: Golf IV 1.4 - rotações

Mensagem por Ovelheiro »

Mario_Marques Escreveu: 21 mai 2018, 10:25 Vou tornar a repetir mais uma vez, calibra a borboleta.....!
A borboleta foi calibrada via VAGCOM, há mais algum ajuste que se possa fazer?
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Golf IV 1.4 - rotações

Mensagem por Mario_Marques »

E foi bem calibrada? Se tu tiveres uma fuga algures ela não fica bem calibrada no teu carro.
Não há muitas coisas que te desliguem o carro, basicamente tens a borboleta, o sistema de ignição, sensor de carga da direcção e alternador, são as coisas mais prováveis de te desligar o carro, sendo que problemas na borboleta é o mais comum.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Ovelheiro
Amateur
Amateur
Mensagens: 672
Registado: 30 dez 2015, 11:01
Veículos: Golf IV 1.4i

Re: Golf IV 1.4 - rotações

Mensagem por Ovelheiro »

Mario_Marques Escreveu: 21 mai 2018, 11:35 E foi bem calibrada? Se tu tiveres uma fuga algures ela não fica bem calibrada no teu carro.
Não há muitas coisas que te desliguem o carro, basicamente tens a borboleta, o sistema de ignição, sensor de carga da direcção e alternador, são as coisas mais prováveis de te desligar o carro, sendo que problemas na borboleta é o mais comum.
No VAGCOM ficou o adapt OK.

O que é estranho é que só acontece em 2ª e em algum esforço, quase quando tenho que mudar para 3ª, mas se por algum motivo tenho que abrandar ou travar e carrego na embraiagem e vai abaixo.

Como posso verificar eventuais fugas?

No VAGCOM chegou a aparecer o seguinte erro:

01087 basic setting not performed

Mas antes de calibrar, depois de calibrar não voltou a aparecer.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Golf IV 1.4 - rotações

Mensagem por Mario_Marques »

Por muito que uma pessoa te queira ajudar, tudo o que for mais complexo tu não vais aprender em casa, não vais aprender pela internet, telefone e afins, pois primeiro de tudo precisas de perceber pelo menos como funciona a gestão electrónica do motor e isso leva anos.
De uma maneira muito resumida, o carro trabalha com um conjunto de informações(inputs e depois processa os dados e acciona injectores, ignição, etc outputs), se tiveres qualquer coisa mal que seja muita coisa pode acontecer, por exemplo, uma sonda lambda, catalisador, uma fuga entre a borboleta do acelerador, um ressoado na zona das velas, etc.
O problema que tu tens para uma pessoa "treinada" é canjinha e quase sempre o dinheiro que gastas a mais em gasolina a andar com o carro todo desafinado dá-te para pagar umas quantas idas a uma oficina das caras e boas mas ninguém faz contas a isso.
Adiante, o que é que tu podes fazer? podes com o vag-com verificar se ele está na temperatura normal de funcionamento sempre que é em torno dos 90 graus, podes ver os valores dos dois bancos de sonda lambda, os valores têm de ser diferentes entre si, se forem iguais o teu catalisador já era, podes ver se a borboleta está realmente a dar o valor real depois de calibrada, podes ver se não tens fugas no circuito depois da borboleta(ou seja, tudo entre a borboleta e motor que inclui o servofreio(!), se tiver um ressoado ou algo é mau sinal), podes ver as velas dos 4 cilindros se são originais, se estão ok e se não tens babados na zona das velas com oleo a isolar(velas de concorrencia dá sempre raia em carros sensiveis como esse), podes ver se o sensor de esforço da direcção assistida está a trabalhar.
Podes ver se o alternador está a dar a voltagem correcta que deve andar na casa dos 14,20 volt, não muito abaixo disso.
Se conseguires fazer isso tudo e bem já te podes dar por feliz.
Se tu calibrares a borboleta com algo mal é pior a emenda que o soneto.
Se o teu carro for daqueles que também gasta muito oleo chances são que podes provavelmente ter as sondas ko e catalisador, a compressão pode também não estar nos seus melhores dias, esses motores são conhecidos por dar muita raia em especial devido aos donos por norma descuidarem bastante na manutenção deles.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Ovelheiro
Amateur
Amateur
Mensagens: 672
Registado: 30 dez 2015, 11:01
Veículos: Golf IV 1.4i

Re: Golf IV 1.4 - rotações

Mensagem por Ovelheiro »

Mario_Marques Escreveu: 21 mai 2018, 19:12 Por muito que uma pessoa te queira ajudar, tudo o que for mais complexo tu não vais aprender em casa, não vais aprender pela internet, telefone e afins, pois primeiro de tudo precisas de perceber pelo menos como funciona a gestão electrónica do motor e isso leva anos.
De uma maneira muito resumida, o carro trabalha com um conjunto de informações(inputs e depois processa os dados e acciona injectores, ignição, etc outputs), se tiveres qualquer coisa mal que seja muita coisa pode acontecer, por exemplo, uma sonda lambda, catalisador, uma fuga entre a borboleta do acelerador, um ressoado na zona das velas, etc.
O problema que tu tens para uma pessoa "treinada" é canjinha e quase sempre o dinheiro que gastas a mais em gasolina a andar com o carro todo desafinado dá-te para pagar umas quantas idas a uma oficina das caras e boas mas ninguém faz contas a isso.
Adiante, o que é que tu podes fazer? podes com o vag-com verificar se ele está na temperatura normal de funcionamento sempre que é em torno dos 90 graus, podes ver os valores dos dois bancos de sonda lambda, os valores têm de ser diferentes entre si, se forem iguais o teu catalisador já era, podes ver se a borboleta está realmente a dar o valor real depois de calibrada, podes ver se não tens fugas no circuito depois da borboleta(ou seja, tudo entre a borboleta e motor que inclui o servofreio(!), se tiver um ressoado ou algo é mau sinal), podes ver as velas dos 4 cilindros se são originais, se estão ok e se não tens babados na zona das velas com oleo a isolar(velas de concorrencia dá sempre raia em carros sensiveis como esse), podes ver se o sensor de esforço da direcção assistida está a trabalhar.
Podes ver se o alternador está a dar a voltagem correcta que deve andar na casa dos 14,20 volt, não muito abaixo disso.
Se conseguires fazer isso tudo e bem já te podes dar por feliz.
Se tu calibrares a borboleta com algo mal é pior a emenda que o soneto.
Se o teu carro for daqueles que também gasta muito oleo chances são que podes provavelmente ter as sondas ko e catalisador, a compressão pode também não estar nos seus melhores dias, esses motores são conhecidos por dar muita raia em especial devido aos donos por norma descuidarem bastante na manutenção deles.
Mario,

Muito obrigado pela resposta,
A questão é que o carro não está a consumir mais com esta situação, continuo a fazer as mesmas médias, 6,5/7 aos 100.
O problema é que nem sempre consigo replicar o que acontece, não acontece todos os dias, e quando acontece é sempre naquele sitio especifico da VCI, vou começar a fazer o trajecto pela Arrábida :P
No fim de semana vou testar o carro em estrada com o VAGCOM e em esforço e verificar e tentar tirar print desses valores todos.
A única coisa que não sei o que é o sensor do esforço da direcção(vou investigar).
O alternador os valores estão bem, andam à volta desse valor.
Vou ver quais as velas que o carro tem também.
Relativamente ao óleo o carro quando comprei com 212000 km vinha com o motor rectificado, neste momento tem 250000 km e não está a consumir óleo.
O meu mecânico não quer trocar peças/sensores por trocar e o que é certo é que quando vai lá não apresenta estes sintomas, por muito que tente replicar. Pois já me disseram que poderia ser também o sensor da temperatura, o tubo da EGR entupido ou a própria EGR entupida.
Tenho que ver esta situações todas, sei que vai dar trabalho, mas estando tudo dentro dos valores normais e sem saber ao certo o que trocar também não quero gastar dinheiro à toa.

Desde já muito obrigado pela resposta e pela paciência.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Golf IV 1.4 - rotações

Mensagem por Mario_Marques »

Ele para te fazer isso algo tem de estar errado, logo é só perceber o quê, o problema não é o trajecto, é o que o motor faz nesse trajecto, possivelmente esforço ou mantém muito tempo numa determinada rpm.
A egr a não ser que tenhas sim uma fuga(te esteja a entrar ar por lá para dentro do motor) não te desliga o carro, se ele tiver, pois nem todos têm, se a egr se avariar nesse carro ele por norma acende logo a luz de motor(se ela estiver a funcionar).
De facto se esses consumos que tens são reais é bem bom, pois por norma os 1.4 quando estão mancos gastam uns bons 10l e não andam para a frente, soluçam, vão abaixo, etc.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Ovelheiro
Amateur
Amateur
Mensagens: 672
Registado: 30 dez 2015, 11:01
Veículos: Golf IV 1.4i

Re: Golf IV 1.4 - rotações

Mensagem por Ovelheiro »

Mario_Marques Escreveu: 21 mai 2018, 21:00 Ele para te fazer isso algo tem de estar errado, logo é só perceber o quê, o problema não é o trajecto, é o que o motor faz nesse trajecto, possivelmente esforço ou mantém muito tempo numa determinada rpm.
A egr a não ser que tenhas sim uma fuga(te esteja a entrar ar por lá para dentro do motor) não te desliga o carro, se ele tiver, pois nem todos têm, se a egr se avariar nesse carro ele por norma acende logo a luz de motor(se ela estiver a funcionar).
De facto se esses consumos que tens são reais é bem bom, pois por norma os 1.4 quando estão mancos gastam uns bons 10l e não andam para a frente, soluçam, vão abaixo, etc.
Bom dia,

Mais uma vez obrigado pela ajuda,

Sim eu sei que algo tem que estar errado. Por exemplo hoje já não fez. Mas cheira-me que é quando vou em 2ª durante algum tempo com uma velocidade constante e ás 2000/2500 rpms, vou tentar replicar isto num sitio com menos transito e de forma a que o carro tenha o mesmo esforço.

A EGR do meu acho que é mecânica, não sei se por isso diferente ou não, suponho que se estivesse com problemas deveria efectivamente acender a luz do motor.

O carro não tem computador de bordo, mas pelas contas que eu faço sempre que abasteço os consumos andam nessa ordem.

Mais uma vez obrigado.
b@rbo
Rookie
Rookie
Mensagens: 77
Registado: 23 abr 2016, 13:54
Veículos: Golf 4 1.4 16v

Re: Golf IV 1.4 - rotações

Mensagem por b@rbo »

Boas!
Podem indicar onde fica o sensor de carga da direcção !?
Obrigado!
DonJuan
Rookie
Rookie
Mensagens: 181
Registado: 11 mar 2014, 21:28
Veículos: Golf mk4 1.4

Re: Golf IV 1.4 - rotações

Mensagem por DonJuan »

Depende do motor, pode nem ter
b@rbo
Rookie
Rookie
Mensagens: 77
Registado: 23 abr 2016, 13:54
Veículos: Golf 4 1.4 16v

Re: Golf IV 1.4 - rotações

Mensagem por b@rbo »

Boas!
Motor AHW , sabes se tem?
Obrigado!
DonJuan
Rookie
Rookie
Mensagens: 181
Registado: 11 mar 2014, 21:28
Veículos: Golf mk4 1.4

Re: Golf IV 1.4 - rotações

Mensagem por DonJuan »

O meu tem esse motor e não tem o sensor, mas é de 99. Se o teu tiver está à saida da bomba, por baixo.
Ovelheiro
Amateur
Amateur
Mensagens: 672
Registado: 30 dez 2015, 11:01
Veículos: Golf IV 1.4i

Re: Golf IV 1.4 - rotações

Mensagem por Ovelheiro »

Boa tarde,
Poderá o facto de ter um bocadinho de óleo acima do nível ser um motivo para isto acontecer? Estive a verificar o tubo que tem do motor para a caixa do filtro do ar e está cheio de lixo à volta, também notei que com o motor quente respinga por ali.
Este sábado vou ver se consigo mudar óleo e filtros e mudar esse tubo também.
Fiz vários testes pelo vagcom em andamento, o meu carro só tem uma sonda lambda depois do catalisador e os valores estavam dentro da média que aparece no vagcom, o catalisador também me parece bem visualmente.
Ontem estive a limpar a saída do tubo e a tampa do filtro do ar que se notava que tinha óleo e fui dar uma volta com ele até aquecer e ja mantinha as rotações, entretanto após uma viagem maior ele voltou ao mesmo e na saída do tubo notavam-se resíduos de óleo.
Obrigado
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Golf IV 1.4 - rotações

Mensagem por Mario_Marques »

Ovelheiro Escreveu: 03 jun 2018, 19:10
Fiz vários testes pelo vagcom em andamento, o meu carro só tem uma sonda lambda depois do catalisador e os valores estavam dentro da média que aparece no vagcom, o catalisador também me parece bem visualmente.
Quando só tem uma sonda a mesma é sempre antes do kat, se tem uma depois tem uma antes.
O que são esses valores normais? É que quem não os souber interpretar vão parecer normais.
Como eu costumo dizer, não há magia nem feitiços nessas coisas e geralmente as respostas estão sempre bem visíveis para quem as souber ver.
Se fizeres testes mas não colocas cá dados concretos nenhuns só mesmo um milagre te vai ajudar.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Ovelheiro
Amateur
Amateur
Mensagens: 672
Registado: 30 dez 2015, 11:01
Veículos: Golf IV 1.4i

Re: Golf IV 1.4 - rotações

Mensagem por Ovelheiro »

Mario_Marques Escreveu: 03 jun 2018, 23:37
Ovelheiro Escreveu: 03 jun 2018, 19:10
Fiz vários testes pelo vagcom em andamento, o meu carro só tem uma sonda lambda depois do catalisador e os valores estavam dentro da média que aparece no vagcom, o catalisador também me parece bem visualmente.
Quando só tem uma sonda a mesma é sempre antes do kat, se tem uma depois tem uma antes.
O que são esses valores normais? É que quem não os souber interpretar vão parecer normais.
Como eu costumo dizer, não há magia nem feitiços nessas coisas e geralmente as respostas estão sempre bem visíveis para quem as souber ver.
Se fizeres testes mas não colocas cá dados concretos nenhuns só mesmo um milagre te vai ajudar.
Bom dia,

Mário, tem razão, falha minha.

Relativamente à sonda lambda apenas encontro uma e a seguir ao kat, ver foto:

Imagem

Relativamente aos valores que consegui pelo VAG, é o 311, não sei se por ser esta versão não consigo muito mais do que isto:

Link do google drive, ficheiro Csv
https://drive.google.com/file/d/0BxNyQF ... 4VXhN/view

Relativamente ao facto do óleo parecer respingar demais pelo tubo da ventilação positiva do cárter, essa ligação à caixa do filtro do ar não deveria ter ali um pré filtro?

Obrigado,
Responder