Pronto, estás a ver, estive até agora a falar para o tecto, depois de ver esse log que dizes não ter valores errados
Ele não tem é nada que esteja bem!
Golf IV 1.4 - Rotações - Resolvido - Update 22/06/2020
- Mario_Marques
- Moderador
- Mensagens: 18418
- Registado: 18 nov 2005, 01:12
- Veículos: Demasiados veículos.
- Localização: Porto/CH/DE/UK
- Contacto:
-
- Amateur
- Mensagens: 672
- Registado: 30 dez 2015, 11:01
- Veículos: Golf IV 1.4i
Re: Golf IV 1.4 - rotações
Ele está dentro das médias que aparecem no VAG.Mario_Marques Escreveu: ↑04 jun 2018, 09:59 Pronto, estás a ver, estive até agora a falar para o tecto, depois de ver esse log que dizes não ter valores errados
Ele não tem é nada que esteja bem!
Que raio
Posso começar por algum lado?
- Mario_Marques
- Moderador
- Mensagens: 18418
- Registado: 18 nov 2005, 01:12
- Veículos: Demasiados veículos.
- Localização: Porto/CH/DE/UK
- Contacto:
Re: Golf IV 1.4 - rotações
Esquece o que diz lá, aquilo são valores de referência não são o valor ideal.
Primeira coisa mal, temperatura de funcionamento tem de andar nos 87_96 com isso errado o carro não trabalha bem, segunda coisa, voltagem fraca, isso devia andar nos 14,20v idealmente. Corrigir tudo, voltar a calibrar borboleta e ler de novo lambda e nas duas sondas para ver se o banco 1 e banco 2 estão ok.
A borboleta não está ok, tens ciclos de trabalho que indicam que ou está presa ou foi mal calibrada devido aos motivos que mencionei antes, se o carro não tiver o básico ok a borboleta nunca fica a trabalhar bem
Primeira coisa mal, temperatura de funcionamento tem de andar nos 87_96 com isso errado o carro não trabalha bem, segunda coisa, voltagem fraca, isso devia andar nos 14,20v idealmente. Corrigir tudo, voltar a calibrar borboleta e ler de novo lambda e nas duas sondas para ver se o banco 1 e banco 2 estão ok.
A borboleta não está ok, tens ciclos de trabalho que indicam que ou está presa ou foi mal calibrada devido aos motivos que mencionei antes, se o carro não tiver o básico ok a borboleta nunca fica a trabalhar bem
-
- Amateur
- Mensagens: 672
- Registado: 30 dez 2015, 11:01
- Veículos: Golf IV 1.4i
Re: Golf IV 1.4 - rotações
Pois eu guiei-me pelos valores de referencia, já vi que não tem nada a ver lolMario_Marques Escreveu: ↑04 jun 2018, 13:25 Esquece o que diz lá, aquilo são valores de referência não são o valor ideal.
Primeira coisa mal, temperatura de funcionamento tem de andar nos 87_96 com isso errado o carro não trabalha bem, segunda coisa, voltagem fraca, isso devia andar nos 14,20v idealmente. Corrigir tudo, voltar a calibrar borboleta e ler de novo lambda e nas duas sondas para ver se o banco 1 e banco 2 estão ok.
A borboleta não está ok, tens ciclos de trabalho que indicam que ou está presa ou foi mal calibrada devido aos motivos que mencionei antes, se o carro não tiver o básico ok a borboleta nunca fica a trabalhar bem
O Log foi feito em auto estrada, normalmente a temperatura costuma descer, certo?
Mas o facto de a temperatura não estar bem poderá ser o sensor da temperatura, o carro tem um no radiador ou lá perto que é o que dispara a ventoinha e o outro que penso que é o do óleo, poderá este estar com problemas? Há alguma forma de o testar?
Vou verificar a voltagem da bateria e alternador com um multímetro, a bateria deve ter cerca de 5 anos.
Mais uma vez obrigado
- Mario_Marques
- Moderador
- Mensagens: 18418
- Registado: 18 nov 2005, 01:12
- Veículos: Demasiados veículos.
- Localização: Porto/CH/DE/UK
- Contacto:
Re: Golf IV 1.4 - rotações
O termostato está lá para manter a temperatura seja em Portugal ou no Evereste, se ela te baixa tens problemas e o teu motor é todo gerido por esse valor, desde ignição a injeção, logo isso estando mal.... Tens de testar se é sensor ou o que é.
A voltagem possível regulador de voltagem a precisar de obras, atenção que voltagem insuficiente causa uma série de problemas também, tens ai montes de casos de 1.4 que o pessoal se queixava de mil e um problemas, corrigiram a voltagem e o carro fica como novo, tudo nesse carro é electrónico, ou seja, se tens um problema relacionado com isso muita coisa estranha irá acontecer.
Outra coisa, muito cuidadinnho com pecinhas de concorrência, há coisas que pouco "poupas" e depois nem sequer funcionam direito, o sensor de temperatura é uma dessas coisas.
Eu podia-te contar centenas de casos de vw's marados que apanhei, eu durante anos não fazia outra coisa a não ser resolver esses "casos impossíveis" que de impossíveis nada tinham, simplesmente tinham era várias coisas mal e sobre as coisas mal feitas tentativas de reparação ainda piores pois não foi visto o que e4stava mal para trás.
Para fazeres um bom teste obd e registar valores, deves de preferencia usar uma recta ou subida dependendo do que se quer destacar no teste e passar pelo menos terceira e quarta a fundo, desde baixa rpm até quase esgotar, convém sempre ter duas mudanças e uma passagem entre elas para se ter pontos de referencia bons, depois desses bons pontos adicionar um pouco de condução "normal" para ver o comportamento com uso irregular e se comparar falhas, 3 pontos de referencia distintos ou mais é sempre o ideal.
A voltagem possível regulador de voltagem a precisar de obras, atenção que voltagem insuficiente causa uma série de problemas também, tens ai montes de casos de 1.4 que o pessoal se queixava de mil e um problemas, corrigiram a voltagem e o carro fica como novo, tudo nesse carro é electrónico, ou seja, se tens um problema relacionado com isso muita coisa estranha irá acontecer.
Outra coisa, muito cuidadinnho com pecinhas de concorrência, há coisas que pouco "poupas" e depois nem sequer funcionam direito, o sensor de temperatura é uma dessas coisas.
Eu podia-te contar centenas de casos de vw's marados que apanhei, eu durante anos não fazia outra coisa a não ser resolver esses "casos impossíveis" que de impossíveis nada tinham, simplesmente tinham era várias coisas mal e sobre as coisas mal feitas tentativas de reparação ainda piores pois não foi visto o que e4stava mal para trás.
Para fazeres um bom teste obd e registar valores, deves de preferencia usar uma recta ou subida dependendo do que se quer destacar no teste e passar pelo menos terceira e quarta a fundo, desde baixa rpm até quase esgotar, convém sempre ter duas mudanças e uma passagem entre elas para se ter pontos de referencia bons, depois desses bons pontos adicionar um pouco de condução "normal" para ver o comportamento com uso irregular e se comparar falhas, 3 pontos de referencia distintos ou mais é sempre o ideal.
-
- Amateur
- Mensagens: 672
- Registado: 30 dez 2015, 11:01
- Veículos: Golf IV 1.4i
Re: Golf IV 1.4 - rotações
Sim eu sei, mas aquela temperatura em auto estrada é normal descer para aqueles valores ou mesmo assim tem que estar entre os 87_96?Mario_Marques Escreveu: ↑04 jun 2018, 18:08 O termostato está lá para manter a temperatura seja em Portugal ou no Evereste, se ela te baixa tens problemas e o teu motor é todo gerido por esse valor, desde ignição a injeção, logo isso estando mal.... Tens de testar se é sensor ou o que é.
A voltagem possível regulador de voltagem a precisar de obras, atenção que voltagem insuficiente causa uma série de problemas também, tens ai montes de casos de 1.4 que o pessoal se queixava de mil e um problemas, corrigiram a voltagem e o carro fica como novo, tudo nesse carro é electrónico, ou seja, se tens um problema relacionado com isso muita coisa estranha irá acontecer.
Outra coisa, muito cuidadinnho com pecinhas de concorrência, há coisas que pouco "poupas" e depois nem sequer funcionam direito, o sensor de temperatura é uma dessas coisas.
Eu podia-te contar centenas de casos de vw's marados que apanhei, eu durante anos não fazia outra coisa a não ser resolver esses "casos impossíveis" que de impossíveis nada tinham, simplesmente tinham era várias coisas mal e sobre as coisas mal feitas tentativas de reparação ainda piores pois não foi visto o que e4stava mal para trás.
Para fazeres um bom teste obd e registar valores, deves de preferencia usar uma recta ou subida dependendo do que se quer destacar no teste e passar pelo menos terceira e quarta a fundo, desde baixa rpm até quase esgotar, convém sempre ter duas mudanças e uma passagem entre elas para se ter pontos de referencia bons, depois desses bons pontos adicionar um pouco de condução "normal" para ver o comportamento com uso irregular e se comparar falhas, 3 pontos de referencia distintos ou mais é sempre o ideal.
Entretanto reparei que sempre que liga a ventoinha na 1ª velocidade as rotações descem para os 600.
- Mario_Marques
- Moderador
- Mensagens: 18418
- Registado: 18 nov 2005, 01:12
- Veículos: Demasiados veículos.
- Localização: Porto/CH/DE/UK
- Contacto:
Re: Golf IV 1.4 - rotações
Ai, ai ai ai ai! sim, não é normal, até podes ir a descer pinheiros!
Tu com a voltagem que tens admira-me é ele ainda trabalhar depois de ligar a ventoinha
Também é estranho ele ligar a ventoinha com essas temperaturas(se as mesmas forem reais...).
-
- Amateur
- Mensagens: 672
- Registado: 30 dez 2015, 11:01
- Veículos: Golf IV 1.4i
Re: Golf IV 1.4 - rotações
Ele liga a ventoinha aos 96, pelo menos era o valor que estava no vagcom quando ela começa a trabalhar.Mario_Marques Escreveu: ↑04 jun 2018, 19:55
Ai, ai ai ai ai! sim, não é normal, até podes ir a descer pinheiros!
Tu com a voltagem que tens admira-me é ele ainda trabalhar depois de ligar a ventoinha
Também é estranho ele ligar a ventoinha com essas temperaturas(se as mesmas forem reais...).
- Mario_Marques
- Moderador
- Mensagens: 18418
- Registado: 18 nov 2005, 01:12
- Veículos: Demasiados veículos.
- Localização: Porto/CH/DE/UK
- Contacto:
Re: Golf IV 1.4 - rotações
Faz os logs que te disse....
-
- Amateur
- Mensagens: 672
- Registado: 30 dez 2015, 11:01
- Veículos: Golf IV 1.4i
Re: Golf IV 1.4 - rotações
Vou fazer aqueles testes acima, este fim de semana tenho que lhe mudar o óleo que já vai com 10000 kms, vou colocar um óleo melhor.
Vou ver se também me conseguem verificar o alternador e o regulador de voltagem e começar por aí.
Amanhã vou buscar o tubo do respiro do carter à autovia e já vejo preços do sensor de temperatura e ás tantas se tiverem em stock já levo.
Obrigado.
- Mario_Marques
- Moderador
- Mensagens: 18418
- Registado: 18 nov 2005, 01:12
- Veículos: Demasiados veículos.
- Localização: Porto/CH/DE/UK
- Contacto:
Re: Golf IV 1.4 - rotações
Confere primeiro o sensor que tens e se esta ok, não gastes dinheiro á sorte.
Uma maneira fácil de veres algo errado no sensor, compara a temperatura mostrada na ecu com a mostrada no campo do quadrante no vag-com, testa o termostato se está aberto antes do tempo, mas convinha antes de tudo corrigires o problema da voltagem pois se vais ver cenas eléctricas(sensores) com problemas de alimentação não é uma boa politica.
Uma maneira fácil de veres algo errado no sensor, compara a temperatura mostrada na ecu com a mostrada no campo do quadrante no vag-com, testa o termostato se está aberto antes do tempo, mas convinha antes de tudo corrigires o problema da voltagem pois se vais ver cenas eléctricas(sensores) com problemas de alimentação não é uma boa politica.
-
- Amateur
- Mensagens: 672
- Registado: 30 dez 2015, 11:01
- Veículos: Golf IV 1.4i
Re: Golf IV 1.4 - rotações
Boa tarde,
Regulador do alternador trocado, agora mantém-se a voltagem sem descer.
Quando quente e parado o relanti é instável, às vezes anda entre os 600 e os 800.
Entretanto verifiquei que o corpo onde leva o termostato tem uma micro fuga que vai ser reparada no próximo fim de semana e aí ver o termostato e o sensor.
Relativamente ao sensor de temperatura no VAG diz-me que está a 75 graus e numa viagem de 15 quilometros nao passou dos 80 graus e no ponteiro do quadrante está a 90, poderá ser sinal de o mesmo não estar bom?
Regulador do alternador trocado, agora mantém-se a voltagem sem descer.
Quando quente e parado o relanti é instável, às vezes anda entre os 600 e os 800.
Entretanto verifiquei que o corpo onde leva o termostato tem uma micro fuga que vai ser reparada no próximo fim de semana e aí ver o termostato e o sensor.
Relativamente ao sensor de temperatura no VAG diz-me que está a 75 graus e numa viagem de 15 quilometros nao passou dos 80 graus e no ponteiro do quadrante está a 90, poderá ser sinal de o mesmo não estar bom?
-
- Amateur
- Mensagens: 672
- Registado: 30 dez 2015, 11:01
- Veículos: Golf IV 1.4i
Re: Golf IV 1.4 - rotações
Até para estacionar me vejo lixado.
Se tiver muita manobra vai abaixo umas poucas de vezes
Se tiver muita manobra vai abaixo umas poucas de vezes
-
- Amateur
- Mensagens: 672
- Registado: 30 dez 2015, 11:01
- Veículos: Golf IV 1.4i
Re: Golf IV 1.4 - rotações
Mais uma,
Depois de quente se desligar, ao colocar novamente a trabalhar vai abaixo :/
Depois de quente se desligar, ao colocar novamente a trabalhar vai abaixo :/
-
- Amateur
- Mensagens: 672
- Registado: 30 dez 2015, 11:01
- Veículos: Golf IV 1.4i
Re: Golf IV 1.4 - rotações
Um pequeno update.
Foi mudador o regulador da voltagem no alternador.
Foi mudado o sensor da temperatura e o termostato, pois o sensor estava todo comido e chocalhava, o termostato estava aberto.
O carro apesar de ainda não ter as rotações a 100% pois de quando em quando desce para as 600, no entanto não tem ido abaixo.
Próximo passo,
Verificar cabo do acelerador, pois sinto uma ligeira folga e no site da Ross Tech tem lá info que se o cabo não estiver ajustado a 100% não fica bem.
Limpar circuito da EGR, verificar EGR e a Valvula AGR que faz o vácuo para abrir e fechar a EGR e mudar os tubinhos de vácuo.
Substituir Sonda Lambda, pois estive a limpar a minha no fim de semana e tem um dos fios descarnado na saída da sonda e como apanhei hoje o desconto de 23% na Auto Doc vem uma da Bosch com a mesma referência que a que está no carro original.
Não sei porquê mas acho que a bateria também já não está lá grande coisa. Um passo de cada vez
Foi mudador o regulador da voltagem no alternador.
Foi mudado o sensor da temperatura e o termostato, pois o sensor estava todo comido e chocalhava, o termostato estava aberto.
O carro apesar de ainda não ter as rotações a 100% pois de quando em quando desce para as 600, no entanto não tem ido abaixo.
Próximo passo,
Verificar cabo do acelerador, pois sinto uma ligeira folga e no site da Ross Tech tem lá info que se o cabo não estiver ajustado a 100% não fica bem.
Limpar circuito da EGR, verificar EGR e a Valvula AGR que faz o vácuo para abrir e fechar a EGR e mudar os tubinhos de vácuo.
Substituir Sonda Lambda, pois estive a limpar a minha no fim de semana e tem um dos fios descarnado na saída da sonda e como apanhei hoje o desconto de 23% na Auto Doc vem uma da Bosch com a mesma referência que a que está no carro original.
Não sei porquê mas acho que a bateria também já não está lá grande coisa. Um passo de cada vez