Boas, tenho um golf 4 4motin PD 130cv, senão me engano o turbo neste momento é 1749va, que esta a dar as últimas.. Queria um aumento de Potência, para uns 150/170cv, se for buscar um 1749vb consigo esse aumento? E em relação a montagem?
Podem deixar ai sugestões de turbo, se quiserem .. Obrigado
Mudança de turbo
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Re: Mudança de turbo
Dinheiro mal gasto....reparas esse que dá bem para esses valores....
Qto muito melhora o IC....
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Re: Mudança de turbo
Melhorar o IC para 170 cavalos... Isso nao é preciso
Para já com esse turbo consegues fazer esses valores sem substiruir o turbo. Se quiseres ir para uns 180 190 cavalos entao o VB pode ser uma bela escolha.
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Re: Mudança de turbo
Não é preciso, mas é o ideal.....
Notei bem a diferença no Verão das temperaturas do óleo e intake
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Re: Mudança de turbo
Não tinha pensado nisso.. Talvez faça isso, ainda tenho que ver
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Re: Mudança de turbo
Super notaste por outros motivos, em casos normais a diferença não é por ai além neste caso específico, torrar 400 ou 800 euros num ic dependendo da qualidade neste caso é um erro e torrar dinheiro para pouco ou nada neste caso, vai fazer iat prai de 60graus no verão a fundo com ic stock em bom.estado funcional.
Era mais bem empregue fazer uma revisão ao motor mais a sério pois a idade não perdoa e os 170cv que se fazia num 130 em 2004 não vai ser igual em 2018.
Última edição por Mario_Marques em 18 jan 2018, 10:20, editado 1 vez no total.
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Re: Mudança de turbo
Concordo contigo Mario. Como ja tinhamos falado, nao faz sentido colocar um IC do 150Mario_Marques Escreveu: ↑18 jan 2018, 00:29Super notaste por outros motivos, em casos normais a diferença não é por ai além neste caso específico, torrar 400 ou 800 euros num ic dependendo da qualidade neste caso é um erro e torrar dinheiro para pouco ou nada.
Offtopic: Para quem tiver interesse tenho 4 Conjuntos de ICs do ARL 150
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Re: Mudança de turbo
Mário:
Já quase me esquecia desse detalhe....
Mas ainda assim, apenas mudando o IC notei diferença...
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Re: Mudança de turbo
ja houveram muitos testes efetuados que comprovam que a mudanca para um IC frontal trazem poucas melhorias em setups ate os 200cv.
Mais... eu em vez de colocar um IC frontal acho que comprava um IC muito bom mas lateral e substituia o meu.
Eu tenho carrada de equipamento do Golf 4 150, e nao monto no meu carro. Ate aos 200cv nao compensa a meu ver.
Mais... eu em vez de colocar um IC frontal acho que comprava um IC muito bom mas lateral e substituia o meu.
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Re: Mudança de turbo
dani_tdi:
Esse IC é simplesmente para mim o melhor setup de IC que se pode meter...
Não é só arrefecer o ar, mas indirectamente o motor e até o turbo...isto mesmo abaixo dos 200cv...
Imagina ires no alentejo no verão, e não passares dos 45º, enquanto o IC de origem salta alegremente para os 60º...
Falo por mim e notei uns bons 15º graus a menos....e salvo erro com a mesmo repro de xaxa que tinha antes...
Esse IC é simplesmente para mim o melhor setup de IC que se pode meter...
Não é só arrefecer o ar, mas indirectamente o motor e até o turbo...isto mesmo abaixo dos 200cv...
Imagina ires no alentejo no verão, e não passares dos 45º, enquanto o IC de origem salta alegremente para os 60º...
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Re: Mudança de turbo
Super, não querendo dizer mal mas tu só deste voltas complicadas para uma coisa simples, e mais que ninguém devias saber que as invenções correm quase sempre mal.
Tinhas umas egt de meter medo, ao ponto de ate ter derretido pernos na cabeça, ora ai um ic faz sim milagres, num carro direito não faz pois não faz nem perto das temperaturas que fazias, o que costumo dizer, tentar tapar problemas com peças e alterações mas eles continuarem lá e olha que fazes mais de 45 graus a fundo no verão, fazes pouco menos que um carro com ic stock, tenho ainda os logs, e mesmo que fizesses, cada 10 graus que não se aumenta à pressão natural atmosférica com mistura perfeita dá 1%, ora se fosse menos 20 graus dava 2%, num carro de 200cv diesel são 2 cavalos, em vez de 200 teria 198cv, uma pequena diferença, se fosse a gasolina o ganho seria maior pelo facto de se poder dar mais avanço de ignição sem risco de detonação, e claro, não esquecer que ninguém anda sempre a fundo no mundo real.
Obviamente que quando passamos do "razoável" para o meia volta antes de partir vale a pena um ic, mas numa coisa sensata muitas vezes não, muitas até.
Quem também não se importar de investir num ic em condições, mesmo que não esteja no tal meia volta... desde que seja algo bem pensado sai beneficiado disso mas que não pense que vai ganhar ali um leão pois não vai, o ic só ajuda a não perder por aquecimento, muitas vezes as pessoas iludem-se nos bancos de potencia em que as condições de refrigeração são muito más e ai também o ic vai fazer diferença, muito mais que na estrada.
Volto a referir também que devido ao funcionamento do motor, o efeito/benefícios num carro diesel é muito diferente de num carro a gasolina.
No fundo, no fundo, o ic não dá cavalos, apenas evita é que se perca os cavalos que se perde por aquecimento, pois o aquecimento faz com que a massa de ar reduza, logo não se consegue queimar tanto combustivel bem, se o carro á partida já não aquecer grande coisa o ic não vai fazer grande coisa, e as vezes por pouca diferença de afinações vai-se buscar o mesmo.
Tinhas umas egt de meter medo, ao ponto de ate ter derretido pernos na cabeça, ora ai um ic faz sim milagres, num carro direito não faz pois não faz nem perto das temperaturas que fazias, o que costumo dizer, tentar tapar problemas com peças e alterações mas eles continuarem lá e olha que fazes mais de 45 graus a fundo no verão, fazes pouco menos que um carro com ic stock, tenho ainda os logs, e mesmo que fizesses, cada 10 graus que não se aumenta à pressão natural atmosférica com mistura perfeita dá 1%, ora se fosse menos 20 graus dava 2%, num carro de 200cv diesel são 2 cavalos, em vez de 200 teria 198cv, uma pequena diferença, se fosse a gasolina o ganho seria maior pelo facto de se poder dar mais avanço de ignição sem risco de detonação, e claro, não esquecer que ninguém anda sempre a fundo no mundo real.
Obviamente que quando passamos do "razoável" para o meia volta antes de partir vale a pena um ic, mas numa coisa sensata muitas vezes não, muitas até.
Quem também não se importar de investir num ic em condições, mesmo que não esteja no tal meia volta... desde que seja algo bem pensado sai beneficiado disso mas que não pense que vai ganhar ali um leão pois não vai, o ic só ajuda a não perder por aquecimento, muitas vezes as pessoas iludem-se nos bancos de potencia em que as condições de refrigeração são muito más e ai também o ic vai fazer diferença, muito mais que na estrada.
Volto a referir também que devido ao funcionamento do motor, o efeito/benefícios num carro diesel é muito diferente de num carro a gasolina.
No fundo, no fundo, o ic não dá cavalos, apenas evita é que se perca os cavalos que se perde por aquecimento, pois o aquecimento faz com que a massa de ar reduza, logo não se consegue queimar tanto combustivel bem, se o carro á partida já não aquecer grande coisa o ic não vai fazer grande coisa, e as vezes por pouca diferença de afinações vai-se buscar o mesmo.
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Re: Mudança de turbo
Fica um exemplo, ja fortezinho, as linhas no teste é com ic stock, e a outra linha um ic de 1000 e alguns euros testado e sendo um dos melhores ic's do mercado sem olhar a custo, e mais um bocado de boost(mais 0,3bar extra) e 20 graus de avanço de ignição, importante referir que no banco devido á muito má ventilação o ic faz diferenças que na estrada não faz, com o ic stock no banco fazia 78graus de intake e com o ic xpto fazia 44, na estrada a diferença não é essa, é bastante menor, a vantagem do ic xpto é que arrefece e não tem grande quebra de pressão comparativamente a outros ic's que arrefecem igual mas que têm uma enorme quebra de pressão, coisa que ninguém se preocupa mas que muitas vezes dá aquela falsa ideia de que o ic fez um efeito do caraças mas que na realidade o que se passou foi que houve uma perda de power em baixas e depois em altas recupera-se o perdido e mais algum extra e faz um desfasamento grande em que o pessoal acha que aquilo é tudo ganho.
Como se pode num carro muito bom a diferença de potencia é muito pequena e estamos a falar de uma coisa potente em que as percentagens de diferença se traduzem em números maiores.
Como se pode num carro muito bom a diferença de potencia é muito pequena e estamos a falar de uma coisa potente em que as percentagens de diferença se traduzem em números maiores.
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Re: Mudança de turbo
Bem a parte das EGTS era verdade, ao ponto de andar calmamente 100km, o escape cheirar a peixe frito...
Para bom entendedor....
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Re: Mudança de turbo
Portanto chegamos à conclusao que para preparaçoes abaixo dos 200 cavalos um intercooler melhor que o original e refiro me ao lateral do 110 ou do 130 nao melhora significativamente a performace do carro. Podemos estar a falar de uma melhoria de 2% na performance total do carro
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