Luz interior entre outros

Responder
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9823
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Luz interior entre outros

Mensagem por Silver_Ajm »

Bem para quem se queixa de problemas nas luzes de cortesia que ora dão ora não dão e escuta os relés do módulo confort a estalar, comecem por verificar as soldas da placa pcb do módulo confort. O meu carro andava com problemas com estas luzes e tinha duas soldas de um dos relés estaladas e por consequência, as luzes tanto funcionavam como deixavam de funcionar. De salientar que tenho dois módulos confort usados em casa e aparentemente as mesmas soldas que o meu tinha defeituosas, aqueles também não as têm nas melhores condições, por isso eventualmente o problema até pode ser algo recorrente.
Muito importante!!! Não confundir esta situação com as provocadas por falhas dos microswitchs das fechaduras.

Neste caso os sintomas eram os seguintes:

Luzes de cortesia em determinadas alturas não ligavam mesmo que quisesse, carregando nos interruptores dos plafoniers;
Luzes de cortesia em determinadas alturas não ligavam ao tirar a chave da ignição;
Luzes de cortesia em determinadas alturas não ligavam ao abrir o carro com o comando da chave;
O erro que me aparecia no vag-com era este: 00953 - Interior Light Time limit 25-10 - Unknown Switch Condition - Intermittent
Última edição por Silver_Ajm em 03 abr 2018, 13:34, editado 2 vezes no total.
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9352
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: Luz interior entre outros

Mensagem por SuperGolf »

Silver:

Onde e como é e esta esse módulo?
Por curiosidade....
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9823
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Luz interior entre outros

Mensagem por Silver_Ajm »

SuperGolf Escreveu: 03 abr 2018, 13:31 Silver:

Onde e como é e esta esse módulo?
Por curiosidade....
Este módulo é o modulo confort, aquele que se encontra fixo por baixo do volante.
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
DiogoMoreira
Beginner
Beginner
Mensagens: 59
Registado: 08 jan 2018, 15:27
Veículos: Golf Mk4 2001 115hp
Localização: Santarém (Cartaxo)

Re: Luz interior entre outros

Mensagem por DiogoMoreira »

tenho exatamente o mesmo problema mas desde que mudei o modulo da fechadura do meu lado que tem andado melhor ja nao falha tao frequentemente como fazia ja agora alguem sabe reparar e que €€?? e que ja coloquei um usado e custou-me 1 vidro estava pior que o meu a ponto de me trancar o carro com a chave na igniçao com radio ligado e tudo.....
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9823
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Luz interior entre outros

Mensagem por Silver_Ajm »

DiogoMoreira Escreveu: 03 abr 2018, 17:29 tenho exatamente o mesmo problema mas desde que mudei o modulo da fechadura do meu lado que tem andado melhor ja nao falha tao frequentemente como fazia ja agora alguem sabe reparar e que €€?? e que ja coloquei um usado e custou-me 1 vidro estava pior que o meu a ponto de me trancar o carro com a chave na igniçao com radio ligado e tudo.....
O carro trancou-se com a chave na ignição depois de já ter sido tirada do canhão após ter desligado o carro, ou sem ser tirada da ignição? O carro pode bloquear as portas se tiver sido aberto com o comando e não tiver sido detetada nenhuma porta aberta, mas aí o problema não é do módulo confort, é do microswitch exterior da fechadura que não dá indicação de porta aberta ao módulo e ao fim de uns segundos as portas trancam, não confundir as coisas, os sintomas são completamente diferentes. A grande diferença é que no meu caso ficava sem luzes de cortesia na totalidade, mesmo que as quisesse ligar manualmente nos plafoniers, as mesmas não ligavam. Outra coisa, eu refiro-me ao módulo confort e não as fechaduras.
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
DiogoMoreira
Beginner
Beginner
Mensagens: 59
Registado: 08 jan 2018, 15:27
Veículos: Golf Mk4 2001 115hp
Localização: Santarém (Cartaxo)

Re: Luz interior entre outros

Mensagem por DiogoMoreira »

Silver_Ajm Escreveu: 03 abr 2018, 18:06
DiogoMoreira Escreveu: 03 abr 2018, 17:29 tenho exatamente o mesmo problema mas desde que mudei o modulo da fechadura do meu lado que tem andado melhor ja nao falha tao frequentemente como fazia ja agora alguem sabe reparar e que €€?? e que ja coloquei um usado e custou-me 1 vidro estava pior que o meu a ponto de me trancar o carro com a chave na igniçao com radio ligado e tudo.....
O carro trancou-se com a chave na ignição depois de já ter sido tirada do canhão após ter desligado o carro, ou sem ser tirada da ignição? O carro pode bloquear as portas se tiver sido aberto com o comando e não tiver sido detetada nenhuma porta aberta, mas aí o problema não é do módulo confort, é do microswitch exterior da fechadura que não dá indicação de porta aberta ao módulo e ao fim de uns segundos as portas trancam, não confundir as coisas, os sintomas são completamente diferentes. A grande diferença é que no meu caso ficava sem luzes de cortesia na totalidade, mesmo que as quisesse ligar manualmente nos plafoniers, as mesmas não ligavam. Outra coisa, eu refiro-me ao módulo confort e não as fechaduras.
sim a parte de eu destrancar o carro e se nao abrir nenhuma das portas ele tranca-se (mesmo que abra uma de tras pelo menos fez me isso com a porta de tras do meu lado). agora o que aconteceu parei o carro na garagem de um colega para trocar o modulo e colocar o meu antigo desliguei o carro sem tirar a chave da igniçao sai do carro e so encostei a porta deu o trinco mas ficou mal fechada ao fim de 2 segundos trancou-se sem nunca ter tirado a chave da igniçao
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9823
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Luz interior entre outros

Mensagem por Silver_Ajm »

DiogoMoreira Escreveu: 03 abr 2018, 18:18
Silver_Ajm Escreveu: 03 abr 2018, 18:06
DiogoMoreira Escreveu: 03 abr 2018, 17:29 tenho exatamente o mesmo problema mas desde que mudei o modulo da fechadura do meu lado que tem andado melhor ja nao falha tao frequentemente como fazia ja agora alguem sabe reparar e que €€?? e que ja coloquei um usado e custou-me 1 vidro estava pior que o meu a ponto de me trancar o carro com a chave na igniçao com radio ligado e tudo.....
O carro trancou-se com a chave na ignição depois de já ter sido tirada do canhão após ter desligado o carro, ou sem ser tirada da ignição? O carro pode bloquear as portas se tiver sido aberto com o comando e não tiver sido detetada nenhuma porta aberta, mas aí o problema não é do módulo confort, é do microswitch exterior da fechadura que não dá indicação de porta aberta ao módulo e ao fim de uns segundos as portas trancam, não confundir as coisas, os sintomas são completamente diferentes. A grande diferença é que no meu caso ficava sem luzes de cortesia na totalidade, mesmo que as quisesse ligar manualmente nos plafoniers, as mesmas não ligavam. Outra coisa, eu refiro-me ao módulo confort e não as fechaduras.
sim a parte de eu destrancar o carro e se nao abrir nenhuma das portas ele tranca-se (mesmo que abra uma de tras pelo menos fez me isso com a porta de tras do meu lado). agora o que aconteceu parei o carro na garagem de um colega para trocar o modulo e colocar o meu antigo desliguei o carro sem tirar a chave da igniçao sai do carro e so encostei a porta deu o trinco mas ficou mal fechada ao fim de 2 segundos trancou-se sem nunca ter tirado a chave da igniçao
Muito estranho...
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
DiogoMoreira
Beginner
Beginner
Mensagens: 59
Registado: 08 jan 2018, 15:27
Veículos: Golf Mk4 2001 115hp
Localização: Santarém (Cartaxo)

Re: Luz interior entre outros

Mensagem por DiogoMoreira »

Silver_Ajm Escreveu: 03 abr 2018, 18:23
DiogoMoreira Escreveu: 03 abr 2018, 18:18
Silver_Ajm Escreveu: 03 abr 2018, 18:06
DiogoMoreira Escreveu: 03 abr 2018, 17:29 tenho exatamente o mesmo problema mas desde que mudei o modulo da fechadura do meu lado que tem andado melhor ja nao falha tao frequentemente como fazia ja agora alguem sabe reparar e que €€?? e que ja coloquei um usado e custou-me 1 vidro estava pior que o meu a ponto de me trancar o carro com a chave na igniçao com radio ligado e tudo.....
O carro trancou-se com a chave na ignição depois de já ter sido tirada do canhão após ter desligado o carro, ou sem ser tirada da ignição? O carro pode bloquear as portas se tiver sido aberto com o comando e não tiver sido detetada nenhuma porta aberta, mas aí o problema não é do módulo confort, é do microswitch exterior da fechadura que não dá indicação de porta aberta ao módulo e ao fim de uns segundos as portas trancam, não confundir as coisas, os sintomas são completamente diferentes. A grande diferença é que no meu caso ficava sem luzes de cortesia na totalidade, mesmo que as quisesse ligar manualmente nos plafoniers, as mesmas não ligavam. Outra coisa, eu refiro-me ao módulo confort e não as fechaduras.
sim a parte de eu destrancar o carro e se nao abrir nenhuma das portas ele tranca-se (mesmo que abra uma de tras pelo menos fez me isso com a porta de tras do meu lado). agora o que aconteceu parei o carro na garagem de um colega para trocar o modulo e colocar o meu antigo desliguei o carro sem tirar a chave da igniçao sai do carro e so encostei a porta deu o trinco mas ficou mal fechada ao fim de 2 segundos trancou-se sem nunca ter tirado a chave da igniçao
Muito estranho...
voltei a meter o que tinha nunca mais tive esse problema agora pergunto sabes de alguem ou alguem sabe quem repare os modulos e que nao sei se quero montar um usado tao depressa :)
DiogoMoreira
Beginner
Beginner
Mensagens: 59
Registado: 08 jan 2018, 15:27
Veículos: Golf Mk4 2001 115hp
Localização: Santarém (Cartaxo)

Re: Luz interior entre outros

Mensagem por DiogoMoreira »

ja agora falando nos sintomas que referiste a cima nunca te aconteceu quando tens o carro a trabalhar e nao te dao a luz do plafonier/cortesia acender no quadrante a luz de mala aberta mas com um tom escuro??
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9823
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Luz interior entre outros

Mensagem por Silver_Ajm »

DiogoMoreira Escreveu: 03 abr 2018, 19:51 ja agora falando nos sintomas que referiste a cima nunca te aconteceu quando tens o carro a trabalhar e nao te dao a luz do plafonier/cortesia acender no quadrante a luz de mala aberta mas com um tom escuro??
A luz do plafonier não acender, isso acontecia com frequência, agora o resto não, as únicas coisas que me acontecia eram as que descrevi e pelo menos duas vezes abriu-se-me ligeiramente o teto de abrir ao dar à chave, embora não sei com certeza se este sintoma estaria ou não relacionado, mas irei confirmar com o tempo.
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
DiogoMoreira
Beginner
Beginner
Mensagens: 59
Registado: 08 jan 2018, 15:27
Veículos: Golf Mk4 2001 115hp
Localização: Santarém (Cartaxo)

Re: Luz interior entre outros

Mensagem por DiogoMoreira »

hmm tudo relativamente a reparaçao do modulo aconce-lhas conheces algguem novo nao existe já mesmo se existisse na vw era 500€ queria deixa a opçao de comprar outro usado para ultima hipotese
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9823
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Luz interior entre outros

Mensagem por Silver_Ajm »

DiogoMoreira Escreveu: 03 abr 2018, 20:47 hmm tudo relativamente a reparaçao do modulo aconce-lhas conheces algguem novo nao existe já mesmo se existisse na vw era 500€ queria deixa a opçao de comprar outro usado para ultima hipotese
Os módulos confort não costumam ser muito problemáticos, a não ser que apanhem humidade, pelo menos não tenho lido muitas queixas por aqui... Antes de comprar outro abre os que tens e dá uma olhadela nas soldas da placa pcb, se houver alguma quebrada é só aquecer um pouco para qua a solda se volte a compor e se possível reforçar.
Como se pode ver nas fotos abaixo, são dois modulos confort distintos e os mesmos apresentam pelo menos um das pontos de solda dentro do circulo a vermelho não muito famosas... O que estava instalado no meu carro tinha essas mesmos dois pontos de solda quebrados...
Imagem
Imagem
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9352
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: Luz interior entre outros

Mensagem por SuperGolf »

Já agora:
Tenho leds com can bus, mas se ligar um deles muito tempo, depois não acende ou dá uma luz muito ténue...

Por vezes, ao ligar manualmente, não acende e dá uma luz mto ténue....fico na dúvida se é algo avariado, ou leds em si que dão o problema....

P.S. Falo nos laterais do plafonier esquerdo e direito. Abrir e fechar portas, acendem normalmente as luzes....
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9823
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Luz interior entre outros

Mensagem por Silver_Ajm »

SuperGolf Escreveu: 03 abr 2018, 22:09 Já agora:
Tenho leds com can bus, mas se ligar um deles muito tempo, depois não acende ou dá uma luz muito ténue...

Por vezes, ao ligar manualmente, não acende e dá uma luz mto ténue....fico na dúvida se é algo avariado, ou leds em si que dão o problema....

P.S. Falo nos laterais do plafonier esquerdo e direito. Abrir e fechar portas, acendem normalmente as luzes....
Isso é provocado pelos leds, os nossos carros ainda não estão preparados para essa tecnologia... :lol:
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
DiogoMoreira
Beginner
Beginner
Mensagens: 59
Registado: 08 jan 2018, 15:27
Veículos: Golf Mk4 2001 115hp
Localização: Santarém (Cartaxo)

Re: Luz interior entre outros

Mensagem por DiogoMoreira »

Silver_Ajm Escreveu: 03 abr 2018, 21:13
DiogoMoreira Escreveu: 03 abr 2018, 20:47 hmm tudo relativamente a reparaçao do modulo aconce-lhas conheces algguem novo nao existe já mesmo se existisse na vw era 500€ queria deixa a opçao de comprar outro usado para ultima hipotese
Os módulos confort não costumam ser muito problemáticos, a não ser que apanhem humidade, pelo menos não tenho lido muitas queixas por aqui... Antes de comprar outro abre os que tens e dá uma olhadela nas soldas da placa pcb, se houver alguma quebrada é só aquecer um pouco para qua a solda se volte a compor e se possível reforçar.
Como se pode ver nas fotos abaixo, são dois modulos confort distintos e os mesmos apresentam pelo menos um das pontos de solda dentro do circulo a vermelho não muito famosas... O que estava instalado no meu carro tinha essas mesmos dois pontos de solda quebrados...
Imagem
Imagem
Tenho de ver depois entretanto estou com problemas na tampa do deposito as vezes custa bastante para abrir perco muito tempo qualquer dia fico a pe alguma dica para resolver isto??
Responder