Dúvida de principiante

Responder
eliok10
Beginner
Beginner
Mensagens: 13
Registado: 20 fev 2017, 16:12
Veículos: Volkswagen Passat Variant B5

Dúvida de principiante

Mensagem por eliok10 »

Bom dia,

Hoje trago uma dúvida acerca dos turbos de geometria variável principalmente.
É sabido que um dos "problemas" destes turbos é, quando ficam com a geometria presa, entram em safe-mode quando estão em esforço.

A minha dúvida é simples e peço desde já desculpa se é uma dúvida estúpida:

Como é que o turbo se desliga? Visto que é uma peça mecânica, sem eletrónica, como é que o turbo deixa de funcionar quando entra em safe?
Os gases de escape passam por lá na mesma e fazem rodar as pás... Ou estou errado / confuso?

Alguém me pode elucidar?

É uma dúvida parva mas que gostava de aprender.

Obrigado!
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Dúvida de principiante

Mensagem por Mario_Marques »

Amigo apesar de muita gente dizer que o turbo "se desligou" isso é completamente errado, pois enquanto o motor estiver em funcionamento o turbo está sempre a trabalhar pois vai haver sempre gases a tentar roda-lo e óleo a circular.
O que acontece é que o turbo tem um sistema para incrementar o caudal pressurizado e quando há anomalias ele desliga esse sistema ou por vezes a avaria é mesmo nesse sistema.
Esses turbos não têm assim tantos problemas quanto isso, o pessoal é que faz manutenção super básica, tipo óleos filtros e correias a vida toda e nunca se preocupam com mais nada e chega um dia que ele dá problemas, além de claro, ser já de si uma peça que não é vitalícia, a esperança média de vida de um turbo a trabalhar 100% são em torno de 200mil km's dependendo da marca mas anda tudo nisso, há depois pessoal que dura mais ou menos, depende do tratamento e utilização que teve.
Curiosamente nos dias de hoje já há carros com multiplos turbos em que realmente desligam algum deles por ser electrico em vez do sistema convencional, na pratica não é um turbo mas sim um compressor apesar de se dar esse nome na gíria.
Em alguns sistema bi-turbo com turbos quase convencionais também se pode ter turbos que param quase totalmente ou totalmente dependendo da tecnologia usada mas há sempre oleo a circular e em alguns casos água da refrigeração também.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
eliok10
Beginner
Beginner
Mensagens: 13
Registado: 20 fev 2017, 16:12
Veículos: Volkswagen Passat Variant B5

Re: Dúvida de principiante

Mensagem por eliok10 »

Mario_Marques Escreveu: 04 jan 2018, 11:16 Amigo apesar de muita gente dizer que o turbo "se desligou" isso é completamente errado, pois enquanto o motor estiver em funcionamento o turbo está sempre a trabalhar pois vai haver sempre gases a tentar roda-lo e óleo a circular.
O que acontece é que o turbo tem um sistema para incrementar o caudal pressurizado e quando há anomalias ele desliga esse sistema ou por vezes a avaria é mesmo nesse sistema.
Esses turbos não têm assim tantos problemas quanto isso, o pessoal é que faz manutenção super básica, tipo óleos filtros e correias a vida toda e nunca se preocupam com mais nada e chega um dia que ele dá problemas, além de claro, ser já de si uma peça que não é vitalícia, a esperança média de vida de um turbo a trabalhar 100% são em torno de 200mil km's dependendo da marca mas anda tudo nisso, há depois pessoal que dura mais ou menos, depende do tratamento e utilização que teve.
Curiosamente nos dias de hoje já há carros com multiplos turbos em que realmente desligam algum deles por ser electrico em vez do sistema convencional, na pratica não é um turbo mas sim um compressor apesar de se dar esse nome na gíria.
Em alguns sistema bi-turbo com turbos quase convencionais também se pode ter turbos que param quase totalmente ou totalmente dependendo da tecnologia usada mas há sempre oleo a circular e em alguns casos água da refrigeração também.
Muito obrigado pela resposta! Mas só há uma coisa que tenho dúvida... "um sistema para incrementar o caudal pressurizado e quando há anomalias ele desliga esse sistema" -> Eu já tive com um turbo na mão, e assim de cabeça, não vejo o que possa ser esse sistema que ele desliga... Será que há alguma palavra técnica? É só para fazer pesquisa no Google em vez de estar aqui a chatear com estas perguntas, havendo uma palavra técnica desse sistema já lá consigo chegar.

Uma vez mais, muito obrigado!
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Dúvida de principiante

Mensagem por Mario_Marques »

podes ter muitas coisas mas os sistemas mais comuns do mercado, não falo do teu carro mas no geral são canais de wastegate(basta traduzir o nome para perceber waste - lixo\excesso\desperdiçado gate-porta) e depois os sistemas vnt que como o nome indica é variable nozzle turbo, ou seja, sistema de agulhetas variaveis.
O principio de funcionamento de wastegate e sistemas vnt não tem nada a ver apesar de havedr muitas gente inclusive pessoas que se dizem profissionais do ramo automovel a dizer por exemplo "esse vnt 15 deve ter um problema na wastegate" :lol:

A wastegate é um canal separado que abre quando se atinge uma determinada pressão desejada, quando isso abre os gases em vez de irem todos pela turbina saem por ai reduzindo a velocidade com que a turbina roda e baixa a pressão de gases de escape nessa câmara.
O sistema vnt funciona pelo principio da aerodinâmica , tem umas agulhas com formato de asa de avião(ver como funciona uma asa de avião), essas alhetas direcionam ou não os gases, o seu movimento\funcionamento contrariamente ao que os mecanicos também pensam não é directamente proporcional, ou seja, o valor de velocidade do ar não é proporcional ao angulo na mesma percentagem pois a partir de um determinado angulo os gases entram em ondulação(devido a ter o formato de uma asa de avião, ou seja, um dos lados tem maior area que o outro).
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Responder