Sensores de roda ( ABS )

Responder
lcarvalho72
Beginner
Beginner
Mensagens: 23
Registado: 18 nov 2017, 08:30
Veículos: Golf VII Variant 1.6TDI 110cv ( GPS EDition )

Sensores de roda ( ABS )

Mensagem por lcarvalho72 »

Bom dia pessoal.

O meu carro acendeu-me ontem a luz do ABS. Parei e desliguei o carro e quando voltei a ligá-lo a luz apagou mas depois de percorrer 200 ou 300 metros voltou a acender.
Pesquisei um pouco na net e encontrei varias possíveis causas sendo que uma das possíveis "soluções" que encontrei foi retirar o fusível junto á bateria, lixá-lo e voltar a colocar. Assim fiz e a verdade é que hoje vim para o trabalho e a luz já não acendeu. Voltei a andar com o carro á hora do almoço e ao fim da tarde e não voltou a acender mas de qualquer forma parece-me que este retirar do fusível o que faz será apenas cortar momentaneamente a corrente ao sistema e permite o reset do modulo do ABS, mas, caso haja algum problema com algum dos sensores mais tarde ou mais cedo voltará acender a luz, não?
Solicito ajuda pois tenho algumas duvidas: será algum dos sensores de ABS ? após trocar os sensores de ABS ( segundo pude verificar é bastante fácil ) é necessário ligar o carro á "maquina" para alguma configuração ou se o sistema se configura automaticamente? quando se troca um dos sensores é aconselhável trocar também os outros 3 ? se há alguma marca que seja a mais adequada pois na pesquisa que fiz os que me pareceram melhores na relação preço/qualidade foram os FEBI/BILSTEIN?
Desculpem tantas perguntas de uma só vez mas é a primeira vez que esta situação me acontece e estou um bocado á "nora" com isto.
Obrigado

Abraço
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Sensores de roda ( ABS )

Mensagem por Mario_Marques »

Deixa estar os sensores de origem descansados e testa a alimentação de energia.
Se o carro tiver problemas de energia que deve ter pelo descrito o Abs é das primeiras coisas a queixar-se.
O ideal é claro fazer um diagnostico a ver o que esta mal, se tem erros e a sua causa em vez de trocar pecas à sorte que raramente dão problemas a não ser quando são mexidas.
Caso realmente precise de sensores é preferível originais usados que esses.
Os sensores velhos podem ser bastante complicados de remover sem os danificar pois ficam colados e se não forem removidos com cuidado partem facilmente.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
lcarvalho72
Beginner
Beginner
Mensagens: 23
Registado: 18 nov 2017, 08:30
Veículos: Golf VII Variant 1.6TDI 110cv ( GPS EDition )

Re: Sensores de roda ( ABS )

Mensagem por lcarvalho72 »

Obrigado pela resposta Mario.
Quando falas em problemas de energia poderá ser pelo facto de eu ter instalado há pouco tempo ( 2 semanas ) um sistema de luz automática ( botão de comando de luzes com um sensor crepuscular ) que mandei vir da china?
Eu não tinha pensado nisso mas efetivamente depois dessa instalação já me avariou o radio ( Sony ) sem ter queimado qualquer fusível e agora aconteceu-me esta situação do ABS. Poderá ser disso e poderá o tal botão estar a provocar estes sintomas e estas avarias?
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Sensores de roda ( ABS )

Mensagem por Mario_Marques »

Principalmente poderá o alternador estar a precisar de cuidados, ninguém se preocupa com eles mas se estiver abaixo de 14,20 volt já não é suficiente para fazer o que devia o causa muito esforço no sistema e aquecimento, e tambem na bateria.
Tudo que tiveres a fazer consumo de energia vai cansar a bateria e se o alternador já não estiver óptimo pior.
Um sensor abs danificado causa avaria permanente ate ser trocado, nunca apaga.
As pessoas acham que o alternador é uma peça desenhada para carregar baterias do carro mas na realidade não é.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
lcarvalho72
Beginner
Beginner
Mensagens: 23
Registado: 18 nov 2017, 08:30
Veículos: Golf VII Variant 1.6TDI 110cv ( GPS EDition )

Re: Sensores de roda ( ABS )

Mensagem por lcarvalho72 »

Ok. Obrigado.
Vou falar com o meu mecanico para vermos essa situação.
Responder