Bom dia a todos...
Sem querer gastar dinheiro em peças desnecessárias, gostava de tentar diagnosticar o problema de o meu turbo entrar em safe mode num 1.9 TDI 110CV, reprogramado para 140CV na ReproPower, EGR e Catalisador OFF.
Questão 1: Se fosse geometria presa, ele só entrava em Safe em 4ª ou 5ª? Porque em 3ª eu posso puxar com ele até ao redline que o turbo não corta, se for 4ª ou 5ª assim que bate nas 3.000rpm's corta logo....
Questão 2: Coloquei um leitor OBD para ver que valores é que o meu turbo está a fazer, quando puxo pelo carro ele faz 1.5 Bar e não desce, só quando tiro o pé do pedal. O que me assusta mais é que segundo o que leio, até pode estar a fazer mais mas o meu sensor MAP só lê até 1.5 Bar.
Mas 1.5 BAR neste turbo (VNT15) não é para partir? O carro foi reprogramado para 140cv na ReproPower. Será que fizeram "asneira"? Ou será que o leitor OBD me está a dar valores errados?
Já liguei o carro à máquina e dá erro no sensor de pressão do colector (suponho que seja o sensor MAP), mas não queria comprar um sem ver estas questões respondidas...
Também já coloquei TODOS os tubos de vácuo novos...
Eu já sei que há centenas de tópicos sobre estes assuntos mas ainda não vi estas duas perguntas respondidas...
(Sem querer descriminar todos os outros utilizadores, gostava que o sr. Mário Marques visse este tópico)..
Muito obrigado!
Diagnóstico safe mode 1.9 TDI
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Re: Diagnóstico safe mode 1.9 TDI
O turbo não parte logo pois não tens gasóleo suficiente para isso acontecer logo mas muito bom também não fica/está.
Um turbo tem um tempo de vida útil de aprox 200mil kms, tudo dai para cima já é sorte e bons tratos, pela tua descrição ou tens o mapa marado(limitadores de boost)ou tens a geometria presa ou ambas as coisas.
Tubos de vácuo furados não te fazem.nunca ter pressão a mais mas sim o contrário.
É uma boa pratica antes de alterar um carro reve-lo de ponta a ponta para evitar problemas, no entanto é uma pratica pouco comum pois fica dispendioso e implica conhecer muito bem esses carros.
Por mais que o pessoal te queira ajudar não é fácil pois cada caso é um caso é para todos os efeitos deve-se rever tudo pois as vezes há problemas interligados.
Eu pessoalmente nunca mexo num carro sem o rever todo, se a pessoa não quiser rever terá de procurar em outro lado, a experiência diz-me que é o correcto a fazer, a longo prazo sai mais barato e muito melhor.
Um turbo tem um tempo de vida útil de aprox 200mil kms, tudo dai para cima já é sorte e bons tratos, pela tua descrição ou tens o mapa marado(limitadores de boost)ou tens a geometria presa ou ambas as coisas.
Tubos de vácuo furados não te fazem.nunca ter pressão a mais mas sim o contrário.
É uma boa pratica antes de alterar um carro reve-lo de ponta a ponta para evitar problemas, no entanto é uma pratica pouco comum pois fica dispendioso e implica conhecer muito bem esses carros.
Por mais que o pessoal te queira ajudar não é fácil pois cada caso é um caso é para todos os efeitos deve-se rever tudo pois as vezes há problemas interligados.
Eu pessoalmente nunca mexo num carro sem o rever todo, se a pessoa não quiser rever terá de procurar em outro lado, a experiência diz-me que é o correcto a fazer, a longo prazo sai mais barato e muito melhor.
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Re: Diagnóstico safe mode 1.9 TDI
Muito obrigado pelo seu feedback.Mario_Marques Escreveu: ↑07 dez 2017, 13:00 O turbo não parte logo pois não tens gasóleo suficiente para isso acontecer logo mas muito bom também não fica/está.
Um turbo tem um tempo de vida útil de aprox 200mil kms, tudo dai para cima já é sorte e bons tratos, pela tua descrição ou tens o mapa marado(limitadores de boost)ou tens a geometria presa ou ambas as coisas.
Tubos de vácuo furados não te fazem.nunca ter pressão a mais mas sim o contrário.
É uma boa pratica antes de alterar um carro reve-lo de ponta a ponta para evitar problemas, no entanto é uma pratica pouco comum pois fica dispendioso e implica conhecer muito bem esses carros.
Por mais que o pessoal te queira ajudar não é fácil pois cada caso é um caso é para todos os efeitos deve-se rever tudo pois as vezes há problemas interligados.
Eu pessoalmente nunca mexo num carro sem o rever todo, se a pessoa não quiser rever terá de procurar em outro lado, a experiência diz-me que é o correcto a fazer, a longo prazo sai mais barato e muito melhor.
Mas a questão que me suscita mais dúvidas é: Se fosse a geometria presa, quando puxo a fundo em 2ª ou 3ª ele também não devia cortar?
Só corta em 4ª ou 5ª?
Muito obrigado!
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Re: Diagnóstico safe mode 1.9 TDI
Nas mudanças curtas o esforço e tempo é menor, o motor trabalha menos tempo na faixa de binário Max e anda muito mais solto, daí não acontecer tanto.
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Re: Diagnóstico safe mode 1.9 TDI
Não querendo acreditar que numa casa "conceituada" fizeram asneiras no mapa (apesar de isto só acontecer depois da reprogramação, espero que seja coincidência), vou tirar o turbo fora e mandar meter um core novo.Mario_Marques Escreveu: ↑07 dez 2017, 14:36 Nas mudanças curtas o esforço e tempo é menor, o motor trabalha menos tempo na faixa de binário Max e anda muito mais solto, daí não acontecer tanto.
Muito obrigado!
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Re: Diagnóstico safe mode 1.9 TDI
O ideal é mesmo procurares um diagnóstico profissional e colocares também as duvidas no sitio onde programaste, uma empresa que programa carros tem obrigação de saber diagnosticar isso com exactidão e deviam ter-te aconselhado a rever tudo antes de programar, mas como se costuma dizer, dinheiro fácil é uma tentação.
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Re: Diagnóstico safe mode 1.9 TDI
E avisaram. Confesso que fui com a "fome" de reprogramar o carro, mas de facto é que antes tudo estava bem. Fiz a revisão geral e o turbo não me entrava em Safe, nunca.Mario_Marques Escreveu: ↑07 dez 2017, 14:49 O ideal é mesmo procurares um diagnóstico profissional e colocares também as duvidas no sitio onde programaste, uma empresa que programa carros tem obrigação de saber diagnosticar isso com exactidão e deviam ter-te aconselhado a rever tudo antes de programar, mas como se costuma dizer, dinheiro fácil é uma tentação.
Presumo eu que já devia ter carvão e agora com a reprogramação o pouco que a geometria abre não deve ser suficiente (digo eu)...
Mas como já vi que tenho sinais de óleo no intercooler, aproveito para resolver o mal pela raíz...