Golf IV PD115 motor falha

Lfmm
Amateur
Amateur
Mensagens: 652
Registado: 28 abr 2008, 12:09
Veículos: Vw Bora TDI ARL
Localização: Tavira, Algarve

Re: Golf IV PD115 motor falha

Mensagem por Lfmm »

Silver_Ajm Escreveu:
Lfmm Escreveu:
Silver_Ajm Escreveu:
Lfmm Escreveu:O meu sempre deu um ligeiro soluço desde novo entre as 1800 e as 2000 rpm e ficou resolvido com a colocação de uma junta com um furo de 9mm na egr. O meu sintoma foi muito falado em foruns estrangeiros principalmente nos 1.9 tdi de 105cv e foi esta a solução que a vw arranjou para resolver o problema que por acaso também serviu para o meu 115cv. A mim também me acontecia principalmente em 5ª e 6ª velocidade e não era sempre. Junta colocada e nunca mais aconteceu. Ref: 028 131 547 B
Lfmm essa junta, uma vez que é estrangulada em relação à que vem com os nossos carros, que é completamente aberta, será que não faz com que essa tubagem que aperta na EGR, onde a junta se coloca, não entupirá com carvão com mais facilidade?

Já a tenho colocada a mais de 70.000km e uma vez tirei e limpei e o furo continuava aparentemente com o mesmo diametro. Se não for carro de cidade que é o meu caso nunca vai entupir, pois eu mudei a pouco tempo a admissao do meu pela do ARL e ate o colector pouca sujidade tinha praticamente so se notava o preto do oleo sem ter capa para raspar.
Hei-de comprar essa junta para colocar no meu carro a ver se deixo de notar esse pequeno solavanco... :wink:

Custa 4€ mais ou menos agora pois ainda a 1 mes comprei uma para colocar no meu astra com 10.000km
Vw Bora TDI 150Cv ARL 320.000km e somando
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Golf IV PD115 motor falha

Mensagem por Mario_Marques »

O grupo é esse mas esse teste não serve de muito.
Há primeira vista, algo se passa com os injetores mesmo o teste não tendo sido bem feito, o motor esta mal comandado, a correia esta mal tensionada ou é de fraca qualidade, o motor aquece um pouco mais que o que devia.
A manutenção dos injetores, se não estiverem partidos é trocar os afinadores e pinos e afinar, inspecionar a cam ou substituir se necessário.
A maioria das casas não vai saber medir a cam e vão-te tentar impingir um kit de vedantes de injector que não necessitas, só necessitas de afinação é trocar as peças pinos e afinadores pelo novo modelo(o modelo que o teu carro tem tem uma falha), depois causa uma série de problemas a longo prazo.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
carferre
Beginner
Beginner
Mensagens: 20
Registado: 15 mai 2016, 18:29
Veículos: Golf IV PD115 AJM
Localização: Guimarães

Re: Golf IV PD115 motor falha

Mensagem por carferre »

E a única forma de saber se algum esta partido ou não é tira-lo fora ou e possível saber através de diagnostico ?
O facto de o Mário dizer que o carro aquece um pouco tem alguma coisa a ver com a injecção? É que tenho reparado e a temperatura(pelo menos no quadrante) não passa dos 90º
E toda esta anomalia terá ficado a dever-se a ter feito a tal dita limpeza dos injectores com o liquido Liqui Moly ou foi mera coincidência.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Golf IV PD115 motor falha

Mensagem por Mario_Marques »

Não precisa nem deve tira-los fora se não estiver realmente partido ou com uma,falha,grave(quem avisa amigo é....).
Ele marca sempre 90 no quadrante desde os 70 e poucos graus ate aos 140 e tal graus.
O problema não será do líquido, o líquido pode sim é ter revelado o que já estava mau.
Tem de rever o problema de comando/má afinação/má qualidade da correia
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
carferre
Beginner
Beginner
Mensagens: 20
Registado: 15 mai 2016, 18:29
Veículos: Golf IV PD115 AJM
Localização: Guimarães

Re: Golf IV PD115 motor falha

Mensagem por carferre »

vou dar uma verificação na correia para ver se tem algum problema.
em relação a temperatura poderá ser a válvula termostatica que esta junto ao alternador? É que já levou uma nova aqui a alguns anos. Pois a temperatura do caro de repente no quadrante ia de repente para 70º e o mecânico após ter metido só sensor de temperatura da concorrência e o problema se verificar o mesmo decidiu mudar essa válvula mas o problema era mesmo o sensor, pois o de concorrência fazia exactamente como o meu antigo (avariado ) de origem. Solução foi comprar um de origem e problema resolvido.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Golf IV PD115 motor falha

Mensagem por Mario_Marques »

Eu não estou a questionar se a correia esta mal, eu tenho a certeza de que esta mal, o comando a tensao
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
carferre
Beginner
Beginner
Mensagens: 20
Registado: 15 mai 2016, 18:29
Veículos: Golf IV PD115 AJM
Localização: Guimarães

Re: Golf IV PD115 motor falha

Mensagem por carferre »

Ta visto que vou ter de levar o carro ao medico, :( mas gostaria de o levar ao medico na especialidade e não um medico de clínica geral :lol:
Conhecem alguma casa que possa ir ou só na mesmo na marca para dar uma vista de olhos neste paciente?
Avatar do Utilizador
smdp23
Pro
Pro
Mensagens: 2983
Registado: 27 set 2017, 09:57
Veículos: VW Golf Variant GTD DSG
Localização: Azeitão / Barreiro
Contacto:

Re: Golf IV PD115 motor falha

Mensagem por smdp23 »

Verifica a cablagem dos injetores.
Cumprimentos Sérgio Pinheiro

VW Golf Variant GTD DSG

StandConde Lda
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Golf IV PD115 motor falha

Mensagem por Mario_Marques »

smdp23 Escreveu:Verifica a cablagem dos injetores.
Ate pode ter também problemas aí também que parece ter mas ate acertar o motor é inútil trocar seja o que for a não ser claro o que já referi que pela idade já não esta ok nesse motor em específico.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
carferre
Beginner
Beginner
Mensagens: 20
Registado: 15 mai 2016, 18:29
Veículos: Golf IV PD115 AJM
Localização: Guimarães

Re: Golf IV PD115 motor falha

Mensagem por carferre »

mas o facto de ele aquecer tem a ver também com afinação da correia e injectores ou tem a ver com a válvula termostatica que estará avariada?
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Golf IV PD115 motor falha

Mensagem por Mario_Marques »

Se tivesses o termostato avariado ja terias dado bem fé disso.
Os termostatos com a tecnologia dos dias de hoje tem precisamente o problema oposto devido ao seu desenho, avariam, ficam abertos.
Deves fazer o que recomendei anteriormente, a prevenção é a melhor solução, no teu caso ja não é só prevenção pois tens ai coisas a corrigir.
Problemas de injeção/comando fazem aquecer motor, não quer dizer que seja isso só.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
carferre
Beginner
Beginner
Mensagens: 20
Registado: 15 mai 2016, 18:29
Veículos: Golf IV PD115 AJM
Localização: Guimarães

Re: Golf IV PD115 motor falha

Mensagem por carferre »

caro Mario quando tu dizes que o carro tem a correia mal afinada, tas a dizer isso basiado em que parametro?
É no groupo 4 o Synchro. Angle que esta com valor de -1.1, se nao é este qual e o parametro que te leva a dizer que a correia esta descomandada?
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9823
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Golf IV PD115 motor falha

Mensagem por Silver_Ajm »

Salvo erro o valor ideal nesse campo para esse motor é 0.5 graus, pelo menos tenho ideia que o meu está com esse valor... O que me parece e penso que também seja ao que o Mário se está a referir tendo em conta os videos que postaste, tens esse valor a oscilar muito...
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
carferre
Beginner
Beginner
Mensagens: 20
Registado: 15 mai 2016, 18:29
Veículos: Golf IV PD115 AJM
Localização: Guimarães

Re: Golf IV PD115 motor falha

Mensagem por carferre »

o comando ate pode estar mal afinado e acredito que sim, mas penso que não será esse o motivo(fala quem não percebe do assunto), pois ainda antes de ele fazer o que esta a fazer esse valor andava por volta de-0.8 e -1.1.
Só acho estranho e o carro soluçar só entre as 1600 e as 2000rpm, se fosse injectores não deveria falhar em qualquer rotação?
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9823
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Golf IV PD115 motor falha

Mensagem por Silver_Ajm »

carferre Escreveu:o comando ate pode estar mal afinado e acredito que sim, mas penso que não será esse o motivo(fala quem não percebe do assunto), pois ainda antes de ele fazer o que esta a fazer esse valor andava por volta de-0.8 e -1.1.
Só acho estranho e o carro soluçar só entre as 1600 e as 2000rpm, se fosse injectores não deveria falhar em qualquer rotação?
Faz o que o Mário está a dizer, ele sabe o que diz!
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
Responder