Travagem 280mm

Responder
Gands
Beginner
Beginner
Mensagens: 18
Registado: 14 fev 2016, 17:43
Veículos: Golf 1.9 TDI

Travagem 280mm

Mensagem por Gands »

Tenho andado a ver se era possível melhorar a travagem mantendo os discos 280mm melhorar a que tenho ou pondo umas pinças novas.

Vi umas pinças que chegaram a ser equipadas em alguns carros do grupo vw as girling 60 que são de 2 embolos. E gostava de saber se era possível montar essas pinças num golf iv?
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9409
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: Travagem 280mm

Mensagem por SuperGolf »

Uma boa questão pelo que não te sei responder...

O que posso adiantar é que umas boas pastilhas, fazem grande diferença...

também tenho de pensar nisso pois o meu carro a travar está uma lastima.....
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18480
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Travagem 280mm

Mensagem por Mario_Marques »

Há umas pinças de 2 pistões que dão no mk4, saem nos r32 mk4 e Amarok mas directamente não dão ai nem são feitas para discos dessa medida, opinião sincera, não sei qual vai ser o proposito dessa melhoria mas não há almoços grátis como se costuma dizer, ou seja, convém perceber o que se esta a fazer....já tive n casos de pessoal que queria melhorar travagem e já tinham feito alterações nesse sentido(tipo meter 312mm x 256mm) e no entanto os carros não travavam nada de especial, muitas vezes melhoraram para o que estava antes mas estavam ainda assim piores que um carro original direito ou e em alguns casos estavam ate perigosos por travarem muito mas completamente desequilibrados como o mais recente que me apareceu.
Não é o tamanho dos componentes que faz o carro travar mas sim a capacidade de fricção e resistência ao calor e depois claro, o resto do carro todo, o equilíbrio e tracção.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Gands
Beginner
Beginner
Mensagens: 18
Registado: 14 fev 2016, 17:43
Veículos: Golf 1.9 TDI

Re: Travagem 280mm

Mensagem por Gands »

O prepositivo que eu queria era que ele travasse mesmo bem pensei tambem em meter travagem do 130cv 288mm mas a diferença é pouca e acho que nao chega a valer a pena essa troca o que voces dizem?

Estava a pensar em fazer uma melhoria na travagem que tenho.
O que acham de colocar uns tubos em malha de aço uns discos performance da ATE umas pastilhas cerâmicas da ATE e o oleo da motul dot 4 ou o motul RBF 600 qual deles voces sugeriam?

Digam.me mais sugestões no que posso melhorar na travagem?
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9409
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: Travagem 280mm

Mensagem por SuperGolf »

Eu ficava-me pelas pastilhas e mudar o oleo, por outro normal dot4 sem ser xpto...
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18480
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Travagem 280mm

Mensagem por Mario_Marques »

Gands Escreveu:O prepositivo que eu queria era que ele travasse mesmo bem pensei tambem em meter travagem do 130cv 288mm mas a diferença é pouca e acho que nao chega a valer a pena essa troca o que voces dizem?

Estava a pensar em fazer uma melhoria na travagem que tenho.
O que acham de colocar uns tubos em malha de aço uns discos performance da ATE umas pastilhas cerâmicas da ATE e o oleo da motul dot 4 ou o motul RBF 600 qual deles voces sugeriam?

Digam.me mais sugestões no que posso melhorar na travagem?
O problema é quando é que ele vai travar mesmo bem, quem ja testou um sistema original melhorado sabe que por vezes as primeiras travadelas não são nada de especial, só a quente é que realmente há um poder muito superior, mas em geral no dia-dia piora ou mantém pois não aquecem o suficiente ou se travam muito mais a frio por norma a quente são más(norma, norma não é regra...já por isso há pastilhas desde pouco mais de 30 euros a quase 450 para esse carro)
O 130 cavalos, todo direitinho até tem uma travagem muito boa mesmo para os carros dos dias de hoje.
Eu não recomendava torrar dinheiro em discos xpto pois não vai ficar a travar mais, agora pode sim é optar por umas pastilhas mais abrasivas, por norma as pastilhas de gama de entrada em ceramica não são muito boa opção, pois são mais desenhadas para não sujar as jantes do que propriamente para ter muito poder de travagem, o ideal é tentar arranjar umas de composito ou metalicas, as metalicas são bastante abrasivas e por norma não são muito caras, têm o defeito de sujar muito mais as jantes, mas não há milagres nestas coisas e pode aproveitar e rever o sistema de travagem todo, suspensão, alinhamento e pneu.
Andei estes dias a ensaiar um carro de um user do forum, para quem conhece, serrra da agrela e serra de vilar de luz, fiz as duas seguidas e a um ritmo tipo trackday, sempre a forçar muito a travagem pois fui mesmo testar isso porque o dono do carro queixava-se que o carro a travar forte tinha um problema de equilibrio, não senti grande necessidade de melhor travagem(288mm tudo mesmo oem vw), mas sim uma grande necessidade de pneus com mais tracção, os pneus não davam conta do recado dos travões(jante 16" 205... michelin pilot exalto se não me falha a memoria), o carro em travagens muito fortes os pneus não davam conta do recado, estamos a falar em 4 pneus em bom estado, nada de usados e afins e que mesmo com 2,6bar na frente em travagens fortes os pneus comaçar a ficar queimados em ambas as bordas de fora e aquecer muito perdendo poder de travagem e tracção(isto é bastante dificil de perceber pela maioria das pessoas, quando os pneus não dão conta do recado, pois o carro agarra-se bem na mesma), e esdtamos também a falar de um carro com uma boa suspensão quase zero km's que tinha sido acabada de rever(koni), todos os casquilhos do carro novos acabados de montar, charrion com reforço, chassis ja ultima versão mk4 com reforços, barra estabilizadora grossa, era um carro que eu tinha acabado de rever de ponta a ponta e que está com uma potencia significativa, nesse carro de nada servia ter mais travões pois os pneus não aguentam mais.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Gands
Beginner
Beginner
Mensagens: 18
Registado: 14 fev 2016, 17:43
Veículos: Golf 1.9 TDI

Re: Travagem 280mm

Mensagem por Gands »

Eu já vi um poste seu que voce com a travagem original conseguiu por o carro a travar melhor do que uma travagem 312mm.
E eu gostaria de saber quais foram os pormenores que voce melhorou na travagem para ter essa melhoria grande.

Mas notasse muita diferença entre a travagem 280 e 288 é que a diferença é tão pouca nos discos?
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18480
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Travagem 280mm

Mensagem por Mario_Marques »

Não é preciso muito para ter mais poder de travagem que os 312mm originais, os 312 foram desenhados para carros pesados não para poder de travagem brutal.
Basta ter o carro todo impec, pastilhas para isso(com bom atrito a alta temp), pneus, suspensão, para uso muito intensivo pode-se também adicionar canais de ventilação.
Quando se fala de travagem por norma ng se preocupa com suspensão e pneus mas é super importante, se o carro transferir muita massa trava bem pior que o que seria de esperar, por alguma razão estes carros novos eram uma referencia em travagem e no entanto não falta ai pessoal com carros com pouco poder de travagem, algo está mal.
Ainda hoje se vendem carros a sair novos com sistema idêntico aos mk4, mesmo com os requisitos actuais cumpre bem a função.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9409
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: Travagem 280mm

Mensagem por SuperGolf »

Recentemente recarreguei os 4 amortecedores, e notei logo melhorias na travagem...ainda que a frente aquilo ande uma lástima,,
Gands
Beginner
Beginner
Mensagens: 18
Registado: 14 fev 2016, 17:43
Veículos: Golf 1.9 TDI

Re: Travagem 280mm

Mensagem por Gands »

Então na sua opinião quais sao as pastilhas que recomenda para obter um bom atrito a alta temperatura?

Ando a pensar numas ATE ceramic pad ou numas ATE power pad, mas não sei...

E a substituição dos tubos por uns tubos malha de aço não compensa e no se vai obter partido deles?
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9409
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: Travagem 280mm

Mensagem por SuperGolf »

A melhor pessoa para aconselhar é o Mestre Mário..
Eu irei possivelmente meter uns ATE a frente, e qto as pastilhas ainda não me decidi o que meter....

Para a condução que faço, chega e sobra, e cada vez ando mais controlado...
dani_tdi
Pro
Pro
Mensagens: 1043
Registado: 13 set 2009, 01:58
Veículos: Golf 4

Re: Travagem 280mm

Mensagem por dani_tdi »

Eu troquei o sistema original 280 com ferodo para 312mm mais 256mm atras cabos de malha de aço e pastilhas as 4 ebc red stuff e 4 discos até power disc. Tudo novo desde óleo e revisto

Conclusão o carro ficou a travar mesmo muito mal. Contactei a Ebc e eles disseram me que as pastilhas não era para o tipo de condução que tinha. O disco tinha que ficar bem quente para elas começarem a fazer efeito. Epah e não é que tinham razão. Fui subir umas montanhas a caminho de Guimarães curva contra curva, cada vez o carro travava melhor!


Enfim, isto foi tudo depois de comprar um novo kit, o do cupra r. Agora vai ser tudo montado e revisto. Vou mudar para 323 com 4 pistões em cada roda. Vamos lá ver como vai travar. Também não vou para pastilhas tipo ferodo ds2500 ou as 3000 porque basicamente tem o mesmo problema das red stuff. Estive a falar com engenheiros em uk da marca e eles referiram que são pastilhas desenhadas para track day.

Cumprimentos espero ter ajudado. Como imaginem já torrei bastante dinheiro até porque agora vou trocar os discos todos outra vez. Mas também o carro vai ficar com muito mais potência....
Especialista em eletrónica Golf 4
Golf 4 TDI AHF - 4.0l aos 100klm de médias
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18480
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Travagem 280mm

Mensagem por Mario_Marques »

dani_tdi Escreveu: Epah e não é que tinham razão. Fui subir umas montanhas a caminho de Guimarães curva contra curva, cada vez o carro travava melhor!

E agora resta saber se essa melhoria a quente foi superior a ter um sistema original "normal".
https://www.youtube.com/watch?v=qkIowmqOFRg
Nesse video estamos a falar em um upgrade de 250eur se tanto Vs um upgrade de quase 3800eur(material novo), sendo que o carro já tem pneus, suspensão jantes do bom e do melhor e com toda a certeza em muito melhor estado que um mk4 nos dias de hoje, custo beneficio ganham as pastilhas, não oferecem o ganho de topo, mas em ganho percentual oferecem metade da performance de um sistema de 3800e e acredito que ainda fosse possivel melhorar bastante o resultado pois não foram acamadas devidamente não são o topo das pastilhas, os discos eram usados com cama para outras pastilhas, sendo que o bbk levou tudo novo á frente e atrás.
É um absurdo meter travões xpto para depois andar a passear, só vai aumentar consumos, despesa de manutenção e ganho real pratico é muito baixo se é que vai haver, há "pessoal" a correr com travões stock sem grandes dilemas.
As vezes é preferivel em vez de querer meter tudo e mais alguma coisa e não meter ao fim nada de jeito, meter pouco mas bem pensado e de preferencia devidamente testado.
Já tive praticamente todas as travagens que se pode enfiar directamente num mk4, se for ver custo\beneficio\utilização\performance a melhor opção é os originais, boas pastilhas, tudo revisto limpinho e em ordem, oleo sempre renovado quando necessario, é mais que suficiente para o dia-dia e mesmo algo mais intensivo e a realidade é que como o meu carro curva muito bem não utilizo os travões tanto quanto isso.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9409
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: Travagem 280mm

Mensagem por SuperGolf »

Aproveitando o tópico Mário:
Original ou ATE, as diferenças no metal são grandes?
dani_tdi
Pro
Pro
Mensagens: 1043
Registado: 13 set 2009, 01:58
Veículos: Golf 4

Re: Travagem 280mm

Mensagem por dani_tdi »

ATE e bem melhor. Mas penso que alguns golfs ate bem com discos originais ate.

Eu iria para discos ate power disc. Agora vou trocar para EBC, mas por a razao de a ATE nao fazer discos 323mm enfim.

Mas aproveito para dizer que tudo o que o Mario referiu mais uma vez esta correto. Eu com o sistema todo novo da ATE 312mm e com pastilhas decentes acredito que ficaria melhor que o sistema original do Golf 4 (280mm)

A Questao aqui esta mesmo na escolha das pastilhas. Para mim deve ser dos componentes mais importantes. O disco para os nossos carros e um pouco indiferente. E agora perguntam porque Brembo. Epah dou a minha mao a palmatoria eu sei que nao vao compreender, mas e por razoes esteticas. Se vou perder performance talvez, mas tambem ja apreendi uma licao e agora o foco esta nas pastilhas!

Sinceramente nao gosto de ver jantes 18 ou 19 com discos 280 ou 232 atras. Para isso preferia ficar com o meu carro com jantes 15 ou 16 que ate andava mais. Sao gostos... mais uma vez do ponto de vista da performance o Mario esta totalmente correto. Mas tambem se toda a gente olhase para a performance porque que compram ferraris, porches, golfs r etc? epah ha um golf da BOBA racing que da alto empeno a esses carros. Esta desenhado para performance.

Enfim ...
Especialista em eletrónica Golf 4
Golf 4 TDI AHF - 4.0l aos 100klm de médias
Responder