Sobreaquecimento

Responder
Avatar do Utilizador
miguelpereiramk4
Beginner
Beginner
Mensagens: 8
Registado: 20 jul 2017, 11:44
Veículos: Volkswagen Golf IV TDI 110cv

Sobreaquecimento

Mensagem por miguelpereiramk4 »

Boa tarde a todos, eu sou novo por estas bandas e queria uma ajuda vossa, já que andei a procura pelo site e não encontrei nenhum tópico que me ajudasse.
Eu tenho um golf 4 1.9 tdi 110, ele anda bem, puxa bem, nada de mal, mas se o motor começar a fazer esforço numa subida mais acentuada ou se passar dos 180 o carro começa a aquecer-me, vai até aos 100 se eu continuar a acelerar ele continua a aquecer, se parar o carro, a temperatura desce muito devagarinho. Agora eu penso que seja dois problemas, ou o radiador que possa estar entupido ou a bomba de água que não esteja a bombear o suficiente para arrefecer. Ele não perde líquido nenhum e também não é da junta. Se alguém me pudesse ajudar agradecia imenso.

Cumprimentos a todos! :wink:
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9823
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Sobreaquecimento

Mensagem por Silver_Ajm »

Os motoventiladores trabalham quando a temperatura sobe para esses valores?? O sistema de refrigeração está limpo, ou apresenta vestígios de lamas?
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
Avatar do Utilizador
miguelpereiramk4
Beginner
Beginner
Mensagens: 8
Registado: 20 jul 2017, 11:44
Veículos: Volkswagen Golf IV TDI 110cv

Re: Sobreaquecimento

Mensagem por miguelpereiramk4 »

Sim os motoventiladores trabalham, o líquido é o lilás famoso g12, se for em muita quantidade parece que está assim meio laranja escuro, cor de ferrugem, se for em pouca e o lilás sem qualquer alteração, já troquei termostato, o depósito do líquido, a falange, o tubo que vai do motor ao radiador, não sei mais o que possa ser...
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Sobreaquecimento

Mensagem por Mario_Marques »

Como sabe que não é da junta? Deve fazer um teste químico para confirmar.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
miguelpereiramk4
Beginner
Beginner
Mensagens: 8
Registado: 20 jul 2017, 11:44
Veículos: Volkswagen Golf IV TDI 110cv

Re: Sobreaquecimento

Mensagem por miguelpereiramk4 »

Mas se fosse da junta não teria de estar a misturar um dos dois? Ou óleo ou água?
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9823
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Sobreaquecimento

Mensagem por Silver_Ajm »

miguelpereiramk4 Escreveu:Mas se fosse da junta não teria de estar a misturar um dos dois? Ou óleo ou água?
Nestes motores normalmente isso não acontece, isso costuma acontecer é quando há uma fuga no permutador de óleo / liquido de refrigeração.
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
Avatar do Utilizador
miguelpereiramk4
Beginner
Beginner
Mensagens: 8
Registado: 20 jul 2017, 11:44
Veículos: Volkswagen Golf IV TDI 110cv

Re: Sobreaquecimento

Mensagem por miguelpereiramk4 »

Então mas se fosse a junta, não devia de acontecer o mesmo, com o carro a andar pela cidade? É que só me acontece em auto estradas ou nacional longas :D :D
Quando puxo pelo carro vá.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Sobreaquecimento

Mensagem por Mario_Marques »

Basicamente isso só te acontece quando se aumenta temperatura e pressão dentro dos cilindros, o que estas a queixar-te é bastante comum quando esses motores queimam a junta ou fissuram o bloco, um Conselho de quem já conhece bem isso, não adies a reparação pois isso causa danos graves e impossíveis de reparar se andares muito.
Vai à uma Oficina e faz teste químico e repara o quanto antes.
Esses carros só misturam óleo quando o permutador fura ou o bloco parte mesmo.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
miguelpereiramk4
Beginner
Beginner
Mensagens: 8
Registado: 20 jul 2017, 11:44
Veículos: Volkswagen Golf IV TDI 110cv

Re: Sobreaquecimento

Mensagem por miguelpereiramk4 »

Isto Aconteceu-me a primeira vez, á cerca de um mês já é muito tarde?
Avatar do Utilizador
miguelpereiramk4
Beginner
Beginner
Mensagens: 8
Registado: 20 jul 2017, 11:44
Veículos: Volkswagen Golf IV TDI 110cv

Re: Sobreaquecimento

Mensagem por miguelpereiramk4 »

E sabem mais ao menos em geral quanto fica e o que é preciso para reparar?
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Sobreaquecimento

Mensagem por Mario_Marques »

miguelpereiramk4 Escreveu:E sabem mais ao menos em geral quanto fica e o que é preciso para reparar?
A não ser que contrates o super homem para ele ver dentro do motor sem o desmontar... :D
Faz o teste quimico quanto antes e evita esforços se tiveres mesmo, mesmo de andar com o carro, nunca adiciones água, mas sim anticongelante proprio pois a água da cabo de tudo e se usares anticongelantes foleiros também dá basicamente cabo de tudo nem que seja só um copinho.



-cenario low cost(á stand!), desmontar, trocar junta, rectificar cabeça(á sucateiro é logo, nem que não seja necessário, lol, eles querem é tudo rectificado, as pessoas gostam de dizer esta expressão de sucateiro, "motor todo rectificado" :lol: ), junta nova de concorrencia, parafusos de concorrencia ou as vezes até voltam a usar os mesmos memso que isso possa ter sido a causa principal da junta falhar, g13(ou um marado qualquer que seja vermelho\rosa), oleo, filtro de oleo, ve o preço disso e faz as contas, deve andar nos 450e ou menos dependendo do "sucateiro"

-cenario em condições, desmontar, inspeccionar bloco(se o bloco se conseguir detectar que está ko nem se faz mais nada pois senão vai ser investir numa reparação que não vai resolver nada), junta oem, parafusos(diversos, cabeça, apoio do motor, etc), testar cabeça(testar e rectificar apenas se realmente necessario e se for rectificada corrigir a altura da junta e valvulas), touches novas, vedantes de valvula novos, descarbonizar cabeça, rodar valvulas, kit distribuição novo oem e bomba de água, filtro de oleo, oleo, g13, testar e limpar radiadores e tubos todos , limpar circuito, trocar flange da cabeça, trocar vedante da bomba de vacuo, trocar jogo de vedação dos injectores, ajustar timing de bomba, etc, etc. deve andar na casa 800euros dependendo do mecanico
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
miguelpereiramk4
Beginner
Beginner
Mensagens: 8
Registado: 20 jul 2017, 11:44
Veículos: Volkswagen Golf IV TDI 110cv

Re: Sobreaquecimento

Mensagem por miguelpereiramk4 »

Eu uso um anti congelante da febil, vem da Alemanha... Eu quanto a arranjar o carro prefiro pagar mais e ficar bem servido do que pagar pouco e daqui a alguns meses estar pior...
O teste químico, é aqueles teste do ph certo? Onde é que eu posso arranjar isso?
E se o bloco estiver mesmo estragado, nem vale a pena continuar ne? Mais vale logo o motor novo, certo?
É que eu não quero mesmo desfazer-me do carro, é um carro que eu gosto mesmo muito e sempre o quis. Agora que tenho um, infelizmente não está na melhor das condições...
Muito obrigado pela vossa ajuda e atenção!
Depois quando tiver arranjado eu dou o feedback!
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Sobreaquecimento

Mensagem por Mario_Marques »

Se o bloco estiver ko é lixo, é muito difícil detectar um bloco lixado
O teste tens de ir a uma oficina que tenha, testa o pH e presença de monóxido.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
miguelpereiramk4
Beginner
Beginner
Mensagens: 8
Registado: 20 jul 2017, 11:44
Veículos: Volkswagen Golf IV TDI 110cv

Re: Sobreaquecimento

Mensagem por miguelpereiramk4 »

Então o que compensa mais? Motor novo ou junta da cabeça nova?
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Sobreaquecimento

Mensagem por Mario_Marques »

miguelpereiramk4 Escreveu:Então o que compensa mais? Motor novo ou junta da cabeça nova?
É muito relativo, se o teu bloco estiver ok, for tudo mudado e bem feito fica mais caro que um.motor usado mas fica mais fiável nesse motor em particular, se fosse um motor pd a história já era outra pois reparar mesmo bem um pd com tudo o que deve ser mudado fica muito dispendioso e as vezes mais vale arriscar num.usado.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Responder