golf 4 variant 115cv ajm de 2000 duvidas e problemas

Responder
powergolf
Beginner
Beginner
Mensagens: 28
Registado: 10 jul 2009, 22:49

golf 4 variant 115cv ajm de 2000 duvidas e problemas

Mensagem por powergolf »

boas pessoal em vista uma golf 4 variant pd 115cv com motor AJM de 2000\06 com 230.000 mil km ... gostava de saber quais os principais problemas desse motor e como verificar se o mesmo se encontra em bom estado , porque a carrinha custa um pouco a pegar mas não faz fumo branco ou negro quando pega , tenho um trabalhar certinho (normal) quando pega e puxa normal sem anomalias ...

será que a muda da correia de distribuição e de 60 em 60 mil ou já sera de 90 em 90 mil porque não tem la nada a dizer?

sera uma boa compra ou vou ter muitas dores de cabeça e carteira no futuro?

peço a vossa ajuda sff... comprimentos
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9352
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: golf 4 variant 115cv ajm de 2000 duvidas e problemas

Mensagem por SuperGolf »

Boas.
A mudança da correia tens algures escrito por cima do radiador, salvo erro. A minha tinha.
Custar a pegar pode ser muita coisa, bateria, injectores, filtro gasoil, etc,etc...

Se bem cuidada, não terás problemas mesmo sendo a primeira versão.

Pessoalmente, optei por mudar por algo superior.

Abc
powergolf
Beginner
Beginner
Mensagens: 28
Registado: 10 jul 2009, 22:49

Re: golf 4 variant 115cv ajm de 2000 duvidas e problemas

Mensagem por powergolf »

e que tenho um pouco falar mal desses motores que dão problemas de turbo, injetores etc. será mito ou acontece muito ...? e que tenho um amigo que tem um golf 4 com esse motor e bem tratado , leva óleo castrol edge lng life 5w30 , fica sempre um bocado a trabalhar antes e depois de arrancar e parar e mesmo assim já e o terceiro turbo que la entra terá haver com a falta de pressão de óleo ? e já também deu problemas de injetores ....



comprimentos
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9352
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: golf 4 variant 115cv ajm de 2000 duvidas e problemas

Mensagem por SuperGolf »

O maior problema será a junta...de resto não oiço falar de problemas de maior...

O meu turbo original nunca teve problemas...mesmo qd andou com repro.
powergolf
Beginner
Beginner
Mensagens: 28
Registado: 10 jul 2009, 22:49

Re: golf 4 variant 115cv ajm de 2000 duvidas e problemas

Mensagem por powergolf »

e qual e o turbo de origem e vnt 15 ou o 1749v?
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9352
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: golf 4 variant 115cv ajm de 2000 duvidas e problemas

Mensagem por SuperGolf »

Um e outro são a mesma coisa, salvo erro.
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9823
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: golf 4 variant 115cv ajm de 2000 duvidas e problemas

Mensagem por Silver_Ajm »

powergolf Escreveu:e que tenho um pouco falar mal desses motores que dão problemas de turbo, injetores etc. será mito ou acontece muito ...? e que tenho um amigo que tem um golf 4 com esse motor e bem tratado , leva óleo castrol edge lng life 5w30 , fica sempre um bocado a trabalhar antes e depois de arrancar e parar e mesmo assim já e o terceiro turbo que la entra terá haver com a falta de pressão de óleo ? e já também deu problemas de injetores ....



comprimentos
Todos os carros dão problemas, uns mais que outros, depende em muito do tratamento que lhes é dado. Eu vou no segundo pd115, este conta com 274000kms o outro contava com 270000 e avarias nada de anormal, nunca mexi em injetores, turbo, junta, nem em embraiagem em nenhum deles. Naturalmente que tenho a consciência que mais dia menos dia vai haver intervenção, o material não dura toda a vida... Hás-de dizer ao teu colega que uma das asneiras que ele está a cometer é não andar logo com o carro assim que o coloca a trabalhar, pois a pressão de óleo ao relantim é mais baixa que em andamento e diz-lhe também que o carro arrefece melhor a andar com mais calma que parado, logo o ideal antes de parar o carro é ir abrandando a marcha e em chegando ao destino parar.
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
powergolf
Beginner
Beginner
Mensagens: 28
Registado: 10 jul 2009, 22:49

Re: golf 4 variant 115cv ajm de 2000 duvidas e problemas

Mensagem por powergolf »

SuperGolf Escreveu:Um e outro são a mesma coisa, salvo erro.


mas o vnt 15 não e o turbo dos vp´s 110? porque me tinham falado que o turbo dos 115 era maior e era o 1749v..
powergolf
Beginner
Beginner
Mensagens: 28
Registado: 10 jul 2009, 22:49

Re: golf 4 variant 115cv ajm de 2000 duvidas e problemas

Mensagem por powergolf »

e há kit´s de conversão de bimassa para monomassa para esses motores sera que aprova ou vai se sentir muito au arrancar depois?
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: golf 4 variant 115cv ajm de 2000 duvidas e problemas

Mensagem por Mario_Marques »

powergolf Escreveu:
SuperGolf Escreveu:Um e outro são a mesma coisa, salvo erro.


mas o vnt 15 não e o turbo dos vp´s 110? porque me tinham falado que o turbo dos 115 era maior e era o 1749v..
Esses dois turbos são idênticos, pelo ano esse terá vnt15 de fábrica.
Com esses kms recomendava revisão aos injectores e ver estado da cam e touches pois isso é umas das causas que ajuda a levar ao famoso problema das juntas e dos bimassas falharem antes do fim do tempo de vida útil.
Não deve usar óleos long Life 507.00 nesse motor, só 505.01.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
powergolf
Beginner
Beginner
Mensagens: 28
Registado: 10 jul 2009, 22:49

Re: golf 4 variant 115cv ajm de 2000 duvidas e problemas

Mensagem por powergolf »

os injetores tem afinação na cames em sima não tem? e so ver a folga ou tem de se trocar mais alguma coisa ?

e as touches e so ver a folga que tem e se a cames apresenta desgaste ne? que acontece muito nos pd´s devido au pessoal meter óleos de porcaria como tenho deparado muito aqui pelo norte...
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: golf 4 variant 115cv ajm de 2000 duvidas e problemas

Mensagem por Mario_Marques »

Os injectores quase de certeza vão precisar do jogo de afinação novo se nunca foram mexidos(é um serviço que se faz sem os tirar fora), quase todos os pd sofrem desse mal.
A cam tem mesmo de ser medida não basta olhar para ela.
Atenção que um óleo longlife é um.óleo de porcaria num.motor desses, isso deve levar 505.01 e mudas de intervalos curtos, Max 15kkm ou um ano, o que ocorrer primeiro. Fica mais barato andar a mudar óleo que reparar pecas gastas.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Lfmm
Amateur
Amateur
Mensagens: 652
Registado: 28 abr 2008, 12:09
Veículos: Vw Bora TDI ARL
Localização: Tavira, Algarve

Re: golf 4 variant 115cv ajm de 2000 duvidas e problemas

Mensagem por Lfmm »

powergolf Escreveu:boas pessoal em vista uma golf 4 variant pd 115cv com motor AJM de 2000\06 com 230.000 mil km ... gostava de saber quais os principais problemas desse motor e como verificar se o mesmo se encontra em bom estado , porque a carrinha custa um pouco a pegar mas não faz fumo branco ou negro quando pega , tenho um trabalhar certinho (normal) quando pega e puxa normal sem anomalias ...

será que a muda da correia de distribuição e de 60 em 60 mil ou já sera de 90 em 90 mil porque não tem la nada a dizer?

sera uma boa compra ou vou ter muitas dores de cabeça e carteira no futuro?

peço a vossa ajuda sff... comprimentos
Eu tenho um AJM de 2001 com 250.000km e chip para 140cv desde os 30.000km e não tive nenhum problema grave até agora e está como novo de motor, mas sempre revisoes a tempo e horas e material de qualidade.
Vw Bora TDI 150Cv ARL 320.000km e somando
powergolf
Beginner
Beginner
Mensagens: 28
Registado: 10 jul 2009, 22:49

Re: golf 4 variant 115cv ajm de 2000 duvidas e problemas

Mensagem por powergolf »

mas o de afinação e a parte ou vem com o jogo de reparação do injetor? aquele que traz anilha orings ou vedantes ...

tipo este aqui :
http://www.mister-auto.pt/pt/jogo-de-re ... 0.650.html
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: golf 4 variant 115cv ajm de 2000 duvidas e problemas

Mensagem por Mario_Marques »

Lfmm Escreveu:
powergolf Escreveu:boas pessoal em vista uma golf 4 variant pd 115cv com motor AJM de 2000\06 com 230.000 mil km ... gostava de saber quais os principais problemas desse motor e como verificar se o mesmo se encontra em bom estado , porque a carrinha custa um pouco a pegar mas não faz fumo branco ou negro quando pega , tenho um trabalhar certinho (normal) quando pega e puxa normal sem anomalias ...

será que a muda da correia de distribuição e de 60 em 60 mil ou já sera de 90 em 90 mil porque não tem la nada a dizer?

sera uma boa compra ou vou ter muitas dores de cabeça e carteira no futuro?

peço a vossa ajuda sff... comprimentos
Eu tenho um AJM de 2001 com 250.000km e chip para 140cv desde os 30.000km e não tive nenhum problema grave até agora e está como novo de motor, mas sempre revisoes a tempo e horas e material de qualidade.
Com esses km's acredito que se fosse feito o serviço que referi iria haver uma boa diferença, não digo isto por acaso, é mesmo por experiência, só se nota depois de fazer pois a perda é gradual e progressiva, não se nota de um dia para o outro, na maioria dos casos não afecta muito performance e consumos simplesmente gera calor excessivo dentro dos cilindros e em casos graves aumento de consumos, cheiro de escape mau, fumo) claro que depois há uns piores que outros, tanto ha que nos eua todos os motores pd afectos deste defeito na altura foram chamados a fazer este serviço(ha um recall oficial da marca que em pt quase ng fez), já apanhei varios 115 com um ou mais injectores partidos a funcionar perfeitamente, o unico senão é que por causa disso danificaram os pistões mas andavam na boa, o unico sintoma evidente era mesmo fumo preto.
Não comprem jogos de injector de concorrencia, os originais são os unicos forjados e nitrados, ja usei praticamente tudo o que ha de concorrencia, bosch, elring, etc, aquilo afina-se ao fim de duas gazadas ja esta de novo desafinado pois não são duros o suficiente e por esse preço não vale mesmo a pena meter de concorrencia.
Depois os motores é como tudo, já vi varios ajm passarem o meio milhão sem problemas de maior, é cuidar deles e ter sorte, não esquecer que uma coisa era em 2000-2001 comprar um ajm novo e mantê-lo é diferente de comprar agora em 2017 um usado que pode não ter tido grande manutenção.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Responder