Boa noite, eu ando com um dilema e não consigo encontrar a resposta na net.
Queria fazer uma pequena reprogramação e não sei ao certo qual a melhor percentagem.
Ou seja, numa reprogramação de 10% na injeção quanto devo aumentar ao turbo?
Já me disseram que o turbo deve ter maior percentagem (ex.12% se aumentar 10% na injeção) pois assim o motor terá mais oxigênio e queima melhor o gasolio, mas outros disseram o contrário.
Estes números são só um exemplo mas é só para eu perceber.
Obrigado
Reprograma PD 130/150
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Re: Reprograma PD 130/150
Mas queres fazer tu a repro?
É que se for aqui não será o melhor lugar....o xipador que escolheres deve saber isso e muito mais....
É que se for aqui não será o melhor lugar....o xipador que escolheres deve saber isso e muito mais....
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Re: Reprograma PD 130/150
Não serei eu pq já está feita, é só mesmo por curiosidade pois existe Malta a dizer-me uma coisa e outros dizem o contrário.
Ninguém sabe onde posso saber isso?
Ninguém sabe onde posso saber isso?
- Mario_Marques
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Re: Reprograma PD 130/150
Implica bem mais do que saber isso, o motor não funciona por valores de grandeza directamente proporcionais porque não é uma coisa perfeita.
Aumentar algo na ecu não significa que na realidade se aumente essa percentagem e na altura devida.
Aumentar algo na ecu não significa que na realidade se aumente essa percentagem e na altura devida.
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Re: Reprograma PD 130/150
Mas falando mais do modo geral, qual será o mais aconselhável? Ou o mais comum?
- Mario_Marques
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Re: Reprograma PD 130/150
Na realidade as coisas são bem mais complexas que o que tu imaginas, mas há de facto quem faça como estas a dizer, aumentar uma determinada percentagem 2 mapas, ate certo ponto resulta mas os resultados são muito fracos e pode causar problemas se passar o pequeno ponto em que resulta.
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Re: Reprograma PD 130/150
Desculpe insestir, mas então uma reprogramação tem por base o quê? O que se deve mexer/alterar?
Pergunto isto porque vi o reprogramador a mexer no carro e o que aparecia era:
INJEÇÃO
- injeção tipo 2
- etc.
TURBO
- limitador de pressão
-etc.
depois o senhor alterou os valores, não muito, e a alteração ficou feita. Coisa não puxada.
Se conseguir explicar agradecia.
Obrigado
Pergunto isto porque vi o reprogramador a mexer no carro e o que aparecia era:
INJEÇÃO
- injeção tipo 2
- etc.
TURBO
- limitador de pressão
-etc.
depois o senhor alterou os valores, não muito, e a alteração ficou feita. Coisa não puxada.
Se conseguir explicar agradecia.
Obrigado
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Re: Reprograma PD 130/150
Apareciam lá mais coisas mas eu não me recordo bem e não vou estar a inventar. Sei que fez a repro até bem feita só ainda não percebi qual o melhor. Aumentar mais ao turbo ou à injeção? Porque dizem que quanto melhor respirar o carro melhor a sua resposta e foi aí que dei o exemplo de 10% na injeção e 12% no turbo para supostamente entrar mais ar/oxigênio.
Ninguém me sabe dizer?
Ninguém me sabe dizer?
- Mario_Marques
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Re: Reprograma PD 130/150
Saber reprogramar um carro bem como se fosse um produto original de fábrica, implica saber muito bem o funcionamento ao nível engenharia não é algo que vai aprender na net e nem mesmo a grande maioria dos reprogramadores e mecânicos compreende, em especial os reprogramadores diesel que são bastante limitados no conhecimento.Joel Antunes Escreveu:Desculpe insestir, mas então uma reprogramação tem por base o quê? O que se deve mexer/alterar?
Pergunto isto porque vi o reprogramador a mexer no carro e o que aparecia era:
INJEÇÃO
- injeção tipo 2
- etc.
TURBO
- limitador de pressão
-etc.
depois o senhor alterou os valores, não muito, e a alteração ficou feita. Coisa não puxada.
Se conseguir explicar agradecia.
Obrigado
Na realidade existe uma infinidade de mapas, alguns nao têm propriamente muita utilidade, outros podem ter consoante o que se pretende.
Mexer em alguns as vezes implica mexer em outros senão pode gerar conflitos a longo prazo(coisas que não se vêm nem se sentem devido á boa resistencia desses motores mas que estão a acontecer dentro das peças do motor e um dia aparecem os problemas por norma dispendiosos).
upload photo
Isso é um ficheiro que tinha de um bora 115, só de motor tem 50 comandos identificados que se utilizam a reprogramar(vamos dividir para 25 pois metade é praticamente de caixa automatica) e 387 não identificados que não se utilizam quase nunca
Os diesel por natureza já trabalham em ciclo pobre, pelo que se houver um aumento de combustível irá na mesma ter ganhos de potencia em algumas situações sem necessidade de aumentar o boost, aumentar pressão não significa obrigatoriamente que se vai aumentar a quantidade REAL de ar por causa dos limites fisicos e mecanicos das coisas, por exemplo, muitas vezes ve-se pessoal com vnt15 a fazer 1,5bar, na realidade aquele turbo a 1,5bar não está a meter mais ar que um a 1,20, pois com o aumento de temperatura perde densidade.
Depois de uma reprogramação convém sempre tentar conferir se tudo está ok conferindo valores em estrada e claro, antes de qualquer serviço destes também convém sempre fazer o mesmo antes.
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Re: Reprograma PD 130/150
Você domina disto, e explica bem, muito obrigado :D
O meu carro é um golf 130cv e tem tudo original menos os injetores que são do 150cv. Todo o motor foi restaurado por mim, desde os 4 pistões até aos injetores. Tudo direito e como novo, só não mexi no turbo que tem um pouco de folga.
Fui ao eletricista e o turbo está a fazer 1550 bar de pressão estável, e mesmo ao puxar por ele quase ao Máximo o intercooler não aquece muito, consigo colocar a mão e não queima. O ic é novo também mas o original, do lado lateral. Com isto tudo pergunto se o turbo aguentará fazer estas pressões e conseguirá dar bom "oxigênio" ao carro? Agora o carro deve de estar com 165/170cvs e parece estar tudo bem.
Desde já agradeço a disposição e a paciência para me explicar esta parte electrónica, pois percebo de tudo muito bem, só escapa essa parte.
Muito obrigado xD
O meu carro é um golf 130cv e tem tudo original menos os injetores que são do 150cv. Todo o motor foi restaurado por mim, desde os 4 pistões até aos injetores. Tudo direito e como novo, só não mexi no turbo que tem um pouco de folga.
Fui ao eletricista e o turbo está a fazer 1550 bar de pressão estável, e mesmo ao puxar por ele quase ao Máximo o intercooler não aquece muito, consigo colocar a mão e não queima. O ic é novo também mas o original, do lado lateral. Com isto tudo pergunto se o turbo aguentará fazer estas pressões e conseguirá dar bom "oxigênio" ao carro? Agora o carro deve de estar com 165/170cvs e parece estar tudo bem.
Desde já agradeço a disposição e a paciência para me explicar esta parte electrónica, pois percebo de tudo muito bem, só escapa essa parte.
Muito obrigado xD
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Re: Reprograma PD 130/150
Os injetores do 150 se não me falha a memória são iguais aos do 130... deves ter-te enganado no valor da pressão do turbo, se fizesse 1550bar de pressão era um foguetão... :-)Joel Antunes Escreveu:Você domina disto, e explica bem, muito obrigado :D
O meu carro é um golf 130cv e tem tudo original menos os injetores que são do 150cv. Todo o motor foi restaurado por mim, desde os 4 pistões até aos injetores. Tudo direito e como novo, só não mexi no turbo que tem um pouco de folga.
Fui ao eletricista e o turbo está a fazer 1550 bar de pressão estável, e mesmo ao puxar por ele quase ao Máximo o intercooler não aquece muito, consigo colocar a mão e não queima. O ic é novo também mas o original, do lado lateral. Com isto tudo pergunto se o turbo aguentará fazer estas pressões e conseguirá dar bom "oxigênio" ao carro? Agora o carro deve de estar com 165/170cvs e parece estar tudo bem.
Desde já agradeço a disposição e a paciência para me explicar esta parte electrónica, pois percebo de tudo muito bem, só escapa essa parte.
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Re: Reprograma PD 130/150
Eu falei isto com base no diagnóstico do eletricista. Sei que o carro anda bem mas se isso é verdade ou não, não sei confirmar.