ARL - Turbo novo ou hibridar o de origem

Responder
mendeshgt
Beginner
Beginner
Mensagens: 9
Registado: 10 dez 2005, 22:53

ARL - Turbo novo ou hibridar o de origem

Mensagem por mendeshgt »

Boas,

tenho um ARL há 14 anos, e repro com 195 cv e 400nm desde 2004, até à data sem problemas, mas surgiu-me uma dúvida.

A embraiagem morreu e já encomendei um kit novo da sachs com bimassa e vou mandar forrar o disco para ter maior atrito.

Já que vou ter uma embraiagem melhorzita, gostava de melhorar igualmente o turbo para poder ter mais um pouco de power, e preferencialmente melhorar as baixas, ou pelo menos manter idênticas às do 1749vb stock e ganhar um pouco mais de fôlego em altas, mas não quero mudar qualquer tipo de hardware para além disso. Linha de escape então está fora de questão.

Sei que não faltam questões destas debatidas em tópicos antigos, mas como está sempre tudo em constante evolução a nível de turbos, decidi abrir este tópico.

A questão é, comprar novo turbo, ou melhorar o 1749vb !? Disseram-me que com uma compressora MFS de 6+6 iria ficar com umas excelentes baixas e iria conseguir 220 cv fiáveis. Será isto possível assim com tanta facilidade, apenas com essa dita alteração ?

Já agora, 1756vk, é um bom turbo para o que pretendo (não quero que piore as baixas) ? Ou o melhor é mesmo o 1749vb, meter nas mãos de quem sabe e dizer exatamente o que pretendo ?

Custos estimados para a brincadeira e valores de potência e binário possíveis de atingir com fiabilidade e sem por a nova embraiagem a tossir.

Obg
P.Mendes
Golf TDI150
Imagem
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9352
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: ARL - Turbo novo ou hibridar o de origem

Mensagem por SuperGolf »

Bem....eu qd meter embraiagem será stock do teu PD150....mas para o power que tenho chega e sobra.

Mais potência.....novo turbo. O 1756vk é boa opção mais vais ter de adaptar bem como a tubagem...

Na minha modesta opinião, hibridar é um erro desde a alteração em si até a electrónica.....

Se fosse eu pensava por exemplo num 2060, qb para a potência que pretendes e bem equilibrado.

Mas alguém dê uma melhor opinião....e acima de 200, convém mesmo mudar o diametro da linha....
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: ARL - Turbo novo ou hibridar o de origem

Mensagem por Mario_Marques »

Super, 2060 para a potencia que ele quer é um exagero...isso é um turbo para cerca de 300cv.
Pela tua descrição metia um vb novo e original e deixava estar. Fizeste mal na embraiagem, o que devias ter feito era ter comprado uma prensa mais forte
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
mendeshgt
Beginner
Beginner
Mensagens: 9
Registado: 10 dez 2005, 22:53

Re: ARL - Turbo novo ou hibridar o de origem

Mensagem por mendeshgt »

Mario_Marques Escreveu:Super, 2060 para a potencia que ele quer é um exagero...isso é um turbo para cerca de 300cv.
Pela tua descrição metia um vb novo e original e deixava estar. Fizeste mal na embraiagem, o que devias ter feito era ter comprado uma prensa mais forte
Eu arranjei o kit de embraiagem completo a um preço muito bom, daí ter feito a compra. A prensa sachs racing fica com toda a certeza mais cara do que o valor total a que consegui o kit completo (volante bimassa incluído). É possível mandar reforçar a prensa original sem ter grandes problemas ?

Mário, quando me dizes um VB novo e original, referes a manter tudo cm tenho agora ? Se assim for deixo estar o que tenho, visto que até ver o turbo mantém-se saudável, mas o intuito era mesmo conseguir dar um pouco mais de power sem sacrificar baixas, e de preferência até melhorá-las !!!
P.Mendes
Golf TDI150
Imagem
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9352
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: ARL - Turbo novo ou hibridar o de origem

Mensagem por SuperGolf »

Encontrei este tópico, pode ser elucidativo....

viewtopic.php?t=106755

Pensei que o 2060 era algo ligeiramente acima do velho 18 e mesmo 1756VK, mas enganei-me.... :p
mendeshgt
Beginner
Beginner
Mensagens: 9
Registado: 10 dez 2005, 22:53

Re: ARL - Turbo novo ou hibridar o de origem

Mensagem por mendeshgt »

SuperGolf Escreveu:Encontrei este tópico, pode ser elucidativo....

viewtopic.php?t=106755

Pensei que o 2060 era algo ligeiramente acima do velho 18 e mesmo 1756VK, mas enganei-me.... :p
Por acaso já tinha lido esse tópico, mas lá está, para mim foi inconclusivo, daí a questão novamente colocada neste tópico :)
P.Mendes
Golf TDI150
Imagem
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: ARL - Turbo novo ou hibridar o de origem

Mensagem por Mario_Marques »

Qualquer tópico que leias vai ser sempre inconclusivo pois grande parte das pessoas que posta nunca na vida teve sequer os turbos mencionados no tópico para os poder comprara entre eles(e se fores para o FB então lá é que está tudo cheio de mecânicos hehehehehe).
Quanto mais quiseres elevar a fasquia de potencia vais ter sempre de perder algumas, não há milagres(ora se tens o mesmo volume de gases de escape e uma área maior...) e tu não queres ainda por cima fumo e queres isso fiável, há pessoal "mágico" que mete esses e outros turbos com baixas a custos de te aumentar dramaticamente as pressões\temperaturas de escape e perdes bastante em fiabilidade a longo prazo.
Baixas só serve para te estragar material, não te põe o carro a andar mais, se tu te queixas de baixas assim não te metas em turbos maiores.
Dá para meter turbos grandes com relativas boas baixas mas não ficam espectaculares e é algo bastante delicado de se fazer para não se sacrificar fiabilidade e fumarada.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
mendeshgt
Beginner
Beginner
Mensagens: 9
Registado: 10 dez 2005, 22:53

Re: ARL - Turbo novo ou hibridar o de origem

Mensagem por mendeshgt »

Mario_Marques Escreveu:Qualquer tópico que leias vai ser sempre inconclusivo pois grande parte das pessoas que posta nunca na vida teve sequer os turbos mencionados no tópico para os poder comprara entre eles(e se fores para o FB então lá é que está tudo cheio de mecânicos hehehehehe).
Quanto mais quiseres elevar a fasquia de potencia vais ter sempre de perder algumas, não há milagres(ora se tens o mesmo volume de gases de escape e uma área maior...) e tu não queres ainda por cima fumo e queres isso fiável, há pessoal "mágico" que mete esses e outros turbos com baixas a custos de te aumentar dramaticamente as pressões\temperaturas de escape e perdes bastante em fiabilidade a longo prazo.
Baixas só serve para te estragar material, não te põe o carro a andar mais, se tu te queixas de baixas assim não te metas em turbos maiores.
Dá para meter turbos grandes com relativas boas baixas mas não ficam espectaculares e é algo bastante delicado de se fazer para não se sacrificar fiabilidade e fumarada.
Mário, antes de mais muito obrigado pelo esclarecimento. Eu sei e tenho consciência que não são as baixas que me fazem andar o carro, é mais por uma questão de agradabilidade numa condução relaxada.

Não obstante, existe alguma solução que seja do teu conhecimento que permita, quando muito, manter o que tenho agora nesses regimes e melhorar um pouco a potência final, algo na casa dos 220 cv ?

Já agora e para teres uma ideia de como está, deixo aqui o gráfico do meu carro, no fundo o que não queria perder, pelo menos até aí às 2300 rpm, sendo que acima o que vier é bónus.

Imagem

Tenho o carro com essa repro desde 2004 e felizmente, até à data sem problemas.
P.Mendes
Golf TDI150
Imagem
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: ARL - Turbo novo ou hibridar o de origem

Mensagem por Mario_Marques »

Ia jurar que já vi esse teste á uns anos.....! O teu nick e esse teste, eu acho que tu és dos da "velha guarda" os tempos do tequilla, tol, estio e afins, se sim, é possivel que conheças o meu golf, devido á "lenda" do Honda CTR fantasma.lol
Eu não acho que o teu carro esteja propriamente fraco, sim, poderia estar bem mais puxado um bom pedaço ainda por cima esse teste está em ps e não em hp, que tira ai uns 4-5hp, mas secalhar o motivo de tu ainda hoje teres o carro e de boa saúde e estares feliz com ele é mesmo o facto de que não tens ai nada de exagerado.
Não faltam ai turbos que te vão melhorar bastante a potencia max mas quanto mais sobes a fasquia de cima, inevitavelmente mantens ou baixas a de baixo, e até convém que não suba muito senão começam coisas a partir...baixas só te vão iludir a ti e enriquecer o teu mecânico ou faze-lo ficar velhinho.
O facto de nunca ter tido grandes baixas, é o motivo de ainda hoje passados tantos anos ter o meu mk4 de muito boa saúde depois de tudo o que ele já fez na vida dele :D
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9352
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: ARL - Turbo novo ou hibridar o de origem

Mensagem por SuperGolf »

Mário:
Aproveitando o gráfico do colega, no teu entender o meu está mais agressivo em baixas?

Já tive oportunidade de andar no teu carro e de facto percebo perfeitamente o que queres dizer com fiabilidade.....

Cumps,
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: ARL - Turbo novo ou hibridar o de origem

Mensagem por Mario_Marques »

SuperGolf Escreveu:Mário:
Aproveitando o gráfico do colega, no teu entender o meu está mais agressivo em baixas?

Já tive oportunidade de andar no teu carro e de facto percebo perfeitamente o que queres dizer com fiabilidade.....

Cumps,
O teu esta bem mais agressivo em baixas(ao ponto de facilmente começar a esgravatar cascalho :D só de acelerador em primeira, em segunda ou até mesmo terceira mesmo tendo uma caixa mais longa, claro que as 16" ajudam a isso e a suspensão do tipo barco heheeheh), mas em altas não está tão bom, o teu manda com toda a certeza um kick muito superior, mas enquanto tu esgravatas ele vai para a frente pois tem motor para fazer mais rotação com eficiência e tem ainda por cima uma caixa mais desportiva, isto claro, apenas comparando o teu com esse grafico, pois o carro do grafico nos dias de hoje pode já estar diferente(afinações, desgastes normais, fugas, lixo, etc), que sendo um 150cv fugas nos tubos de ic é o prato do dia, mas como este carro do grafico não está abusado acredito mesmo que esteja ainda em muito bom estado pois de certeza não está a fazer picos bruscos nem pressão por ai além, ou se está a fazer pressão alta a mesma está muito bem controlada pois no grafico não tem desvios nem correcções por ai além apesar de ter alguma e estão ai 150cavalos á roda que é bem bom, qualquer carro que só com uma repro sem mais nada faça á roda o declarado norma ou mais sem abusos é um bom carro, não falta por ai graficos "minados" em que dá uma porrada de cavalos norma, mas que depois quando se vai ver á roda estão uma miséria, este não é o caso, este apesar de estar em ps bate a cara com a careta.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
mendeshgt
Beginner
Beginner
Mensagens: 9
Registado: 10 dez 2005, 22:53

Re: ARL - Turbo novo ou hibridar o de origem

Mensagem por mendeshgt »

Mario_Marques Escreveu:Ia jurar que já vi esse teste á uns anos.....! O teu nick e esse teste, eu acho que tu és dos da "velha guarda" os tempos do tequilla, tol, estio e afins, se sim, é possivel que conheças o meu golf, devido á "lenda" do Honda CTR fantasma.lol
Eu não acho que o teu carro esteja propriamente fraco, sim, poderia estar bem mais puxado um bom pedaço ainda por cima esse teste está em ps e não em hp, que tira ai uns 4-5hp, mas secalhar o motivo de tu ainda hoje teres o carro e de boa saúde e estares feliz com ele é mesmo o facto de que não tens ai nada de exagerado.
Não faltam ai turbos que te vão melhorar bastante a potencia max mas quanto mais sobes a fasquia de cima, inevitavelmente mantens ou baixas a de baixo, e até convém que não suba muito senão começam coisas a partir...baixas só te vão iludir a ti e enriquecer o teu mecânico ou faze-lo ficar velhinho.
O facto de nunca ter tido grandes baixas, é o motivo de ainda hoje passados tantos anos ter o meu mk4 de muito boa saúde depois de tudo o que ele já fez na vida dele :D
TOL e quintas feiras à noite no Estio sim Sr. :) , era eu, primeiro com um Punto HGT e depois com o Golf, e a verdade é que como dizes, estou feliz com o carro, pois nunca me deu uma única consumição, tirando despesas normais em material de desgaste, apesar da repro e de atualmente andar mais em cidade. Como tal e como não penso em vender, até pelos apenas 150 mil km que tem, gostava de investir um bocadinho nele, evoluindo a parte mecânica e mais para o verão, vou tratar da pintura e interiores, daí o pedido de ajuda neste tópico para a parte mecânica.

Quanto ao demais abordado, lembro realmente de uma história que li, talvez no TOL, sobre algo com a expressão de "CTR fantasma", mas já não me recordo do contexto.

Li vários tópicos com a tua intervenção Mário, embora já com mais de 5 anos alguns deles, em que dizes muito bem do turbo 2256 de origem alfa, pela fiabilidade, facilidade de montagem e compromisso de equilíbrio. Passado estes anos, ainda continua, na tua opinião, a ser o mais equilibrado para aquilo que eu pretendo, ou sugeres outro, ou até por por fazer algo no meu VB ?
P.Mendes
Golf TDI150
Imagem
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: ARL - Turbo novo ou hibridar o de origem

Mensagem por Mario_Marques »

O alfa é top, mesmo para os dias de hoje, já não se arranja é novos ou semi-novos como antigamente e não é um qualquer, tem de ser o "ultraleve", que era a base do primeiro famoso cylon.
Baixas fica parecido ao que tens actualmente, altas, muito mais forte.
Eu vb já tive tudo o que possas imaginar, inclusive o tyrbodynamics, sofrem todos do mesmo, ainda tenho cá o meu md376 encostadinho, no dia-dia ando com um original, sabe-se lá porquê.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9352
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: ARL - Turbo novo ou hibridar o de origem

Mensagem por SuperGolf »

mendegt:
Mantém isso como está....vai por mim, está optimo!

Quanto ao meu descasca alcatrão....é a embraiagem a pedir reforma, isto e aquilo, e baixas brutas não ajudam a manter o carro....nem pneus.... :roll:

Lá vou ter de melgar o Rui... :mrgreen:

P.S. A tal peça já chegou! :wink: :idea:
mendeshgt
Beginner
Beginner
Mensagens: 9
Registado: 10 dez 2005, 22:53

Re: ARL - Turbo novo ou hibridar o de origem

Mensagem por mendeshgt »

Mario_Marques Escreveu:O alfa é top, mesmo para os dias de hoje, já não se arranja é novos ou semi-novos como antigamente e não é um qualquer, tem de ser o "ultraleve", que era a base do primeiro famoso cylon.
Baixas fica parecido ao que tens actualmente, altas, muito mais forte.
Eu vb já tive tudo o que possas imaginar, inclusive o tyrbodynamics, sofrem todos do mesmo, ainda tenho cá o meu md376 encostadinho, no dia-dia ando com um original, sabe-se lá porquê.
Eu ainda andei a ver por sites de classificados, mas aparecem muitos 2256 de origem bmw e penso que mercedes, para além disso, mesmo que aparecesse algum, sem saber em que estado estão, é sempre um risco !!

Assim, que outras alternativas há, que não sejam deixar stock !? É que gostava mm de sentir outra vida no carro.
P.Mendes
Golf TDI150
Imagem
Responder