Upgrade intercooler golf 130 4motion
-
- Rookie
- Mensagens: 137
- Registado: 02 jan 2011, 00:02
- Veículos: golf mk4 ASZ 2
- Localização: Santo tirso
Upgrade intercooler golf 130 4motion
Boas pessoal vou comprar um intercooler reforçado para substituir o original mas não quero um frontal tive a ver reforçados iguais aos originais com entrada para o sensor map na mesma mas com o favo mais largo (até 30% mais eficiente) a minha dúvida é alguém já meteu??? Comprou cá ou no estrangeiro? Preço? Marca? Carro em questão tem um gt1749vb com mfs 52 repro soft. Obrigado
Meu MK_4 ASZ viewtopic.php?f=7&t=62709
-
- Pro
- Mensagens: 1043
- Registado: 13 set 2009, 01:58
- Veículos: Golf 4
Re: Upgrade intercooler golf 130 4motion
Especialista em eletrónica Golf 4
Golf 4 TDI AHF - 4.0l aos 100klm de médias
Golf 4 TDI AHF - 4.0l aos 100klm de médias
- Mario_Marques
- Moderador
- Mensagens: 18480
- Registado: 18 nov 2005, 01:12
- Veículos: Demasiados veículos.
- Localização: Porto/CH/DE/UK
- Contacto:
Re: Upgrade intercooler golf 130 4motion
reforçado? Só se tiver uns suportes mais fortes.hehehheeh
O primeiro passo era secalhar ver se realmente necessitas de um intercooler melhor, digo eu, pois secalhar esse turbo nem aquece tanto quanto imaginas.
Quanto maior, desde que bem calculado, menos aquece.
O primeiro passo era secalhar ver se realmente necessitas de um intercooler melhor, digo eu, pois secalhar esse turbo nem aquece tanto quanto imaginas.
Quanto maior, desde que bem calculado, menos aquece.
-
- Rookie
- Mensagens: 137
- Registado: 02 jan 2011, 00:02
- Veículos: golf mk4 ASZ 2
- Localização: Santo tirso
Re: Upgrade intercooler golf 130 4motion
Mário quando dizia reforçado não me estava a referir a precao que aguenta o mesmo nas fim os bocais pois vá tenho de um dos lados partido e o ic é original do 130 já tem o vb com mfs52 a faZer 1.6 não achas que precisa de algo melhor no inverno não mas no verão nota se é bem e já tive com ic frontal e notei diferença só não quero ter de aplicar tubagens e queria um ic a acompanhar a upgrade do turbo atenção que o carro não anda em corridas nem tem repro exagerada mas quero uma coisa que fique Com o melhor rendimento possível mantendo a aparecia Stock
Meu MK_4 ASZ viewtopic.php?f=7&t=62709
- Mario_Marques
- Moderador
- Mensagens: 18480
- Registado: 18 nov 2005, 01:12
- Veículos: Demasiados veículos.
- Localização: Porto/CH/DE/UK
- Contacto:
Re: Upgrade intercooler golf 130 4motion
O de origem aguenta 2,7bar constantes, testado por mim, os ic's, tubagens dão problemas se houver desgaste do material ou vibração.
Devias ver temperaturas e depois sim decidir, nem sempre aquilo que parece é, algumas alterações não se ganha na realidade tanto como seria de esperar mas o facto de alterar a forma como o carro reagia anteriormente dá as vezes sensação de se ter ganho algo, basta perderes em baixas e depois recuperares algo a seguir para que pareça que ganhaste ali muita coisa e as vezes pouco se ganhou, uma pessoa é que não anda propriamente a cronometrar para ter as vezes noção disso.
Um exemplo muito pratico, há pessoal em carros stock tipo tdi 110, 100, 115 a montar admissão completa dos tdi 130 e 150, o carro muda completamente de perfil, e parece que em altas ganhou grande pulmão, na realidade o que aconteceu foi que houve uma grande perda em baixas e recupera bruscamente em altas dando a sensação que se ganhou ali uma vitamina do caraças quando na realidade não se ganhou nada, só se aumentou consumos e piorou o desempenho geral do carro.
Devias ver temperaturas e depois sim decidir, nem sempre aquilo que parece é, algumas alterações não se ganha na realidade tanto como seria de esperar mas o facto de alterar a forma como o carro reagia anteriormente dá as vezes sensação de se ter ganho algo, basta perderes em baixas e depois recuperares algo a seguir para que pareça que ganhaste ali muita coisa e as vezes pouco se ganhou, uma pessoa é que não anda propriamente a cronometrar para ter as vezes noção disso.
Um exemplo muito pratico, há pessoal em carros stock tipo tdi 110, 100, 115 a montar admissão completa dos tdi 130 e 150, o carro muda completamente de perfil, e parece que em altas ganhou grande pulmão, na realidade o que aconteceu foi que houve uma grande perda em baixas e recupera bruscamente em altas dando a sensação que se ganhou ali uma vitamina do caraças quando na realidade não se ganhou nada, só se aumentou consumos e piorou o desempenho geral do carro.
- SuperGolf
- Moderador
- Mensagens: 9410
- Registado: 19 dez 2006, 23:18
-
- Rookie
- Mensagens: 137
- Registado: 02 jan 2011, 00:02
- Veículos: golf mk4 ASZ 2
- Localização: Santo tirso
Re: Upgrade intercooler golf 130 4motion
Então achas desnecessário comprar um em termos dos originais a alguma diferença entre eles é que eu tenho um lado partido é outro tem de vir que este já não está "fiável" por assim se dizer.
Meu MK_4 ASZ viewtopic.php?f=7&t=62709
- Mario_Marques
- Moderador
- Mensagens: 18480
- Registado: 18 nov 2005, 01:12
- Veículos: Demasiados veículos.
- Localização: Porto/CH/DE/UK
- Contacto:
Re: Upgrade intercooler golf 130 4motion
Se está partido a história é outra, há intercoolers laterais com melhor desempenho(alguns, outros são piores que o original, por exemplo a maioria dos que vais encontrar no ebay), tens depois de ter atenção ao modelo do carro, se for por exemplo um 130cv tem sistema clip on, se meteres um intercooler "performance" vais ter de trocar as tubagens todas ou quase todas desse carro pois não há intercoolers aftermarket com esse sistema.
- Azorean_Golf
- Beginner
- Mensagens: 19
- Registado: 06 nov 2015, 02:57
- Veículos: VW Golf TDI
Re: Upgrade intercooler golf 130 4motion
Já agora aproveito o tópico para colocar a minha questão, o meu AJM está também com VB mfs 52, ao reprogramar recentemente e após fazer-se testes notou-se que em altas o carro está a fazer temperaturas de admissão mais altas que o aconselhável, sendo assim é aconselhável a troca por um IC maior para reduzir essas temperaturas correcto? Em baixas está tudo dentro do normal, só mesmo em altas é que já está fora e que poderá prejudicar o turbo, isto dito pelo reprogramador.
- Mario_Marques
- Moderador
- Mensagens: 18480
- Registado: 18 nov 2005, 01:12
- Veículos: Demasiados veículos.
- Localização: Porto/CH/DE/UK
- Contacto:
Re: Upgrade intercooler golf 130 4motion
Amigo, secalhar era melhor falares com o programador, que possivelmente ele é que sabe as temperaturas que lá viu, eu sinceramente não percebo a moda das mfs de 52 nesses turbos(e em todos os turbos a um nível geral!) mas pronto, é preciso estragar material e gastar dinheiro mal gasto
A realidade agora é, quanto maior o turbo, menos aquece o ar pois tem mais capacidade de gerar caudal(ou pelo menos seria o esperado em condições normais que muitas vezes não acontece, pois o pessoal enfia compressoras enormes em um caracol com A\r baixo), pressão e caudal são coisas diferentes, maioria das pessoas que não são "da poda" vai achar que pressão é power e mais ar, pode não ser, pressão é gerada por várias coisas, aumento de caudal, aumento de temperatura, aumento de resistencia(que pode ser devido ao aumento das anteriores).
Trocar o intercooler pode ser um bom ou mau investimento, depende de várias coisas.
A realidade agora é, quanto maior o turbo, menos aquece o ar pois tem mais capacidade de gerar caudal(ou pelo menos seria o esperado em condições normais que muitas vezes não acontece, pois o pessoal enfia compressoras enormes em um caracol com A\r baixo), pressão e caudal são coisas diferentes, maioria das pessoas que não são "da poda" vai achar que pressão é power e mais ar, pode não ser, pressão é gerada por várias coisas, aumento de caudal, aumento de temperatura, aumento de resistencia(que pode ser devido ao aumento das anteriores).
Trocar o intercooler pode ser um bom ou mau investimento, depende de várias coisas.
-
- Rookie
- Mensagens: 137
- Registado: 02 jan 2011, 00:02
- Veículos: golf mk4 ASZ 2
- Localização: Santo tirso
- Azorean_Golf
- Beginner
- Mensagens: 19
- Registado: 06 nov 2015, 02:57
- Veículos: VW Golf TDI
Re: Upgrade intercooler golf 130 4motion
Quando comprei o carro tinham metido o turbo à coisa de 1 mês, pois o de origem já estava cansado, foi comprado à mesma empresa que mais tarde me fez a reprogramação (MKK Performance).
O programador aconselhou-me meter IC maior para atenuar a questão das temperaturas, apenas coloquei a questão para aprofundar mais o conhecimento para mim próprio.
Por acaso ele conhece-te bem Mário e deu-me boas referências!
O programador aconselhou-me meter IC maior para atenuar a questão das temperaturas, apenas coloquei a questão para aprofundar mais o conhecimento para mim próprio.
Por acaso ele conhece-te bem Mário e deu-me boas referências!
- Mario_Marques
- Moderador
- Mensagens: 18480
- Registado: 18 nov 2005, 01:12
- Veículos: Demasiados veículos.
- Localização: Porto/CH/DE/UK
- Contacto:
Re: Upgrade intercooler golf 130 4motion
Se te disseram, e num sitio de confiança, costuma-se dizer, quem avisa.....Azorean_Golf Escreveu:Quando comprei o carro tinham metido o turbo à coisa de 1 mês, pois o de origem já estava cansado, foi comprado à mesma empresa que mais tarde me fez a reprogramação (MKK Performance).
O programador aconselhou-me meter IC maior para atenuar a questão das temperaturas, apenas coloquei a questão para aprofundar mais o conhecimento para mim próprio.
Por acaso ele conhece-te bem Mário e deu-me boas referências!
Agora tens é de ver se a nível pratico, a utilização que fazes, realmente justifica, quando digo pratico é a utilização que o carro leva na realidade, do tipo, há pessoal a montar um arsenal medonho em tdi, depois andam a 110 na autoestrada para fazer bons consumos e não partir nada, as vezes para puxar 30 ou 40 segundos não é preciso nem metade daquilo que muita gente mete, ainda me lembro á uns anos, quando a febre dos diesel começou,um dos melhores preparadores tugas e também durante anos campeões de arranques, instalavam turbos grandes e removiam os ic's, pois na realidade não havia necessidade, o carro tinha muito melhor resposta e nem dava tempo de aquecer sequer.
Cheguei a andar com o meu holset hx35 com ic original e umas pequenas melhorias no mesmo a fazer 44graus no verão(tirando o pé baixava a temperatura rapidamente) com 2,7 pico, durante mangas de mais de 2 minutos sem tirar o pé, se metesse o ic ia fazer igual ou pouco melhor, com a desvantagem de que ia ganhar uma carrada de coisas indesejadas, cada caso é um caso, dai o ideal ser sempre fazer um estudo bom antes de avança.
- Azorean_Golf
- Beginner
- Mensagens: 19
- Registado: 06 nov 2015, 02:57
- Veículos: VW Golf TDI
Re: Upgrade intercooler golf 130 4motion
O meu carro é de fim de semana, mas quando saí é para lhe tirar o carvão se me faço entender!
- Mario_Marques
- Moderador
- Mensagens: 18480
- Registado: 18 nov 2005, 01:12
- Veículos: Demasiados veículos.
- Localização: Porto/CH/DE/UK
- Contacto:
Re: Upgrade intercooler golf 130 4motion
O melhor mesmo era teres um manómetro de temperatura de admissão, um polar fis ou um ultragauge(ou scangauge2) e ver se realmente as coisas no geral andam assim tão quentes, custa-me a crer muito que esse carro faça pior temperatura de admissão que originalmente a não ser que esteja um abuso, coisa que não me parece que esteja.Azorean_Golf Escreveu:O meu carro é de fim de semana, mas quando saí é para lhe tirar o carvão se me faço entender!