Boas,
Eu tenho um golf 4 tdi 110CV.
A pouco tempo mudei-lhe a junta da colassa e também tenho os tubos com alguma ferrugem, porque o carro chegou a andar muito tempo a trabalhar com agua.
O problema é o seguinte:
Depois de ter o carro quente (90graus) tenho ar quente na sofagem, mas se aumentar a velocidade do ventilador o ar começa a ficar frio. (sofagem manual)
A temperatura também começa a descer dos 90graus se andar com o carro aprox. 140kmh (3000rpm) com isto o ar também começa a arrefecer mesmo tendo o ventilador no mínimo se baixar a velocidade a temperatura fixa-se novamente nos 90graus.
O problema disto poderá ser do termostato que não veda por completo e deixa circular alguma agua e então a temperatura desce? Se for só isto, faz sentido o ar da sofagem começar a arrefecer também?
Obrigado.
Espero que se perceba, está um pouco confuso mas aguardo respostas.
Desde já muito obrigado.
Sofagem com problema VS Termostato
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Re: Sofagem com problema VS Termostato
Alguma ajuda..
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Re: Sofagem com problema VS Termostato
Faz todo o sentido ser do termostato, se o termostato tiver colado na posição de aberto, o motor não aquece ou so aquece se tiver parado, e logo a sofagem não te dá ar quente. Troca o termostato que isso fica resolvido
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Re: Sofagem com problema VS Termostato
Tal como o bora disse, o mais provavel é mesmo ser do termoestato..
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Re: Sofagem com problema VS Termostato
Mas o carro mantem a temperatura no quadrante a 90graus, a temperatura so desce se for a mais ou menos 140kmh.
Podera ser o radiador da sofagem entupido?
Obrigado.
Podera ser o radiador da sofagem entupido?
Obrigado.
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Re: Sofagem com problema VS Termostato
Não desce porque com a deslocação do ar o motor arrefece e o termostato não está a fazer a função dele. Se fores numa descida acentuada e com o motor em ponto morto ou mesmo com a mudança engatada, possivelmente o ponteiro baixa dos 90º quase até ao 0.eagle17 Escreveu:Mas o carro mantem a temperatura no quadrante a 90graus, a temperatura so desce se for a mais ou menos 140kmh.
Podera ser o radiador da sofagem entupido?
Obrigado.
Troca o termostato mesmo que não seja dele, que com certeza de que é, não perdes nada
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Re: Sofagem com problema VS Termostato
Se o termostato estiver bloqueado em aberto o ar da sofagem não deveria sair quente pelo menos enquanto a temperatura do motor estiver quente? Porque com o carro quente se aumentar a velocidade da ventoinha o ar começa a sair praticamente frio.
A temperatura praticamente só desce se andar rápido talvez por passar mais ar frio no radiador e arrefece, porque a velocidades mais lentas a temperatura mantém-se sempre nos 90graus.
A temperatura praticamente só desce se andar rápido talvez por passar mais ar frio no radiador e arrefece, porque a velocidades mais lentas a temperatura mantém-se sempre nos 90graus.
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Re: Sofagem com problema VS Termostato
Só podes afirmar isso se tiveres a ler a centralina. Acredito que o ponteiro esteja nos 90º, mas esses 90º de ponteiro pode ir de 70º a 110º e o ponteiro não mexe dos 90ºeagle17 Escreveu:Se o termostato estiver bloqueado em aberto o ar da sofagem não deveria sair quente pelo menos enquanto a temperatura do motor estiver quente? Porque com o carro quente se aumentar a velocidade da ventoinha o ar começa a sair praticamente frio.
A temperatura praticamente só desce se andar rápido talvez por passar mais ar frio no radiador e arrefece, porque a velocidades mais lentas a temperatura mantém-se sempre nos 90graus.
A sofagem não é nada menos nada mais que o ar quente que sai do motor, se o teu motor não atinge a temperatura ideal é normal que a sofagem não mande calor e qto mais aumentas a velocidade da sofagem mais frio vai fazer porque estas a arrefecer o motor.
Mas se ainda tiveres duvidas liga ao vag com ou a outro software de diagnostico e vais ver a real temperatura do teu motor, e como oscila a temperatura conforme vais andando com o carro, e verificarás que quanto aumentas a velocidade da sofagem e em andamento que o teu carro oscila muito a temperatura (neste caso da agua do radiador) que por sua vez dá para calcular mais ou menos a temperatura do motor
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Re: Sofagem com problema VS Termostato
Não tenho possibilidade de medir a temperatura pelo software.
Mas como eu já tenho gasto algum dinheiro no carro vou deixar andar assim algum tempo e depois passo no mecânico para ele mudar o termostato. Se fosse o radiador da sofagem entupido a despesa era bem maior.
Muito obrigado "bora01" e também "Valter.VX".
Mas como eu já tenho gasto algum dinheiro no carro vou deixar andar assim algum tempo e depois passo no mecânico para ele mudar o termostato. Se fosse o radiador da sofagem entupido a despesa era bem maior.
Muito obrigado "bora01" e também "Valter.VX".
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Re: Sofagem com problema VS Termostato
vai mudar o termostato antes que depois a despesa seja maio.
o carro nao deve andar assim. entao nesta altura ainda pior .
quando levares isso ao mecanico ele que veja se o radiador da sofagem nao esteja meio obstruído. é ´so tirar la 2 tubos e meter agua com alguma pressão, se sair lixo isso ja vai melhorar
o carro nao deve andar assim. entao nesta altura ainda pior .
quando levares isso ao mecanico ele que veja se o radiador da sofagem nao esteja meio obstruído. é ´so tirar la 2 tubos e meter agua com alguma pressão, se sair lixo isso ja vai melhorar
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Re: Sofagem com problema VS Termostato
Tirando a parte do frio que faz na sofagem...
para o carro tem têm mais alguma coisa que estrague ou que se esteja a danificar? Para além de a temperaturas serem mais baixas no motor e talvez gastar mais gasoleo um pouco.
para o carro tem têm mais alguma coisa que estrague ou que se esteja a danificar? Para além de a temperaturas serem mais baixas no motor e talvez gastar mais gasoleo um pouco.
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Re: Sofagem com problema VS Termostato
eagle17 Escreveu:Tirando a parte do frio que faz na sofagem...
para o carro tem têm mais alguma coisa que estrague ou que se esteja a danificar? Para além de a temperaturas serem mais baixas no motor e talvez gastar mais gasoleo um pouco.
o motor nao vai andar na temperatura ideal para o oleo aquecer e lubrificar os componentes como deve ser
o termostato nao é caro novo anda a volta dos 35€ e até podes ser tu a mudar, ha ai um DIY e é uma coisa facil de se fazer, nao te aconselho a andar assim muito tempo com o carro
e isso devia deitar ar quente ....
o meu quando o meto a trabalhar passado um min ja tem ar quente e logo de manha ....
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Re: Sofagem com problema VS Termostato
Eu só não queria mudar já o termostato porque vou acabar por deitar G12 fora e como o coloquei a muito pouco tempo quando troquei a junta da colassa, queria andar assim mais um pouco com ele para depois fazer mais uma limpeza ao circuito e trocar o termostato. Para já o G12 ainda está sem vestigios de ferrugem.
Mas obrigado pela dica e pela ajuda.
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Re: Sofagem com problema VS Termostato
mas se tapares os tubos e como o g12 é recente nao precisas meter g12 novo, basta acrescentar .. embora ainda se gaste mais de 1leagle17 Escreveu:Eu só não queria mudar já o termostato porque vou acabar por deitar G12 fora e como o coloquei a muito pouco tempo quando troquei a junta da colassa, queria andar assim mais um pouco com ele para depois fazer mais uma limpeza ao circuito e trocar o termostato. Para já o G12 ainda está sem vestigios de ferrugem.
Mas obrigado pela dica e pela ajuda.
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Re: Sofagem com problema VS Termostato
o g12 é coisa barata, tal como o termo.. percebo a questão de não quereres gastar, mas a realidade é que não andar na temperatura correta é problemático, tal como o Limiano disse..
tive exatamente os mesmos sintomas que tu, e o termoestato estava assim:
E tá um frio do catano para andar sem ar quente no carro
tive exatamente os mesmos sintomas que tu, e o termoestato estava assim:
E tá um frio do catano para andar sem ar quente no carro