Motor roda mas não pega.

Responder
MK3_GTI16V
Rookie
Rookie
Mensagens: 154
Registado: 10 jan 2011, 01:20

Motor roda mas não pega.

Mensagem por MK3_GTI16V »

Na 3a feira acabado de arrancar de um semáforo, ia para ai a 30 kmh se tanto,o meu Gt soluça e vai-me abaixo.... não pegou mais... :shock: pensei logo, nunca me tinha avariado um carro a 30 a hora :x
Tem gota.... a revisão foi feita a 800kms.... :?: motor roda e não pega, :?: fui a ver e não chegava corrente as velas,tinha na mala uma bobine ainda nova da Beru que tinha comprado para o GTI mas na altura arranjei uma Bosch e fiquei com uma suplente.Como a ref das bobines são iguais mudei a bobine mesmo assim ele não pegou. Fui a ver e não chega corrente as velas.Saquei a tampa do distribuidor e como estava um bocado... esquisita dei uma volta pelas sucatas e comprei um distribuidor completo pois o antigo dono tinha lá posto um Sagen ou sagem, e na VW disseram-me que aquilo devia de ter era Bosch. Montado no sitio...não pega na mesma... não verifiquei se a corrente já chegava aos cabos pois estava sozinho.
Será de algum fusível o 167 que já me disseram dar uns sintomas semelhantes,ou será mesmo do sensor de rotação, aquele que fica por trás do filtro do filtro de óleo?

É um Golf 3 1.6 Gt de 101cv motor AFT.

Já aconteceu a alguém?
Obrigado
Última edição por MK3_GTI16V em 14 set 2012, 17:07, editado 2 vezes no total.
ADM365
Amateur
Amateur
Mensagens: 484
Registado: 20 fev 2010, 00:39
Localização: Alentejo

Re: Alguem me pode dar uma ajuda???

Mensagem por ADM365 »

Tive o mesmo problema e o que estragou foi a centralina, porque não chegava a corrente às velas. Foi metido nova bobine não resultou, foi verificado o sensor hall estava ok. A bomba da gasolina trabalha. O distribuidor não estava muito gasto. Atenção que o meu 1.6 tem electrónica simples. Os GT são mais sofisticadas.

Fusível 167 é uma hipótese, mas tenta ver se a gasolina chega com quantidade suficiente e se consegues ouvir a bomba de combustível ao ligar a ignição.

Em vez de andar a adivinhar e meter peças, que perdes tempo e dinheiro, procura alguém competente que perceba electrónica e que tenha uma boa maquina de diagnostico tipo VAG COM.
Golf mk3 55kw - ABU
MK3_GTI16V
Rookie
Rookie
Mensagens: 154
Registado: 10 jan 2011, 01:20

Re: Alguem me pode dar uma ajuda???

Mensagem por MK3_GTI16V »

pois, vou ter de esperar até a 2a ou 3a semana de Agosto que o meu mecânico venha de férias pois quando ele começou a mexer no meu gti o carro foi ao sitio.
eu gastar não gastei.... a bobine tinha uma a mais...nova, o fusível 167 no fim de semana posso pelo menos experimentar-lo num Gt de um amigo.o sensor de rotações amanhã vou tentar sacar o meu que um amigo do meu cunhado de um centro de abate tenta arranjar-me um de um 1.6 mas precisa da referência.
O distribuidor preferi trocar pelo que me aparece como referência na VW. arranjei a referência do distribuidor da bosch e tive sorte em encontrar um.

Agora, a ligação dos cabos de velas no distribuidor novo pus nas mesmas posições, mas como já vi aqui num tópico não sei se desregulei foi o distribuidor ao os trocar pois não fiz marca, apenas me orientei pela posição da ficha... :? mas também qd o for tentar pôr de novo a trabalhar não sei se o posso rodar um pouco mais para a direita(sentido dos ponteiros do relógio) se isso vai acelerar um pouco o ralenti.

a bomba ouço-a a trabalhar e até cheguei a encharcar o carro que a certa altura era um cheiro a gota que tive de tirar as velas para as limpar.
no dia que avariou o Vag não acusou erros, mas amanhã vou voltar a vêr.

No teu caso ADM365 como soubeste que era a centralina?
ADM365
Amateur
Amateur
Mensagens: 484
Registado: 20 fev 2010, 00:39
Localização: Alentejo

Re: Alguem me pode dar uma ajuda???

Mensagem por ADM365 »

Porque o electricista fez o teste com o sensor hall que fica junto do distribuidor. Ele fez umas ligações a bateria e pediu para por o motor de arranque a trabalhar. Deu sinais. Se perguntas como fez as ligações, não sei e não me lembro. A partir daí começou a suspeitar a centralina e tive meio sorte ter encontrado um 1.4 destampado. Experimentei por a centralina e o motor começou a trabalhar. Não tenho VAG COM porque o carro tem duas fichas OBD 2x2 e eu sei lá se os adaptadores que estão a venda online dão.

Isto não acusar nenhum erro no VAG não acho normal. O carro não tem o imobilizador? Existe ainda a segunda chave?

Cuidado se a ordem dos cabos das velas for trocada. :shock:
Golf mk3 55kw - ABU
MK3_GTI16V
Rookie
Rookie
Mensagens: 154
Registado: 10 jan 2011, 01:20

Re: Alguem me pode dar uma ajuda???

Mensagem por MK3_GTI16V »

Bem, afinal deve de ter sido problemas com o distribuidor visto k não era o próprio para o carro. Na VW marcava distribuidor Bosch e o k lá estava era Sagem. Como não lhe chegava corrente as velas, arranjei um distribuidor Bosch e troquei-os... dass esqueci-me de marcar o ponto do distribuidor...resultado motor descomandado. Visto que o meu mecânico só vem na ultima semana de Agosto hoje decidi tratar dele do carro e com umas pesquisas e orientações meti-me a acertar o ponto a maneira antiga.... e não é que ele pegou???? :mrgreen:
Não tirei fotos mas depois faço um DIY de como acertar o ponto á antiga, e ponho um video do sintoma do carro,e video depois de o afinar no vag-com...se conseguir que o raio do cabo trabalhe em modo, senão a afinação lá terá de ser a ouvido e volta na estrada.
MK3_GTI16V
Rookie
Rookie
Mensagens: 154
Registado: 10 jan 2011, 01:20

Motor roda mas não pega.

Mensagem por MK3_GTI16V »

Últimas: Ontem aconteceu-me o mesmo, dá a chave e não pega... fui vêr se tinha corrente nas velas, nem sei como, levei um esticão que até cantei. Dei á chave e pegou. :shock: :shock: :shock:
Chego a casa desligo e dou outra vez a chave...não pega. :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil:
Liguei o Vag nem a centralina acusava. :shock: Experimentei e troquei o relé da ECU antes de pensar noutras coisas.
Problema resolvido. :?:
jmb123
Pro
Pro
Mensagens: 2025
Registado: 07 out 2008, 19:19
Localização: Suiça

Re: Motor roda mas não pega.

Mensagem por jmb123 »

O teu problema é muito identico ao meu... (que tive em tempos)

Rele de controlo do motor, nos GTI's é o rele numero 30, nos TDI's é o 109, no teu AFT nao sei, mas ha-de ser o 30 penso...

Tenho algures no forum a explicaçao e a resoluçao... No meu projeto antigo tem la tambem relatos disso... o quanto eu me passei com o carro nessas alturas... :oops:

Aqui tens uma situaçao "parecida":

viewtopic.php?f=31&t=58954&p=951548&hil ... 30#p951548

mas o os sintomas dependem de motorizaçao e de "luas"... pois o mesmo rele nuns faz o carro desligar-se, noutros, faz o carro soluçar, etc...

EDIT: Tens aqui tambem um com o mesmo stress, se nao me engano, nao li o topico apenas puz a pesquisa por "rele numero 30"

viewtopic.php?f=31&t=58180&p=934922&hil ... 30#p934922
MK3_GTI16V
Rookie
Rookie
Mensagens: 154
Registado: 10 jan 2011, 01:20

Re: Motor roda mas não pega.

Mensagem por MK3_GTI16V »

Obrigado jmb. O meu relé é o 30. A ref é igual á do Gti. Experimentei o relé do Gti e o Gt pegou logo... 2a feira já chega isso e um cabo do acelerador para o Gti. Agora vou vêr se encontro uns cabos de velas para o Gt que o choque que me deu foi um aviso.... o cabo da 4ª vela está meio marado e volta e meia o carro fica a trabalhar em 3 cilindros... só depois de aquecer. O cabo separou-se do cachimbo, e comprei um encaixe novo(que liga o cabo ao cachimbo) mas não ficou em condições pois não ficou bem preso e não consigo apertar mais.

Agora vou lêr os tópicos. :) Obrigado. Abraço
jmb123
Pro
Pro
Mensagens: 2025
Registado: 07 out 2008, 19:19
Localização: Suiça

Re: Motor roda mas não pega.

Mensagem por jmb123 »

MK3_GTI16V Escreveu:Obrigado jmb. O meu relé é o 30. A ref é igual á do Gti. Experimentei o relé do Gti e o Gt pegou logo... 2a feira já chega isso e um cabo do acelerador para o Gti. Agora vou vêr se encontro uns cabos de velas para o Gt que o choque que me deu foi um aviso.... o cabo da 4ª vela está meio marado e volta e meia o carro fica a trabalhar em 3 cilindros... só depois de aquecer. O cabo separou-se do cachimbo, e comprei um encaixe novo(que liga o cabo ao cachimbo) mas não ficou em condições pois não ficou bem preso e não consigo apertar mais.

Agora vou lêr os tópicos. :) Obrigado. Abraço
:wink:

No que souber e puder ajudar, é para isto que servem os foruns.......... ou nao...... :| lol

Anyway, ja descobris-te outra! hehe :mrgreen:
mangas16
Beginner
Beginner
Mensagens: 10
Registado: 21 jun 2010, 02:47

Re: Motor roda mas não pega.

Mensagem por mangas16 »

Esta me a acontecer exactamente o mesmo no meu 1.6GT vou ver se é do rele. os valores disso andam por quanto? hoje ja pegou bem . no outro dia nao pegava. mas o problema e que as vezes pega e depois quando acelero nao responde logo... o que acham? o mais estranho e que voces falam no rele 109 no meu de facto esta la o 109 mas nao é a gasoleo mas sim a gasolina/GPL e por cima desses ainda tenho um rele que é o 54! Alguem me sabe dizer para que serve esse?? amanha vou ao mecanico para trocar o reservatorio de agua que esta a perder. mas o que acham? os sintomas parecem a ser os mesmos referidos acima.
ADM365
Amateur
Amateur
Mensagens: 484
Registado: 20 fev 2010, 00:39
Localização: Alentejo

Re: Motor roda mas não pega.

Mensagem por ADM365 »

mangas16 Escreveu:Esta me a acontecer exactamente o mesmo no meu 1.6GT vou ver se é do rele. os valores disso andam por quanto? hoje ja pegou bem . no outro dia nao pegava. mas o problema e que as vezes pega e depois quando acelero nao responde logo... o que acham? o mais estranho e que voces falam no rele 109 no meu de facto esta la o 109 mas nao é a gasoleo mas sim a gasolina/GPL e por cima desses ainda tenho um rele que é o 54! Alguem me sabe dizer para que serve esse?? amanha vou ao mecanico para trocar o reservatorio de agua que esta a perder. mas o que acham? os sintomas parecem a ser os mesmos referidos acima.
O rele 109 é para motores a gasóleo. Salvo erro, deve estar 167 ou 80. Alguém que possa confirmar :!:

Não tenho conhecimento do rele 54.

Talvez esta esquema ajuda alguma coisa:
http://i2.photobucket.com/albums/y49/qu ... /reles.jpg
Golf mk3 55kw - ABU
fabiosilvanzr
Beginner
Beginner
Mensagens: 1
Registado: 07 jul 2017, 10:15
Veículos: VW Polo 1.4 TDI de 2000

Re: Motor roda mas não pega.

Mensagem por fabiosilvanzr »

Bom Dia tenho um VW polo 1.4 TDI de 2000, tenho um problema, dou á ignição acendem as luzes todas como o normal, e quando dou novamente á ignição para pegar, o motor roda mas não pega. Chega lá combustível.
o que poderá ser? Algum sensor?
obrigado pela atenção
Cumpts Fábio
GolfIIIGTD92
Beginner
Beginner
Mensagens: 1
Registado: 14 ago 2017, 17:30
Veículos: Golf 3

Re: Motor roda mas não pega.

Mensagem por GolfIIIGTD92 »

Sou da Madeira.
Atenção pessoal!!!
Aconteceu me uma vez estar descendo e derrepente o motor desligou se(golf 3 GTD) dava a chave e nada.
Então abri capô estava tudo okk
Quando voltei para dentro do carro verifiquei que estava no tapete do carro um fusivel, fui ver a caixa de fusíveis faltava um, era o que tinha caído no chão.
sflopes
Pro
Pro
Mensagens: 3152
Registado: 20 nov 2014, 19:40
Veículos: Golf v 2.0 tdi 140cv
Localização: Lisboa

Re: Motor roda mas não pega.

Mensagem por sflopes »

Isto diz muito pouco.
raulforte
Beginner
Beginner
Mensagens: 1
Registado: 24 fev 2018, 19:29
Veículos: golf IV 1.4 16v

Re: Motor roda mas não pega.

Mensagem por raulforte »

boas tenho um golf iv 1.4 16v e começou a nao pegar agora o que poderá ser ?
Responder