Ralenti bomba injectora golf mk2 (JR) no mk3

Responder
mickael
Beginner
Beginner
Mensagens: 56
Registado: 16 set 2008, 23:54
Localização: Leiria - Fátima
Contacto:

Ralenti bomba injectora golf mk2 (JR) no mk3

Mensagem por mickael »

Viva, o que se passa é o seguinte, no meu golf mk3 gtd a minha bomba injectora original avariou e na casa de reparação não conseguiram fazer nada dela, a referencia da mesma era bosch 0460494286.
Procurei em casas de peças e montaram-me no meu carro uma bomba bosch 0460494182 dum golf mk2 gtd (jr), a ideia não me agradou muito, e agora estou com um problema pois o ralenti a frio está nas 900 Rpm e quando o motor aquece um pouco sobre para as 1000Rpm e se fizer uma viagem grande sobe para as 1100Rpm.
Antigamente o meu ralenti parecia um relógio, era sempre certo, agora já não :( há quem diga que a bomba do 1.6 dá tudo igual sem problemas no 1.9.
Um colega meu olhou para a bomba e disse que o problema é que a bomba de golf3 tinha 2 válvulas e a do golf2 só tem uma e como tal tenho um fio desligado pendurado na bomba e outro ligado.
Já me lembrei de arranjar um relé da bomba do golf mk2 para ver se é disso mas disseram-me que não.
Se souberem de alguma solução para isto agradecia!

Cumprimentos
gtd3power
Rookie
Rookie
Mensagens: 186
Registado: 05 mai 2010, 01:31
Localização: alvarinho town

Re: Ralenti bomba injectora golf mk2 (JR) no mk3

Mensagem por gtd3power »

por experiencia propria da sem problemas e mexida ate podes fazer mais que na de origem do 1.9....
Imagem
mickael
Beginner
Beginner
Mensagens: 56
Registado: 16 set 2008, 23:54
Localização: Leiria - Fátima
Contacto:

Re: Ralenti bomba injectora golf mk2 (JR) no mk3

Mensagem por mickael »

a bomba está a dar...
o meu problema é que o carro não tem o ralenti certo, já mo afinaram e nada...
o carro a frio tem um ralenti normal a 900rpm depois de aquecer o ralenti fica parvo, o carro fica a acelerar sozinho com rotações entre as 1000 rpm e 1100.
o que é certo é que a bomba original tinha 2 válvulas para ligar 2 fios e esta bomba tem só uma válvula e fica um fio desligado... eu so gostava de saber como é que esta bomba de golf mk2 fica a trabalhar bem no ralenti, ou será que está estragada esta bomba?
dante
Pro
Pro
Mensagens: 1215
Registado: 30 out 2010, 19:22

Re: Ralenti bomba injectora golf mk2 (JR) no mk3

Mensagem por dante »

A BOMBA DO MK3 GTD tem dois fios porque um deles é para ligar á valvula de corte de gasóleo. Essa valvula é aquela que te dá gasóleo ao motor quando ligas a chave na ignição o poes a trabalhar, e depois quando desligas a chave corta o gasóleo para o motor parar. O outro fio que está nessa bomba é da valvula do arranque a frio. Essa bomba injectora tem uma valvula electrica na parte de trás para dár mais gasóleo ao motor quando se pôe o motor a trabalhar em frio e depois vai aos poucos cortando o excesso de gasóleo conforme o motor vai aquecendo até estabilizar ás RPM normais de funcionamento. A BOMBA DO MK2 GTD só tem um fio que é o da valvula de corte de gasóleo, portanto é a valvula para deixar que o motor trabalhe. No caso do arranque a frio nessa bomba é feito manualmente com um cabo de aço que liga na parte de trás da bomba e entra dentro do hábitaculo do carro. Ou seja quando o motor está frio, tens que puxar o manipulo/cabo dentro do carro e depois vais empurrando aos poucos conforme o motor vai aquecendo. Agora que já entendes a razão pelo qual uma bomba tem 1 fio e a outra tem 2 fios, o porquê da bomba do mk2 o motor ir ficando acelerado conforme o motor vai aquecendo pode ser ou o arranque a frio (mecanico com cabo de aço) dessa bomba que está puxado e tu não sabes porque não lhe ligaram lá o cabo, e agora tem que ser empurrado para o lugar empurrando com um chave de fendas por ex, ou então tens que lhe ligar lá o cabo e passa-lo para dentro do carro para ser comandado por dentro. Porque é assim que funciona originalmente. Ou então se tens o cabo de aço do arranque a frio passado para dentro tudo como o original, outra razão para o motor estár sempre acelerado é porque a bomba está com muitas folgas e fugas de pressão (velhice/gasta) e já não dá afinação. Se for esta a razão, estaás com um problema, amigo :( !!!
mickael
Beginner
Beginner
Mensagens: 56
Registado: 16 set 2008, 23:54
Localização: Leiria - Fátima
Contacto:

Re: Ralenti bomba injectora golf mk2 (JR) no mk3

Mensagem por mickael »

Agradeço imenso a tua resposta dante! :wink:
Já estava aqui meio desesperado a ouvir que é disto ou daquilo... tive na net a pesquisar noutros forums e o que dizes foi o que eu entendi também, isto a nível das válvulas. Em relação ao cabo eu tenho esse cabo que era original da outra bomba, mas não sei se agora funciona, vou averiguar a ver, mas o certo é que já me mexeram no ralenti para afinar e a quente o ralenti passa para a *fase 3*, pode ser desgaste, espero que não mas é uma hipótese válida pois a bomba já não é nova e foi montada para me desenrascar e poupar algum €.
Deixo aqui uma foto da bomba do 1.9gtd, na foto há só uma válvula (circulo vermelho) mas eu tinha outra válvula (circulo verde), na bomba do 1.6gtd só tenho a válvula da zona do circulo verde e a do sitio vermelho não dá para adaptar apesar do corpo da bomba ser parecido!

*fases do meu ralenti:
1 - quando ligo o carro a frio está a 800 e tal perto das 900rpm
2 - depois de o motor trabalhar um pouco a frio o ralenti fica normal nas 950rpm
3 - quando fasso uns kms antes de desligar o carro o ralenti fica nas 1100rpm e as vezes ainda quer subir

Imagem

Cumprimentos, obrigado pelas repostas.
Desejo-vos um bom ano 2012 e para a restante comunidade do clubegolfpt!
dante
Pro
Pro
Mensagens: 1215
Registado: 30 out 2010, 19:22

Re: Ralenti bomba injectora golf mk2 (JR) no mk3

Mensagem por dante »

É pá és de onde? dá-me cá uma vontade de estar ao pé de ti para te pôr isso bem :roll:!! Isso é de certeza o arranque a frio (mecanico) nessa bomba que está puxado para cima e precisa de ser empurrado :?!! Empurra isso para baixo! É assim, eles instalaram-te a bomba e não viram ou não sabem que a bomba por trás tem uma afinação que é o arranque a frio, e esse arranque a frio deve-se puxar para cima quando o motor aínda está frio e trabalha assim mas está a 950rpm, conforme vai aquecendo vai ficando acelerado 1000, 1100rpm etc, e é necessario empurrar a peça (do arranque a frio) para baixo, para se conseguir pôr as rpm normais! E é por tu não saberes que tens que empurrar isso para baixo que o teu carro quanto mais quente está, mais acelerado fica :(!O que se está a passar aí é que o mecanico que te instalou a bomba não sabe fazer isso, pá! Tens que ir a uma casa de bombas e turbos que eles te ajudam a acertar essa bomba :(. Mas que chatice, se eu pudesse punha-te isso bem :( .Abraço
mickael
Beginner
Beginner
Mensagens: 56
Registado: 16 set 2008, 23:54
Localização: Leiria - Fátima
Contacto:

Re: Ralenti bomba injectora golf mk2 (JR) no mk3

Mensagem por mickael »

Sou de Fátima, e tu és da zona centro?
É capaz de ser o que dizes... da para me arranjares uma foto da peça para eu fazer isso?

Cumprimentos
manuel a a silva
Pro
Pro
Mensagens: 2504
Registado: 17 jun 2011, 20:20
Veículos: volkswgen mk3 tdi
Localização: marco de canaveses

Re: Ralenti bomba injectora golf mk2 (JR) no mk3

Mensagem por manuel a a silva »

boas Dante, o meu irmao tambem está com esse probelema na bomba dele,ele tem um mk3 td e a bomba ain da a pouco foi para retificar e ultimamente o relantim tambem nao tem andado certo, de repente morria como de repente desparava mais.... até ao baixo com o carro dessengatado o ponteiro das rotaçoes nao trabalhava certo.... será que o probelema vem de alguma vavula...? abraço
terimakashi
Amateur
Amateur
Mensagens: 326
Registado: 29 ago 2012, 21:22

Re: Ralenti bomba injectora golf mk2 (JR) no mk3

Mensagem por terimakashi »

dante Escreveu:É pá és de onde? dá-me cá uma vontade de estar ao pé de ti para te pôr isso bem :roll:!! Isso é de certeza o arranque a frio (mecanico) nessa bomba que está puxado para cima e precisa de ser empurrado :?!! Empurra isso para baixo! É assim, eles instalaram-te a bomba e não viram ou não sabem que a bomba por trás tem uma afinação que é o arranque a frio, e esse arranque a frio deve-se puxar para cima quando o motor aínda está frio e trabalha assim mas está a 950rpm, conforme vai aquecendo vai ficando acelerado 1000, 1100rpm etc, e é necessario empurrar a peça (do arranque a frio) para baixo, para se conseguir pôr as rpm normais! E é por tu não saberes que tens que empurrar isso para baixo que o teu carro quanto mais quente está, mais acelerado fica :(!O que se está a passar aí é que o mecanico que te instalou a bomba não sabe fazer isso, pá! Tens que ir a uma casa de bombas e turbos que eles te ajudam a acertar essa bomba :(. Mas que chatice, se eu pudesse punha-te isso bem :( .Abraço

Como nao da para ver a imagem o que é que se tem de empurrar para baixo?
My car is not old is a classic!
RPina
Beginner
Beginner
Mensagens: 32
Registado: 14 abr 2009, 00:57

Re: Ralenti bomba injectora golf mk2 (JR) no mk3

Mensagem por RPina »

Viva rapaziada estou com o mesmo problema, afinal o de se afina, sei onde é o q se referem mas atraz da bomda têm 2 parafusos qual deles é para mexer?
Abraço
Um Golfabraço.

R.Pina
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Ralenti bomba injectora golf mk2 (JR) no mk3

Mensagem por Mario_Marques »

Se não tiveres uma forma de medir o resultado do que estás a fazer não estás a finar nada, estás simplesmente a mexer até esconder o que estiver errado, bombas não se afinam a ouvido, olho ou cheiro.
Fica um link com uma ajudinha para quem quiser tentar algo, mas é muito má ideia mexer nas coisas á sorte, até porque o problema pode nem ter nada a ver e só vão criar mais problemas adicionais ou disfarçar o actual, e claro, essa bomba também nunca vai trabalhar perfeita pois os tempos de ajuste dela foram feitos para um motor diferente.
Aqui tem muita informação util a quem quer tentar fazer asneiras em casa :D
http://stuff.is-a-geek.net/OnlineDocs/V ... epump.html

Essencialmente o parafuso que fica junto á cabeça(não confundir com grupo de acelerador que muita gente insiste em chamar de cabeça) ajusta o iq em toda a rpm, apertar corta gasoleo, desapertar aumenta, o outro ajusta o ralenti, primeira coisa antes de jabardar na bomba é ajustar o avanço estatico correctamente usando o relogio comparador montado na cabeça, só depois jabardar no resto pois o pior problema reside quase sempre neste passo básico.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Responder