Folga acelerador GT TDI 90cv

Responder
mformigo
Beginner
Beginner
Mensagens: 2
Registado: 19 jan 2017, 14:40
Veículos: VW Golf III 1H1 1.9 TDI
Localização: Vila Nova de Gaia
Contacto:

Re: Folga acelerador GT TDI 90cv

Mensagem por mformigo »

Boa tarde a todos,

Não sei se este tópico ainda está activo (espero que sim).
Há uns tempos deparei-me com a mesma situação de folga no acelerador e numa ida à oficina pedi para me verificarem aquela folga para perceber o que seria, ao que me disseram que era normal - eu nunca achei aquilo normal, mas ok, o carro sempre acelerou relativamente bem, por isso não me preocupei muito.

Acontece que esta manhã, repentinamente o pedal do acelerador deixa de dar.
Com um pouco de sorte, consegui encostar o carro na berma usando a velocidade com que ainda ia.
Debrucei-me e o cabo que liga o pedal ao potenciometro estava quebrado!! (que sorte)
Sem ferramentas nem saber o que fazer, já tive de ligar para o seguro e pedir reboque.

Trouxeram-me o carro para uma oficina aqui perto do trabalho, o tipo fez umas chamadas e aparentemente não só a peça já foi descontinuada como se ainda houvesse iria custar cerca de 900eur - eu fiquei parvo, pois aparentemente o cabo é parte do próprio potenciometro e a peça seria vendida tudo junto.

Mas eu não me conformo, tem de havr forma de rectificar ou substituir o cabo sem ter de pagar 900eur.
É que só o valor não me compensa o carro, embora ele ainda esteja relativamente bom de mecânica, mas já tem imensos kms e a carroçaria já não está nas melhores condições (alguns pontos de ferrugem pro infiltrações de água e precisaria de ser pintado).

Alguém tem alguma sugestão?
A resposta do JMB já ajuda em como lá chegar para tentar arranjar isto..
..assim como a ideia do NAZGUL de colocar uma braçadeira é interessante, talvez seja útil
Mas mais alguém já teve um problema deste género?

Obrigado.
mformigo
Beginner
Beginner
Mensagens: 2
Registado: 19 jan 2017, 14:40
Veículos: VW Golf III 1H1 1.9 TDI
Localização: Vila Nova de Gaia
Contacto:

Re: Folga acelerador GT TDI 90cv

Mensagem por mformigo »

Boa tarde a todos,

A quem interessar, venho dizer que consegui resolver o problema.
Efectivamente apenas tive de substituir o dito cabo que se partiu por um novo e consegui fazê-lo com menos de 10eur - ao invés de pagar 900eur por uma peça que nem sequer estava avariada, só porque o cabo é "parte integrante".

Claro que não consegui arranjar um cabo exactamente idêntico.
Mesmo que o fosse, seria impossível de o colocar pois o mesmo parece ser cravado na fábrica de força a tornar-se a tal "parte integrante".

Simplesmente comprei 1m de cabo de aço, até mais espesso e resistente que o original, e uns terminal para segurar cada ponta do cabo. Com alguma paciência e umas horas de trabalho (pois não sou mecânico e foi um bocado tipo tentativa e erro) consegui colocar o tamanho ideal de cabo no sítio e ficou a funcionar impecavelmente.

Por isso, a todos os que se depararem com este tipo de problema ou qualquer outro, não cruzem os braços.
Ouçam a opinião das oficinas, mas não vão logo na treta deles (a não ser que seja realmente barato ou algo obviamente demasiado complicado).
Pesquisem, observem e estudem o problema e certamente conseguirão encontrar soluções melhores e mais acessíveis por vocês mesmos.

Cumprimentos,
Miguel
Responder