Boas pessoal, desde que o motor do meu carro foi aberto e "Reparado" devido a ter rachado um pistão, o carro começou a fazer fumo ao ligar.
A reparação passou principalmente em repearar os injectores, meter um pistão, segmentos nos 4 pistoes, facejar a colaça e rodar as valvulas.
Reparei que se deixar o carro a subir quando vou por a trabalhar o mesmo não faz fumo. Mas se for em plano ou a descer faz.
Dá-me ainda a impressão que quanto mais tempo parado o carro está mais fumo tem tendência a fazer.
Alguem tem uma ideia de onde poderá ser o problema? Talvez uma valvula a não vedar bem?
Deixo o link para os videos a mostrar o problema,
Carro a subir (Sem fumo)
[youtube]https://youtu.be/tx02slJzP-k[/youtube]
Carro a descer (Desta vez até não vez muito, por vezes é pior)
[youtube]https://youtu.be/IUuVrhAhX6Y[/youtube]
Obrigado.
AFN faz fumo branco a pegar
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AFN faz fumo branco a pegar
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- gongasfrs
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Re: AFN faz fumo branco a pegar
turbo com passagem não?
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Re: AFN faz fumo branco a pegar
O turbo com passagem não me parece. Verifiquei a folga do mesmo e está bom, este turbo tem poucos km, foi reconstruído á pouco tempo.
Antes de o motor ter problemas não fazia fumo, se fosse do turbo já fazia nessa altura.
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Re: AFN faz fumo branco a pegar
Qual foi o motivo para o pistão rachar? Não trazes nenhum injetor a mijar gasóleo?
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Re: AFN faz fumo branco a pegar
O motivo do pistão rachar nao consegui descobrir. Contudo mandei testar os injectores numa bosch car service e tiveram de ser reparados pois estavam em mau estado. Supostamente agora não devem ter qualquer problema.
Acho estranho quando o carro está a subir não fazer fumo. Dai pensar que pode ser algo relacionado com as valvulas.
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- Mario_Marques
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Re: AFN faz fumo branco a pegar
Se o pistão rachou há enormes chances de ter o cilindro completamente ovalizado e isso nunca mais vai vedar em condições.
Faz uma medição de compressão nos 4 cilindros.
Devias ter também mandado rever a bomba também, pois as chances de teres rachado o pistão foi causado pela bomba ou injectores ou as duas coisas juntas.
Ao fazer o serviço que fizeste devias também ter trocado/testado vedantes de válvula e possivelmente guias.
Faz uma medição de compressão nos 4 cilindros.
Devias ter também mandado rever a bomba também, pois as chances de teres rachado o pistão foi causado pela bomba ou injectores ou as duas coisas juntas.
Ao fazer o serviço que fizeste devias também ter trocado/testado vedantes de válvula e possivelmente guias.
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Re: AFN faz fumo branco a pegar
eu tive o mesmo problema e era causado pela bomba injetora troquei e ficou resolvido, atencao pode nao ser o teu caso mas se tiveres alguem que te safe experimenta trocar
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Re: AFN faz fumo branco a pegar
Boas Mário, o carro após alguns segundos fica completamente normal. Não faz qualquer tipo de fumo a andar, é mesmo quando apenas dou ao arranque.
O que me intriga mais é o facto de se o carro estiver a subir não faz qualquer fumo, nem quando arranco.
Se fosse o cilindro não deveria fazer fumo também nesta situação?
Estou mesmo com ideia que o problema possa estar na cabeça (valvulas, guias, vedantes).
Há algum teste que possa fazer sem ter de tirar a cabeça fora a ver se o problema pode ser dai?
Vou seguir o teu conselho e medir a compressão dos 4 cilindros.
O que me intriga mais é o facto de se o carro estiver a subir não faz qualquer fumo, nem quando arranco.
Se fosse o cilindro não deveria fazer fumo também nesta situação?
Estou mesmo com ideia que o problema possa estar na cabeça (valvulas, guias, vedantes).
Há algum teste que possa fazer sem ter de tirar a cabeça fora a ver se o problema pode ser dai?
Vou seguir o teu conselho e medir a compressão dos 4 cilindros.
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- Mario_Marques
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Re: AFN faz fumo branco a pegar
O ideal era mesmo fazeres o teste de compressão como referi, no teste sabes logo se algo de errado se passa e em que cilindro, eu pela experiencia que tenho acho muitoooooooooooooooooooo improvavel que o pistão que partiu não te tenha ovalizado o cilindro.
Tu devias ter mudado as guias e vedantes de válvula até porque são peças baratas e ficavas com toda a certeza mais bem servido.
Outra coisa, eu estou a dizer isto a supor que tu tens o ponto do motor impecavel, que os injectores ficaram bem calibrados e que a bomba está optima, coisa que também pode não estar a 100%, as molas da bomba com os anos perdem força e leva aos injectores começarem a ficar cansados e se já tiveste um sintoma disso o mais certo é isso não estar 100%.
Faz o teste de tdi timing a quente e verifica se não vês oscilações grandes, verifica também o iq a quente ao ralenti.
Tu devias ter mudado as guias e vedantes de válvula até porque são peças baratas e ficavas com toda a certeza mais bem servido.
Outra coisa, eu estou a dizer isto a supor que tu tens o ponto do motor impecavel, que os injectores ficaram bem calibrados e que a bomba está optima, coisa que também pode não estar a 100%, as molas da bomba com os anos perdem força e leva aos injectores começarem a ficar cansados e se já tiveste um sintoma disso o mais certo é isso não estar 100%.
Faz o teste de tdi timing a quente e verifica se não vês oscilações grandes, verifica também o iq a quente ao ralenti.