Circuito de arrefecimento

Responder
Looping
Rookie
Rookie
Mensagens: 115
Registado: 19 fev 2007, 15:48
Veículos: VW Golf Mk3 GTI / Born in Wolfsburg

Circuito de arrefecimento

Mensagem por Looping »

Boas a todos, gostaria de uma opinão vossa, sff. Vou lavar todo o circuito de água com uma mistura de água bi-desmineralizada e um aditivo próprio para o efeito que não há cá em Portugal, após essa lavagem gostaria de saber se nesta mecânica (GTI de 92) posso colocar o G13 da vw (ou Motul) ou terei que colocar o G12 não podendo colocar o anterior, e se for o caso, porquê?
Cumprimentos.
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9823
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Circuito de arrefecimento

Mensagem por Silver_Ajm »

O ideal é o concentrado G13 da VW juntamente com água destilada desmineralizada.
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
vwg3gt96
Pro
Pro
Mensagens: 1099
Registado: 30 jul 2015, 08:45
Veículos: '96 VW Golf GT
Localização: Lisboa

Re: Circuito de arrefecimento

Mensagem por vwg3gt96 »

G13 é compatível com todos.
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9823
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Circuito de arrefecimento

Mensagem por Silver_Ajm »

vwg3gt96 Escreveu: 22 jun 2018, 17:44 G13 é compatível com todos.
Misturar anticongelantes por vezes dá asneira, o ideal é sempre antes da troca de anticongelante, se não se souber o que lá anda, fazer uma limpeza ao sistema com água destilada...
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
vwg3gt96
Pro
Pro
Mensagens: 1099
Registado: 30 jul 2015, 08:45
Veículos: '96 VW Golf GT
Localização: Lisboa

Re: Circuito de arrefecimento

Mensagem por vwg3gt96 »

Silver_Ajm Escreveu: 22 jun 2018, 22:45
vwg3gt96 Escreveu: 22 jun 2018, 17:44 G13 é compatível com todos.
Misturar anticongelantes por vezes dá asneira, o ideal é sempre antes da troca de anticongelante, se não se souber o que lá anda, fazer uma limpeza ao sistema com água destilada...
Claro, o ideal é sempre lavar, mesmo que o antigo seja igual. Com o G13 não há os problemas que havia entre o G11 e 12, por exemplo. Pelo que sei não se dá mal com nenhum outro anticongelante.
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9823
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Circuito de arrefecimento

Mensagem por Silver_Ajm »

Eu referia-me a misturar marcas mesmo de norma g12, ou g13...
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
Looping
Rookie
Rookie
Mensagens: 115
Registado: 19 fev 2007, 15:48
Veículos: VW Golf Mk3 GTI / Born in Wolfsburg

Re: Circuito de arrefecimento

Mensagem por Looping »

Claro que irei lavar o melhor possível como disse de inicio e irei assim colocar o g13, muito obrigado a todos pela ajuda através das vossas respostas.
Cumprimentos.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Circuito de arrefecimento

Mensagem por Mario_Marques »

O líquido de lavagens é basicamente ácido muriatico para reagir com óxido ou peróxido de ferro, eu pessoalmente não recomendo muito até porque se depois não tiveres como controlar o pH o mais certo é ficares com restos, aquilo é extremamente difícil de remover na totalidade
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Looping
Rookie
Rookie
Mensagens: 115
Registado: 19 fev 2007, 15:48
Veículos: VW Golf Mk3 GTI / Born in Wolfsburg

Re: Circuito de arrefecimento

Mensagem por Looping »

Mario_Marques Escreveu: 24 jun 2018, 19:57 O líquido de lavagens é basicamente ácido muriatico para reagir com óxido ou peróxido de ferro, eu pessoalmente não recomendo muito até porque se depois não tiveres como controlar o pH o mais certo é ficares com restos, aquilo é extremamente difícil de remover na totalidade
O produto que vou usar será o flush e após este processo irei colocar o inhibitor da No Rosion, são produtos de alta qualidade com grande experiência em caldeiras e circuitos de água industrial, só mais recentemente lançaram produtos para os circuitos de arrefecimento automovel.
Não sei se conheçes mas deixo aqui os links.
http://www.no-rosion.com/norosioncoolant.htm - O inibidor
http://www.no-rosion.com/norosionflush.htm - O de lavagem

Cumprimentos.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Circuito de arrefecimento

Mensagem por Mario_Marques »

Amigo, eu trabalhei no departamento técnico da Enkrott química, entre outras coisas, conheço esses processos bem e conheço muito bem motores e circuitos de refrigeração fechados.
Tens de ter uma forma de controlar quimicamente a remoção desses produtos, eu pessoalmente não recomendo usar, a ferrugem no sistema deve-se desmontar tudo e remover o máximo fora do motor/carro, depois montar, a ferrugem que fica as vezes é mais o impacto visual do que propriamente o mal que faz, usar ácidos e afins, muitos materiais no motor não foram desenhados para suportar isso e acabam por ceder, em especial os tubos.
Não estou a dizer que os produtos são maus, bem pelo contrario, é mais o facto de que na realidade não precisas deles e a probabilidade de te estragarem coisas para nada, as vezes é mais o efeito psicológico que os danos reais, desde que não tenhas nada obstruído é o que realmente importa.
Lembra-te sempre que a ferrugem que tu vês são bocados do bloco do motor, as vezes é preferivel deixá-la lá sossegada.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Looping
Rookie
Rookie
Mensagens: 115
Registado: 19 fev 2007, 15:48
Veículos: VW Golf Mk3 GTI / Born in Wolfsburg

Re: Circuito de arrefecimento

Mensagem por Looping »

Mario_Marques Escreveu: 25 jun 2018, 11:36 Amigo, eu trabalhei no departamento técnico da Enkrott química, entre outras coisas, conheço esses processos bem e conheço muito bem motores e circuitos de refrigeração fechados.
Tens de ter uma forma de controlar quimicamente a remoção desses produtos, eu pessoalmente não recomendo usar, a ferrugem no sistema deve-se desmontar tudo e remover o máximo fora do motor/carro, depois montar, a ferrugem que fica as vezes é mais o impacto visual do que propriamente o mal que faz, usar ácidos e afins, muitos materiais no motor não foram desenhados para suportar isso e acabam por ceder, em especial os tubos.
Não estou a dizer que os produtos são maus, bem pelo contrario, é mais o facto de que na realidade não precisas deles e a probabilidade de te estragarem coisas para nada, as vezes é mais o efeito psicológico que os danos reais, desde que não tenhas nada obstruído é o que realmente importa.
Lembra-te sempre que a ferrugem que tu vês são bocados do bloco do motor, as vezes é preferivel deixá-la lá sossegada.
Caro Mário, obrigado pela tua ajuda, eu pretendo lavar o sistema para depois colocar o g13. O que está lá atualmente não é g13 nem compativel com ele e também não é o mais recomendavél, sera necessário lavar antes de colocar outro produto, concordas? Devo de lavar só com água bi-demineralizada e depois colocar o g13?
Concordas em usar juntamente com o g13 o produto deles, o inibidor?
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Circuito de arrefecimento

Mensagem por Mario_Marques »

O que te aconselho fazer é lavares tudo várias vezes até a água sair limpa(água destilada), depois remover tudo o que conseguires tirar e lavar fora do motor/carro e lavar fora para não espalhares o lixo pelo motor, voltar a montar, voltar a lavar com água destilada até sair limpo, deitar a água fora e depois basta colocares g13 ou g12 a mistura entre os 30 e 50 por cento, não precisas de fazer mais nada o g13/g12 ja tem inibidores que cheguem se usares nas proporções recomendadas, não te vai tirar a ferrugem que já tens mas não deixa ganhar mais e não te estraga nada a nível de vedantes, juntas, borrachas.
Não é boa ideia fazeres misturas com produtos pois não sabes a real composição deles e o mais certo é dar problemas por causa disso, quando não se tem a certeza absoluta é muito má ideia arriscar, toda a gente que conheço que fez invenções nos sistema de refrigeração deu bronca e olha que já trabalho nisso á uns bons anos.
Para teres noção, mesmo com as peças fora do motor é super difícil tirar os encrostados, obviamente uma pessoa quer aquilo tudo limpo mas depois do mal estar feito é muito difícil meter tudo igual a novo, importante é não ter nada entupido e ter boa superfície de contacto, o resto é psicológico.
Se visses o interior de algumas caldeiras industriais as vezes até mete medo e dá vontade de vomitar, mas o importante é basicamente ter uma boa superfície, integra e sem muitas rugosidades(por causa da legionela e outras coisas) e não ter nada obstruído.
O motor de um carro, pelo simples facto de o polo negativo estar ligado ao motor tem sempre uma forte tendencia a oxidar, é uma mini bateria, sem ter a bateria de um carro ligada, é possivel ter voltagem baixa só pela reacção químicas que se passam no motor no circuito de refrigeração, tens o liquido, peças em alumínio, peças em ferro, é uma bateria autentica :wink:
O ácido muriatico remove todos o oxido de ferro super rápido(transforma o oxido de ferro em cloreto de ferro), o problema é que depois se não tiveres uma maneira de controlar quando ele realmente saiu todo acaba por corroer tudo e é super forte e também é perigoso para a saúde.
Um dos problemas de soltares a ferrugem é que a probabilidade de entupires algo é também muito grande ou do lixo migrar todo para o fundo do bloco.
Cheguei a fazer algumas limpezas com ácido muriatico e outros, aquilo funciona muito bem mas é perigoso e tem de ser muito bem controlado com equipamentos próprios e algumas titulações, aquilo liberta vapores muito tóxicos, pode rebentar tubos, originar explosões, por eu ter alguma experiencia nisso é que te digo que se puderes evitar melhor, eu pessoalmente evito.
Eu deduzo que esses liquidos próprios para carros não sejam muito concentrados pelo que o risco será menor mas mesmo assim.....eu pessalmente não arriscaria, mas se te sentes confiante, tem o cuidado de ler bem as instruções e tenta ver qual é a forma de controlo recomendada pelo fabricante para saberes quando esta realmente tudo removido, por norma é pH e condutividade.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Looping
Rookie
Rookie
Mensagens: 115
Registado: 19 fev 2007, 15:48
Veículos: VW Golf Mk3 GTI / Born in Wolfsburg

Re: Circuito de arrefecimento

Mensagem por Looping »

Boa noite Mário, mesmo só lavando com água destilada e colocar somente o g13 (que por si só já é um produto muito bom) e falando um pouco da tua area (quimica) o atual produto no circuito, conforme disse, é de cor verde e não fui eu que o coloquei, foi colocado quando foi trocada a bomba de água. Fiquei um pouco desconfiado mas já lá estava, agora quero lavar e colocar o g13 e parece-me que não são compativeis do ponto de vista quimico e dai a lavagem com flush e colocação do inibidor. Achas que lavando e colocando o g13 com alguns residuos do produto anterior não irá dar bronca?
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Circuito de arrefecimento

Mensagem por Mario_Marques »

A minha área não é química mas percebo um pouco pois tive alguns anos de formação.
O ideal é removeres na mesma com água destilada, deitar fora, lavar tudo várias vezes, assim dissolve o actual.
Não é boa ideia misturar produtos, já vi vasos todos cheios de cristais as custas disso. Lol
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
vwg3gt96
Pro
Pro
Mensagens: 1099
Registado: 30 jul 2015, 08:45
Veículos: '96 VW Golf GT
Localização: Lisboa

Re: Circuito de arrefecimento

Mensagem por vwg3gt96 »

A imagem mais conhecida no VWVortex :D

Imagem
Responder