agua e vapor pela sofagem

Responder
rfcc
Beginner
Beginner
Mensagens: 15
Registado: 30 out 2015, 16:57
Veículos: VW Golf MK3 GTD

agua e vapor pela sofagem

Mensagem por rfcc »

Boa tarde,
hoje fui andar no carro e do nada vejo a temperatura a passar dos 90º e quase a chegar a casa começou a deitar vapor pela sofagem...fiquei curioso e desmontei a parte debaixo do porta-luvas e la tinha agua a sair, onde no qual a resistencia estava molhada.

O que pudera ser? se eu desligar a sofagem puderei andar assim ate arranjar? ou ira sempre circular agua por la

obrigado
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: agua e vapor pela sofagem

Mensagem por Mario_Marques »

Se fizer bypass ao radiado da sofagem pode andar mas o ideal é mesmo meter isso direito.
Desligar a sofagem não serve de nada, teria mesmo de anular as duas ligações que lá vão e liga-las entre si(bypass).
Não é recomendavel andar com muitas experiencias e aventuras no sistema de refrigeração de um carro e nunca de forma alguma usar água pois a água até poderá ser já o motivo desse radiador ter morrido.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9823
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: agua e vapor pela sofagem

Mensagem por Silver_Ajm »

Provavelmente tens o radiador da sofagem roto. Até resolveres a situação, faz como o Mário disse, abre o cofre do motor e anula o radiador da sofagem fazendo um bypass nos tubos que lhe ligam. O(s) motoventiladore(s) não ativaram quando a temperatura passou dos 90º? Se afirmativo verifica o interruptor térmico que faz ativar os motoventiladores.
Última edição por Silver_Ajm em 11 jul 2017, 16:04, editado 1 vez no total.
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
rfcc
Beginner
Beginner
Mensagens: 15
Registado: 30 out 2015, 16:57
Veículos: VW Golf MK3 GTD

Re: agua e vapor pela sofagem

Mensagem por rfcc »

Mario_Marques Escreveu:Se fizer bypass ao radiado da sofagem pode andar mas o ideal é mesmo meter isso direito.
Desligar a sofagem não serve de nada, teria mesmo de anular as duas ligações que lá vão e liga-las entre si(bypass).
Não é recomendavel andar com muitas experiencias e aventuras no sistema de refrigeração de um carro e nunca de forma alguma usar água pois a água até poderá ser já o motivo desse radiador ter morrido.
Eu mencionei agua, mas e G12....sim eu sei que aventuras pode sempre dar para o torto, mas a unica maneira sera fazer 1 bypass e assim circularia entre elas nao e isso?
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: agua e vapor pela sofagem

Mensagem por Mario_Marques »

Se fizer bypass vai anular a passagem no radiador, logo vai eliminar a fuga por lá :)
Liga entre si os dois tubos que vão ao radiador, o de entrada e saida com um tubo em "U" por exemplo
Convém é antes do inverno resolver isso.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
Iniciado
Amateur
Amateur
Mensagens: 342
Registado: 03 mar 2017, 12:50
Veículos: Mk3
Localização: Zona Norte

Re: agua e vapor pela sofagem

Mensagem por Iniciado »

rfcc Escreveu:Boa tarde,
hoje fui andar no carro e do nada vejo a temperatura a passar dos 90º e quase a chegar a casa começou a deitar vapor pela sofagem...fiquei curioso e desmontei a parte debaixo do porta-luvas e la tinha agua a sair, onde no qual a resistencia estava molhada.

O que pudera ser? se eu desligar a sofagem puderei andar assim ate arranjar? ou ira sempre circular agua por la

obrigado
A resistencia para que serve? É uma resistencia electrica para aquecer a agua enquanto o carro nao esta quente?
Até que enfim um Golf :lol:
rfcc
Beginner
Beginner
Mensagens: 15
Registado: 30 out 2015, 16:57
Veículos: VW Golf MK3 GTD

Re: agua e vapor pela sofagem

Mensagem por rfcc »

Iniciado Escreveu:
rfcc Escreveu:Boa tarde,
hoje fui andar no carro e do nada vejo a temperatura a passar dos 90º e quase a chegar a casa começou a deitar vapor pela sofagem...fiquei curioso e desmontei a parte debaixo do porta-luvas e la tinha agua a sair, onde no qual a resistencia estava molhada.

O que pudera ser? se eu desligar a sofagem puderei andar assim ate arranjar? ou ira sempre circular agua por la

obrigado
A resistencia para que serve? É uma resistencia electrica para aquecer a agua enquanto o carro nao esta quente?
a resistencia esta na parte da sofagem por onde passa o ar, supostamente e para aquecer o ar que passa.
Avatar do Utilizador
Iniciado
Amateur
Amateur
Mensagens: 342
Registado: 03 mar 2017, 12:50
Veículos: Mk3
Localização: Zona Norte

Re: agua e vapor pela sofagem

Mensagem por Iniciado »

rfcc Escreveu:
Iniciado Escreveu:
rfcc Escreveu:Boa tarde,
hoje fui andar no carro e do nada vejo a temperatura a passar dos 90º e quase a chegar a casa começou a deitar vapor pela sofagem...fiquei curioso e desmontei a parte debaixo do porta-luvas e la tinha agua a sair, onde no qual a resistencia estava molhada.

O que pudera ser? se eu desligar a sofagem puderei andar assim ate arranjar? ou ira sempre circular agua por la

obrigado
A resistencia para que serve? É uma resistencia electrica para aquecer a agua enquanto o carro nao esta quente?
a resistencia esta na parte da sofagem por onde passa o ar, supostamente e para aquecer o ar que passa.
Ok... efeito termoventilador.... :wink:

Mas depois desativa-se quando a temperatura chega aos 90? E faz apenas pela temperatura da agua?

Obrigado...
Até que enfim um Golf :lol:
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9823
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: agua e vapor pela sofagem

Mensagem por Silver_Ajm »

O que faz com que o ar saia quente é o radiador da sofagem, a resistencia que voces devem estar a falar se for uma verde salvo erro tem a ver com as velocidades da ventoinha somente...
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
rfcc
Beginner
Beginner
Mensagens: 15
Registado: 30 out 2015, 16:57
Veículos: VW Golf MK3 GTD

Re: agua e vapor pela sofagem

Mensagem por rfcc »

Silver_Ajm Escreveu:O que faz com que o ar saia quente é o radiador da sofagem, a resistencia que voces devem estar a falar se for uma verde salvo erro tem a ver com as velocidades da ventoinha somente...
Sim e isso mesmo que disseste :wink:
Avatar do Utilizador
Iniciado
Amateur
Amateur
Mensagens: 342
Registado: 03 mar 2017, 12:50
Veículos: Mk3
Localização: Zona Norte

Re: agua e vapor pela sofagem

Mensagem por Iniciado »

Silver_Ajm Escreveu:O que faz com que o ar saia quente é o radiador da sofagem, a resistencia que voces devem estar a falar se for uma verde salvo erro tem a ver com as velocidades da ventoinha somente...
Lol... que filme entao que estava a fazer.... sempre ouvi falar na "resistencia da sofagem"... afinal é so por causa do motoventilador... :lol:
Até que enfim um Golf :lol:
rfcc
Beginner
Beginner
Mensagens: 15
Registado: 30 out 2015, 16:57
Veículos: VW Golf MK3 GTD

Re: agua e vapor pela sofagem

Mensagem por rfcc »

ja levei o carro a oficina, e ele fez-me o bypass temporario, mas depois eu disse que nunca tinha ouvido a ventoinha do radiador disparar, e ele foi ver e tinha o circuito todo sujo mesmo por dentro, mas foi todo limpo e ja dispara como deve ser :D ...obrigado pela ajuda pessoal
Responder