Golf 1.9 tdi 90cv perde agua pela junta da cabeça

Responder
ricardofgafonso
Beginner
Beginner
Mensagens: 7
Registado: 01 mar 2011, 17:31

Golf 1.9 tdi 90cv perde agua pela junta da cabeça

Mensagem por ricardofgafonso »

Bom dia,
Tenho um golf 3 de 95, que está agora com 200000 km e que esta semana teve de trocar a bateria.
Qual não é o meus espanto quando estou a montar a bateria e olho para o motor e vejo uma pequena fuga de agua na junta da cabeça.

Se alguém já passou por isto, com que valores posso contar para reparar?
Tenho que mandar reparar o mais rápido possível ou ainda posso fazer alguns km até lá?
Será que a fuga é apenas do sistema de refrigeração para o exterior?
Avatar do Utilizador
Iniciado
Amateur
Amateur
Mensagens: 342
Registado: 03 mar 2017, 12:50
Veículos: Mk3
Localização: Zona Norte

Re: Golf 1.9 tdi 90cv perde agua pela junta da cabeça

Mensagem por Iniciado »

ricardofgafonso Escreveu:Bom dia,
Tenho um golf 3 de 95, que está agora com 200000 km e que esta semana teve de trocar a bateria.
Qual não é o meus espanto quando estou a montar a bateria e olho para o motor e vejo uma pequena fuga de agua na junta da cabeça.

Se alguém já passou por isto, com que valores posso contar para reparar?
Tenho que mandar reparar o mais rápido possível ou ainda posso fazer alguns km até lá?
Será que a fuga é apenas do sistema de refrigeração para o exterior?
Caro Ricardo..

Esta a referir-se á junta da colaça? Nao é normal manisfestar-se pelo exterior... mas pode acontecer estar fisurada e passar uns pingos para fora mas, se passar para fora passa para dentro a partida....

No entanto se o problema for esse... tenha atenção á temperatura enquanto conduz e ao nivel de agua no circuito de refrigeração.. se nao for grave nao vai ver alterações de comportamente (como nao referiu nenhuma destas nao deve ser grave ainda).

No entanto é simples... Numa oficina, faça o teste de gases no vaso de expansão do liquido de refrigeração para tentar obter mais certezas...

Trocar uma colaça deverá ficar perto de 500€... mas ha mais barato quase se certeza... ha que ter é atenção á qualidade de serviços.

O seu carro com 200mil Km...esta para rolar outros tantos se estiver estimado.. se calhar vale a pena investir na resolução do problema...
Até que enfim um Golf :lol:
ricardofgafonso
Beginner
Beginner
Mensagens: 7
Registado: 01 mar 2011, 17:31

Re: Golf 1.9 tdi 90cv perde agua pela junta da cabeça

Mensagem por ricardofgafonso »

Muito obrigado Sr. "Iniciado"
De facto, uma coisa à qual presto bastante atenção, é à temperatura, uma vez que no ano passado um corsa D 1.2 a gasolina andava aquecer muito e o mecânico me levou 600€ para trocar as juntas do motor, porque andava a misturar a agua com o óleo.

Como a temperatura nunca passou da temperatura "normal", nunca me preocupei, no entanto, à 2 ou 3 anos para cá tem andado a perder alguma agua.
Costumo verificar todos os meses e por vezes é necessário acrescentar.

Quando se refere ao teste de gases no vaso de expansão, que tipo de teste é esse?
Peço desculpa, percebo um pouco de mecânica, mas posso dizer que é apenas "na otica do utilizador"...
Avatar do Utilizador
Iniciado
Amateur
Amateur
Mensagens: 342
Registado: 03 mar 2017, 12:50
Veículos: Mk3
Localização: Zona Norte

Re: Golf 1.9 tdi 90cv perde agua pela junta da cabeça

Mensagem por Iniciado »

ricardofgafonso Escreveu:Muito obrigado Sr. "Iniciado"
De facto, uma coisa à qual presto bastante atenção, é à temperatura, uma vez que no ano passado um corsa D 1.2 a gasolina andava aquecer muito e o mecânico me levou 600€ para trocar as juntas do motor, porque andava a misturar a agua com o óleo.

Como a temperatura nunca passou da temperatura "normal", nunca me preocupei, no entanto, à 2 ou 3 anos para cá tem andado a perder alguma agua.
Costumo verificar todos os meses e por vezes é necessário acrescentar.

Quando se refere ao teste de gases no vaso de expansão, que tipo de teste é esse?
Peço desculpa, percebo um pouco de mecânica, mas posso dizer que é apenas "na otica do utilizador"...
Também nao sou expert em mecanica...

Esse teste tem de ser feito em oficina... com equipamento próprio que dá uma cor coensoante o nivel de gases detetado...

Colocam no lugar da tampa do boião de liquido refrigerante uma sonda ligado a uma equipamento que faz leitura de gases... se detetar gases pelo circuito de refrigeração é porque a junta esta má e ja deixa passar compressão do motor pela junta (isto devera ser feito com o carro quente).

No entanto... convém ter um pouco de calma... pois a origem do liquido refrigerante poderá ser outra... pelo termoestato por exemplo... e fazer parecer que é pela junta... mas tem de ser um mecanico a ver bem isso.
Até que enfim um Golf :lol:
Avatar do Utilizador
Iniciado
Amateur
Amateur
Mensagens: 342
Registado: 03 mar 2017, 12:50
Veículos: Mk3
Localização: Zona Norte

Re: Golf 1.9 tdi 90cv perde agua pela junta da cabeça

Mensagem por Iniciado »

Uma nota... nao usar nunca agua... apenas liquido de refrigeração apropriado.

A agua enferruja e corrói o bloco do motor por dentro e causa entupimentos do circuito assim como casos de juntas estragadas.
Até que enfim um Golf :lol:
Responder