Cortar Molas

Responder
GomesMK3
Beginner
Beginner
Mensagens: 1
Registado: 03 jul 2017, 18:22
Veículos: VW GOLF MK3 1.9D

Cortar Molas

Mensagem por GomesMK3 »

Boas pessoal poderiam-me exclarecer a diferença entre molas de rebaixamento e cortar molas e o mal de cortar as molas?
Avatar do Utilizador
Iniciado
Amateur
Amateur
Mensagens: 342
Registado: 03 mar 2017, 12:50
Veículos: Mk3
Localização: Zona Norte

Re: Cortar Molas

Mensagem por Iniciado »

GomesMK3 Escreveu:Boas pessoal poderiam-me exclarecer a diferença entre molas de rebaixamento e cortar molas e o mal de cortar as molas?
Boas...

Para começar adianto que não sou expert em mecânica... Mas... a diferença reside nos cálculos de desempenho das molas quando são elaboradas.. Ou seja, o tipo de aço, numero de voltas de espiral, peso do carro, etc.

Ao cortar as molas estamos a descalibar as características delas por completo... Ou seja, andando depois na boa por aí se calhar nem se nota a diferença... fazendo uma curva mais apertada de gás, uma travagem mais forçada, ou o carro com mais peso e não acredito que as molas tenham capacidade para desempenhar o papel delas...

Umas molas já rebaixadas... foram testadas para garantir que têm bom comportamento com a caracteristica de serem de menor altura entre as suas espirais... Se forem das boas até melhoram o comportamento do carro...

Molas nas prensas ou cortadas (que ainda é pior)para mim é para esquecer ....
Até que enfim um Golf :lol:
Avatar do Utilizador
pravus
Amateur
Amateur
Mensagens: 507
Registado: 14 jan 2014, 22:28
Veículos: Mk1 Golf Diesel LongTail, Passat B4 TDI
Localização: Invicta

Re: Cortar Molas

Mensagem por pravus »

se for para ter o carro parado não tem mal nenhum...

em todas as outras situações é um risco desnecessário visto o preço a que andam as molas de rebaixamento ou mesmo um kit de coilovers.

cumps
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Cortar Molas

Mensagem por Mario_Marques »

Iniciado Escreveu: com a caracteristica de serem de menor altura entre as suas espirais... Se forem das boas até melhoram o comportamento do carro...

Molas nas prensas ou cortadas (que ainda é pior)para mim é para esquecer ....
Não necessariamente, se forem progressivas por norma até são mais compridas que as originais, têm é secções com Nm\cm inferior(dai serem mais compridas pois trabalham em frequências diferentes).
Mas basicamente vai de acordo com o que disseste.
O ideal é sempre se se quer rebaixar o carro usar umas molas de qualidade especificas para o efeito, se não existissem ainda estou como o outro, mas felizmente ja alguém se deu ao trabalho de inventar isso.
Para perceberes o efeito de cortar uma mola, pega numa caneta e corta-lhe a mola, vais ver que chega a uma altura em que a caneta deixa de funcionar pois não vais ter curso suficiente e a mola fica solta, basicamente é o que pode acontecer no carro ao passar num ressalto ou depressão.
Umas molas de qualidade é sempre uma boa aposta, inventar ou meter coilovers foleiros não são muito boa aposta pois os coilovers baratos sofrem do mesmo problema das molas cortadas, ou seja, têm molas que parece que foram desenhadas por um puto de 18 anos sem carta e que não conseguiu fazer a disciplina de fisica do 10º ano lá na china :lol:

P.S. eu não sei se nos dias de hoje ainda se dá também as molas no 10 ano em física pois o programa deve ter mudado bastante desde o meu tempo :D
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
Iniciado
Amateur
Amateur
Mensagens: 342
Registado: 03 mar 2017, 12:50
Veículos: Mk3
Localização: Zona Norte

Re: Cortar Molas

Mensagem por Iniciado »

Mario_Marques Escreveu:
Iniciado Escreveu: com a caracteristica de serem de menor altura entre as suas espirais... Se forem das boas até melhoram o comportamento do carro...

Molas nas prensas ou cortadas (que ainda é pior)para mim é para esquecer ....
Não necessariamente, se forem progressivas por norma até são mais compridas que as originais, têm é secções com Nm\cm inferior(dai serem mais compridas pois trabalham em frequências diferentes).
Mas basicamente vai de acordo com o que disseste.
O ideal é sempre se se quer rebaixar o carro usar umas molas de qualidade especificas para o efeito, se não existissem ainda estou como o outro, mas felizmente ja alguém se deu ao trabalho de inventar isso.
Para perceberes o efeito de cortar uma mola, pega numa caneta e corta-lhe a mola, vais ver que chega a uma altura em que a caneta deixa de funcionar pois não vais ter curso suficiente e a mola fica solta, basicamente é o que pode acontecer no carro ao passar num ressalto ou depressão.
Umas molas de qualidade é sempre uma boa aposta, inventar ou meter coilovers foleiros não são muito boa aposta pois os coilovers baratos sofrem do mesmo problema das molas cortadas, ou seja, têm molas que parece que foram desenhadas por um puto de 18 anos sem carta e que não conseguiu fazer a disciplina de fisica do 10º ano lá na china :lol:

P.S. eu não sei se nos dias de hoje ainda se dá também as molas no 10 ano em física pois o programa deve ter mudado bastante desde o meu tempo :D
O problema é capaz de ser alteração de mentalidades... :wink:

O Amigo questionou o mal das molas cortadas, o que ja é bom demonstrar interesse no que se quer fazer...

Eu andei no ensino recorrente... portanto, nao sei se no meu tempo tambem se dava na materia "molas"...

No meu caso tenho dois ensinos recorrentes e ambos com base em Fisica.... que por azar gosto... no entanto são bases e principios... o suficiente para se ter uma consciencialização de muita coisa que nos rodeia... Ainda assim, quanto mais vou aprendendo parece que mais duvidas vou tendo... agora sei que mesmo sabendo algo ainda é insuciente para certas atitudes ou afirmações...

Fico muito admirado com gente que faz e pronto... e faz só porque é assim... mas é assim porque? Porque sim... lol Viva Portugal.
Até que enfim um Golf :lol:
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Cortar Molas

Mensagem por Mario_Marques »

iniciado, a vantagem de comprar um produto de qualidade, especifico para o efeito é que não temos de saber calcular rigorosamente nada pois já fizeram o trabalho por nós e sabe-se que se monta e funciona, não coloca em perigo ninguém, bom desempenho, conforto etc, etc, ou seja, para quem não quer aventuras nem surpresas que podem acabar mal ou que podem não acabar mal mas ter resultados muito aquém do esperado....a maioria das pessoas começa a abrir a boca com sono quando ouve alguém a explicar características de suspensão e molas, querem é o carro a roçar em todo o lado para a fotografia e likes :lol:
Já umas molas cortadas\prensadas\esticadas, seja lá o que for, estamos a alterar as características originais, na maioria dos casos para características de resultado desconhecido(pois ninguém vai andar propriamente a calcular), para muita gente isso são balelas, querem lá saber, querem é atingir o resultado visual desejado e a gastar o mínimo possível ou nada.
As empresas que desenham e testam molas de qualidade fazem um excelente serviço, desenham molas com caracteristicas que permita baixar o carro sem prejudicar o resto do carro.
Partindo de uma regra básica dos carros que quanto mais baixo mais duro deveria ficar cortar as molas é má ideia, as molas o que fazem basicamente é absorver\armazenar energia, ora se vamos tirar material á mola vai ter menos material para absorver e causar resistência, quando sujeito a carga baixa mais, baixar mais pode levar ao limite de elasticidade do aço por ex e partir, depois o amortecedor tem um determinado curso o qual a mola tem de preencher e causar tensao, ao cortar, dependendo de quanto se corta há o risco de a mola ficar muito mal apoioada e sujeita a choques ou sair do sitio, etc, etc, etc coisas que a maioria das pessoas não quer saber para nada, muito sinceramente, se eu pudesse nem eu queria saber :mrgreen:

Basicamente respondendo á questão do tópico, a diferença entre meter umas molas de rebaixamento de qualidade vs molas cortadas é que nas molas proprias sabemos o resultado final e não compromete mais nada, as molas cortadas irá haver efeitos indesejados e não sabemos concretamente o que se está a passar.

Há bastantes mitos em relação aos carros rebaixados que não são verdade, como por exemplo, "um carro rebaixado fica mais seguro e curva sempre melhor pois baixa do centro de gravidade" se as molas não tiverem a taragem certa baixa sim o centro de gravidade mas aumenta a transferência de massas em travagens, curva-contracurva muito bruscas e em muitas situações os pneus não têm tanta aderencia pois a mola não pressiona devidamente a roda na estrada, "um carro rebaixado fica mais desconfortavel", depende se tiver-mos uma mola devidamente calculada e com zonas de absorção diferenciadas(mola progressiva) o carro pode até ficar mais confortavel.


Se não me falha a memoria aqui á uns anos coloquei aqui no CGP um topico sobre calculos de molas, taragens, forças, etc, já deve ser bem antigo e nem sei onde isso anda mas sei que meti isso e meti especialmente a parte das mangas de eixo golf mk4 norval vs s3 e outros casos, camber, caster, convergencia, divergencia, etc, etc.
Já não sei onde isso anda
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
Iniciado
Amateur
Amateur
Mensagens: 342
Registado: 03 mar 2017, 12:50
Veículos: Mk3
Localização: Zona Norte

Re: Cortar Molas

Mensagem por Iniciado »

Mario_Marques Escreveu:iniciado, a vantagem de comprar um produto de qualidade, especifico para o efeito é que não temos de saber calcular rigorosamente nada pois já fizeram o trabalho por nós e sabe-se que se monta e funciona, não coloca em perigo ninguém, bom desempenho, conforto etc, etc, ou seja, para quem não quer aventuras nem surpresas que podem acabar mal ou que podem não acabar mal mas ter resultados muito aquém do esperado....a maioria das pessoas começa a abrir a boca com sono quando ouve alguém a explicar características de suspensão e molas, querem é o carro a roçar em todo o lado para a fotografia e likes :lol:
Já umas molas cortadas\prensadas\esticadas, seja lá o que for, estamos a alterar as características originais, na maioria dos casos para características de resultado desconhecido(pois ninguém vai andar propriamente a calcular), para muita gente isso são balelas, querem lá saber, querem é atingir o resultado visual desejado e a gastar o mínimo possível ou nada.
As empresas que desenham e testam molas de qualidade fazem um excelente serviço, desenham molas com caracteristicas que permita baixar o carro sem prejudicar o resto do carro.
Partindo de uma regra básica dos carros que quanto mais baixo mais duro deveria ficar cortar as molas é má ideia, as molas o que fazem basicamente é absorver\armazenar energia, ora se vamos tirar material á mola vai ter menos material para absorver e causar resistência, quando sujeito a carga baixa mais, baixar mais pode levar ao limite de elasticidade do aço por ex e partir, depois o amortecedor tem um determinado curso o qual a mola tem de preencher e causar tensao, ao cortar, dependendo de quanto se corta há o risco de a mola ficar muito mal apoioada e sujeita a choques ou sair do sitio, etc, etc, etc coisas que a maioria das pessoas não quer saber para nada, muito sinceramente, se eu pudesse nem eu queria saber :mrgreen:

Basicamente respondendo á questão do tópico, a diferença entre meter umas molas de rebaixamento de qualidade vs molas cortadas é que nas molas proprias sabemos o resultado final e não compromete mais nada, as molas cortadas irá haver efeitos indesejados e não sabemos concretamente o que se está a passar.

Há bastantes mitos em relação aos carros rebaixados que não são verdade, como por exemplo, "um carro rebaixado fica mais seguro e curva sempre melhor pois baixa do centro de gravidade" se as molas não tiverem a taragem certa baixa sim o centro de gravidade mas aumenta a transferência de massas em travagens, curva-contracurva muito bruscas e em muitas situações os pneus não têm tanta aderencia pois a mola não pressiona devidamente a roda na estrada, "um carro rebaixado fica mais desconfortavel", depende se tiver-mos uma mola devidamente calculada e com zonas de absorção diferenciadas(mola progressiva) o carro pode até ficar mais confortavel.


Se não me falha a memoria aqui á uns anos coloquei aqui no CGP um topico sobre calculos de molas, taragens, forças, etc, já deve ser bem antigo e nem sei onde isso anda mas sei que meti isso e meti especialmente a parte das mangas de eixo golf mk4 norval vs s3 e outros casos, camber, caster, convergencia, divergencia, etc, etc.
Já não sei onde isso anda
A tatagem julgo que é a capacidade de carga das molas..


"Zonas de absorção diferentes", tem haver com com que ja reparei em algumas suspensões que tinham mola dupla... com uma maior que outra onde a primeira pousa num anel com ajuste e com outra mola de caracteristicas diferentes e de menor numeros de espirais?
Até que enfim um Golf :lol:
Avatar do Utilizador
Iniciado
Amateur
Amateur
Mensagens: 342
Registado: 03 mar 2017, 12:50
Veículos: Mk3
Localização: Zona Norte

Re: Cortar Molas

Mensagem por Iniciado »

Iniciado Escreveu:
Mario_Marques Escreveu:iniciado, a vantagem de comprar um produto de qualidade, especifico para o efeito é que não temos de saber calcular rigorosamente nada pois já fizeram o trabalho por nós e sabe-se que se monta e funciona, não coloca em perigo ninguém, bom desempenho, conforto etc, etc, ou seja, para quem não quer aventuras nem surpresas que podem acabar mal ou que podem não acabar mal mas ter resultados muito aquém do esperado....a maioria das pessoas começa a abrir a boca com sono quando ouve alguém a explicar características de suspensão e molas, querem é o carro a roçar em todo o lado para a fotografia e likes :lol:
Já umas molas cortadas\prensadas\esticadas, seja lá o que for, estamos a alterar as características originais, na maioria dos casos para características de resultado desconhecido(pois ninguém vai andar propriamente a calcular), para muita gente isso são balelas, querem lá saber, querem é atingir o resultado visual desejado e a gastar o mínimo possível ou nada.
As empresas que desenham e testam molas de qualidade fazem um excelente serviço, desenham molas com caracteristicas que permita baixar o carro sem prejudicar o resto do carro.
Partindo de uma regra básica dos carros que quanto mais baixo mais duro deveria ficar cortar as molas é má ideia, as molas o que fazem basicamente é absorver\armazenar energia, ora se vamos tirar material á mola vai ter menos material para absorver e causar resistência, quando sujeito a carga baixa mais, baixar mais pode levar ao limite de elasticidade do aço por ex e partir, depois o amortecedor tem um determinado curso o qual a mola tem de preencher e causar tensao, ao cortar, dependendo de quanto se corta há o risco de a mola ficar muito mal apoioada e sujeita a choques ou sair do sitio, etc, etc, etc coisas que a maioria das pessoas não quer saber para nada, muito sinceramente, se eu pudesse nem eu queria saber :mrgreen:

Basicamente respondendo á questão do tópico, a diferença entre meter umas molas de rebaixamento de qualidade vs molas cortadas é que nas molas proprias sabemos o resultado final e não compromete mais nada, as molas cortadas irá haver efeitos indesejados e não sabemos concretamente o que se está a passar.

Há bastantes mitos em relação aos carros rebaixados que não são verdade, como por exemplo, "um carro rebaixado fica mais seguro e curva sempre melhor pois baixa do centro de gravidade" se as molas não tiverem a taragem certa baixa sim o centro de gravidade mas aumenta a transferência de massas em travagens, curva-contracurva muito bruscas e em muitas situações os pneus não têm tanta aderencia pois a mola não pressiona devidamente a roda na estrada, "um carro rebaixado fica mais desconfortavel", depende se tiver-mos uma mola devidamente calculada e com zonas de absorção diferenciadas(mola progressiva) o carro pode até ficar mais confortavel.


Se não me falha a memoria aqui á uns anos coloquei aqui no CGP um topico sobre calculos de molas, taragens, forças, etc, já deve ser bem antigo e nem sei onde isso anda mas sei que meti isso e meti especialmente a parte das mangas de eixo golf mk4 norval vs s3 e outros casos, camber, caster, convergencia, divergencia, etc, etc.
Já não sei onde isso anda
A tatagem julgo que é a capacidade de carga ...

"Zonas de absorção diferentes", tem haver com com que ja reparei em algumas suspensões que tinham mola dupla... uma maior que outra onde a primeira pousa num anel com ajuste e a outra mola de caracteristicas diferentes, de menor numeros de espirais?
Até que enfim um Golf :lol:
Avatar do Utilizador
Iniciado
Amateur
Amateur
Mensagens: 342
Registado: 03 mar 2017, 12:50
Veículos: Mk3
Localização: Zona Norte

Re: Cortar Molas

Mensagem por Iniciado »

Iniciado Escreveu:
Iniciado Escreveu:
Mario_Marques Escreveu:iniciado, a vantagem de comprar um produto de qualidade, especifico para o efeito é que não temos de saber calcular rigorosamente nada pois já fizeram o trabalho por nós e sabe-se que se monta e funciona, não coloca em perigo ninguém, bom desempenho, conforto etc, etc, ou seja, para quem não quer aventuras nem surpresas que podem acabar mal ou que podem não acabar mal mas ter resultados muito aquém do esperado....a maioria das pessoas começa a abrir a boca com sono quando ouve alguém a explicar características de suspensão e molas, querem é o carro a roçar em todo o lado para a fotografia e likes :lol:
Já umas molas cortadas\prensadas\esticadas, seja lá o que for, estamos a alterar as características originais, na maioria dos casos para características de resultado desconhecido(pois ninguém vai andar propriamente a calcular), para muita gente isso são balelas, querem lá saber, querem é atingir o resultado visual desejado e a gastar o mínimo possível ou nada.
As empresas que desenham e testam molas de qualidade fazem um excelente serviço, desenham molas com caracteristicas que permita baixar o carro sem prejudicar o resto do carro.
Partindo de uma regra básica dos carros que quanto mais baixo mais duro deveria ficar cortar as molas é má ideia, as molas o que fazem basicamente é absorver\armazenar energia, ora se vamos tirar material á mola vai ter menos material para absorver e causar resistência, quando sujeito a carga baixa mais, baixar mais pode levar ao limite de elasticidade do aço por ex e partir, depois o amortecedor tem um determinado curso o qual a mola tem de preencher e causar tensao, ao cortar, dependendo de quanto se corta há o risco de a mola ficar muito mal apoioada e sujeita a choques ou sair do sitio, etc, etc, etc coisas que a maioria das pessoas não quer saber para nada, muito sinceramente, se eu pudesse nem eu queria saber :mrgreen:

Basicamente respondendo á questão do tópico, a diferença entre meter umas molas de rebaixamento de qualidade vs molas cortadas é que nas molas proprias sabemos o resultado final e não compromete mais nada, as molas cortadas irá haver efeitos indesejados e não sabemos concretamente o que se está a passar.

Há bastantes mitos em relação aos carros rebaixados que não são verdade, como por exemplo, "um carro rebaixado fica mais seguro e curva sempre melhor pois baixa do centro de gravidade" se as molas não tiverem a taragem certa baixa sim o centro de gravidade mas aumenta a transferência de massas em travagens, curva-contracurva muito bruscas e em muitas situações os pneus não têm tanta aderencia pois a mola não pressiona devidamente a roda na estrada, "um carro rebaixado fica mais desconfortavel", depende se tiver-mos uma mola devidamente calculada e com zonas de absorção diferenciadas(mola progressiva) o carro pode até ficar mais confortavel.


Se não me falha a memoria aqui á uns anos coloquei aqui no CGP um topico sobre calculos de molas, taragens, forças, etc, já deve ser bem antigo e nem sei onde isso anda mas sei que meti isso e meti especialmente a parte das mangas de eixo golf mk4 norval vs s3 e outros casos, camber, caster, convergencia, divergencia, etc, etc.
Já não sei onde isso anda
A tatagem julgo que é a capacidade de carga ...

"Zonas de absorção diferentes": será que tem haver com o que ja reparei em algumas suspensões que tinham mola dupla ou melhor, duas molas...
uma maior que outra onde a primeira pousa num anel com ajuste e a segunda mola muito mais pequena e de caracteristicas diferentes, de menor numeros de espirais?
Até que enfim um Golf :lol:
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Cortar Molas

Mensagem por Mario_Marques »

Alguns exemplos:

Imagem

Imagem

No caso da primeira imagem, a mola da direita como se vê em muitos coilover, na maioria dos casos a mola pequena não faz nada a nivel de suspensão, é uma mola de assistência apenas, só serve para a outra não saltar fora do sitio(aliás, muitos coilovers bons mais voltados para performance do que propriamente para rebaixar o carro não trazem sequer essa mola pois não necessitam ou então trazem mas com uma taragem normalmente diferente e usam uma mola funcional de força linear, para fazer o efeito "dual spring rate" mas é muito raro ser essa a função e só acontece em suspensão muito, muito caras).
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
Iniciado
Amateur
Amateur
Mensagens: 342
Registado: 03 mar 2017, 12:50
Veículos: Mk3
Localização: Zona Norte

Re: Cortar Molas

Mensagem por Iniciado »

Mario_Marques Escreveu:Alguns exemplos:

Imagem

Imagem

No caso da primeira imagem, a mola da direita como se vê em muitos coilover, na maioria dos casos a mola pequena não faz nada a nivel de suspensão, é uma mola de assistência apenas, só serve para a outra não saltar fora do sitio(aliás, muitos coilovers bons mais voltados para performance do que propriamente para rebaixar o carro não trazem sequer essa mola pois não necessitam ou então trazem mas com uma taragem normalmente diferente e usam uma mola funcional de força linear, para fazer o efeito "dual spring rate" mas é muito raro ser essa a função e só acontece em suspensão muito, muito caras).
É essa!!... ainda estes dias reparei numas semelhantes numa moto4! trazia um anel de regulação no próprio coilover que permitia um ajuste qualquer (entre as duas molas)... e o coilover tinha um bombito que parecia ser de gás... julgo que, neste caso especifico, tudo sirva para ajustar a dureza para adaptar a performance no todo terreno...

Em relação á outra mola na primeira imagem, andei a ver umas assim para o meu carro (juntamente com coilover), para de futuro, pois a intenção é rebaixar ligeiramente mas sobretudo melhorar a performance...

Aconselha-se desse genero?

Pelo que sei, as molas suportam o peso do carro contribuindo para a estabilidade nos choques/ressaltos mas, o que da a aderencia ao carro são os amortecedores... Estou correto? Ou minimamente certo?
Até que enfim um Golf :lol:
Responder