Problema com medidor de massa de ar

Responder
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9823
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Problema com medidor de massa de ar

Mensagem por Silver_Ajm »

Boa tarde. Ontem ao final da tarde aconteceu que o meu mk3 TDI 1Z deixou de um momento para o outro de puxar, dificilmente a subir passa das 2000rpms e não responde ao acelerador. Quando cheguei a casa liguei o carro ao vag e apareceu-me um erro relacionado com a MAF (o erro era qualquer coisa deste género, mass air flow - implausible signal - Intermitent) fui limpar a fixa da MAF com limpa contatos, apaguei o erro e fui dar uma volta e estava normal. Acontece que hoje voltou ao mesmo. :? Alguém sabe como fazer um log à MAF através do VAG para verificar se o erro vem mesmo dela? O filtro de ar é novo, a cablagem e ficha parecem-me ok, também já não tem catalisador...
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
MEX
Pro
Pro
Mensagens: 2019
Registado: 10 jul 2012, 06:18

Re: Problema com medidor de massa de ar

Mensagem por MEX »

Ver se te ajudam,que tambem tenho um problema identico
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9823
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Problema com medidor de massa de ar

Mensagem por Silver_Ajm »

Já vi como fazer um log à maf, logo ou no fim de semana ver se já vejo o que se passa, mas o mais certo é ser mesmo a maf a acusar cansaço :? , salvo erro ainda é a de origem, ou seja terá já 20 anos no carro...

http://www.myturbodiesel.com/wiki/maf-s ... di-diesel/

Se percebi bem para fazer um log, é ligar ao vag-com

:arrow: menu engine;
:arrow: mesure blocks;
:arrow: canal 3

ir fazer o teste de estrada puxando uma 3a ou 4a desde baixa até alta rotação e verificar se os valores maf specified e maf actual são muito dispares verificando também se por volta das 3000rpms o valor maf actual anda na casa dos 800, 850mg/h.
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9823
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Problema com medidor de massa de ar

Mensagem por Silver_Ajm »

Outra questão se se provar que o problema é mesmo da MAF, MAFs pierburg (marca da original) aprovam, ou é melhor comprar mesmo OEM?
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9823
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Problema com medidor de massa de ar

Mensagem por Silver_Ajm »

Agora ao final da tarde à vinda para casa o carro comportou-se normalmente, cheguei a casa liguei ao vag e apareceu-me o seguinte erro:
0553 - Mass Air Flow Sensor (G70)
31-10 - Open or Short to Ground - Intermittent

Ontem salvo erro era diferente o erro, era qualquer coisa implausible signal.

Fiz o teste ao pinout da cablagem está que está no autodata e está ok, eliminei novamente o erro e está normal. Fui fazer um teste de estrada e o valor maf actual anda um pouco diferente do specified, mas só a baixa rotação, em alta rotação, às 3000rpms, o valor iguala e faz cerca de 849mg/h.
Será mesmo a maf que está a morrer?
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
jmb123
Pro
Pro
Mensagens: 2025
Registado: 07 out 2008, 19:19
Localização: Suiça

Re: Problema com medidor de massa de ar

Mensagem por jmb123 »

Silver_Ajm Escreveu:Agora ao final da tarde à vinda para casa o carro comportou-se normalmente, cheguei a casa liguei ao vag e apareceu-me o seguinte erro:
0553 - Mass Air Flow Sensor (G70)
31-10 - Open or Short to Ground - Intermittent

Ontem salvo erro era diferente o erro, era qualquer coisa implausible signal.

Fiz o teste ao pinout da cablagem está que está no autodata e está ok, eliminei novamente o erro e está normal. Fui fazer um teste de estrada e o valor maf actual anda um pouco diferente do specified, mas só a baixa rotação, em alta rotação, às 3000rpms, o valor iguala e faz cerca de 849mg/h.
Será mesmo a maf que está a morrer?
Ja resolves te a tua situacao? Para teres a certeza se e da MAF faz o testedo diodo... o carro faz fumo preto e gasta mais, mas notas que puxa logo mais e da-te a informacao a centralina que faz 1200mg/h... heheheh

eu mandei vir a MAF da pierburg e nao tenho razao de queixa, igualzinha na qualidade de plastico/acabamento e o carro ficou a puxar como manda a lei! Mandei vir pelo ebay.de e ficou uns 120€ com portes coisa do genero...
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9823
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Problema com medidor de massa de ar

Mensagem por Silver_Ajm »

jmb123 Escreveu:
Silver_Ajm Escreveu:Agora ao final da tarde à vinda para casa o carro comportou-se normalmente, cheguei a casa liguei ao vag e apareceu-me o seguinte erro:
0553 - Mass Air Flow Sensor (G70)
31-10 - Open or Short to Ground - Intermittent

Ontem salvo erro era diferente o erro, era qualquer coisa implausible signal.

Fiz o teste ao pinout da cablagem está que está no autodata e está ok, eliminei novamente o erro e está normal. Fui fazer um teste de estrada e o valor maf actual anda um pouco diferente do specified, mas só a baixa rotação, em alta rotação, às 3000rpms, o valor iguala e faz cerca de 849mg/h.
Será mesmo a maf que está a morrer?
Ja resolves te a tua situacao? Para teres a certeza se e da MAF faz o testedo diodo... o carro faz fumo preto e gasta mais, mas notas que puxa logo mais e da-te a informacao a centralina que faz 1200mg/h... heheheh

eu mandei vir a MAF da pierburg e nao tenho razao de queixa, igualzinha na qualidade de plastico/acabamento e o carro ficou a puxar como manda a lei! Mandei vir pelo ebay.de e ficou uns 120€ com portes coisa do genero...
Boas João Ainda não comprei a maf, tirei-a fora e dei-lhe limpa contatos e até ver não voltou a acontecer. De qualquer das formas, o erro de vez em quando aparece no vag, portanto mais dia menos dia vou ter definitivamente que a trocar. Explica lá como se faz esse teste do diodo...
Abraço
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9823
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Problema com medidor de massa de ar

Mensagem por Silver_Ajm »

Atualizando isto. à cerca de 3 semanas tirei a maf fora e dei-lhe com limpa contatos com força, voltei a montá-la, e até hoje o carro não voltou a perder força, ontem liguei ao vag e não tinha o erro, vamos ver por quanto tempo se vai aguentar...
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
GTDblack
Master
Master
Mensagens: 8395
Registado: 04 set 2007, 21:44
Veículos: Golf 2

Re: Problema com medidor de massa de ar

Mensagem por GTDblack »

Aconteceu me o mesmo e troquei a maf por uma usada e ficou novo. No meu caso nem fumo nem andamento... Nova da última vez que perguntei numa casa de peças falaram me em 150€. Um absurdo...
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9823
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Problema com medidor de massa de ar

Mensagem por Silver_Ajm »

GTDblack Escreveu:Aconteceu me o mesmo e troquei a maf por uma usada e ficou novo. No meu caso nem fumo nem andamento... Nova da última vez que perguntei numa casa de peças falaram me em 150€. Um absurdo...
Original 165€+Iva, pierburg, 137€+iva salvo erro era o melhor preço que conseguia... Nunca pensei que a MAF para estes carros fosse tão cara... :shock: Para já vai continuar com a que tenho, tem estado a funcionar direito, é o que importa, mas se tiver que comprar uma, vou ter que procurar um melhor preço...
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
GTDblack
Master
Master
Mensagens: 8395
Registado: 04 set 2007, 21:44
Veículos: Golf 2

Re: Problema com medidor de massa de ar

Mensagem por GTDblack »

Usada que é sempre um tiro no escuro ou ebay... Eu ando com uma usada já há alguns kms e impecável. Mas foi de borla portanto não me posso queixar.
jmb123
Pro
Pro
Mensagens: 2025
Registado: 07 out 2008, 19:19
Localização: Suiça

Re: Problema com medidor de massa de ar

Mensagem por jmb123 »

Sim relamente é um preço puxado, mas falta de potencia é que não !!! :mrgreen:

Eu mandei vir esta: http://www.ebay.de/itm/PIERBURG-Luftmas ... 5d46787a3f estou super satisfeito! Qualidade e foi o mais baixo que encontrei! :wink:
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9823
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Problema com medidor de massa de ar

Mensagem por Silver_Ajm »

Bem, após de uns meses sem dar chatices, depois de ter limpo a maf com bastante limpa contatos, eis que o problema regressou... :? Terei que mais uma vez sondar o mercado e ver se arranjo uma maf, possivelmente irei optar por uma nova pierburg, dado que as usadas, podem ser uma surpresa...
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
blackangel
Expert
Expert
Mensagens: 999
Registado: 19 set 2009, 23:56

Re: Problema com medidor de massa de ar

Mensagem por blackangel »

Silver_Ajm Escreveu:Bem, após de uns meses sem dar chatices, depois de ter limpo a maf com bastante limpa contatos, eis que o problema regressou... :? Terei que mais uma vez sondar o mercado e ver se arranjo uma maf, possivelmente irei optar por uma nova pierburg, dado que as usadas, podem ser uma surpresa...
Boas silver,
Isso da maf, realmente, quando morre, morre mesmo :?
Eu na altura encontrei nova a bom preco, e esta a bombar a 101%
VIVE CADA 10 SEGUNDOS COMO SE FOSSEM OS ULTIMOS DA TUA VIDA
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9823
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Problema com medidor de massa de ar

Mensagem por Silver_Ajm »

Reavivando este meu tópico, o problema do meu mk3 TDI ainda persiste, levou uma maf nova e o problema continuou, pensando que a maf nova vinha com algum defeito, foi acionada a garantia e veio outra nova, mas continua com o mesmo problema. O mecânico também não descobre de onde virá a falha... À medida que isto acontece notei que o carro só fica sem puxar quando faço uma viagem e faço uma paragem de curto espaço de tempo, tipo para abastecer, se fizer paragens de mais tempo, nada se passa. O erro que aparece no vag-com é sempre relativo ao medidor de massa de ar...
Última edição por Silver_Ajm em 23 jan 2017, 14:11, editado 1 vez no total.
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
Responder