[Turbo de Geometria Variável] Lag e pressão não estável

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Mario_Marques
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Re: [Turbo de Geometria Variável] Lag e pressão não estável

Mensagem por Mario_Marques »

Lord_Snake Escreveu: Quanto ao mexer na haste, não posso concordar contigo para a minha situação. Isso aplica-se se estiver-mos a falar de um atuador de vácuo - aí sim, apenas existe uma posição correta, isto é -
amigo, estás redondamente enganado, olha para lá com olhos de ver e vê o que tu fazes quando mexes na haste, aquilo é uma alavanca, a alavanca tem de fazer o curso dela seja com actuadores de pressão positiva ou negativa, só tem uma unica afinação correcta que é a posição em que faz o curso completo, que me digas, que não consegues calibrar o actuador para fazer o que queres é outra historia pois isso é o problema de toda a gente, agora a alavanca garanto-te que seja o actuador que for, tem de fazer o curso inteiro dela, basta mexeres no angulo do apoio que ja não fazes o curso todo, mesmo que tenhas o mesmo comprimento de haste.
Amigo, não me leves a mal, mas isso é o meu trabalho e tenho bastante experiencia e formação na area de mecanica e fisica(sistemas de alavancas inclusive).
O que tu e praticamente toda a gente faz está errado, posição só há uma correcta, o problema que tu estás a ter é que não consegues fazer o actuador fazer o curso que devia pois não tens o actuador com a taragem certa, e não faz o movimento como devia, ou melhor, como tu queres.
E também usar pressão para controlar a geometria é má ideia, pois a pressão é irregular, deve-se controlar sempre com vacuo e em sistemas tipo esse que estas fazer, criar um sistema de contrabalanço a pressão.
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Re: [Turbo de Geometria Variável] Lag e pressão não estável

Mensagem por carrizog60 »

quanto a mim acho que a posiçao ser so uma é correcto.
na aplicaçao de origem.
no meu caso por ex. o batente foi mexido de sitio pois nem a mola da WG é a mesma nem o comprimento da haste.
assim como o motor onde está aplicado tem "caracter" completamente diferente do motor de onde saiu.

ao mexer nesse batente notei que o turbo muda a rapidez com que enche(obvio,ao alterar a geometria inicial das pás) e que também pode mudar a pressao maxima se se mexer muito pois ao nao abrir na totalidade nao "corta" a pressao tao cedo,ficando numa posiçao onde os gases sao suficientes para mais umas gramas de pressao.

isto na experiencia que tenho na minha carrinha,e ja la vao uns 90 mil feitos.

quanto á pressao ser irregular nao percebi como pode ser irregular,varia conforme a carga assim como o vacuo varia conforme a rotaçao.
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Re: [Turbo de Geometria Variável] Lag e pressão não estável

Mensagem por carrizog60 »

ja agora,no meu caso tenho afinaçao no batente(posiçao inicial da geometria quando fechada),afinaçao no tirante(pré-compressao da mola da WG) e afinaçao exterior para a mola secundaria.

também posso jogar com a resistencia da mola exterior.

dito isto nao faço picos de pressao,quem nao saiba diz que parece um turbo com wastegate, que era o que queria a nivel de feeling.
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Re: [Turbo de Geometria Variável] Lag e pressão não estável

Mensagem por Mario_Marques »

Carrizo, tiveste de alterar mas depois de tudo montado, continuas a só ter uma posição correcta que é a posição em que a alavanca faz o curso dela.
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Os turbos vnt não tem wastegate.
Última edição por Mario_Marques em 01 dez 2013, 15:11, editado 1 vez no total.
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Re: [Turbo de Geometria Variável] Lag e pressão não estável

Mensagem por carrizog60 »

sim,mas dado que normalmente usa-se turbos de diversos modelos adaptados vai ter sempre de haver algum ajuste.

mas usei uma bomba de pé para isso,sou mais á frente que com as bombas de mao lol
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Re: [Turbo de Geometria Variável] Lag e pressão não estável

Mensagem por Mario_Marques »

Acho que te estou a perceber, tu estás a chamar ajuste ao que eu chamo montagem, com o turbo ainda na bancada de trabalho.
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Re: [Turbo de Geometria Variável] Lag e pressão não estável

Mensagem por Lord_Snake »

Carrizo, como é que tens a afinação do batente em comparação à origem?

Começo a pensar em montar um RHF5 ou algo do género... Uma cena com wastegate em vez de geometria variável... :/
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Re: [Turbo de Geometria Variável] Lag e pressão não estável

Mensagem por carrizog60 »

no meu caso como o turbo nao foi montado por mim(teve de ser soldado ao colector) só afinei com tudo montado.
mas está a fazer o curso todo e a meu ver está agradavel de conduzir.
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Re: [Turbo de Geometria Variável] Lag e pressão não estável

Mensagem por Lord_Snake »

Como assim o curso todo? Tiraste o batente e o pedal vai mesmo até ao fundo?
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Re: [Turbo de Geometria Variável] Lag e pressão não estável

Mensagem por carrizog60 »

o curso da geometria
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Re: [Turbo de Geometria Variável] Lag e pressão não estável

Mensagem por filo »

ora deixa ver se percebi este sistema... quando aceleras com o cabo rígido fechas a geometria e quando o atuador entra em ação faz a pressão necessária para abrir outra vez a geometria tirando o poder aquela pequena mola que leva no cabo antes da patilha da geometria é isso?
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Re: [Turbo de Geometria Variável] Lag e pressão não estável

Mensagem por Lord_Snake »

filo Escreveu:ora deixa ver se percebi este sistema... quando aceleras com o cabo rígido fechas a geometria e quando o atuador entra em ação faz a pressão necessária para abrir outra vez a geometria tirando o poder aquela pequena mola que leva no cabo antes da patilha da geometria é isso?
Exato. Já tenho uma pequena compilação fotos/vídeos de sistemas deste género e quero ver se faço algo idêntico a isso. Só há vantagens, sendo as principais a redução brutal da EGT, aumento do tempo de vida útil do turbo por não se encontrar num estado de "forced spool", e redução muito notória da backpressure o que por sua vez provoca uma redução do consumo e o carro muito mais solto (especialmente nas descidas, em que os gases fluem livres ao invés daquilo que usamos em que o escape está constantemente estrangulado pela geometria fechada). Não sei vocês, mas tenho que acelerar um pouco mesmo ao descer, ou perde velocidade muito notoriamente (no meu caso ainda para mais é agravado pelo aligeiramento da roda volante).

O libbybapa conseguiu após diversos designs e testes o sistema "ideal" para um TGV controlado por pressão. Digo "ideal" porque embora melhore IMENSO em relação ao que usamos (simplesmente sacar o atuador de vácuo e montar um atuador de pressão na posição contrária, mantendo a geometria sempre fechada até atingir determinada pressão), nunca será algo tão preciso como um sistema controlado por vácuo, e muito menos se for com recurso a eletrónica. Há um sistema mesmo muito interessante usando vácuo e um arduino, mas vou tentar ficar por algo 100% mecânico...

Agora quero é resolver o stress com que estou no carro para depois poder dedicar algum tempo a este sistema.
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Re: [Turbo de Geometria Variável] Lag e pressão não estável

Mensagem por carrizog60 »

mantendo a geometria sempre fechada até atingir determinada pressão
por isso é que digo que a mola que se use no actuador tem de ser do mais mole.
a minha apartir dos 0.5 ja vai a abrir,logo nao estrangula tanto o motor!
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Re: [Turbo de Geometria Variável] Lag e pressão não estável

Mensagem por Lord_Snake »

A tua solução diminui o problema, mas ao ralentim/pouca pressão continuas com a geometria fechada...
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Re: [Turbo de Geometria Variável] Lag e pressão não estável

Mensagem por carrizog60 »

sim,mas como o turbo ja nao é muito pequeno e a geometria nao esta completamente fechada a restriçao ja nao é muita.
e depois é minimo o tempo de uso ao relanti também.
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