[Turbo de Geometria Variável] Lag e pressão não estável

Responder
Lord_Snake
Beginner
Beginner
Mensagens: 30
Registado: 16 nov 2013, 21:11

[Turbo de Geometria Variável] Lag e pressão não estável

Mensagem por Lord_Snake »

Boas tardes,

não sou possuidor de um VW, mas pela informação que já vi neste fórum, os users daqui devem ser das pessoas que mais entende deste tipo de mecânica.

Tenho um Corsa 1.5TD, que julgo ser mecânica muito idêntica à do Golf 2 GTD, por isso é que coloco aqui a minha dúvida. Espero que não haja aqui xenofobismo de marcas... :) Tenho já muitas alterações no carro, mas o mais relevante para a situação é que tem como turbo um GT1749VC que saiu de um A3 2.0 de 170cv, e está a ser controlado por um atuador de pressão.

Estava tudo a funcionar perfeitamente, até eu mandar alterar a bomba. Como aproveitei que tinha o carro parado, também andei a fazer experiências no turbo. Neste momento levou uns injetores maiores e com mais pressão, além de uma Bosch VE com êmbolo de 10mm e governador duma Ford Transit, estando a bomba com um débito brutal.

Acontece que, julgo que devido ao débito da bomba, a geometria prendia. Ao pôr o carro a trabalhar e em arranques, muitas vezes a geometria estava presa, e precisava de pisar o acelerador para soltar. Julgo que era demasiado fluxo de gases no escape... Assim, abri mais a geometria no batente do pedal da geometria (1 volta e meia).
Tenho o carro incrivelmente pior que de antes de mexer na bomba, pois já não tenho o arranque brutal que tinha inicialmente, acrescido de que o carro não consegue ter uma pressão estável. O turbo começa a encher tarde, faz um pico de 1.0 bar e desce para os 0.6bar.

Antigamente, com a minha bomba original, o mesmo turbo fazia 0.9bar, enchendo mesmo muito rápido e mantinha-se estável. Notava muito mais pujança no carro a andar para a frente!! Queria ter novamente o carro com aquele disparo...
Que afinação deverei fazer na geometria? Devo fechar mais o batente do pedal da geometria?

Obrigado e cumprimentos ao fórum.
carrizog60
Master
Master
Mensagens: 9317
Registado: 05 dez 2004, 15:08
Veículos: golf mkII g60,volvo v70 t5, rabbit westmoreland,terrano 1 ,vmax,tdm850,yz80
Localização: troviscal - oliveira do bairro

Re: [Turbo de Geometria Variável] Lag e pressão não estável

Mensagem por carrizog60 »

podes ter a geometria presa,por estar presa.
carvao por exemplo...

ela tem de mexer linearmente,se nao o fizer esta a ficar presa.

ao mexeres na posiçao inicial da geometria vais alterar tanto a rapidez com que vai encher como limitar a pressao caso o tirante da WG faça o curso todo.
se fosse meu voltava a meter na posiçao onde estava,certificava-me que nao estava a prender e começava ai.

ve o projecto da minha passat aqui no forum,nas ultimas paginas tens la fotos dum xanato que fiz para aumentar a pressao sem ficar com pressao a mais em velocidade de cruzeiro.
VW Diesel: Darkness is spreading...
Imagem
Old school ...my way of life
Lord_Snake
Beginner
Beginner
Mensagens: 30
Registado: 16 nov 2013, 21:11

Re: [Turbo de Geometria Variável] Lag e pressão não estável

Mensagem por Lord_Snake »

carrizog60, carvão não tenho de certeza.
Já desmontei o atuador e consigo mover o pedal da geometria com a mão mesmo muito suavemente. A geometria está mesmo leve...

Também me parece que se voltar a colocar a geometria mais fechada que ele será mais rápido a encher, mas esta afinação também influência na pressão máxima que o turbo faz?

Já vou dar uma volta no teu projeto :)
carrizog60
Master
Master
Mensagens: 9317
Registado: 05 dez 2004, 15:08
Veículos: golf mkII g60,volvo v70 t5, rabbit westmoreland,terrano 1 ,vmax,tdm850,yz80
Localização: troviscal - oliveira do bairro

Re: [Turbo de Geometria Variável] Lag e pressão não estável

Mensagem por carrizog60 »

pode fazer.
ao abrir a WG no maximo a geometria vai para numa determinada posiçao.
essa posiçao pode ser suficiente para manter o 1b ou ser aberta de mais e nao aguenta essa pressao.
antigamente a minha sem acelerar a fundo fazia 1b, abria a geometria e caia para 0.7 e depois voltava a 1b.
agora abre a 1 bar,e mantem.
a calcar vai a 1b mt rapido e depois vai a 1,5b mas mais devagar,como se fosse um turbo com a WG trancada que quanto mais rpm mais pressao..
VW Diesel: Darkness is spreading...
Imagem
Old school ...my way of life
Lord_Snake
Beginner
Beginner
Mensagens: 30
Registado: 16 nov 2013, 21:11

Re: [Turbo de Geometria Variável] Lag e pressão não estável

Mensagem por Lord_Snake »

Já vi a engenhoca. Eu pessoalmente sou contra esse tipo de coisas. Tu apenas introduziste uma mola externa. Compreendo que proporcione uma facilidade de afinação muito melhor, pois o acesso para afinar essa segunda mola é muito mais simples.

No entanto, consegues exatamente o mesmo resultado apenas apertando mais o varão do atuador. É exatamente o mesmo resultado: o turbo tem que fazer mais pressão para conseguir vencer a força da mola do atuador. Neste caso, em vez de pressionares a mola (do atuador), estás a fazer a mesma coisa, mas com uma mola em paralelo.

Mas estou totalmente de acordo contigo em rejeitares uma Dawes Device, como sugeriram, para fazer este trabalho. O problema das Dawes aqui não são ficar on/off como dizes, mas sim teres mais uma mola (no interior da Dawes) só que ao contrário do sistema que fizeste - em paralelo - esta fica em série no circuito. O constrangimento de teres duas molas em série é a enorme flutuação de pressão que se dá, provocando oscilação/vibração na geometria, o que resulta em pressão não estável e desgaste prematuro do turbo.

/BackOnTopic, vou tratar de repor o batente do fecho da geometria para a posição original (era para ter feito isto hoje, mas não tive tempo). Espero conseguir resolver esta porcaria. O meu stress com isto, é que para mexer no batente, tenho que tirar o turbo do carro... :?
carrizog60
Master
Master
Mensagens: 9317
Registado: 05 dez 2004, 15:08
Veículos: golf mkII g60,volvo v70 t5, rabbit westmoreland,terrano 1 ,vmax,tdm850,yz80
Localização: troviscal - oliveira do bairro

Re: [Turbo de Geometria Variável] Lag e pressão não estável

Mensagem por carrizog60 »

a diferença naquela mola exterior é que ao contrario de apertares o tirante consegues deixar a mola com folga fazendo com que entre em acçao quando quiseres e nao logo de inicio.

o meu interesse era manter a geometria a abrir o mais rapidamente possivel para em velocidade de cruzeiro ir com a geometria meia aberta para nao estrangular o motor e prejudicar a eficiencia deste.
dai ter escolhido uma WG que com 0.5 ja esta quase meia aberta.
o resto do curso(mais de 0.5b) ja passa a ser controlado pelas 2 molas do conjunto,sendo que o comprimento e taragem da 2 mola é que vai determinar a pressao maxima e a rapidez com que lá chega.

ja tinha experimentado mexer no tirante mas acredita que nao da o mesmo resultado!

ideal era geometria sempre aberta e fechando consoante a necessidade mas nao tenho espaço para implantar esse sistema.
se procurares por aqui deixei ai uns desenhos que vi noutro forum,é um sistema mt bom mas requer algum espaço.
VW Diesel: Darkness is spreading...
Imagem
Old school ...my way of life
Lord_Snake
Beginner
Beginner
Mensagens: 30
Registado: 16 nov 2013, 21:11

Re: [Turbo de Geometria Variável] Lag e pressão não estável

Mensagem por Lord_Snake »

Mas então tens a mola externa inicialmente com folga? Isso não vai provocar mais lag?

Que vantagem tens em abrir logo a geometria? Tenho a ideia que o objetivo é justamente manter a geometria fechada mais tempo para haver um spool mais rápido...

BTW, consegues arranjar-me esses desenhos? Não estou a encontrar.. :)
carrizog60
Master
Master
Mensagens: 9317
Registado: 05 dez 2004, 15:08
Veículos: golf mkII g60,volvo v70 t5, rabbit westmoreland,terrano 1 ,vmax,tdm850,yz80
Localização: troviscal - oliveira do bairro

Re: [Turbo de Geometria Variável] Lag e pressão não estável

Mensagem por carrizog60 »

nao provoca lag,apenas nao deixa a geometria abrir tanto e tao rapido que so com uma mola,ou seja apartir de X pressao sobe mais rapido e mantém um pico mais alto.

na minha carrinha noto bem que ela "vai" quando a geometria abre,antes disso parece presa...
com o sistema que falo a geometria so é fechada quando queres,ao acelerar.

Imagem

esta aqui:
viewtopic.php?f=30&t=59792&start=30
VW Diesel: Darkness is spreading...
Imagem
Old school ...my way of life
Lord_Snake
Beginner
Beginner
Mensagens: 30
Registado: 16 nov 2013, 21:11

Re: [Turbo de Geometria Variável] Lag e pressão não estável

Mensagem por Lord_Snake »

Thanks! Em tempos já tinha pensado montar algo parecido. Já conhecia o sistema de um americano que fez isso num mercedes antigo...
Conforme as coisas correrem, talvez ainda experimente algo do género... :)

Mas primeiro quero ter isto em condições, então para inventar outras cenas... :P


Só que este sistema intriga-me. E muito!! O turbo e o motor terão maior longevidade, pois grande parte do tempo o material está sem esforço, já que as aletas da geometria apenas fecham ao pisar o acelerador. Ao contrário do que se passa com os nossos carros que estes TGVs com atuador de pressão que mesmo sem acelerar, o turbo está sempre a fazer pressão (redundância à parte :P). No entanto, fico sempre com algumas reticências:

1 - Não será necessário acelerar mais para o carro andar, já que a geometria apenas fechará completamente quando o acelerador estiver no fundo? Sei que o atuador depois abre e consequentemente a geometria também, mas na "situação comum" a geometria já estava fechada, mesmo sem acelerar. Isto não irá provocar um aumento de consumos?

2 - Numa subida, em que provavelmente conseguimos subir sem acelerador ou muito pouco, nesta situação não será necessário acelerar mais para que a geometria feche de modo a que o turbo faça alguma pressão?
carrizog60
Master
Master
Mensagens: 9317
Registado: 05 dez 2004, 15:08
Veículos: golf mkII g60,volvo v70 t5, rabbit westmoreland,terrano 1 ,vmax,tdm850,yz80
Localização: troviscal - oliveira do bairro

Re: [Turbo de Geometria Variável] Lag e pressão não estável

Mensagem por carrizog60 »

ai vai depender de como fizeres a ligaçao entre a geometria e a alavanca na bomba.
movendo o ponto de ancoragem vais mudar a diferença entre o curso da alavanca vs curso da geometria.

para evitar que o material esteja sempre em esforço é que adoptei o sistema que tenho onde uma mola fraca na WG abre ligeiramente para evitar excessos de pressao sem esta ser precisa.
a 80 em plano faço 0.5b.
com alguns que ja vi com torneiras a andar devagar ja faziam mais de 1 bar pois se a mola da wastegate tem um movimento linear as das torneiras de pressao so mexem atingida a pressao tarada.



sim,este sistema é o do libbypapa :wink:
VW Diesel: Darkness is spreading...
Imagem
Old school ...my way of life
Lord_Snake
Beginner
Beginner
Mensagens: 30
Registado: 16 nov 2013, 21:11

Re: [Turbo de Geometria Variável] Lag e pressão não estável

Mensagem por Lord_Snake »

Exato. Já saquei vários modelos do libbybapa e outros designs em esboço, também dele.
Há também outros sistemas idênticos feitos por outros em VW Rabbit's e num Defender antigo. Isto pelo que vi...
carrizog60
Master
Master
Mensagens: 9317
Registado: 05 dez 2004, 15:08
Veículos: golf mkII g60,volvo v70 t5, rabbit westmoreland,terrano 1 ,vmax,tdm850,yz80
Localização: troviscal - oliveira do bairro

Re: [Turbo de Geometria Variável] Lag e pressão não estável

Mensagem por carrizog60 »

começa por experimentar o que tenho no meu,nao gastas dinheiro e é facil de fazer/modificar
VW Diesel: Darkness is spreading...
Imagem
Old school ...my way of life
Lord_Snake
Beginner
Beginner
Mensagens: 30
Registado: 16 nov 2013, 21:11

Re: [Turbo de Geometria Variável] Lag e pressão não estável

Mensagem por Lord_Snake »

Vou ver se hoje meto o batente da geometria na posição original. Quero aquilo a trabalhar certo...

Depois, conforme a disponibilidade, vou trabalhar num sistema de controlo desses... :D
carrizog60
Master
Master
Mensagens: 9317
Registado: 05 dez 2004, 15:08
Veículos: golf mkII g60,volvo v70 t5, rabbit westmoreland,terrano 1 ,vmax,tdm850,yz80
Localização: troviscal - oliveira do bairro

Re: [Turbo de Geometria Variável] Lag e pressão não estável

Mensagem por carrizog60 »

depois diz como ficou
VW Diesel: Darkness is spreading...
Imagem
Old school ...my way of life
Lord_Snake
Beginner
Beginner
Mensagens: 30
Registado: 16 nov 2013, 21:11

Re: [Turbo de Geometria Variável] Lag e pressão não estável

Mensagem por Lord_Snake »

Não tive disponibilidade hoje para desmontar o material. Mas já reparei que tenho o atuador a exercer demasiada força. Com o carro parado, mesmo acelerando a fundo, o atuador nem mexe.

Já agora carrizo, quanto ao teu desenho, já andei a investigar e também fiz um esquema. Está completamente diferente, mas o princípio será o mesmo. Cada vez mais estou tentado em montar isso! :D
Responder