[Turbo de Geometria Variável] Lag e pressão não estável

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Re: [Turbo de Geometria Variável] Lag e pressão não estável

Mensagem por carrizog60 »

se for de graça e tens tempo é um hobby lol
mete ai para ver
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Re: [Turbo de Geometria Variável] Lag e pressão não estável

Mensagem por Lord_Snake »

De graça não vai ser, que há material a comprar... E vou ver se um amigo meu ajuda pois ele solda melhor que eu...

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Aí está o boneco :)
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Re: [Turbo de Geometria Variável] Lag e pressão não estável

Mensagem por carrizog60 »

em que vai variar?explica ai
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Re: [Turbo de Geometria Variável] Lag e pressão não estável

Mensagem por Lord_Snake »

É exatamente o mesmo conceito:
Ao acelerar, a geometria irá fechar, comprimindo a mola laranja.
Assim que atinja determinada pressão, o atuador abre, comprimindo a mola amarela e por consequência, a geometria também abre...

Notas:
1 - a peça verde é móvel;
2 - a peça rosa é furada, fazendo de guia onde entra o "tirante" (a roxo).
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Re: [Turbo de Geometria Variável] Lag e pressão não estável

Mensagem por carrizog60 »

ja experimentaste alguma coisa?
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Re: [Turbo de Geometria Variável] Lag e pressão não estável

Mensagem por Lord_Snake »

Carrizo, tenho estado mesmo cheio de trabalho.

A última coisa que fiz foi aliviar um pouco a vareta do atuador. Para afinar o batente, tenho que desmontar o turbo, o que me leva muito mais tempo. Além disso, segundo p Ginho (que foi quem me preparou a bomba), eu ainda tenho que abrir mais a geometria em repouso, pois o carro continua a bloquear ao fazer arranques (mais em subidas ou com peso).
Neste momento tenho o turbo a fazer 0.5bar, com pico de 0.7bar. É muito estranho mesmo. E se apertar mais na vareta, não me resolve nada...

Não sei se o problema é mesmo do atuador, por ter uma mola muito dura que me está a dificultar a afinação...
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Re: [Turbo de Geometria Variável] Lag e pressão não estável

Mensagem por carrizog60 »

liga uma bomba de ar manual e ve o comportamento da geometria em funçao da pressao.

bloquear como?parece que vai preso e so ao abrir a geometria(nota-se no barulho) é que anda?se é isso sim,abrir ajuda a nao se notar tanto ja que nao estrangula tanto o motor
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Re: [Turbo de Geometria Variável] Lag e pressão não estável

Mensagem por Lord_Snake »

Quando digo bloquear, refiro-me ao seguinte:
Esta bomba teve um aumento muito significativo de débito, o que provoca um fluxo de gases que a geometria fechada não consegue dar vazão.
Ao colocar o carro a trabalhar, o turbo bloqueava mesmo. Como se não conseguisse expelir os gases. O carro nem se mexia. Pisava o acelerador a fundo, e o atuador conseguia abrir a geometria. Aí já conseguia conduzir.

Segundo o preparador, com a afinação original do batente, a geometria ficava demasiado fechada. Assim, dei 1,5voltas no batente, fazendo com que a geometria não feche tanto. Melhorou um pouco. Ele diz que para um 1.5TD, ele dá 1,5voltas no batente e no 1.7TD dá 2,5voltas.

No entanto, embora tenha um 1.5 sinto que ainda terei que abri mais um pouco, pois se paro numa subida, em especial com o carro pesado, ele bloqueia. A frente do carro salta e tudo, como se tivesse algum apoio nas couves. Isto porque o carro não consegue escoar os gases, pois a geometria está a asfixiar o escape.

Assim, deverei ainda abrir um pouco mais a geometria em repouso.
Mas depois tenho o stress do atuador, que parece-me ter uma mola demasiado dura. Tinha o tirante muito afinado, e o turbo fazia 0.5 bar. Julgava que não estava a ser capaz de abrir a geometria. No entanto folguei o tirante, e continua a fazer 0.5 bar...

Apetece-me mandar espremer o carro num cubo!
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Re: [Turbo de Geometria Variável] Lag e pressão não estável

Mensagem por carrizog60 »

bomba manual e ve como esta.
essa de bloquear nao faz sentido,o turbo nao bloqueia,quantos mais gases mais rapido ele acelera,pode é fazer pressao a mais para o que o motor consegue comer a essa rpm.
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Re: [Turbo de Geometria Variável] Lag e pressão não estável

Mensagem por Lord_Snake »

Vou tentar ver isso amanhã. Mas o atuador, tenho 99% de certeza que está bom.

O bloquear faz sentido... são demasiados gases para passar naquele espaço minúsculo entre as aletas, tendo em conta que a geometria está fechada.

Quanto ao desenho, aquilo é algo que estou a visualizar, mas fiz outro que será mais simples de pôr em prática, e para as pessoas perceberem. Além disso, falei com o próprio libbybapa e ele disse que está a usar no atuador uma mola rija e com muita carga em preload.
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Re: [Turbo de Geometria Variável] Lag e pressão não estável

Mensagem por carrizog60 »

sim,também usava uma mola rija e em carga nesse sistema,da mesma maneira que para o nosso uso prefiro exactamente o contrario.

quanto ao bloquear,os gases estao dependente também da rotaçao e mesmo com mt debito continua a ser um motor pequeno.
e ao haver mts gases tao simplesmente o turbo ganha rpm e a geometria abre,é mesmo para isso que essa tecnologia existe.se a geometria nao abrisse e o motor continuasse a subir de rpm ai acredito que havia problemas,normalmente derrete pistons,empena culassas...

uma sonda e manometro de pressao no colector de escape e ja sabias se esta a restringir de mais...
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Re: [Turbo de Geometria Variável] Lag e pressão não estável

Mensagem por Lord_Snake »

carrizog60, desculpa só agora dar notícias. Tenho estado com trabalho até ao pescoço.
Já troquei o atuador por um pequeno e com mola muito mais mole. Evidentemente, o atuador abre melhor.

Relativamente à situação de bloquear, o turbo para ganhar rpm, tem que haver saída de gases. Se não houver, nem os gases saem, nem o turbo ganha rpm, nem a geometria abre...

No entanto, o carro continua (para mim) morto. Sai fumo preto, por isso gasóleo não falta, e está agora a fazer 1bar. Começo a achar que tenho ou a junta podre ou falta de compressão...

Os únicos sintomas do carro são aquecimento e falta de potência.
No entanto, relativamente à junta, não há mistura de óleo/água em nenhum lado.
E relativamente à compressão, o carro pega bem, tanto quente como frio.

Também não gasta óleo. Mas não faz sentido estar tão morto... Seja como for, estive a trabalhar fora e o carro esteve muito tempo parado. A junta poderá ter apodrecido. E quando regressei, o carro levou dois pequenos esquentamentos (nada de alarmante como já vi carros destes levar, mas o ponteiro já tocou nos 100º)...
Assim, a minha única conclusão é de que a junta tenha ido com os porcos.
Mas será que para baixo também algo está mal? Será que tenho alguma camisa ovalisada, ou deveria meter segmentos, bronzes, etc... (reconstruir o motor)? Alguma forma de ver isso?
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Re: [Turbo de Geometria Variável] Lag e pressão não estável

Mensagem por carrizog60 »

teste de compressao...

qual o avanço que a bomba tem?poderás estar mt adiantado/atrasado.

fumo preto nao quer dizer mt gasoleo,apenas gasoleo que nao esta a ser queimado,seja por excesso de gasoleo,falta de pressao ou falta de tempo para ser queimado(timing e avanço da bomba)

quanto aos gases eles saiem sempre,mm com a geometria toda fechada.a minha carrinha parece um soprador ao relanti e afins devido á geometria estar fechada.
mas ganha rotaçao,o turbo enche e ela sai bem.
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Re: [Turbo de Geometria Variável] Lag e pressão não estável

Mensagem por Mario_Marques »

O design que estás a usar é bom, só estás a falhar numa coisa, de nada te serve andar a mexer na aste, a aste só tem uma unica posição correcta, onde tens de mexer é na taragem das molas todas do mecanismo, incluindo usar o actuador com a mola certa.
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Re: [Turbo de Geometria Variável] Lag e pressão não estável

Mensagem por Lord_Snake »

Hoje andei de volta do carro novamente.
Falei com um mecânico amigo meu que deu uma volta no charuto, com o qual ele já tinha andado antigamente e conhecia bem o seu disparo. Diz-me que só pode ser má afinação do turbo e que podia estar com alguma fuga no circuito de ar à saída do turbo ou a própria junta do coletor de admissão que cedesse. Disse-lhe que até desliguei o intercooler e meti direto para dispersar as fugas e era impossível ser da junta, pois até fiz uma nova. À mesma, andei de roda daquilo, e meti pressão com o compressor no tubo que saía do coletor (que vai para a LDA, manómetro e atuador do turbo).
Resultado: rasguei a membrana do atuador (não é grande stress pois era um atuador bué rafeiro que lá tinha) e apercebi-me que tinha realmente uma fuga, mas num lugar mesmo fdp! Tinha um lascão no tubo que vai para o manómetro de pressão, e por aqui ele perdia a pressão!

Quanto aos comentários (por favor, não me levem a mal, mas garanto que o que escrevo aqui é sempre em prol de uma discussão construtiva):
carrizog60, mas se fosse assim o turbo não reagiria daquela forma. Além de que o preparador da bomba disse que era normal, e a prova é que ao abrir o batente deixou de fazer... Seja como for, vou seguir o teu conselho e fechar um pouco mais, para ganhar algumas baixas.
Quanto ao fumo preto, tou com algum (muito) débito, mas ao ter avanço, o gasóleo deverá queimar melhor. Bomba atrasada pelo contrário, provoca mais gases pelo escape. Neste momento tenho a certeza que tenho avanço, mas não está nada exagerado. Quanto, não posso precisar pois não tenho manómetro para isso.
Relativamente ao teste de compressão, o especialista da principal casa de diesel cá da Madeira disse logo que era impossível o meu carro ter falta de compressão, mesmo sem testar. Se tivesse, a quente teria dificuldades a pegar e o carro liga-se num fósforo...

Mario_Marques, eu ainda não estou a usar aquele design, embora tenha a certeza que vai ajudar imenso, especialmente no que diz respeito a consumos (por ter a geometria aberta a maior parte do tempo). Quanto ao mexer na haste, não posso concordar contigo para a minha situação. Isso aplica-se se estiver-mos a falar de um atuador de vácuo - aí sim, apenas existe uma posição correta, isto é - mas no meu caso e do carrizo, usamos atuadores de pressão e isso faz toda a diferença. Quanto mais apertarmos na aste, mais a mola é comprimida. Isto tem um efeito semelhante ao colocar uma mola com mais taragem no atuador, pois esta necessitará de mais força para abrir, consequentemente obrigando o turbo a mandar mais pressão.

Assim, os meus próximos trabalhos são: substituir o atuador; reduzir o débito (tenho mesmo demasiado - isto significa olhar para trás e estar completamente NEGRO); afinar pressão conforme o novo atuador. Se isto der frutos, a próxima etapa será voltar a fechar mais a geometria no batente e voltar a montar o IC. Se tudo aprovar, vou partir para o tal sistema de controlo mecânico da geometria.

Muito obrigado pelos comentários Carrizo e Mario. A sério, não me levem a mal por vezes não concordar com certos pontos, vocês estão a ser de grande valor para mim! :)
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