RA ou SB ????

Responder
dalhegas
Amateur
Amateur
Mensagens: 601
Registado: 25 nov 2009, 23:15

RA ou SB ????

Mensagem por dalhegas »

Alguém me sabe dizer qual a diferença entre os motores RA e os SB??
dalhegas
Amateur
Amateur
Mensagens: 601
Registado: 25 nov 2009, 23:15

Re: RA ou SB ????

Mensagem por dalhegas »

então não há nenhuma alma caridosa que me saiba a diferença entre estes dois blocos?
Philiper
Amateur
Amateur
Mensagens: 339
Registado: 30 set 2011, 02:27
Veículos: VW Golf MK2 GTD Fire & Ice
Localização: caldas da rainha

Re: RA ou SB ????

Mensagem por Philiper »

dalhegas Escreveu:Alguém me sabe dizer qual a diferença entre os motores RA e os SB??

Boas amigo.. segundo sei, acho que os blocos são diferentes.. inclusive, o bloco do motor SB é verde de origem (acho que é o único que é verde) e costuma-se dizer que o bloco do Sb é mais resistente.. :)
FRY
Pro
Pro
Mensagens: 2431
Registado: 26 mar 2011, 18:12
Veículos: Golf 2 GTD 85
Localização: Alpendurada e matos

Re: RA ou SB ????

Mensagem por FRY »

Philiper Escreveu:
dalhegas Escreveu:Alguém me sabe dizer qual a diferença entre os motores RA e os SB??

Boas amigo.. segundo sei, acho que os blocos são diferentes.. inclusive, o bloco do motor SB é verde de origem (acho que é o único que é verde) e costuma-se dizer que o bloco do Sb é mais resistente.. :)
Estas enganado, os JR também trazem bloco verde
Old Volkswagen´s don´t die they get lower ;P
Joao Mopar
Amateur
Amateur
Mensagens: 571
Registado: 27 fev 2012, 10:10
Veículos: Golf 2 GTD 1985
Localização: No Centro, quase no Sul mas perto do Norte
Contacto:

Re: RA ou SB ????

Mensagem por Joao Mopar »

Se não estou em erro esses 2 motores são equivalentes.. :?
Golf mk2 CL 89>>Standing
viewtopic.php?f=18&t=88956
Golf mk2 GTD 85
viewtopic.php?f=18&t=104179
Golf mk2 Van 89
viewtopic.php?f=18&t=109809
saramago mk1 gti
Pro
Pro
Mensagens: 1479
Registado: 16 ago 2009, 23:04
Veículos: corsa 1500 td mk1 gti mk2 gtd
Localização: A-D-C/ torres vedras

Re: RA ou SB ????

Mensagem por saramago mk1 gti »

:) A unica diferença entre os dois,é o ano de fabrico................................................
:wink:
Melhor que um mk1,só dois MK1
kapataz
Amateur
Amateur
Mensagens: 316
Registado: 23 abr 2012, 16:59
Localização: Porto

Re: RA ou SB ????

Mensagem por kapataz »

deve ser turbo e ano de fabrico, mas ao que parece é tudo jr, depois poucos ra e logo aseguir veio o sb
Encontros do Norte "EDN" - Cafezada - O Tópico viewtopic.php?f=8&t=81303
Joao Mopar
Amateur
Amateur
Mensagens: 571
Registado: 27 fev 2012, 10:10
Veículos: Golf 2 GTD 1985
Localização: No Centro, quase no Sul mas perto do Norte
Contacto:

Re: RA ou SB ????

Mensagem por Joao Mopar »

Tanto o RA como SB saíram com turbos T2 e K14..
Golf mk2 CL 89>>Standing
viewtopic.php?f=18&t=88956
Golf mk2 GTD 85
viewtopic.php?f=18&t=104179
Golf mk2 Van 89
viewtopic.php?f=18&t=109809
dante
Pro
Pro
Mensagens: 1215
Registado: 30 out 2010, 19:22

Re: RA ou SB ????

Mensagem por dante »

Motores RA foram muito poucos. Sairam na transição dos JR para os SB. Mesmo assim depois de já estarem carros a rodar com motores RA, aínda foram vendidos alguns poucos turbodiesel de motor JR. Esses motores foram os primeiros motores turbodiesel com intercooler e turbo hibrido que a VW comercializou. Os carros com motor RA sairam, + ou - durante os finais de 1989 e durante todo o ano de 1990. Mas depois de já estarem a rodar carros com motor SB aínda foram vendidos uns poucos restantes carros com motor RA. E é por isso que se encontram carros matriculados no mesmo ano de motor JR e RA, e também SB :D. Os motores "RA" foram os unicos que tiveram turbo kkk14 hibrido. Os "SB" tinham turbo garrett t2 hibrido. Os motores "RA" com turbo k14 hibrido e os "SB" com t2 hibrido tinham uma bomba de àgua auxiliar para fazer circular o liquido refrigerante do motor a fim de ajudar o arrefecimento do turbo isso prejudicava muito o processo de arrefecimento do motor fazendo com que ele andasse sempre muito quente :(. Foi devido a essa inovação que estes motores ficaram com a fama de aquecerem e queimarem muitas juntas de cabeça. Os JR tinham kkk14 só de oleo sem intercooler, kkk24 só de oleo sem IC, e garrett T3 só de oleo também sem IC. O melhor motor que podes ter desta geração de carros, é um JR em bom estado :evil: com um T3 ou um k24 e um IC mesmo que seja de origem lá adaptado. Ou então pode mesmo ser um motor RA ou SB mas sem o turbo hibrido e a bomba de àgua auxiliar que só serve para mandar a àgua a ferver que vem do turbo para dentro do bloco do motor e só vai aquecer muito o motor.
dalhegas
Amateur
Amateur
Mensagens: 601
Registado: 25 nov 2009, 23:15

Re: RA ou SB ????

Mensagem por dalhegas »

dante Escreveu:Motores RA foram muito poucos. Sairam na transição dos JR para os SB. Mesmo assim depois de já estarem carros a rodar com motores RA, aínda foram vendidos alguns poucos turbodiesel de motor JR. Esses motores foram os primeiros motores turbodiesel com intercooler e turbo hibrido que a VW comercializou. Os carros com motor RA sairam, + ou - durante os finais de 1989 e durante todo o ano de 1990. Mas depois de já estarem a rodar carros com motor SB aínda foram vendidos uns poucos restantes carros com motor RA. E é por isso que se encontram carros matriculados no mesmo ano de motor JR e RA, e também SB :D. Os motores "RA" foram os unicos que tiveram turbo kkk14 hibrido. Os "SB" tinham turbo garrett t2 hibrido. Os motores "RA" com turbo k14 hibrido e os "SB" com t2 hibrido tinham uma bomba de àgua auxiliar para fazer circular o liquido refrigerante do motor a fim de ajudar o arrefecimento do turbo isso prejudicava muito o processo de arrefecimento do motor fazendo com que ele andasse sempre muito quente :(. Foi devido a essa inovação que estes motores ficaram com a fama de aquecerem e queimarem muitas juntas de cabeça. Os JR tinham kkk14 só de oleo sem intercooler, kkk24 só de oleo sem IC, e garrett T3 só de oleo também sem IC. O melhor motor que podes ter desta geração de carros, é um JR em bom estado :evil: com um T3 ou um k24 e um IC mesmo que seja de origem lá adaptado. Ou então pode mesmo ser um motor RA ou SB mas sem o turbo hibrido e a bomba de àgua auxiliar que só serve para mandar a àgua a ferver que vem do turbo para dentro do bloco do motor e só vai aquecer muito o motor.
Então basicamente os blocos RA e SB são iguais?????
Philiper
Amateur
Amateur
Mensagens: 339
Registado: 30 set 2011, 02:27
Veículos: VW Golf MK2 GTD Fire & Ice
Localização: caldas da rainha

Re: RA ou SB ????

Mensagem por Philiper »

Estamos sempre a aprender :)
Brutal pessoal :D
dante
Pro
Pro
Mensagens: 1215
Registado: 30 out 2010, 19:22

Re: RA ou SB ????

Mensagem por dante »

Os blocos são iguais, as cabeças, e o interior também mas só nestes dois motores. O JR é diferente. Nos motores 1.6D e 1.6TD dos vw golf, passat e audi 80, há nos blocos (na parte de trás) três relas. Em todos eles. Já agora aproveito e explico :wink:: "os motores dos carros em geral têm sempre relas. As relas não são mais do que as entradas para metal derretido, neste caso é ferro fundido, que entra no molde da fundição para se fazer uma peça. Neste caso é o bloco do motor". Mas como eu dizia o RA e o SB têm um bocal na rela do meio para apanhar a àgua a ferver que sai do turbo e volta novamente ao circuito de refrigeração do motor. O JR tem as três relas mas não tem nenhum bocal na do meio porque não tem turbo hibrido. Esta é uma pequena diferença que há nos blocos exteriormente. Depois temos no interior do motor algumas poucas diferenças tais como os pistons. Nos SB e RA os pistons têm duas ranhuras em baixo na baínha de cada piston para facilitar o eguincho dos injectores de oleo que serve para lubrificar os cavilhões dos pistons e os casquilhos das bielas, no caso do JR é igual mas só tem uma ranhura e só tem um injector por cada piston. Mas é na cabeça do motor que está a diferença menos visivel. Um motor JR é sempre mais ruidoso/barulhento do que um SB ou RA :(. Isso deve-se à diferença de medidas Nanométricas das cameras de combustão. A cam é igual, as tuches também são, os injectores são iguais, a bomba injectora também, no entanto estas peças todas em conjunto se forem montadas numa cabeça nua nova JR, têm um trabalhar rijo :evil: , mas se forem montadas em uma cabeça dum SB já fica com outro trabalhar mais suave :).Não é visivel, mas uma cabeça de motor JR não é igual a uma de motor SB ou RA. E isto é de tal maneira verdade para quem tem duvidas, que se comprova bem na diferença de preços. O preça de uma cabeça armada JR pode custar 320€ na concorrencia e uma cabeça armada SB custa 450€. Na bomba injectora são iguais só difére uma mola exterior no veio da BI que os RA e SB têm e os JR não têm. Abraço :wink:.
Exadous
Amateur
Amateur
Mensagens: 486
Registado: 07 out 2009, 20:52

Re: RA ou SB ????

Mensagem por Exadous »

Amigo dante e os motores 1V no meio disto tudo ficam na classe dos JR ou dos SB/RA? (Em termos de bloco e cabeça claro).
Trying to start from scratch!
Philiper
Amateur
Amateur
Mensagens: 339
Registado: 30 set 2011, 02:27
Veículos: VW Golf MK2 GTD Fire & Ice
Localização: caldas da rainha

Re: RA ou SB ????

Mensagem por Philiper »

Uma vez que estamos a falar neste assunto e nos motores que sairam no G2 consoante os anos de fabrico, aproveito para fazer uma questão..
Estou em vias de adquirir mais um G2 GTD do ano de 94.. é isso mesmo que leram pessoal.. de 94, foi importado em 95 mas o carro diz mesmo que é de 94.. de facto é estranho pois nunca vi um Golf 2 desse ano nem sequer de 93.. mas será que chegaram a sair alguns (por muito poucos que tenham sido)?
o carro já traz intercooler de origem (por cima do motor), é um 3 portas, tem umas laterais e umas abas diferentes dos GTD´s comuns. Mas tudo de origem.. pessoal, o carro até traz ABS :o ..uma bomba de ABS assim mesmo grande.. no tempo que aquilo era uma experiencia para a VW calculo, a avaliar pelo tamanho da coisa..
tem a centralina na mala de traz do carro.eu vi-a.. é mesmo original.. toda velhinha e tal mas fiquei " de boca aberta" quando vi o ano do carro.. o que me dizem disto??
Os decumentos comprovam.. se chegar a adquiri-lo posto fotos da máquina (no local certo).. :P
quase tenho a certeza que o motor que la está montado é um SB..até o turbo é um híbrido..
em 1994 já deviam estar a decorrer estudos sobre o G4 e o G3 já era comercializado à 3 anos, salvo erro..
dalhegas
Amateur
Amateur
Mensagens: 601
Registado: 25 nov 2009, 23:15

Re: RA ou SB ????

Mensagem por dalhegas »

caro philiper,esse carro não terá sido exportado 2 vezes???
Por ex: foi matriculado a 1ªvez na Alemanha depois foi exportado para França em 1994 e em 1995 veio para Portugal. Quando cá chegou trazia a matricula de 1994 e foi essa data que foi considerada como 1ªmatricula desse carro.
Por outro lado pelo nº de chassi podes saber qual o ano desse modelo.
Responder