Boas pessoal,
Alguem aqui ja montou o kit de reparação do selector de velocidades? Pelo que dizem ate nem é complicado desde que se saiba onde está e como trocar o material...
Há algum DIY? Encontrei 2 estrangeiros mas estavam bastante confusos... Se alguem me puder ajudar, agradecia!
Cumprimentos
Reparação de selector de velocidades
-
- Pro
- Mensagens: 1074
- Registado: 24 nov 2010, 09:13
- Localização: Leiria
Reparação de selector de velocidades
VW Golf MK2 TDI Black Beast "HT" - viewtopic.php?f=18&t=71954 <- comentem!
VW Golf MK2 GTD "PS" -> http://clubegolfpt.com/forum/viewtopic.php?f=18&t=80732
VW Golf MK2 GTD "PS" -> http://clubegolfpt.com/forum/viewtopic.php?f=18&t=80732
-
- Pro
- Mensagens: 2700
- Registado: 19 abr 2011, 23:49
- Veículos: '91 Golf mk2 1.9 TDI / '06 Audi A6 C6 2.0 TDI
- Localização: Odivelas | Lisboa
Re: Reparação de selector de velocidades
Eu também não sei, gostava de saber :p
' Não discutas com um estúpido, pois ele rebaixa-te ao nível dele e vence-te por experiência '
-
- Master
- Mensagens: 6598
- Registado: 30 out 2008, 10:07
- Veículos: "88 Mk2 Golf Cl Td "91 Honda crx vtec
- Localização: Sintra
Re: Reparação de selector de velocidades
isso é tudo bastante simples de mudar, compras o kit e depois de onde desmontas as peças velhas montas as novas, é bastante simples! o mais dificil é mudar a esfera que fica debaixo do selector, que tens de tirar a linha de escape para a mudar...
-
- Pro
- Mensagens: 1074
- Registado: 24 nov 2010, 09:13
- Localização: Leiria
Re: Reparação de selector de velocidades
A esfera que dizes, é a mola? Para deixar a manete em cima?veetek Escreveu:isso é tudo bastante simples de mudar, compras o kit e depois de onde desmontas as peças velhas montas as novas, é bastante simples! o mais dificil é mudar a esfera que fica debaixo do selector, que tens de tirar a linha de escape para a mudar...
Essa deve tar bem boa, tem de se fazer força para baixo para meter a marcha atras..
VW Golf MK2 TDI Black Beast "HT" - viewtopic.php?f=18&t=71954 <- comentem!
VW Golf MK2 GTD "PS" -> http://clubegolfpt.com/forum/viewtopic.php?f=18&t=80732
VW Golf MK2 GTD "PS" -> http://clubegolfpt.com/forum/viewtopic.php?f=18&t=80732
-
- Master
- Mensagens: 8395
- Registado: 04 set 2007, 21:44
- Veículos: Golf 2
Re: Reparação de selector de velocidades
O facto da mola estar "dura", não quer dizer que a esfera plástica por baixo nao esteja rota.
Mas trocando tudo "lá à frente", fica muito melhor! E provavelmente o que acontece ao teu amigo é que tem o selector desafinado, daí as mudanças custarem a entrar.
O meu com tudo de origem e sem ser mechido apenas se notava que entrava a primeira no lugar da marcha-atrás e em frio às vezes arranhava a segunda, mais nada!
Mas trocando tudo "lá à frente", fica muito melhor! E provavelmente o que acontece ao teu amigo é que tem o selector desafinado, daí as mudanças custarem a entrar.
O meu com tudo de origem e sem ser mechido apenas se notava que entrava a primeira no lugar da marcha-atrás e em frio às vezes arranhava a segunda, mais nada!
-
- Pro
- Mensagens: 1074
- Registado: 24 nov 2010, 09:13
- Localização: Leiria
Re: Reparação de selector de velocidades
E como se afina o selector? Aquele kit de reparaçao nao tras a chapinha pra afinar pois nao? O homem da loja ligou, chega amanha..GTDblack Escreveu:O facto da mola estar "dura", não quer dizer que a esfera plástica por baixo nao esteja rota.
Mas trocando tudo "lá à frente", fica muito melhor! E provavelmente o que acontece ao teu amigo é que tem o selector desafinado, daí as mudanças custarem a entrar.
O meu com tudo de origem e sem ser mechido apenas se notava que entrava a primeira no lugar da marcha-atrás e em frio às vezes arranhava a segunda, mais nada!
P.S: Fui ha pouco ao meu GTD tentar ver onde está o material que tem de ser trocado... A esfera daquele ferro em "L" ja nao é redonda xD está toda comida... Que sintoma provoca ao estar assim sabem dizer? Por curiosidade
VW Golf MK2 TDI Black Beast "HT" - viewtopic.php?f=18&t=71954 <- comentem!
VW Golf MK2 GTD "PS" -> http://clubegolfpt.com/forum/viewtopic.php?f=18&t=80732
VW Golf MK2 GTD "PS" -> http://clubegolfpt.com/forum/viewtopic.php?f=18&t=80732
-
- Expert
- Mensagens: 948
- Registado: 23 ago 2011, 12:13
- Veículos: vw golf mk2/Ford Escort 1.4 SW
- Localização: alverca do ribatejo
Re: Reparação de selector de velocidades
Bom dia,tive o mesmo problema que tu,comprei o kit ( incompleto ) e com ajuda de um amigo troca-mos isso.Spetz Escreveu:E como se afina o selector? Aquele kit de reparaçao nao tras a chapinha pra afinar pois nao? O homem da loja ligou, chega amanha..GTDblack Escreveu:O facto da mola estar "dura", não quer dizer que a esfera plástica por baixo nao esteja rota.
Mas trocando tudo "lá à frente", fica muito melhor! E provavelmente o que acontece ao teu amigo é que tem o selector desafinado, daí as mudanças custarem a entrar.
O meu com tudo de origem e sem ser mechido apenas se notava que entrava a primeira no lugar da marcha-atrás e em frio às vezes arranhava a segunda, mais nada!
P.S: Fui ha pouco ao meu GTD tentar ver onde está o material que tem de ser trocado... A esfera daquele ferro em "L" ja nao é redonda xD está toda comida... Que sintoma provoca ao estar assim sabem dizer? Por curiosidade
O desgaste que falas em principio terá a ver com a fricção que a peça exerce.
O meu tinha uma folga prai de 10 ou 15 cm uma brutalidade,parecia que andava a conduzir um Panzer
-
- Rookie
- Mensagens: 165
- Registado: 12 jan 2011, 01:01
- Veículos: Golf II / Jetta mk I
- Localização: Arraiolos
Re: Reparação de selector de velocidades
Ainda assim gostava de ver uma folga maior que a minha!!! =p Em ponto-morto a alavanca fica lá prós sitios da 4ª mudança...É espétaculo, quando mudar o kit fico no céu...
Depois quero ver como isso fica James!! =D
Depois quero ver como isso fica James!! =D
-
- Expert
- Mensagens: 948
- Registado: 23 ago 2011, 12:13
- Veículos: vw golf mk2/Ford Escort 1.4 SW
- Localização: alverca do ribatejo
Re: Reparação de selector de velocidades
A minha estava igual,vais ver que depois de trocares fica novo,a mim parecia-me estranho pois como sempre tive a caixa com bastante folgacarlosvieirapires Escreveu:Ainda assim gostava de ver uma folga maior que a minha!!! =p Em ponto-morto a alavanca fica lá prós sitios da 4ª mudança...É espétaculo, quando mudar o kit fico no céu...
Depois quero ver como isso fica James!! =D
-
- Pro
- Mensagens: 1074
- Registado: 24 nov 2010, 09:13
- Localização: Leiria
Re: Reparação de selector de velocidades
Que material trocaste? O conjunto do ferro em L com uma bola e casquilhos certo? Tambem trocaste um ferro meio torto que tem uma peça de plastico de cada lado? E um outro plastico que tambem anda la perto?carlosoliveira Escreveu:A minha estava igual,vais ver que depois de trocares fica novo,a mim parecia-me estranho pois como sempre tive a caixa com bastante folgacarlosvieirapires Escreveu:Ainda assim gostava de ver uma folga maior que a minha!!! =p Em ponto-morto a alavanca fica lá prós sitios da 4ª mudança...É espétaculo, quando mudar o kit fico no céu...
Depois quero ver como isso fica James!! =D
Ou foi so mesmo um kit que tem o ferro em L com a bola de plastico e casquilhos? É que esse ja aqui tenho comprado
Cumprimentos
VW Golf MK2 TDI Black Beast "HT" - viewtopic.php?f=18&t=71954 <- comentem!
VW Golf MK2 GTD "PS" -> http://clubegolfpt.com/forum/viewtopic.php?f=18&t=80732
VW Golf MK2 GTD "PS" -> http://clubegolfpt.com/forum/viewtopic.php?f=18&t=80732
-
- Expert
- Mensagens: 948
- Registado: 23 ago 2011, 12:13
- Veículos: vw golf mk2/Ford Escort 1.4 SW
- Localização: alverca do ribatejo
Re: Reparação de selector de velocidades
Foi esse mesmo so troquei aquela peça em L que tem uma bola de borracha no meio e os casquilhos,dentro do fole da manete das mudanças não toquei.Spetz Escreveu:Que material trocaste? O conjunto do ferro em L com uma bola e casquilhos certo? Tambem trocaste um ferro meio torto que tem uma peça de plastico de cada lado? E um outro plastico que tambem anda la perto?carlosoliveira Escreveu:A minha estava igual,vais ver que depois de trocares fica novo,a mim parecia-me estranho pois como sempre tive a caixa com bastante folgacarlosvieirapires Escreveu:Ainda assim gostava de ver uma folga maior que a minha!!! =p Em ponto-morto a alavanca fica lá prós sitios da 4ª mudança...É espétaculo, quando mudar o kit fico no céu...
Depois quero ver como isso fica James!! =D
Ou foi so mesmo um kit que tem o ferro em L com a bola de plastico e casquilhos? É que esse ja aqui tenho comprado
Cumprimentos
também tem duas compridas com peças de plástico nas pontas,as minhas ainda estavam boas deixei ficar.
-
- Pro
- Mensagens: 1074
- Registado: 24 nov 2010, 09:13
- Localização: Leiria
Re: Reparação de selector de velocidades
Ok, é o que tenho aqui entao. Diz-me, isto é facil de trocar? Saber onde vao estes casquilhos todos etc... E como se tira a peça em L? Ja vi que é apertada por uma porca em cima, mas e depois?Foi esse mesmo so troquei aquela peça em L que tem uma bola de borracha no meio e os casquilhos,dentro do fole da manete das mudanças não toquei.
também tem duas compridas com peças de plástico nas pontas,as minhas ainda estavam boas deixei ficar.
VW Golf MK2 TDI Black Beast "HT" - viewtopic.php?f=18&t=71954 <- comentem!
VW Golf MK2 GTD "PS" -> http://clubegolfpt.com/forum/viewtopic.php?f=18&t=80732
VW Golf MK2 GTD "PS" -> http://clubegolfpt.com/forum/viewtopic.php?f=18&t=80732
-
- Expert
- Mensagens: 948
- Registado: 23 ago 2011, 12:13
- Veículos: vw golf mk2/Ford Escort 1.4 SW
- Localização: alverca do ribatejo
Re: Reparação de selector de velocidades
É fácil de trocar,tens que levantar o carro de um dos lados ou de preferencia todo levantado a frente,ao desapertares essa porca que esta na peça em LSpetz Escreveu:Ok, é o que tenho aqui entao. Diz-me, isto é facil de trocar? Saber onde vao estes casquilhos todos etc... E como se tira a peça em L? Ja vi que é apertada por uma porca em cima, mas e depois?Foi esse mesmo so troquei aquela peça em L que tem uma bola de borracha no meio e os casquilhos,dentro do fole da manete das mudanças não toquei.
também tem duas compridas com peças de plástico nas pontas,as minhas ainda estavam boas deixei ficar.
tem atenção que está agarrado um tirante ( ferro comprido ) que faz a caixa andar pros lados e para frente e tras,retiras pro lado e depois sai por cima,has-de ter se não estou em erro duas ou tres borrachas vedantes,essas mesmo montas depois no L novo uma por cima e outra por baixo.Quando retirares a peça em L ves quais são as borrachas que estão agarradas e é so trocar pelas novas.
Ao montar convem que o tirante que vai por cima da peça em L fique na horizontal e põe bastante massa consistente.
-
- Pro
- Mensagens: 1074
- Registado: 24 nov 2010, 09:13
- Localização: Leiria
Re: Reparação de selector de velocidades
Ponho massa consistente na junçao com esse tirante nao é? E na esfera do L tambem é preciso?
VW Golf MK2 TDI Black Beast "HT" - viewtopic.php?f=18&t=71954 <- comentem!
VW Golf MK2 GTD "PS" -> http://clubegolfpt.com/forum/viewtopic.php?f=18&t=80732
VW Golf MK2 GTD "PS" -> http://clubegolfpt.com/forum/viewtopic.php?f=18&t=80732
-
- Expert
- Mensagens: 948
- Registado: 23 ago 2011, 12:13
- Veículos: vw golf mk2/Ford Escort 1.4 SW
- Localização: alverca do ribatejo
Re: Reparação de selector de velocidades
exacto onde vejas que há fricção põe bastante massa, e não te esqueças da bola besunta bem isso tudo e vais ver fica 5*Spetz Escreveu:Ponho massa consistente na junçao com esse tirante nao é? E na esfera do L tambem é preciso?
se precisares de ajuda apita