Reparação de selector de velocidades

Responder
Spetz
Pro
Pro
Mensagens: 1074
Registado: 24 nov 2010, 09:13
Localização: Leiria

Reparação de selector de velocidades

Mensagem por Spetz »

Boas pessoal,

Alguem aqui ja montou o kit de reparação do selector de velocidades? Pelo que dizem ate nem é complicado desde que se saiba onde está e como trocar o material...

Há algum DIY? Encontrei 2 estrangeiros mas estavam bastante confusos... Se alguem me puder ajudar, agradecia!

Cumprimentos
VW Golf MK2 TDI Black Beast "HT" - viewtopic.php?f=18&t=71954 <- comentem!

VW Golf MK2 GTD "PS" -> http://clubegolfpt.com/forum/viewtopic.php?f=18&t=80732

Imagem
ULLRICH
Pro
Pro
Mensagens: 2700
Registado: 19 abr 2011, 23:49
Veículos: '91 Golf mk2 1.9 TDI / '06 Audi A6 C6 2.0 TDI
Localização: Odivelas | Lisboa

Re: Reparação de selector de velocidades

Mensagem por ULLRICH »

Eu também não sei, gostava de saber :p
' Não discutas com um estúpido, pois ele rebaixa-te ao nível dele e vence-te por experiência '
veetek
Master
Master
Mensagens: 6598
Registado: 30 out 2008, 10:07
Veículos: "88 Mk2 Golf Cl Td "91 Honda crx vtec
Localização: Sintra

Re: Reparação de selector de velocidades

Mensagem por veetek »

isso é tudo bastante simples de mudar, compras o kit e depois de onde desmontas as peças velhas montas as novas, é bastante simples! o mais dificil é mudar a esfera que fica debaixo do selector, que tens de tirar a linha de escape para a mudar...
Imagem

89' Golf mkII gtd "KA" - R.I.P
88' Golf mk2 cl td "PL"
Projecto: viewtopic.php?f=18&t=59736
Spetz
Pro
Pro
Mensagens: 1074
Registado: 24 nov 2010, 09:13
Localização: Leiria

Re: Reparação de selector de velocidades

Mensagem por Spetz »

veetek Escreveu:isso é tudo bastante simples de mudar, compras o kit e depois de onde desmontas as peças velhas montas as novas, é bastante simples! o mais dificil é mudar a esfera que fica debaixo do selector, que tens de tirar a linha de escape para a mudar...
A esfera que dizes, é a mola? Para deixar a manete em cima?

Essa deve tar bem boa, tem de se fazer força para baixo para meter a marcha atras..
VW Golf MK2 TDI Black Beast "HT" - viewtopic.php?f=18&t=71954 <- comentem!

VW Golf MK2 GTD "PS" -> http://clubegolfpt.com/forum/viewtopic.php?f=18&t=80732

Imagem
GTDblack
Master
Master
Mensagens: 8395
Registado: 04 set 2007, 21:44
Veículos: Golf 2

Re: Reparação de selector de velocidades

Mensagem por GTDblack »

O facto da mola estar "dura", não quer dizer que a esfera plástica por baixo nao esteja rota.

Mas trocando tudo "lá à frente", fica muito melhor! E provavelmente o que acontece ao teu amigo é que tem o selector desafinado, daí as mudanças custarem a entrar.

O meu com tudo de origem e sem ser mechido apenas se notava que entrava a primeira no lugar da marcha-atrás e em frio às vezes arranhava a segunda, mais nada!
Spetz
Pro
Pro
Mensagens: 1074
Registado: 24 nov 2010, 09:13
Localização: Leiria

Re: Reparação de selector de velocidades

Mensagem por Spetz »

GTDblack Escreveu:O facto da mola estar "dura", não quer dizer que a esfera plástica por baixo nao esteja rota.

Mas trocando tudo "lá à frente", fica muito melhor! E provavelmente o que acontece ao teu amigo é que tem o selector desafinado, daí as mudanças custarem a entrar.

O meu com tudo de origem e sem ser mechido apenas se notava que entrava a primeira no lugar da marcha-atrás e em frio às vezes arranhava a segunda, mais nada!
E como se afina o selector? Aquele kit de reparaçao nao tras a chapinha pra afinar pois nao? O homem da loja ligou, chega amanha..

P.S: Fui ha pouco ao meu GTD tentar ver onde está o material que tem de ser trocado... A esfera daquele ferro em "L" ja nao é redonda xD está toda comida... Que sintoma provoca ao estar assim sabem dizer? Por curiosidade
VW Golf MK2 TDI Black Beast "HT" - viewtopic.php?f=18&t=71954 <- comentem!

VW Golf MK2 GTD "PS" -> http://clubegolfpt.com/forum/viewtopic.php?f=18&t=80732

Imagem
carlosoliveira
Expert
Expert
Mensagens: 948
Registado: 23 ago 2011, 12:13
Veículos: vw golf mk2/Ford Escort 1.4 SW
Localização: alverca do ribatejo

Re: Reparação de selector de velocidades

Mensagem por carlosoliveira »

Spetz Escreveu:
GTDblack Escreveu:O facto da mola estar "dura", não quer dizer que a esfera plástica por baixo nao esteja rota.

Mas trocando tudo "lá à frente", fica muito melhor! E provavelmente o que acontece ao teu amigo é que tem o selector desafinado, daí as mudanças custarem a entrar.

O meu com tudo de origem e sem ser mechido apenas se notava que entrava a primeira no lugar da marcha-atrás e em frio às vezes arranhava a segunda, mais nada!
E como se afina o selector? Aquele kit de reparaçao nao tras a chapinha pra afinar pois nao? O homem da loja ligou, chega amanha..

P.S: Fui ha pouco ao meu GTD tentar ver onde está o material que tem de ser trocado... A esfera daquele ferro em "L" ja nao é redonda xD está toda comida... Que sintoma provoca ao estar assim sabem dizer? Por curiosidade
Bom dia,tive o mesmo problema que tu,comprei o kit ( incompleto ) e com ajuda de um amigo troca-mos isso.
O desgaste que falas em principio terá a ver com a fricção que a peça exerce.
O meu tinha uma folga prai de 10 ou 15 cm uma brutalidade,parecia que andava a conduzir um Panzer :mrgreen:
carlosvieirapires
Rookie
Rookie
Mensagens: 165
Registado: 12 jan 2011, 01:01
Veículos: Golf II / Jetta mk I
Localização: Arraiolos

Re: Reparação de selector de velocidades

Mensagem por carlosvieirapires »

Ainda assim gostava de ver uma folga maior que a minha!!! =p Em ponto-morto a alavanca fica lá prós sitios da 4ª mudança...É espétaculo, quando mudar o kit fico no céu...
Depois quero ver como isso fica James!! =D
carlosoliveira
Expert
Expert
Mensagens: 948
Registado: 23 ago 2011, 12:13
Veículos: vw golf mk2/Ford Escort 1.4 SW
Localização: alverca do ribatejo

Re: Reparação de selector de velocidades

Mensagem por carlosoliveira »

carlosvieirapires Escreveu:Ainda assim gostava de ver uma folga maior que a minha!!! =p Em ponto-morto a alavanca fica lá prós sitios da 4ª mudança...É espétaculo, quando mudar o kit fico no céu...
Depois quero ver como isso fica James!! =D
A minha estava igual,vais ver que depois de trocares fica novo,a mim parecia-me estranho pois como sempre tive a caixa com bastante folga :D
Spetz
Pro
Pro
Mensagens: 1074
Registado: 24 nov 2010, 09:13
Localização: Leiria

Re: Reparação de selector de velocidades

Mensagem por Spetz »

carlosoliveira Escreveu:
carlosvieirapires Escreveu:Ainda assim gostava de ver uma folga maior que a minha!!! =p Em ponto-morto a alavanca fica lá prós sitios da 4ª mudança...É espétaculo, quando mudar o kit fico no céu...
Depois quero ver como isso fica James!! =D
A minha estava igual,vais ver que depois de trocares fica novo,a mim parecia-me estranho pois como sempre tive a caixa com bastante folga :D
Que material trocaste? O conjunto do ferro em L com uma bola e casquilhos certo? Tambem trocaste um ferro meio torto que tem uma peça de plastico de cada lado? E um outro plastico que tambem anda la perto?

Ou foi so mesmo um kit que tem o ferro em L com a bola de plastico e casquilhos? É que esse ja aqui tenho comprado ;)

Cumprimentos
VW Golf MK2 TDI Black Beast "HT" - viewtopic.php?f=18&t=71954 <- comentem!

VW Golf MK2 GTD "PS" -> http://clubegolfpt.com/forum/viewtopic.php?f=18&t=80732

Imagem
carlosoliveira
Expert
Expert
Mensagens: 948
Registado: 23 ago 2011, 12:13
Veículos: vw golf mk2/Ford Escort 1.4 SW
Localização: alverca do ribatejo

Re: Reparação de selector de velocidades

Mensagem por carlosoliveira »

Spetz Escreveu:
carlosoliveira Escreveu:
carlosvieirapires Escreveu:Ainda assim gostava de ver uma folga maior que a minha!!! =p Em ponto-morto a alavanca fica lá prós sitios da 4ª mudança...É espétaculo, quando mudar o kit fico no céu...
Depois quero ver como isso fica James!! =D
A minha estava igual,vais ver que depois de trocares fica novo,a mim parecia-me estranho pois como sempre tive a caixa com bastante folga :D
Que material trocaste? O conjunto do ferro em L com uma bola e casquilhos certo? Tambem trocaste um ferro meio torto que tem uma peça de plastico de cada lado? E um outro plastico que tambem anda la perto?

Ou foi so mesmo um kit que tem o ferro em L com a bola de plastico e casquilhos? É que esse ja aqui tenho comprado ;)

Cumprimentos
Foi esse mesmo so troquei aquela peça em L que tem uma bola de borracha no meio e os casquilhos,dentro do fole da manete das mudanças não toquei.
também tem duas compridas com peças de plástico nas pontas,as minhas ainda estavam boas deixei ficar.
Spetz
Pro
Pro
Mensagens: 1074
Registado: 24 nov 2010, 09:13
Localização: Leiria

Re: Reparação de selector de velocidades

Mensagem por Spetz »

Foi esse mesmo so troquei aquela peça em L que tem uma bola de borracha no meio e os casquilhos,dentro do fole da manete das mudanças não toquei.
também tem duas compridas com peças de plástico nas pontas,as minhas ainda estavam boas deixei ficar.
Ok, é o que tenho aqui entao. Diz-me, isto é facil de trocar? Saber onde vao estes casquilhos todos etc... E como se tira a peça em L? Ja vi que é apertada por uma porca em cima, mas e depois?
VW Golf MK2 TDI Black Beast "HT" - viewtopic.php?f=18&t=71954 <- comentem!

VW Golf MK2 GTD "PS" -> http://clubegolfpt.com/forum/viewtopic.php?f=18&t=80732

Imagem
carlosoliveira
Expert
Expert
Mensagens: 948
Registado: 23 ago 2011, 12:13
Veículos: vw golf mk2/Ford Escort 1.4 SW
Localização: alverca do ribatejo

Re: Reparação de selector de velocidades

Mensagem por carlosoliveira »

Spetz Escreveu:
Foi esse mesmo so troquei aquela peça em L que tem uma bola de borracha no meio e os casquilhos,dentro do fole da manete das mudanças não toquei.
também tem duas compridas com peças de plástico nas pontas,as minhas ainda estavam boas deixei ficar.
Ok, é o que tenho aqui entao. Diz-me, isto é facil de trocar? Saber onde vao estes casquilhos todos etc... E como se tira a peça em L? Ja vi que é apertada por uma porca em cima, mas e depois?
É fácil de trocar,tens que levantar o carro de um dos lados ou de preferencia todo levantado a frente,ao desapertares essa porca que esta na peça em L
tem atenção que está agarrado um tirante ( ferro comprido ) que faz a caixa andar pros lados e para frente e tras,retiras pro lado e depois sai por cima,has-de ter se não estou em erro duas ou tres borrachas vedantes,essas mesmo montas depois no L novo uma por cima e outra por baixo.Quando retirares a peça em L ves quais são as borrachas que estão agarradas e é so trocar pelas novas.
Ao montar convem que o tirante que vai por cima da peça em L fique na horizontal e põe bastante massa consistente.
Spetz
Pro
Pro
Mensagens: 1074
Registado: 24 nov 2010, 09:13
Localização: Leiria

Re: Reparação de selector de velocidades

Mensagem por Spetz »

Ponho massa consistente na junçao com esse tirante nao é? E na esfera do L tambem é preciso?
VW Golf MK2 TDI Black Beast "HT" - viewtopic.php?f=18&t=71954 <- comentem!

VW Golf MK2 GTD "PS" -> http://clubegolfpt.com/forum/viewtopic.php?f=18&t=80732

Imagem
carlosoliveira
Expert
Expert
Mensagens: 948
Registado: 23 ago 2011, 12:13
Veículos: vw golf mk2/Ford Escort 1.4 SW
Localização: alverca do ribatejo

Re: Reparação de selector de velocidades

Mensagem por carlosoliveira »

Spetz Escreveu:Ponho massa consistente na junçao com esse tirante nao é? E na esfera do L tambem é preciso?
exacto onde vejas que há fricção põe bastante massa, e não te esqueças da bola besunta bem isso tudo e vais ver fica 5*
se precisares de ajuda apita 8)
Responder