MFA em golf GTD

Responder
golf 1cabrio
Amateur
Amateur
Mensagens: 261
Registado: 28 jul 2006, 22:36

MFA em golf GTD

Mensagem por golf 1cabrio »

Boas.
Ja alguem pos Mfa num Golf 2 gtd?
O que e´ preciso reunir de material, e que leituras e´ possivel por a funcionar.
begin
Rookie
Rookie
Mensagens: 199
Registado: 24 nov 2009, 12:15

Re: MFA em golf GTD

Mensagem por begin »

em golf 2 ????
maf (sensor de massa de ar ) é isso se for esqueçe ...centralina sensores etc tens ai pano para mangas :) e digo-te não queiras trocar o antigo pelo moderno electronica é só problemas isto na minha opinião .
golf 1cabrio
Amateur
Amateur
Mensagens: 261
Registado: 28 jul 2006, 22:36

Re: MFA em golf GTD

Mensagem por golf 1cabrio »

begin Escreveu:em golf 2 ????
maf (sensor de massa de ar ) é isso se for esqueçe ...centralina sensores etc tens ai pano para mangas :) e digo-te não queiras trocar o antigo pelo moderno electronica é só problemas isto na minha opinião .
Boas.Nao o que digo e´ ligar computador de bordo, exite em alguns golf 1 e 2
Filipe Cunha
Pro
Pro
Mensagens: 1265
Registado: 10 mar 2005, 10:41
Veículos: Golf 2 GTD; Golf 2 GTI G60; Corrado G60;
Localização: Viana

Re: MFA em golf GTD

Mensagem por Filipe Cunha »

Existe no Golf g60 e acho que no 16V...para o gtd pouco ou nada deve fazer.
Oizoman
Pro
Pro
Mensagens: 1546
Registado: 23 out 2007, 09:59
Localização: -=[ OESTE ]=-

Re: MFA em golf GTD

Mensagem por Oizoman »

O joaoasduarte estava a tentar adaptar um MFA num carro diesel.
Fala com ele para ver se há novos desenvolvimentos ;)

A parte que julgo ser mais difícil é o ir fazer a medição de consumo de gasóleo.
O resto é linear.
1983 GTI1987 GTD1991 GTD Special
saramago mk1 gti
Pro
Pro
Mensagens: 1479
Registado: 16 ago 2009, 23:04
Veículos: corsa 1500 td mk1 gti mk2 gtd
Localização: A-D-C/ torres vedras

Re: MFA em golf GTD

Mensagem por saramago mk1 gti »

:) No centro de abate aqui de torres estáva un jetta diesel com isso,no tubo que vai ao filtro de ar tinha uma espécie de sensor de massa de ar.............
:wink: :wink:
Melhor que um mk1,só dois MK1
Oizoman
Pro
Pro
Mensagens: 1546
Registado: 23 out 2007, 09:59
Localização: -=[ OESTE ]=-

Re: MFA em golf GTD

Mensagem por Oizoman »

saramago mk1 gti Escreveu::) No centro de abate aqui de torres estáva un jetta diesel com isso,no tubo que vai ao filtro de ar tinha uma espécie de sensor de massa de ar.............
:wink: :wink:
E pareceu-te material de origem?
Se nos carros a gasolina o consumo mede-se pelo vácuo é possível que sim...
1983 GTI1987 GTD1991 GTD Special
joaoasduarte
Pro
Pro
Mensagens: 1781
Registado: 04 jan 2007, 14:41
Veículos: MK1 Cabby, MK2 TD, MK2 GTD
Localização: Pombal/Guia

Re: MFA em golf GTD

Mensagem por joaoasduarte »

Boas!!!
Alguém que me entende e acha que com coragem lá se chega...
Ora bem, ante de começar aqui vai a explicação de MFA!

MFA = MultiFunktionsAnzeige, que significa "Display Multi Funções"!

ATENÇÂO: Não confunir com MAF = Mass Air Flow = Sensor de Massa de Ar.

Uma pequena ideia do que precisas...
Primeiro ter em conta o ano do carro e arranjar o material compatível com ele.
Se for um CE1, convém que tenhas um quadrante de 2 fichas e manetes compatíveis.
No meu caso estou a usar um carro com CE1.
Material:

Quadrante com MFA compatível com o carro. Preferencia Motometer. E completo...

Manetes com comando MFA

Sensor de Temperatura Exterior : Ref: 357 919 379 A

Imagem

Sensor de Temperatura de Óleo : Ref: 049 919 563 A

Imagem

Um tubo para ligar do sensor de vácuo que se encontra na traseira do quadrante até a admissão. Antes do turbo...

Fios para ligar o sensor da Temperatura Exterior e da Temperatura de Óleo.

Paciencia e Pinout's do quadrante.
[CE1] http://electricboy2.free.fr/index.php?o ... &Itemid=44
[CE2] http://electricboy2.free.fr/index.php?o ... &Itemid=44

Depois é fazer a conversão do Conta Rotações de Gasolina para Diesel

viewtopic.php?f=14&t=62525

Manter os pins todos e fazer a montagem...

Qualquer coisa, apita!
Por PM ou mail.

Abraços!
Imagem
"Vocês receberam de graça; dêem também de graça." Mateus 10:8
Oizoman
Pro
Pro
Mensagens: 1546
Registado: 23 out 2007, 09:59
Localização: -=[ OESTE ]=-

Re: MFA em golf GTD

Mensagem por Oizoman »

Oi lá! Gosto deste assunto! 8)
joaoasduarte Escreveu:Um tubo para ligar do sensor de vácuo que se encontra na traseira do quadrante até a admissão. Antes do turbo...
Como sabes o turbo suga muito mais ar para dentro de um motor do que o próprio motor quando este é atmosférico (no caso dos GTI que traziam o MFA).
Será que depois os valores medidos correspondem às marcações no quadrante?
Até ver é essa a minha maior questão.
1983 GTI1987 GTD1991 GTD Special
bezelder
Beginner
Beginner
Mensagens: 38
Registado: 02 jan 2008, 19:25
Localização: Miami do Norte - Canidelo

Re: MFA em golf GTD

Mensagem por bezelder »

nao dará para ligar esse mesmo sensor de vacuo do quadrante no tubo q vai da LDA ao turbo? se vamos a falar em vacuo...

tambem tou na mesma situacao, tenho quadrante e manetes pra aplicar...
Imagem

Imagem

"Nós gostamos de velhas máquinas, não de novos charutos!"
joaoasduarte
Pro
Pro
Mensagens: 1781
Registado: 04 jan 2007, 14:41
Veículos: MK1 Cabby, MK2 TD, MK2 GTD
Localização: Pombal/Guia

MFA em golf GTD

Mensagem por joaoasduarte »

O sensor atrás do quadrante apenas mede vácuo..
Se o meterem a ler pressão, vai dar consumos negativos...
Quanto a afinação, quando instalar o quadrante no meu e puser tudo pronto, vou começar a ver as afinações necessárias para que os consumos estejam conforme o real..
Até porque também tenho de afinar o do meu cabrio porque ele está a dar-me consumos irrealistas....

Abraços!
Imagem
"Vocês receberam de graça; dêem também de graça." Mateus 10:8
Oizoman
Pro
Pro
Mensagens: 1546
Registado: 23 out 2007, 09:59
Localização: -=[ OESTE ]=-

Re: MFA em golf GTD

Mensagem por Oizoman »

bezelder Escreveu:nao dará para ligar esse mesmo sensor de vacuo do quadrante no tubo q vai da LDA ao turbo? se vamos a falar em vacuo...

tambem tou na mesma situacao, tenho quadrante e manetes pra aplicar...
Esse tubo tem pressão, conforme o João quis dizer.
Consegues ter vácuo num motor 100% atmosférico em qualquer zona da admissão...
Ou então num turbo-diesel antes da compressora do turbo.
1983 GTI1987 GTD1991 GTD Special
joaoasduarte
Pro
Pro
Mensagens: 1781
Registado: 04 jan 2007, 14:41
Veículos: MK1 Cabby, MK2 TD, MK2 GTD
Localização: Pombal/Guia

Re: MFA em golf GTD

Mensagem por joaoasduarte »

Oizoman Escreveu: Esse tubo tem pressão, conforme o João quis dizer.
Consegues ter vácuo num motor 100% atmosférico em qualquer zona da admissão...
Ou então num turbo-diesel antes da compressora do turbo.
É esse o principio de funcionamento!!!!
Depois para afinações, tens dentro do sensor de vácuo dois potenciômetros.
Um deve afinar o valor de depressão do colector de admissão e o outro deve afinar o valor enviado ao CB para que em conjunto com a rotação e a velocidade faça os cálculos das médias..
Espero eu que seja assim...

Abraços!
Imagem
"Vocês receberam de graça; dêem também de graça." Mateus 10:8
saramago mk1 gti
Pro
Pro
Mensagens: 1479
Registado: 16 ago 2009, 23:04
Veículos: corsa 1500 td mk1 gti mk2 gtd
Localização: A-D-C/ torres vedras

Re: MFA em golf GTD

Mensagem por saramago mk1 gti »

:) Quando for ao centro de abate, e se ainda lá estiver esse jetta,tiro umas fotos e posto aqui..........................
:wink:
Melhor que um mk1,só dois MK1
feliciano26
Pro
Pro
Mensagens: 1605
Registado: 12 jul 2009, 22:40
Veículos: http://www.clubegolfpt.com/forum/viewto ... 18&t=50458
Localização: Torres Vedras

Re: MFA em golf GTD

Mensagem por feliciano26 »

Jetta com muitos extras ! Se lá for esta semana também tiro umas fotos :wink:

Tive para ficar com o quadrante da Motometer , em muito com estado , mas como era de só uma ficha deixei-o lá ...
Responder