Não aquece as velas

Responder
hackzy
Rookie
Rookie
Mensagens: 169
Registado: 10 out 2009, 21:00
Localização: Setúbal

Não aquece as velas

Mensagem por hackzy »

Boas pessoal, tou com um pequeno (grande) problema... É o seguinte, normalmente quando dou à chave para aquecer a resistência para aquecer as velas, ele não o faz, ou seja, quando está frio as velas como não aquecem o carro não pega, e la tenho que andar eu a fazer ligação directa da bateria à vela para esta mesmo aquecer, o que se torna um pouco chato. Ora bem, já mudei o relé e continuou na mesma, até que descobri que não está a passar corrente para aquela "peça" no habitaculo, e como não percebo muito de ligações e de fiarada queria saber se alguém me podia dar uma ajudinha, dizendo qual dos circuitos faz passar corrente para essa mesma "peça".

Obrigado, cumps.
Imagem

VW Golf II 1.6 GTD - viewtopic.php?f=18&t=57548
Miguel_SC1
Pro
Pro
Mensagens: 1013
Registado: 11 mai 2009, 15:08
Localização: Guimaraes

Re: Não aquece as velas

Mensagem por Miguel_SC1 »

ve o fusivel das velas.mas o carro nao pega mesmo se nao aquecer as velas ou custa a pegar
My Car VW Golf II Gtdic: viewtopic.php?f=18&t=44573
Feedback: viewtopic.php?f=40&t=44598
Iuri2005
Pro
Pro
Mensagens: 1467
Registado: 17 ago 2005, 16:18
Veículos: VW Golf mk2 GTD 1984

Re: Não aquece as velas

Mensagem por Iuri2005 »

acende-te no quadrante a luz da resistencia?
a mim não acendia e quando abri o capot tinha num terminal na tampa das valvulas um fio partido, descarnei o fio e meti-o de novo no terminal e voilá ... luz acesa e aquecimento das velas ;)
sasu
Rookie
Rookie
Mensagens: 112
Registado: 16 abr 2009, 13:46
Localização: Lisboa

Re: Não aquece as velas

Mensagem por sasu »

se na for nenhuma das situações anteriores (fio descarnado/partido ou mesmo fusivel na "caixa dos fusiveis) faz o seguinte, começa por espreitar por cima da "caixa" dos fusiveis está um fusivel de 80 ou 60, um que é relativamente maior com protecção em plástico (verifica), se estiver ok mas penso que seja esse que esteja com mau contacto/fundido, vens ao cofre do motor (depende dos modelos, alguns na têm) e tens lá uma "caixa" com dois fusiveis "maiores" se na for daí... hummmm ao rodares a chave na ignição tenta ouvir o "clic" do relé... qualquer duvida... BUZINA. cump.
Stewart
Beginner
Beginner
Mensagens: 22
Registado: 14 nov 2008, 00:56

Re: Não aquece as velas

Mensagem por Stewart »

Iuri2005 Escreveu:acende-te no quadrante a luz da resistencia?
a mim não acendia e quando abri o capot tinha num terminal na tampa das valvulas um fio partido, descarnei o fio e meti-o de novo no terminal e voilá ... luz acesa e aquecimento das velas ;)
Boas,
Podes dar-me umas dicas quanto ao sitio que referes "...terminal na tampa das valvulas um fio partido...", isto porque já por duas vezes o meu deixou de acender a luz da resistencia e só pegou de empurrao :(
Pode ter a ver com algum fusivel ou mesmo mau contacto de algum fio, pois já ocorreu há uma semana e por enquanto vai acendendo.

Obr
hackzy
Rookie
Rookie
Mensagens: 169
Registado: 10 out 2009, 21:00
Localização: Setúbal

Re: Não aquece as velas

Mensagem por hackzy »

Miguel_SC1 Escreveu:ve o fusivel das velas.mas o carro nao pega mesmo se nao aquecer as velas ou custa a pegar
não pega mesmo, tenho que fazer ligação directa com dois cabos que passei para o interior.
Imagem

VW Golf II 1.6 GTD - viewtopic.php?f=18&t=57548
hackzy
Rookie
Rookie
Mensagens: 169
Registado: 10 out 2009, 21:00
Localização: Setúbal

Re: Não aquece as velas

Mensagem por hackzy »

Iuri2005 Escreveu:acende-te no quadrante a luz da resistencia?
a mim não acendia e quando abri o capot tinha num terminal na tampa das valvulas um fio partido, descarnei o fio e meti-o de novo no terminal e voilá ... luz acesa e aquecimento das velas ;)
Mas no meu acende, o problema é que não apaga! Ando a dar em doido com isto
Imagem

VW Golf II 1.6 GTD - viewtopic.php?f=18&t=57548
sasu
Rookie
Rookie
Mensagens: 112
Registado: 16 abr 2009, 13:46
Localização: Lisboa

Re: Não aquece as velas

Mensagem por sasu »

hackzy Escreveu:
Iuri2005 Escreveu:acende-te no quadrante a luz da resistencia?
a mim não acendia e quando abri o capot tinha num terminal na tampa das valvulas um fio partido, descarnei o fio e meti-o de novo no terminal e voilá ... luz acesa e aquecimento das velas ;)
Mas no meu acende, o problema é que não apaga! Ando a dar em doido com isto
bem olha se acende e na apaga a luz da resistência, vai então COMO JÁ TINHA EXPLICADO por cima do porta fusiveis (encaixa por cima do porta fusiveis, está meio escondido) um fusivel maior (vermelho penso eu) de 60 amp, pelo menos, pode ser até 90 amp, troca-o e vais ver se na resolves a situação...
cumps... fico à espera de resultados
hackzy
Rookie
Rookie
Mensagens: 169
Registado: 10 out 2009, 21:00
Localização: Setúbal

Re: Não aquece as velas

Mensagem por hackzy »

sasu Escreveu:
hackzy Escreveu:
Iuri2005 Escreveu:acende-te no quadrante a luz da resistencia?
a mim não acendia e quando abri o capot tinha num terminal na tampa das valvulas um fio partido, descarnei o fio e meti-o de novo no terminal e voilá ... luz acesa e aquecimento das velas ;)
Mas no meu acende, o problema é que não apaga! Ando a dar em doido com isto
bem olha se acende e na apaga a luz da resistência, vai então COMO JÁ TINHA EXPLICADO por cima do porta fusiveis (encaixa por cima do porta fusiveis, está meio escondido) um fusivel maior (vermelho penso eu) de 60 amp, pelo menos, pode ser até 90 amp, troca-o e vais ver se na resolves a situação...
cumps... fico à espera de resultados
Referes-te a um relé?
Imagem

VW Golf II 1.6 GTD - viewtopic.php?f=18&t=57548
GeniusMK
Beginner
Beginner
Mensagens: 28
Registado: 02 ago 2010, 02:07

Re: Não aquece as velas

Mensagem por GeniusMK »

Existe um relé das velas de incandescência, pode ser o relé avariado, é o que liga e desliga a corrente para as velas.
Cumprimentos,
GeniusMK
;)
sasu
Rookie
Rookie
Mensagens: 112
Registado: 16 abr 2009, 13:46
Localização: Lisboa

Re: Não aquece as velas

Mensagem por sasu »

na na me refiro ao relé, se fosse o relé indicava o nome... é um fusivél MAIOR com uma capa de plástico, está por cima do "porta fusiveis/relés" encaixa por cima do "porta fusiveis/relés", só se te "deitares e olhares beeeeemmmmmmmmm pra cima é que o vês, muita gente na sabe da exixtência dele, até fazer mau contacto ou pifar.
se quiseres saber se o relé está bom é simples, ao rodares a chave "aproximas-te" do "porta fusiveis/relés" e tens de ouvir o "clic" do relé... MAS se dizes que a luz da resistência na apaga é porque é o "TAL" FUSIVÉL MAIOR que te digo...
qualquer duvida diz... cumps
GeniusMK
Beginner
Beginner
Mensagens: 28
Registado: 02 ago 2010, 02:07

Re: Não aquece as velas

Mensagem por GeniusMK »

Sim, pode ser esse fusível, mas se o relé tiver "colado" a luz da resistencia também n apaga, só desligando a ignição.
Cumprimentos,
GeniusMK
;)
sasu
Rookie
Rookie
Mensagens: 112
Registado: 16 abr 2009, 13:46
Localização: Lisboa

Re: Não aquece as velas

Mensagem por sasu »

GeniusMK Escreveu:Sim, pode ser esse fusível, mas se o relé tiver "colado" a luz da resistencia também n apaga, só desligando a ignição.
...
GeniusMK
Beginner
Beginner
Mensagens: 28
Registado: 02 ago 2010, 02:07

Re: Não aquece as velas

Mensagem por GeniusMK »

sasu Escreveu:
GeniusMK Escreveu:Sim, pode ser esse fusível, mas se o relé tiver "colado" a luz da resistencia também n apaga, só desligando a ignição.
...
Pronto, em questão de dúvidas verifica o fusível e o relé :P
Cumprimentos,
GeniusMK
;)
sasu
Rookie
Rookie
Mensagens: 112
Registado: 16 abr 2009, 13:46
Localização: Lisboa

Re: Não aquece as velas

Mensagem por sasu »

GeniusMK Escreveu:
sasu Escreveu:
GeniusMK Escreveu:Sim, pode ser esse fusível, mas se o relé tiver "colado" a luz da resistencia também n apaga, só desligando a ignição.
...
Pronto, em questão de dúvidas verifica o fusível e o relé :P
... :lol: :lol: :lol: :lol: pois se desligar a ignição na dá NADA... és danado...

primeiro é um fusivél ou um componente? seja um relé, transistor, resistência, fonte de alimentação, permutador, etc (seja num circuito elétrico ou eletrónico) é universal...

sabes o que me fazes lembrar, surgiu o mesmo problema numa oficina onde estavam três golf's a gasoleo... e num dos três golf's que estavam lá parados a luz da resistência na apagava... hum... dois mecanicos e o chefe de oficina de volta do carro e nada, chega um gajo que na percebe se um fusivél é depois ou antes de um componente e diz, "então já viram o fusivél principal do circuito, aquele que é de 60amp a 90amp e está por cima do "porta fusiveis", aquele maior... o pessoal na se costuma lembrar que ele existe... só quando queima ou faz mau contacto é que se lembram dele..." nisto vira-se um deles "...então mas se já mudei o relé (veio UM NOVO) já verifiquei os fusiveis todos, inclusivé os que estão no cofre do motor (o modelo em questão também tinha à frente aquela caixa de fusiveis que aperta por cima da "cava da roda"), mudei as velas, NADA A LUZ NA APAGA... até parece que descobris-te a polvora..." virei costas e vim-me embora... isto eram umas 10h00 da manhã... às 14h40 sensivelmente toca o meu telefone "podes chegar aqui à oficina" ao que respondi "posso, até já"... chego à oficina "olha lá estive a ver NO AUTODATA E NA APARECE LÁ FUSIVEL NENHUM DO QUE TU FALAS" ao que respondi "podias-te ter baixado ao menos e verificar com os teus experientes olhos" saí dali vou a outro golf retiro o fusivél de 60amp chego lá retiro o fusivél em questão coloco o do outro golf que estava lá ao lado e digo "olha entra dentro do carro e roda a chave"... silêncio... "eeeehhhhhhh APAGOU :shock: :shock: :shock: " na é que era mesmo o "tal" fusivél... bem no meio disto tudo ficaram a saber que antes de um componente existe sempre um fusivél e na EXISTE NENHUM FUSIVÉL FANTASMA...
Responder