Barulho esquisito vindo do motor (Golf II GTD Special)

Responder
Blasar
Expert
Expert
Mensagens: 706
Registado: 09 mar 2009, 12:02
Veículos: Golf IV 1.9TDI (PD100)
Localização: Braga

Barulho esquisito vindo do motor (Golf II GTD Special)

Mensagem por Blasar »

Bom dia!!

Caros amigos, mais uma vez venho cá recorrer à vossa sabedoria relativa a estas obras primas da engenharia alemã.

Então é assim, há cerca de 3 dias, o meu Special começou a fazer uns barulhos estranhos e então mandei-o para o mecânico. Um, foi fácil de identificar e resolveu-se ontem (levou kit de rolamentos novo na roda direita dianteira; mais um fole e um sinobloco), mas o outro (uma espécie de trac..trac..trac...toc...etc :D) vindo duma zona que me parece ser mesmo muito junto aos pés do condutor, persiste.

Falei com o meu mecânico acerca deste segundo sintoma e ele disse-me que testou o carro e não o detectou. Ora ontem cheguei a casa e fui logo testar o carroço: tudo muito bem sem a cantoria do rolamento, mas após alguns km´s, e, normalmente, em alternância de pisos (alcatrão-calçada, por ex.) voltou-me a fazer este barulho "metálico" (aparenta estar relacionado com o ritmo de "andamento" pois o tipo e intensidade do som varia com a velocidade, e aparentemente só acontece se o carro tiver uma mudança engrenada).

Não sei o que possa ser, mas temo que seja algo da transmissão e afins. Aguardo as vossas sugestões. Obrigado.


Cumprimentos.
Orgulhoso proprietário de:
VW Carocha (12/1960)
VW Golf IV 1.9 TDI PD100 (09/2002)

Imagem

FEEDBACK
cunhami
Pro
Pro
Mensagens: 1881
Registado: 29 mar 2007, 22:13
Veículos: Golf I cabrio
Localização: Lisboa

Re: Barulho esquisito vindo do motor (Golf II GTD Special)

Mensagem por cunhami »

Não será nenhum pendura ou sinobloco?
Tem barra estabilizadora? Vê se não falta lá as duas borrachas em baixo.
Não gosto de injustiça.
Sou imparcial e não estou pelos amiguinhos.
http://www.youtube.com/watch?v=DnDdUdpvxxQ
Blasar
Expert
Expert
Mensagens: 706
Registado: 09 mar 2009, 12:02
Veículos: Golf IV 1.9TDI (PD100)
Localização: Braga

Re: Barulho esquisito vindo do motor (Golf II GTD Special)

Mensagem por Blasar »

Boas!!

Bem, relativamente aos sinoblocos não sei, mas como ele andou a inspeccionar a parte de baixo do carro, julgo que deve ter verificado isso.
Quanto à barra estabilizadora, não sei se o meu carroço tem, pois, e perdoem-me a ignorância, para mim as barras estabilizadoras são as que se colocam nas torres da suspensão. :? (se tiver onde é que a posso encontrar? :lol: )
Desconfio de algo relacionado com a transmissão, pois se puser o carro em ponto morto, aparentemente, o barulho desaparece, e se engrenar alguma velocidade até chego a sentir vibração no selector das velocidades.
Orgulhoso proprietário de:
VW Carocha (12/1960)
VW Golf IV 1.9 TDI PD100 (09/2002)

Imagem

FEEDBACK
begin
Rookie
Rookie
Mensagens: 199
Registado: 24 nov 2009, 12:15

Re: Barulho esquisito vindo do motor (Golf II GTD Special)

Mensagem por begin »

ui não te queria dizer isto e espero que não seja mas cá para mim tens a caixa a dar o litro ou a parte de embraiagem .
Blasar
Expert
Expert
Mensagens: 706
Registado: 09 mar 2009, 12:02
Veículos: Golf IV 1.9TDI (PD100)
Localização: Braga

Re: Barulho esquisito vindo do motor (Golf II GTD Special)

Mensagem por Blasar »

begin Escreveu:ui não te queria dizer isto e espero que não seja mas cá para mim tens a caixa a dar o litro ou a parte de embraiagem .
Pois, o meu receio também é esse, especialmente se for a caixa de velocidades, pois a embreagem julgo que é mais fácil de desenrascar. :x

Mas vou ver como as coisas correm e ver se os sintomas surgem outra vez, e depois logo se vê.
Orgulhoso proprietário de:
VW Carocha (12/1960)
VW Golf IV 1.9 TDI PD100 (09/2002)

Imagem

FEEDBACK
begin
Rookie
Rookie
Mensagens: 199
Registado: 24 nov 2009, 12:15

Re: Barulho esquisito vindo do motor (Golf II GTD Special)

Mensagem por begin »

experimenta mudar a valvolina primeiro , mas nessas coisas se lá está o mal sabes como é .
K_19
Amateur
Amateur
Mensagens: 257
Registado: 30 out 2005, 11:03
Veículos: Golf 3 1.9D
Localização: VNG

Re: Barulho esquisito vindo do motor (Golf II GTD Special)

Mensagem por K_19 »

Pode ser a ponteira da transmissão do lado da caixa (cardan).
VW Golf mk3 1.9d-td-tdi :lol:
VW Golf mk4 1.9 tdi :roll:
BMW e36 318is+iva :twisted:
begin
Rookie
Rookie
Mensagens: 199
Registado: 24 nov 2009, 12:15

Re: Barulho esquisito vindo do motor (Golf II GTD Special)

Mensagem por begin »

pode ser também as transmissões sim se fizer em andamento agora se fizer isso parado com a mudança engatada é a caixa em principio .
Blasar
Expert
Expert
Mensagens: 706
Registado: 09 mar 2009, 12:02
Veículos: Golf IV 1.9TDI (PD100)
Localização: Braga

Re: Barulho esquisito vindo do motor (Golf II GTD Special)

Mensagem por Blasar »

Boas!!

Antes de mais, obrigado a todos pelas sugestões. :wink:

Adiante, desde 6ª feira que não voltou a fazer o tal barulho, mas também poucos km´s fiz no fim-de-semana. :?
No entanto, já deu uns 3 "estalos" isolados, sempre engatado e a curvar, que normalmente era a 1ª fase do processo, que depois evoluía para um barulho metálico mais intenso (tipo os dentes de uma engrenagem a saltar, ou qualquer coisa do género), o que não aconteceu, não sei bem porquê.

Se for na transmissão, é possível identificar o problema através de uma inspecção visual, e se sim o que é que devo procurar exactamente? É que quando foi para substituir o rolamento e o fole, desmontaram-se as duas rodas, e do lado que levou o rolamento até se desmontou disco e mais algumas coisas. A minha questão é que se fosse a ponteira de direccção, nessa altura não teria sido fácil de identificar o problema?

Se for caixa, estou f***** e nem sei bem o que fazer. Só ainda não o levei outra vez ao mecânico, pois estou à espera que aconteça outra vez, e desta vez vou gravar o barulho para ele ouvir. :D
Orgulhoso proprietário de:
VW Carocha (12/1960)
VW Golf IV 1.9 TDI PD100 (09/2002)

Imagem

FEEDBACK
João_Gato
Pro
Pro
Mensagens: 1155
Registado: 27 jan 2008, 23:08
Veículos: mkII/mkIV

Re: Barulho esquisito vindo do motor (Golf II GTD Special)

Mensagem por João_Gato »

esperimenta arrancares numa subida com a direcçao virada. experimenta para a esquerda e para a direita e depois arranca com a direcçao a direito. s houver muita diferença de barulhos, e s acentuar com a direcçao virada pode ser uma ponteira de transmissao já a "cantar".


respondendo ao que tu perguntas-t mais atraz em relação ao k era uma barra estabilizadora, nao é barra que s liga nas torres de suspenção, essa é uma barra anti aproximação superior, a barra estabilizadora é bazicamente uma mola direita grossa ligada entre os dois triangulos que obriga a carroçaria a nao rolar (ou inclinar) em curva de maneira que tudo fique estabilizado.

o que está assinalado é uma barra estabilizadora.

Imagem

abraço
mkII Project viewtopic.php?f=18&t=48618
mkIV Project viewtopic.php?f=20&t=50135

O Blog mais nojento da net: http://www.beakersblog.com
VCP71
Beginner
Beginner
Mensagens: 7
Registado: 22 fev 2009, 23:51

Re: Barulho esquisito vindo do motor (Golf II GTD Special)

Mensagem por VCP71 »

Boas,

Em tempos tambem tive esse problema no meu GTD SPECIAL, e no meu caso foi fácil de detectar, a transmissão do lado direito usa um contrapeso (sinobloco) que se desvulcanizou e em certos momentos em especial ao mudar de direcção ouvia exactamente um barulho identico a esse.
Se for igual no seu caso é facil ou anula (corta o contrapeso, acho que já não se fabrica) ou tira a referencia que está gravada no mesmo e tenta arranjar na SEAT, pois na altura a VW já não tinha mas consegui comprar na SEAT.
Boa sorte para a resolução desse problema.
Cumprimentos
Blasar
Expert
Expert
Mensagens: 706
Registado: 09 mar 2009, 12:02
Veículos: Golf IV 1.9TDI (PD100)
Localização: Braga

Re: Barulho esquisito vindo do motor (Golf II GTD Special)

Mensagem por Blasar »

Boas!!

Obrigado, mais uma vez, a todos pelas sugestões. :wink:

O carro continua a fazer (menos vezes do que antes de lhe mexermos, não sei porquê) o tal barulho, mas ainda não descobri o que é, e como ele vai à IPO agora em Agosto, vou deixar andar assim mais um bocado, pois o meu mecânico disse-me que precisa de tempo para determinar qual o problema e de momento está um pouco "apertado". Vou deixar rolar mais um bocado, a ver no que dá.

Já tentei gravar o som do problema com o telemóvel, mas não fica grande coisa, e como tal não vale a pena estar a disponibilizar. :D
Orgulhoso proprietário de:
VW Carocha (12/1960)
VW Golf IV 1.9 TDI PD100 (09/2002)

Imagem

FEEDBACK
begin
Rookie
Rookie
Mensagens: 199
Registado: 24 nov 2009, 12:15

Re: Barulho esquisito vindo do motor (Golf II GTD Special)

Mensagem por begin »

pelo que dizes em principio são as transmissões e isso não detectam na IPO .
trader
Beginner
Beginner
Mensagens: 24
Registado: 14 mai 2010, 13:55

Re: Barulho esquisito vindo do motor (Golf II GTD Special)

Mensagem por trader »

O fole que colocaram foi o fol de transmição? Colocaram de novo massa? Se for da transmição deves semtir mais quando viras o volante. Experimenta virar o volante todo para um lado e andar um pouco par ver se ouves o dito barulho....
Hmiguelsilva88
Beginner
Beginner
Mensagens: 2
Registado: 11 jan 2017, 23:39
Veículos: Golf 3 1600 gt golf 3 1900D mk2 1600gtd

Re: Barulho esquisito vindo do motor (Golf II GTD Special)

Mensagem por Hmiguelsilva88 »

Boas estive a ler estes comentários todos e parece de certeza o mesmo problema k eu tenho no meu golf 2 gtd fazer esse barulho com as mudanças engatadas... Levou embraiagem nova mas continua o barulho... Será a caixa? Alguém me pode ajudar?
Responder