Aumentar a cavalariça

Responder
marcosantos
Beginner
Beginner
Mensagens: 43
Registado: 04 dez 2005, 21:45
Localização: Matosinhos

Aumentar a cavalariça

Mensagem por marcosantos »

Boas a todos.
Recentemente mudei-me do Porto para a Zona de Bragança, e por conseguinte comecei a fazer muitas e difíceis subidas.
Pois o probelema é que o meu "PanZerWagen", já acusa a idade e os 305000km, e fazer o IP4 já não é o que era à uns 5 anos. Ora, a minha intenção é reparar o motor e meter tudo o que puder novo, mas por agora queria ver se andava mais uns mesitos.
A questão que vos proponho é a seguinte, visto estar a ter dificuldades significativas nas subidas prolongadas, o que hei-de fazer para dar um pouco mais de binário ao motor? Assim evitaria entre outras coisas que ele me aquecesse tanto.
É de relembrar que o meu modelo é o 1.6 TD normal com turbo Garret e sem intercooler.

Aguardo conselhos.

Obrigado.
Meu pequeno PanzerWagen...
ikas
Amateur
Amateur
Mensagens: 244
Registado: 05 jan 2008, 20:57

Re: Aumentar a cavalariça

Mensagem por ikas »

eu se fosse a ti fazia uma boa revisao ao motor!!

depois de uma boa revisao aplicava um ic (até pode ser pekeno)e só depois é ke tirava uma opiniao detalhado sobre o carro!!
Imagem
marcosantos
Beginner
Beginner
Mensagens: 43
Registado: 04 dez 2005, 21:45
Localização: Matosinhos

Re: Aumentar a cavalariça

Mensagem por marcosantos »

Sim, mas IC? Perdoa a minha ignorância, mas o que significa e para que serve isso?
Meu pequeno PanzerWagen...
Vigiminho
Beginner
Beginner
Mensagens: 5
Registado: 16 set 2008, 15:07
Localização: Monção, Paredes de Coura, Vila Nova de Cerveira...

Re: Aumentar a cavalariça

Mensagem por Vigiminho »

Boas... O ic é o mesmo que InterCooler... Cumps...
marcosantos
Beginner
Beginner
Mensagens: 43
Registado: 04 dez 2005, 21:45
Localização: Matosinhos

Re: Aumentar a cavalariça

Mensagem por marcosantos »

Sim, eu estou a pensar aplicar o intercooler quando reparar o motor. Mas antes, queria ver se lhe dava mais binário (mexendo na bomba ou no turbo) sem gastar muito dinheiro. E era isso que precisava de saber: como e onde mexer na bomba e no turbo de modo a dar mais potência.
Meu pequeno PanzerWagen...
Vigiminho
Beginner
Beginner
Mensagens: 5
Registado: 16 set 2008, 15:07
Localização: Monção, Paredes de Coura, Vila Nova de Cerveira...

Re: Aumentar a cavalariça

Mensagem por Vigiminho »

Olha, eu sou um pouco "maçarico" nisto dos golfs, embora tenha um mk2 gtd 89 á 4 anos. Coitadinho andou 2 anos nas maos da esposa, só agora é que comecei a conduzir outra vez o golf... Tá a precisar de muitos mimos! Mas é assim, o meu tem um consumo alto de agua, ainda nao tive tempo de ver a causa... Mas estã a andar muito, (sem ic...) por ter a bomba com mais debito... O problema é que sobe o consumo, e a fumaça negra é um pouco chata... Quando reparar o meu bolide, vou optar por afinar a bomba inject. Tipo standard, e aplicar o ic... Mas isto, quando houver mais t€mpo...
gigaz
Pro
Pro
Mensagens: 1111
Registado: 09 mai 2005, 13:22
Veículos: mk2, mk3 gt tdi, A6 C5 quattro v6 tdi, Ford Transit(AC)
Localização: Figueira da Foz

Re: Aumentar a cavalariça

Mensagem por gigaz »

se já consome água devias era baixar o débito.
ou em vez de pensares em reparar esse motor bem podes começar a pensar em trocar mesmo por outro.

uma juntazita nas couves de inicio é só isso
depois torna-se cabeça rachada e outras coisas piores.

EDIT: serve para os dois, pqq o motor n tem força e aquece demais?? tudo tem uma razão
marcosantos
Beginner
Beginner
Mensagens: 43
Registado: 04 dez 2005, 21:45
Localização: Matosinhos

Re: Aumentar a cavalariça

Mensagem por marcosantos »

Boas.
O meu não gasta água nenhuma. Aliás, ele só aquece porque o Marão é um assassino de carros devido aos seus 10km de subidas a 8% :!: .
É isso que faz aquecer os motores, é muito esforço. Ora, se o motor debitasse mais binário, eu não precisava de ir a forçar a 4ª, ou ir em 3ª a 70km/h. Podia levar a 4ª metida e fazer as subidas todas a 80 ou 90 se forçar, e assim não aquecia. O que eu queria era experimentar, antes de gastar dinheiro, abrir-lhe a bomba e aumentar a pressão do turbo de modo a ver se fazia melhor as subidas, até porque o meu motor ainda tem muita compressão e aguenta uma mexida assim.
Meu pequeno PanzerWagen...
carrizog60
Master
Master
Mensagens: 9317
Registado: 05 dez 2004, 15:08
Veículos: golf mkII g60,volvo v70 t5, rabbit westmoreland,terrano 1 ,vmax,tdm850,yz80
Localização: troviscal - oliveira do bairro

Re: Aumentar a cavalariça

Mensagem por carrizog60 »

nao me responsabilizando por nada que faças ...

procura um topico de como dar power ao motor TD.
é que estar a escrever sem fotos para veres nao vai dar em nada...
VW Diesel: Darkness is spreading...
Imagem
Old school ...my way of life
rato MK1
Amateur
Amateur
Mensagens: 483
Registado: 22 fev 2007, 11:36
Localização: Batalha/Leiria

Re: Aumentar a cavalariça

Mensagem por rato MK1 »

Boas!!

Carrizo, podias meter aí o link desse tal tópico "dar power aos TD's"! É que também estou interessado.

Em relação a este tópico, finalmente encontrei algo parecido com o meu!! :| Queixo-me do mesmo, fácil aquecimento do motor mal se aperta um pouquito com ele. Ando sempre com a luzinha da água a piscar, mas ele até nem consome muita, a luz deve ser algum defeito no sensor. E depois, o GRANDE, ENORME problema da falta de binário em regimes baixos... O meu carro, segundo sei já teve bastante mexido antes de eu o comprar (mas penso k seria só bomba injectora) quando o comprei, o antigo dono, segundo me disse, cortou-o um pouco para reduzir o consumo.
A verdade é que agora tenho um "disparo" excelente mesmo, a partir das 3000 rpm. Mas até aí, além de o carro não puxar nada, nem sequer se aguenta numa subida ligeira se não iniciar logo em altas começa a morrer! :cry: :roll: :x ...
Estou para ir entretanto mandar ver a bomba injectora, já me disseram que o problema pode ser daí ou então o próprio turbo que esteja a oferecer resistência à admissão de ar ao invés de ajudar!! :?
Sinceramente também não sei o que fazer, cheira-me também a bastante cansaço :? :cry:
Desculpa este desabafo todo aqui no teu tópico, mas os nossos problemas são semelhantes.

Cumprimentos e boa sorte nesse restauro.
_________________________________________________________________

Golf I 1.5 GLS '78
Golf II 1.6 GTD ic '90
Golf II 1.6 D '90 (do pai) - RIP 13/04/2010 || Re Alive -->28/05/2010 :)
marcosantos
Beginner
Beginner
Mensagens: 43
Registado: 04 dez 2005, 21:45
Localização: Matosinhos

Re: Aumentar a cavalariça

Mensagem por marcosantos »

Boas.
Realmente os nossos problemas são muito parecidos, embora o meu PanzerWagen nunca me ter dado problemas de maior. De facto o que me está a atrapalhar é o facto de ter de ir muito à caixa em qualquer subidita. Eu quero e vou reparar o motor mas antes, quero experimentas abrir a goela ao gaijo e dar-lhe mais pressão ao turbo. Queria ver se ele começava a fazer as subidas sem dar aquecimento e sem ir tanto à caixa.
Meu pequeno PanzerWagen...
gigaz
Pro
Pro
Mensagens: 1111
Registado: 09 mai 2005, 13:22
Veículos: mk2, mk3 gt tdi, A6 C5 quattro v6 tdi, Ford Transit(AC)
Localização: Figueira da Foz

Re: Aumentar a cavalariça

Mensagem por gigaz »

pelos ultimos 2 posts... o problema está no turbo grande, abaixo das 2500 n há vida.
falta de compressão também faz isso, o meu tem bastante força, mas nada comparado de qd o turbo acorda, fui a medir e tenho 320Psi...
é um milagre funcionar, mas os 1.6 continuam a trbalhar alegremente até com menos.
portanto:
1º: medir compressão
2º: beber uma jola para se esquecerem do q vão gastar em segmentos e trabalho ;)
rato MK1
Amateur
Amateur
Mensagens: 483
Registado: 22 fev 2007, 11:36
Localização: Batalha/Leiria

Re: Aumentar a cavalariça

Mensagem por rato MK1 »

Ah pois!!

Essa parte da jola para esquecer o dinheiro em segmentos é bastante útil! :| :cry: aiaai...

Mas, no meu caso como pode ser turbo grande se este é o de origem!? Acredito que o meu esteja também a fazer bastante pressão quando entra, mas em baixas... meu deus!! é como o autor diz a recorrência à caixa é obrigatória :( :( ...
Já agora gizas, a pressão a k te estavas a referir era do turbo ou a taxa de pressão do motor? :? fiquei sem saber :?

Até a fazer um simples arranque não tenho binário digno de um diesel, até um a gasolina arranca melhor sem acelerador!!!

Enfim...
_________________________________________________________________

Golf I 1.5 GLS '78
Golf II 1.6 GTD ic '90
Golf II 1.6 D '90 (do pai) - RIP 13/04/2010 || Re Alive -->28/05/2010 :)
gigaz
Pro
Pro
Mensagens: 1111
Registado: 09 mai 2005, 13:22
Veículos: mk2, mk3 gt tdi, A6 C5 quattro v6 tdi, Ford Transit(AC)
Localização: Figueira da Foz

Re: Aumentar a cavalariça

Mensagem por gigaz »

os 320psi? era o valor da compressão, a VW preconiza q abaixo dos 420 é inadmissivel. (assim de cabeça acho q o valor é esse)
o q provoca o binário (força) é a pressão gerada pelo gasoleo em expansão, mas já tem q haver pressão (os tais 420psi), e é uma relação matematica, qto mais compressão inicial, mais binario o mesmo gasoleo ira produzir (mas mais facil rebenta com as juntas ;) )

ou seja, a pressao na camara é de 420psi antes do gasoleo "acender", depois sobe em flecha para 4 ou 5 vezes esse valor. é essa pressão q provoca o binario na cambota. se a pressao inicial for mais baixa, o gasoleo n atinge os mesmos valores, ou nem acende (casos mto maus)
rato MK1
Amateur
Amateur
Mensagens: 483
Registado: 22 fev 2007, 11:36
Localização: Batalha/Leiria

Re: Aumentar a cavalariça

Mensagem por rato MK1 »

Gizaz, obrigado pela explicação!! :D já agora, então, como posso medir a compressão do meu motor? (até tenho medo dos valores) :?

Abraço
_________________________________________________________________

Golf I 1.5 GLS '78
Golf II 1.6 GTD ic '90
Golf II 1.6 D '90 (do pai) - RIP 13/04/2010 || Re Alive -->28/05/2010 :)
Responder