[RESOLVIDO] Problemas de aquecimento

Responder
aLeZ
Pro
Pro
Mensagens: 2671
Registado: 24 jan 2007, 02:25
Localização: WoodstocK

[RESOLVIDO] Problemas de aquecimento

Mensagem por aLeZ »

Como diz o tópico, o meu carro anda a queixar-se quando vou na ae a dar calor :? Basta andar um bocado nos 180, 190 que a temp da água chega aos 3/4. Aí largo gás, entra a ventoínha e arrefece para meio ponteiro. Até aqui tudo bem, excepto que quando faço isso, o gajo mama 1L de água :shock: Só acontece isso nas condições que referi em cima, em andamento normal as temps estão boas. De referir que o vaso da água ganha pressão (que penso que é normal quando está quente) e faz bolinhas na água (só nakelas condições) e o tubo que liga ao radiador além de quente fica duro, suponho que seja da compressão e temp. Tudo leva a crer que seja junta da culassa mas por outro lado, se o fosse esses sintomas aconteceriam sempre, mesmo em andamento normal :?
Não faço ideia do que seja...
Alguém me sabe dizer o que é a peça assinalada na foto e para que serve?
Imagem

Agradeço a vossa ajuda :wink:

Abraços
Última edição por aLeZ em 05 mar 2008, 14:56, editado 1 vez no total.
Imagem
cunhami
Pro
Pro
Mensagens: 1881
Registado: 29 mar 2007, 22:13
Veículos: Golf I cabrio
Localização: Lisboa

Mensagem por cunhami »

Não te vou poder ajudar, mas acontecia-me algo semelhante, era o o'ring da tampa do vasor que estava meio de esguelha, ou seja, quando entrava em grandes temperaturas e pressões, a agua pirava-se! :roll:
Não gosto de injustiça.
Sou imparcial e não estou pelos amiguinhos.
http://www.youtube.com/watch?v=DnDdUdpvxxQ
Squiddy
Pro
Pro
Mensagens: 1497
Registado: 29 nov 2004, 13:43
Veículos: VW Golf II & GOLF IV & Golf V
Localização: Matosinhos

Mensagem por Squiddy »

pode ser colaça estalada, andei 6meses comesse sintomas :lol:

olha la ñ te queres desfazer da chapa do turbo :lol:
User nº8 CGP Since nov 29, 2004 :wink:
aLeZ
Pro
Pro
Mensagens: 2671
Registado: 24 jan 2007, 02:25
Localização: WoodstocK

Mensagem por aLeZ »

cunhami Escreveu:Não te vou poder ajudar, mas acontecia-me algo semelhante, era o o'ring da tampa do vasor que estava meio de esguelha, ou seja, quando entrava em grandes temperaturas e pressões, a agua pirava-se! :roll:
também pode ser por aí... :wink: a ver se amanha vejo isso. Ontem tiramos a água toda do circuito e voltamos a encher (isto com o carro frio) e desde aí ainda não deu sinais de luta... temp dentro do normal, um pouco abaixo de meio e só se andar mm a puxar (o que fiz p experimentar) algum tempo é k passa do meio, mas aí dispara a ventoínha e tudo dentro dos parâmetros normais... este carro é um mistério :lol:
Squiddy Escreveu:pode ser colaça estalada, andei 6meses comesse sintomas Laughing

olha la ñ te queres desfazer da chapa do turbo Laughing
espero n seja por aí... mas se for é p mudar e é sinal k o motor n foi bem reparado, logo :arrow: borlix mode e junta do 1.9 8)

O k tu keres sei eu :lol: :lol: Não consegues arranjar isso na sucata?
Imagem
Filipe Cunha
Pro
Pro
Mensagens: 1265
Registado: 10 mar 2005, 10:41
Veículos: Golf 2 GTD; Golf 2 GTI G60; Corrado G60;
Localização: Viana

Mensagem por Filipe Cunha »

Pois é, as velocidades dão para essas coisas.... :cry: , Junta, claro...ou cabeça estalada...

Já agora a peça assinalada, é uma bomba electrica de água, que quando o turbo (hibrido) atinje certa temperatura faz com que essa bomba, bombeie agua para arrefecer o turbo :wink:
Squiddy
Pro
Pro
Mensagens: 1497
Registado: 29 nov 2004, 13:43
Veículos: VW Golf II & GOLF IV & Golf V
Localização: Matosinhos

Mensagem por Squiddy »

Filipe Cunha Escreveu:Pois é, as velocidades dão para essas coisas.... :cry: , Junta, claro...ou cabeça estalada...

Já agora a peça assinalada, é uma bomba electrica de água, que quando o turbo (hibrido) atinje certa temperatura faz com que essa bomba, bombeie agua para arrefecer o turbo :wink:
eu ñ tenho essa bomba, esta sempre com agua :lol:
User nº8 CGP Since nov 29, 2004 :wink:
Squiddy
Pro
Pro
Mensagens: 1497
Registado: 29 nov 2004, 13:43
Veículos: VW Golf II & GOLF IV & Golf V
Localização: Matosinhos

Mensagem por Squiddy »

aLeZ Escreveu:
cunhami Escreveu:Não te vou poder ajudar, mas acontecia-me algo semelhante, era o o'ring da tampa do vasor que estava meio de esguelha, ou seja, quando entrava em grandes temperaturas e pressões, a agua pirava-se! :roll:
também pode ser por aí... :wink: a ver se amanha vejo isso. Ontem tiramos a água toda do circuito e voltamos a encher (isto com o carro frio) e desde aí ainda não deu sinais de luta... temp dentro do normal, um pouco abaixo de meio e só se andar mm a puxar (o que fiz p experimentar) algum tempo é k passa do meio, mas aí dispara a ventoínha e tudo dentro dos parâmetros normais... este carro é um mistério :lol:
Squiddy Escreveu:pode ser colaça estalada, andei 6meses comesse sintomas Laughing

olha la ñ te queres desfazer da chapa do turbo Laughing
espero n seja por aí... mas se for é p mudar e é sinal k o motor n foi bem reparado, logo :arrow: borlix mode e junta do 1.9 8)

O k tu keres sei eu :lol: :lol: Não consegues arranjar isso na sucata?
pelo que falas, bem parece que algu foi mal feito...


ñ :?
User nº8 CGP Since nov 29, 2004 :wink:
aLeZ
Pro
Pro
Mensagens: 2671
Registado: 24 jan 2007, 02:25
Localização: WoodstocK

Mensagem por aLeZ »

Pois, infelizmente o meu motor qdo foi reparado ao que parece ficou uma bela b00stA :x :x Está com falta de compressão, agora a junta estalada ou keimada... só a mim isto. Como n estou para me chatear, axo k vou pedir orçamento a uma oficina que trabalha bem para me fazer as coisas em condições. isto dos amigos é mto bom mas depois só dá tenda :? Vou começar por medir a compressão novamente e depois, por partes arranjar o mal k foi feito, consoante o t€€€mpo...

Filipe, obrigado pelo esclarecimento, é sempre bom saber k tenho uma bomba auxiliar p arrefecer o turbo :wink:

Obrigados a todos :D
Imagem
Filipe Cunha
Pro
Pro
Mensagens: 1265
Registado: 10 mar 2005, 10:41
Veículos: Golf 2 GTD; Golf 2 GTI G60; Corrado G60;
Localização: Viana

Mensagem por Filipe Cunha »

aLeZ Escreveu:Pois, infelizmente o meu motor qdo foi reparado ao que parece ficou uma bela b00stA :x :x Está com falta de compressão, agora a junta estalada ou keimada... só a mim isto. Como n estou para me chatear, axo k vou pedir orçamento a uma oficina que trabalha bem para me fazer as coisas em condições. isto dos amigos é mto bom mas depois só dá tenda :? Vou começar por medir a compressão novamente e depois, por partes arranjar o mal k foi feito, consoante o t€€€mpo...

Filipe, obrigado pelo esclarecimento, é sempre bom saber k tenho uma bomba auxiliar p arrefecer o turbo :wink:

Obrigados a todos :D
Pois nessas coisas às vezes o barato sai caro....
aLeZ
Pro
Pro
Mensagens: 2671
Registado: 24 jan 2007, 02:25
Localização: WoodstocK

Mensagem por aLeZ »

No próximo sábado vai levar junta nova do 1.9, rodar válvulas, tuches (ou lá como se escreve :lol:) e mudar óleo e filtros. Depois disso vou medir a compressão para ver se está tudo ok. Até lá vou andar aí a cagar a posta :lol: :lol: :lol:

A ver se é desta que fica bom :roll: para depois levar aço :evil:

Thks buddies :D
Imagem
Squiddy
Pro
Pro
Mensagens: 1497
Registado: 29 nov 2004, 13:43
Veículos: VW Golf II & GOLF IV & Golf V
Localização: Matosinhos

Mensagem por Squiddy »

aLeZ Escreveu:No próximo sábado vai levar junta nova do 1.9, rodar válvulas, tuches (ou lá como se escreve :lol:) e mudar óleo e filtros. Depois disso vou medir a compressão para ver se está tudo ok. Até lá vou andar aí a cagar a posta :lol: :lol: :lol:

A ver se é desta que fica bom :roll: para depois levar aço :evil:

Thks buddies :D
a colaça vai ser testada ao menos?
User nº8 CGP Since nov 29, 2004 :wink:
aLeZ
Pro
Pro
Mensagens: 2671
Registado: 24 jan 2007, 02:25
Localização: WoodstocK

Mensagem por aLeZ »

Squiddy Escreveu:a colaça vai ser testada ao menos?
Sim :wink:
Imagem
aLeZ
Pro
Pro
Mensagens: 2671
Registado: 24 jan 2007, 02:25
Localização: WoodstocK

Mensagem por aLeZ »

Problema resolvido 8)

Culassa rachada, radiador de água entupido e motor da ventoínha gripado :x

Depois de levar isso tudo novo mais o líquido de refrigeração, tudo rola cinco estrelas, sem problemas de aquecimento. Quanto à válvula de arrefecimento auxiliar do turbo, esta está queimada, mas como vou trocar de turbo, mais um problema resolvido. :D

Obrigado e abraços
Imagem
J
Amateur
Amateur
Mensagens: 504
Registado: 22 dez 2006, 07:22
Localização: Queluz

Mensagem por J »

aLeZ Escreveu:Problema resolvido 8)
Quanto à válvula de arrefecimento auxiliar do turbo, esta está queimada

Válvula de arrefecimento? O turbo também tem refrigeração para além do intercooler? Alguém me quer explicar isto? E como funciona?
Imagem

Imagem
aLeZ
Pro
Pro
Mensagens: 2671
Registado: 24 jan 2007, 02:25
Localização: WoodstocK

Mensagem por aLeZ »

Os kkk k14 que vêem no motor SB 1.6 GTD têm uma válvula de arrefecimento adicional, que penso que dispara a uma determinada temperatura (não sei qual :oops:) e axo que só dispara com o carro ao relanti. Se vires na foto acima, o dispositivo assinalado está ligado directamente a uma válvula de temperatura do turbo e quando esta atinge uma determinada temperatura, o sistema entra em funcionamento, mantendo o turbo na temperatura ideal, evitando sobreaquecimentos :wink:
No meu caso essa válvula estava queimada :oops:
Imagem
Responder